Palavras e origens

Palavras e origens Gabriel Perissé

Resenhas - Palavras e origens

Leonardo Felix 23/02/2021

Sensacional.
Um livro "de estudos", isto é, voltado para o público que estuda etimologia. Mas sempre há exceções dos que não o compram por estudo e sim por lazer ou pelos dois motivos ao mesmo tempo. Faço parte desta terceira categoria. Desde que ousei me debruçar em conhecer origens de palavras famosas e outras menos conhecidas, a maioria oriunda do latim e do grego, passei a gostar muito dessa parte da linguística, importantíssima, muito estudada, motivos de várias pesquisas, apoiadas até por achados arqueológicos e desde então sempre fico maravilhado com descobertas etimológicas.

Recomendo muito. É um livro voltado para estudo mesmo, mas não é chato de se ler pois a maior parte dos casos analisados são exenplos bem tangíveis para com a nossa realidade, por exemplo de onde vem "casamento", "recordar", origem de sobrenomes etc, passando por contextos mais undergrounds explorando temas da informática, tecnologia e matemática.

Leia. Se não pelo conhecimento, pelo prazer, isso quando não os dois juntos.

jessicaveiga 02/09/2020

Conhecimento de revista
O título do livro é auto-explicativo, são curiosidade sobre o mundo das palavras, é o que eu chamo de conhecimento de revista, aquela leitura que te ajuda nos momentos de silêncio constrangedor. Não classificaria como uma leitura agradável.