Inimigos no Altar

Inimigos no Altar Janice Diniz

Resenhas - INIMIGOS NO ALTAR

Lucy 15/06/2022

Mais uma bomba com nota 4,5 na Amazon
"É autora de mais de 50 livros[...]" Diante do início de tal biografia, ficou mais do que óbvio o que eu já havia imaginado durante toda a minha leitura. Stephen King, mestre do terror, demorou cerca de meio século para escrever mais de 50 livros. Eu duvido muito que nossa nobre Janice tenha tantos anos e experiência quanto o rei. Sabe aquela frase, "a pressa é inimiga da perfeição"? Então... Aposto que ela lançou seus mais de 50 livros no Wattpad, feito às pressas, sem preocupação com narrativa, qualidade, coerência, originalidade, capricho ou qualquer qualidade almejada em bons livros. Inimigos no Altar é mais um livro que peguei pela nota alta na Amazon e me arrependo amargamente das horas lidas perdidas.

Nossa bela autora pareceu estar com um checklist aberto ao lado do Word enquanto escrevia essa história. Todos os clichês possíveis envolvendo casamento arranjado e inimigos-para-amantes estão aqui. Para que tentar (pelo menos) ser original se você pode copiar tudo que já deu certo antes, não é? Entretanto, o problema não é só copiar/colar as mesmas tramas e arquétipos utilizados milhares de vezes, mas também saber transpor isso no papel.
1º ponto é que a trama é óbvia e manjada (para não usar "clichê" o tempo todo, mas ele é um completo clichê. Saiba disso); 2º ponto, tudo é extremamente raso; e 3º ponto, nada é natural ou maduro.
O casal é obrigado a se casar por causa de uma condição em um testamento. Zach é muito mais velho que Clara (apesar de parecerem ter cerca de 16 anos de idade), e eles foram meios-irmãos, já que os pais de ambos se casaram. Me incomoda o fato dele ter conhecido Clara quando ela ainda era criança e não demorar para ele querer fazer sexo com ela, mas isso foi implicância minha. O ponto é que eles se odeiam de graça (no caso, ele a odeia por algo que não é do controle dela) e em pouquíssimo tempo já se importam demais um com o outro. Não há qualquer momento que os conecte e que prove o amor deles. Não existe desenvolvimento de personagem. Todos são profundos quanto um pires. O pai era um maldito abusivo, drogado, estuprador, o mal incarnado. A amiga é uma vaca que quer envenenar a relação tão """sólida""" dos dois. Ele é um solteirão convicto muito gostoso e pegador. Ela é a pobre menina sofredora. Tirando que ela às vezes parece sofrer de bipolaridade, pois em um momento está correndo e chorando pensando na morte da mãe. No segundo seguinte (literalmente), ela está falando "Vamos foder, Zach?" Aliás, os diálogos são sofríveis. Nada mais natural do que uma frase como a já citada e muitas outras presentes nesse lindo e-book. Os diálogos parecem ter saído da mente de uma senhora pervertida, como a infame E.L. James e a própria Janice (que não é mais nenhuma mocinha), ou de um filme pornô. Ela intercala palavras extremamente chulas (mesmo para mim, já acostumada com p*taria em livros eróticos) com palavras que ela claramente buscou no site Sinônimos para parecer mais culta. É perfeitamente desproporcional. A trama toda tem ares novelescos e eu odeio novela. A autora também coloca a protagonista em situações de total desolação, com ela até mesmo se automutilando. Mas se você acha que isso será aprofundado ou terá qualquer relevância na história, você é muito ingênuo.

Taatyta 10/05/2022

Até que foi uma leitura divertida
Os dois parecia mais duas crianças de 7 anos cada um.
Não conseguiam terminar um dialogo sem brigar
ZACH começou como um babaca que nao sabia escutar, mas foi melhorando ao decorrer da história
E Clara só estava perdida, tentando encontrar um jeito de viver, tendendo encontrar um lar.
Fiquei perdida em alguns trechos, em alguns momentos achei a narrativa rápida demais e acho que faltou alguns detalhes dos traumas que eles viveram, principalmente a Clara.

Foi uma leitura muito rápida, estava ha meses sem ler e foi uma leitura muito vem vinda.

fã da taylor 09/05/2022

me surpreendeu
n achei q eu fosse amar tanto esse livro???
ia dar 4 estrelas por conta dele ser narrado em terceira pessoa e as vezes ficar meu confuso, mas dps q vc pega pra ler e continua, a leitura acaba ficando mais fácil
E ELES NO FINAL CONSEGUIRAM, EU SEMPRE SOUBE???

Bcarol95 28/09/2021

É bom, mas poderia ser muito melhor!
Eu gostei da história, mas muitos asssuntos não foram abordados com muita profundidade e por isso não dei 5 estrelas para a história. Acho que foi irresponsável da parte da autora não dar a devida atenção a diversos assuntos, como: estupro, depressao, auto-mutilação. Entendo que a intenção da Janice era uma história leve, divertida e cheia de tesão de um casal, mas ela errou nesse aspecto e não é possível dar mais que 2 estrelas para uma história que banaliza tais pontos.

Zach é meio grosseiro, bruto e cheio de traumas. Clara é extrovertida, sem filtro e também traumatizada pela passado. Personagens complexos que mereciam uma atenção especial para curar seus traumas. As coisas não se resolvem com sexo.

É uma leitura rápida e tem o clichê de sempre nessas histórias de casamento por contrato. Gostei bastante da escrita de Janice, vou tentar ler outras obras da autora.

