Kôra - O Pressentimento do Dragão

Kôra - O Pressentimento do Dragão Ana Flávia Abreu

Resenhas - Kôra - O Pressentimento do Dragão

Rafael Sales 01/12/2010

Kôra O Pressentimento do Dragão
Um livro muito indicado aos fãns da saga Crepusculo e afins,porém não se trata de história sobre vampiros, mas sim de um universo místico, com humanos dotados de poderes extraordinários em um mundo de fantasia habitado por criaturas como elfos, ciclopes, dragões e etc.
Trata-se de uma garota normal que se apaixona por um garoto belo e misterioso. Até o meio do livro mais ou menos, nada muito fascinante ocorre, porém quando Kôra toma conhecimento de um mundo paralelo ao nosso chamado Linória ai as coisas começam a tomar um ritmo acelerado.
A narrativa é mais baseada em diálogos e os personagens da trama são extremamente cativantes. As vezes (ao meu ver) o papo de Herodes de não querer machucar Kôra e achar melhor se afastar dela fica um pouco repetitivo. Alguns personagens poderiam ser melhor aproveitados e seus dons mais detalhados. Mas em suma é um livro fascinante com um enredo ora romantico ora de pura adrenalina e tensão. Simplesmente adorei e estou ansioso pela continuação.

Psychobooks 20/04/2011

O livro nos conta a história de Kôra, uma jovem traumatizada pelas perseguições de seu ex-namorado Tálakos.

Mesmo depois de tanto tempo, ela continua a não se envolver com ninguém. Mas tudo muda quando ela conhece o misterioso Herodes, que sempre arranca suspiros por onde passa.

Kôra é uma menina extremamente apegada a família e aos melhores amigos, Razele, Lise e Sara e, após uma série de assassinatos na cidade, ela descobrirá que precisará dos amigos, mais do que nunca.

Bom, esse livro li praticamente num suspiro.

Achei a trama muito bem amarrada e envolvente e, quando a personagem Kôra se depara com um mundo sobrenatural, ela não tem aquele tipo de reação: “Nossa que legal, eu sempre soube.”

A reação dela é algo como: “Para de brincadeira, isso não existe, NÃO EXISTE! #surta” Eu particularmente acho esse tipo de reação mais natural e, muitos livros, na história o personagem aceita fatos como esse muito naturalmente.

Um fato que achei um tanto contraditório no livro é que segundo a sinopse, a narrativa se passa em uma cidade dos EUA, e a autora cita que a Kôra é a única a ter carta de motorista, por ser a única com 18 anos e, se bem sei, lá a maioridade para se ter licença para dirigir é com 16.

Masssss, isso é uma história fictícia, então acho que pode quase tudo! rs

Confesso que o livro me surpreendeu muito, mesmo com a minha famosa espiada no final do livro, o suspense continuo, já que a grande revelação estava no decorrer e não no final.

Quando terminei de ler, falei: “Tá brincando que acabou! Quando sai o próximo?”

O típico comentário de um desesperado por uma continuação. ahahah

Recebeu 5 estrelas muito merecidamente.

Acesse:

Naty 12/05/2011

www.meninadabahia.com.br

Kôra tem 18 anos e mora na pequena cidade americana de Burton. Um ano atrás foi agredida pelo seu ex-namorado. Ele não aceitou o término do namoro e partiu para agressão física. Desde então ela ficou na defensiva com homens em geral.

Até conhecer Herodes, amigo de seu ‘meio-irmão’ Razele. Herodes provoca uma fascinação que é difícil explicar. Ao mesmo tempo em que quer ficar longe dele, ela não consegue parar de pensar, de ficar junto.

Um serial killer anda devastando a cidade, matando adolescentes indefesos. E Razele e Herodes parecem saber algo sobre isso. Kôra só precisa obter as informações certas. Mas quando a verdade vem à tona... bem, não será fácil entender. Ainda mais quando ela é o principal alvo.

