Memórias de um Primata

Memórias de um Primata Robert M. Sapolsky

Resenhas - Memórias de um Primata

Fábio Valeta 03/12/2010

livro surpreendente
O autor consegue escrever um livro ora cômico, ora trágico relatando seus dias na África com o em um período de 20 anos. De recém-formado à professor já conceituado.
Ao invés de ficar páginas e páginas relatando as descobertas de suas pesquisas (o que ficaria bem chato para leigos) ele prefere descrever os problemas encontrados para se fazer pesquisa na África, a corrupção de qualquer escalão, as diferenças culturais (a parte em que ele tenta explicar a teoria da evolução para dois membros de uma das tribos menos ocidentalizadas do mundo é hilária) alem de é claro, histórias sobre Babuínos.
Livro leve, descontraido, apesar de algumas partes mais tensas. Recomendo.

thirdozinho 11/04/2021

meu amigo da escola é um macaco
que livro, amigos.

para os amantes da natureza e que desejam uma ligação íntima com nossos irmãos primatas, uma lição sobre a realidade: crua e hostil.

o autor, de forma muito bem humorada (me fazendo rir alto durante a leitura, algo não trivial), narra suas décadas de exploração, observação e compreensão do mundo, tendo como base a África e seus babuínos.

Robert trata de corrupção, choques culturais, descobertas científicas, viagens, alimentos etc., alternando entre risadas e emoções profundas. ao terminar o livro, você se apegou ao Natanael, à austera Raquel e ao tranquilo Isaac, todos babuínos.

recomendo a todos. de certo um dos meus livros favoritos, uma lição de imperialismo, neocolonialismo, subdesenvolvimento e, claro, macacos!
Ramalho 12/04/2021minha estante
Já leu Frans de Waal? recomendo muito também

Lucas 09/04/2015

Excepcional pela simplicidade
Livro leve, descontraído e multidisciplinar como as próprias aulas do Sapolsky o são. Várias histórias engraçadas, outras muito informativas sobre os mais variados assuntos. O final é emocionante em vários aspectos, e pra mim, a melhor parte foi de acabar com a sensação de que um mesmo com todos os problemas, a beleza da vida aparece nos momentos mais inesperadamente simples.

3ibi 14/09/2020

Meu mais recente favorito da vida!
Virei fã do cientista-escritor Sapolsky! Aqui, o autor relata com humor e sensibilidade o tempo que esteve na África estudando o comportamento de babuínos. Ciência, humor, cultura e humanidade que levam do riso às lágrimas. Vale cada página.

tiagodamian 14/09/2010

Leia o Universo Em DEsencanto.
Pra mim, que gosto de Amyr Klink e de aventuras contadas com Raça é um prato cheio. também é um prato cheio de emoções, e comparações sobre a vid ahumana na terra.