Cah. 23/11/2020

...
Achei um livro curto, leve e divertido. Dei boas risadas com a relação do Zach com as vacas.

Eu_Romanceando 03/12/2020

Para cumprir uma cláusula do testamento deixado por seu e continuar morando no rancho que sempre pertenceu a sua família, Zach precisa se casar com Clara.

Zach é delegado na pequena cidade de Salém, é mulherengo e foge dos relacionamentos como o dia foge da cruz.

Clara é entrada de seu pai e o faz relembrar todos os abusos praticados por ele.

Gente, é aquele clichezinho maravilhoso onde ?inimigos? se casam e nós sabemos bem como irá terminar né?

É uma leitura rapidinha, divertidíssima e bem sensual, ideal para relaxar no final de semana. O destaque vai para Zach e suas vacas.

Ju 15/12/2020

Não recomendo.
O começo até que tava legal. Mas depois que os dois vão morar juntos é que o negócio é só ladeira baixo. O protagonista é um babaca , detestei ele e preferia que a Clara terminasse sozinha. Porque aceitar as grosserias do cara, não dá! E a história tinha tudo pra dar certo, mas falto desenvolvimento e muito! Começando pelo romance dos protagonistas, que foi zero , zero , zero química e construção de uma relação legal. A infância deles era pra ter algum ponto que mostrasse a interação deles , só umas meras citações e pronto. A relação tóxicas dos pais dos dois , esperei até hoje e nada. Os problemas que essa relação trouxe pra o casal também era pra ser abordado e nada ! (A Clara foi a mais afetada), um casal de amigos vindo passar as ferias , achei nada a ver e sem desenvolvimento. E pra piorar um tio vindo do além reclamar as terras. Fiquei????????

O.que mais me preocupou foi o emocional frágil da Clara , ela precisa de ajuda profissional e o jeito como a autora tratou não foi responsável . Muitas pessoas passam ou passaram por esse tipo de problema , então a responsabilidade em tratar temas assim é bem maior.

Não achei fofo e romântico como alguns acharam , achei o Zach grosseiro , desrespeitoso e insensível é a Clara frágil , carente e sem amor próprio.

Karen 12/01/2021

Ótimo
Inimigos no Altar é aquele livro leve, mas com história.
Aquele romance quente, mas que em muitas cenas te arranca risos. Ou seja, é aquele livro completo.
Com um enredo bem desenvolvido, personagens cativantes e bem construídos a Autora nos brinda com uma linda história de amor e superação que começa em um verdadeiro pé de guerra.
O livro é ótimo e vale cada minuto de leitura

Vanessa.Vicent 12/01/2022

Leitura razoável.
Livro rápido mas muito fraquinho.
Frustrou minhas expectativas, só gostei do epílogo.

RENATA 04/04/2021

Apaixonada
Apaixonada pelo delegato Zach, um cara gente boa de verdade. Mesmo tendo tido uma vida de abusos emocionais e violência e por isso ter alguns fantasmas, é um cara do bem. Clara também é uma mulher incrível, uma lutadora. Ela nos traz reflexão quanto ao cuidado que temos que ter com nossa saúde mental. Apesar de toda a carga emocional o livro é divertido, dei altas risadas mesmo com esse casal de gato e rato. E com uma química que nossassinhorinha! Que calor!!!
Amei do início ao fim?

Geo Campos 06/02/2022

Uma leitura bem rápida, confesso que já estava em 80% da leitura e achava que o livro ia terminar sem um final fechado, pq tinha muita coisa pra se desenvolver.
Mas no fim deu tempo de amarrar as pontas pra finalizar a história.

Tem gatilhos para machismo, violência, depressão e estupro

Ana 05/01/2022

História simples
É aquela história bem clichê, e até que foi boa. Mas até mesmo o clichê pode ser um pouco mais elaborado.. eu achei muito simples. Mas é leve, divertido.. dá para sair da ressaca literária com esse livro.

saraiva 23/01/2022

bem legal
um livro divertido e fluido que conta a história de dois "meio-irmãos" que tiverem suas vidas marcadas por progenitores viciados e, por causa disso, nutrem certo ódio do que cada um representa para o outro. apesar disso, eles precisam se juntar para garantir a permanência do rancho com eles.

gostei muito dos protagonistas, principalmente da Clara (apesar de uns vacilos aqui e ali) e de como a autora desenvolveu uma história de forma sucinta. sinto que tem exatamente a quantidade de páginas que deveria, e ainda tem um suspensezinho no final que me tonteou legal kkkkkkkk recomendo

Tati 30/01/2022

Divertido
Um livro para ler em poucas horas. Eu me diverti bastante com os diálogos afiados dos personagens.
O livro conseguiu me prender e até surpreender em algumas partes.
Eu gostei do Zach apesar do começo ele ser bem cabeça dura, ele amoleceu rápido e ele também se mostrou alguém super carinho e cuidadoso. Amei também o amor dele por suas 5 vacas ?.
Clara é uma mulher que teve que passar por muitas coisas, e o mais pesado foi ver sua mãe/melhor amiga se viciar e se tornar uma estranha o que fez com que ela tivesse que viver por conta própria e a forma que ela lida com o luto é bem difícil de ser lida, por isso achei falta dela ter buscado ajuda nesse quesito e assim poder ter tido um fechamento legal nessa parte. Mas apesar disto foi uma leitura válida. Super indico para as leitoras de hot com linguagem mais sacana ?.
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante