João Cabral de Melo Neto em 8 tempos

João Cabral de Melo Neto em 8 tempos João Cabral de Melo Neto

Resenhas - João Cabral de Melo Neto em 8 tempos

1 | 2 | 3 | 4

Thais645 19/04/2024

Livro incrível! Meu primeiro contato com João Cabral de Melo Neto, o livro traz algumas poesias deste autor com ótimos comentários.

cinnamongirl612 15/01/2024

Leitura rápida e agradável
O livro conta com 8 poemas de João Cabral de Melo Neto, cada um selecionado por uma personalidade intelectual que tem alguma relação com a obra do autor.
Achei uma leitura rápida e interessante como forma de conhecer o trabalho de João Cabral de uma maneira mais sucinta.

Anderson 31/10/2023

A poesia de João Cabral é, sem dúvida, muito elaborada. No entanto, não é particularmente algo tão atrativo para minhas preferências, já que prefiro as composições mais fluidas.

Larissa3225 06/04/2023

Gostei da proposta do livro. Nunca tinha lido nada do autor e considero esse um bom primeiro contato.

Não tenho o hábito de ler poesia, então é difícil para mim julgar, já que não tenho muito referencial.

Não posso dizer que gostei de todos os poemas. E acredito que eu, verdadeiramente, não entendi alguns deles. Os meus favoritos foram "Nenhuma filha no mundo", "Tecendo a manhã" e "O sertanejo falando".

Gostei da ideia de trazer pessoas para comentarem seus poemas favoritos. Alguns textos são mais interessantes do que outros; alguns acrescentam mais do que outros. Mas, de forma geral, é interessante.

Foi uma experiência legal. É sempre positivo entrar em contato com autores celebrados do Brasil e poder tirar minhas próprias conclusões. Não saio com um livro ou um novo autor favorito. Mas sinto que terminei a leitura um pouco mais aberta para poesia do que estava quando iniciei o livro.

barbara.luna.56 17/02/2023

Delícia de ler. Destaco o último poema ?dois estudos?. Que beleza de poema!! Orgulho de João Cabral ser nosso!!

Paula A. C. 02/02/2023

Ótima seleção de poemas de João Cabral de Melo Neto. O livro me despertou interesse em.ler a obra completa do autor futuramente.

Biel 08/01/2023

João Cabral de Melo Neto em 8 Tempos
Uma pequena coleção de contos com comentários de diferentes pessoas que foram de alguma forma ligadas à JCMN. Os poemas são interessantes, mas o contexto dos comentários é o que realmente te ajuda a se localizar neles.

Aleandro 02/01/2023

Uma volta no tempo
Para uma passado, presente e futuro, sempre haverá algo que configure, uma palavra que estruture João Cabral de Melo Neto. Esse embora não sejam os melhores estão entre os melhores, pois tem para todos os gostos.

Nathália 31/12/2022

A culpa não é do livro. O problema deve ser eu
Ai, gente... sinceramente não gostei desse livrinho não. Talvez porque não é muito minha vibe ler poema, né?
São 8 poemas curtinhos, alguns eu entendi e amei, outros são tão profundos que eu não entendi foi nada. Algo que faltou sensibilidade da minha parte. Vou treinar isso daí em 2023.
Nathália 31/12/2022minha estante
acho que faltou**

Giovanna.Pereti 16/12/2022

Bem mais ou menos
A ideia do livro é ótima: amigos, parentes e pessoas que estudaram o poeta explanando um pouco sobre o motivo de determinado poema ser seu favorito. Poderia classificar como uma obra introdutória.

Aline 24/11/2022

Até pra quem não gosta de poesia
Nessa coletânea, é selecionado alguns poemas de Melo Neto, por importantes críticos, que trazem suas percepções e cuidam de uma pequena introdução para contextualizar e significar cada seleção.

Joyce 02/11/2022

As poesias selecionadas não me atingiram como eu gosto de ser atingida por poesias, ou seja, não despertaram ou revelaram sensações. E, para mim, isso que torna algo poético.
Além disso, seria melhor se os comentários viessem após as poesias, acho que tirou um pouco do "suspense" sobre o que se tratavam as poesias.

Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 21/10/2022

Ótima introdução para novatos na obra de João Cabral
(Este ebook é gratuito na Amazon!)
Gostei bastante da seleção de poemas, dá pra ter um pequeno vislumbre da obra de João Cabral, de como ela apresenta temas variados, e nos instiga a procurar pelas obras completas.
O que eu não gostei nessa edição, e já deixo a dica para próximos leitores, é que o comentário do "curador" vem antes do poema escolhido. Eu resolvi fazer o caminho inverso, pular para o poema e depois retornar ao início do capítulo para ler o comentário em que os artistas/especialistas falam o por quê de terem escolhido o poema em questão e as vezes fazem uma contextualização.

Iya Moura 27/08/2022

Grande João Cabral de Melo Neto
Ler as obras de João Cabral de Melo Neto já é um grande deleite. Nessa edição comentada por grandes estudiosos e sobretudo sua filha, é ainda mais engrandecedor.

Só fica a vontade de ler mais e mais!

Lívia 26/07/2022

Trata-se de um recorte das obras do autor, uma pequena amostra para comemorar seu centenário. Oito pessoas diferentes foram convidadas para apresentar um poema de Cabral e comentá-lo.

Francamente eu não sou muito fã de Cabral e esses poemas não aguçaram minha curiosidade de buscar mais do poeta. Não é que a escrita seja ruim, é só que não é exatamente o tipo de poesia que costumo consumir.

Aparentemente Cabral tem uma linha mais voltada às críticas sociais, mas eu me senti um pouco boiando em alguns.

Enfim, é um poeta que, por ora, eu não fiquei com vontade de ler mais.

1 | 2 | 3 | 4