Tendo de aceitar o impossível, Kôra e seus amigos precisam se preparar para a batalha que está por vir.

Kôra, O Pressentimento do Dragão, de Ana Flávia Abreu (Usina de Letras, 256 páginas, R$ 30,00), nos leva à um mundo mitológico, habitado por seres com poderes mais do que especiais. Mas seres que poderiam se passar por mim, por você. Seres que amam e entendem o significado da amizade.

No início estranhei tantos nomes diferentes, mas ao longo da leitura, me adaptei. E a autora me contou que no próximo volume saberemos o porquê de nomes complexos. Cada nome tem um significado.

Outra coisa que estranhei foi o fato da história se passar nos Estados Unidos e os personagens falarem gírias conhecidas do nosso cotidiano. E tirarem carteira de motorista aos 18 anos, sendo que lá se tira aos 16 anos.

Mas são detalhes que não pesam na história em si. Kôra é uma leitura rápida e gostosa. Recomendo.

M. Scheibler 27/11/2012

Mais uma excelente obra da nossa literatura fantástica!

Estranhos acontecimentos começam a surgir na vida de uma adolescente, tornando sua jovem cabeça um emaranhado de dúvidas. Um acontecimento do passado a deixou temerosa em relação a casos amorosos e isso a fez se envolver com pessoas, digamos, especiais.

O que você faria caso se apaixonasse por alguém que tem poderes especiais, que poderiam, em algum momento, lhe machucar, não só física, mas psicologicamente também? Esse é um dos pontos-chaves apresentados pela autora, que desenrola a trama metodicamente, sem atropelos.

No aguardo da continuação dessa obra, que está em seu segundo volume e com espaço reservado em minha estante!

Karine Coelho 12/01/2012

Como se apaixonar por um dragão
Mais um novo talento no cenário da literatura fantástica nacional, Ana Flávia Abreu soube beber na fonte dos grandes sucessos internacionais para criar seu próprio mundo mágico. A inspiração em livros como Crepúsculo é visível, quase palpável, a ponto de ser quase impossível de se ler o livro sem comparar Kôra e Herodes a Bella e Edward. Claro que o cerne da história é totalmente diferente do best seller de Stephenie Meyes, porém, a relação entre o protagonistas é quase idêntica. Tudo começa com uma relação conturbada, que num piscar de olhos se torna um amor eterno entre uma garota muito comum e um cara misterioso e bonito à beira da perfeição. Depois o romance é abalado por uma perigosa descoberta, mas ele se mantém acima de qualquer coisa, mostrando a vitória do amor sobre qualquer coisa. Você com certeza já leu esse livro antes, não é? Mas a jovem autora soube, apesar disso, criar uma história criativa, com forte apelo juvenil, repleta de todos os ingredientes que já o fizeram ser um sucesso. Um fato, porém, não gostei mesmo, e isso não tem perdão: a história se passar nos EUA. O linguajar dos personagens é 100% brasileiro, com gírias e expressões nossas, o nome dos personagens é nacional, e distoa completamente da ideia de uma cidadezinha americana. Se a série se passasse no Brasil, mesmo que numa cidade fictícia, seria muito mais charmosa e estaria quase perfeita. Fica a dica para uma possível nova edição. ;-)

Gi 18/09/2012

Eu realmente esperei mais de Kôra
Não sei por qual motivo eu esperava um romance diferente por parte deste livro. Mas conforme o decorrer da história eu descobri que nao passava de um crepúsculo desfarçado. Nada contra, sabe? A quem gosta da série e etc. Só nao foi meu tipo de leitura.
Mas talvez, até mesmo pra quem aprecie esse tipo de romance a história peça por um pouco mais.

Jaciane.Jackes 26/08/2016

Kôra e uma jovem que tem sua vida revirada depois que vê estranhos acontecimentos acaba numa batalha entre o bem e o mal depois de conhecer um jovem e charmoso rapaz que se apaixona .