O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Aione 06/05/2021

O Que Encontramos Nas Chamas é o primeiro trabalho solo de Mayra Sigwalt, que também assina um conto na antologia Aqui quem fala é da Terra. A novela, publicada de maneira independente na plataforma KDP/Amazon, cumpre com louvor seu papel em menos de 100 páginas.

Camila viveu um período de sua infância na casa dos tios. Adulta, retorna ao local, hoje vazio, em busca de um álbum de fotos à pedido da mãe. Durante seu curto período na casa, ela é invadida pelas memórias — e fantasmas — de sua época ali.

Mayra Sigwalt conquista o leitor desde as primeiras páginas por sua grande capacidade de envolvimento. A cada passo de Camila, somos transportados, junto dela, para os ambientes visitados, enxergando cada cenário e sentindo suas emoções. Além disso, o suspense e a tensão que permeiam a narrativa nos impulsionam ao longo do enredo, ansiosos e curiosos por desvendá-lo. Algo que gostei muito foi como a autora trabalhou as alternâncias temporais por meio de frases ao final de um capítulo que se completam no início do subsequente, passando a exata sensação de Camila imergindo em suas memórias.

Como o próprio aviso de gatilho ao início de O Que Encontramos Nas Chamas indica, seu tema central é a violência sexual e as consequências deixadas nas vítimas. Mayra é extremamente sensível em desenvolver a questão, fazendo uso de toques de fantasia e metáforas. Além de evitar uma exposição desnecessária, que poderia ferir leitores vítimas das mesmas circunstâncias ou sensíveis ao tema, torna a história ainda mais impactante pela bela forma — ainda que dolorosa — de como tudo é descrito. Também, a autora é habilidosa em demonstrar o quanto as feridas psicológicas permanecem ao longo do tempo e o quanto impactam a vivência das vítimas. A personagem é, sem dúvidas, uma sobrevivente, mas não há glamour algum ou romantização de sua condição, deixando-se no ar a pergunta do quanto é possível, de fato, superar uma violência como essa.

Para além da narrativa e das temáticas, as personagens são bem desenvolvidas e cativantes, dentro de suas funções na história. A relação de amizade entre Camila e Michele é doce, o que traz leveza e ternura à narrativa. Também, adorei como Mayra trouxe os indícios da primeira paixão entre ambas, tão característico dos amores nessa fase da vida. A relação de Camila com os pais é outra fonte de afeto, mesmo que se dê por meio de lembranças ou pelo contato telefônico, já que nenhum dos dois realmente aparece na trama. Como Camila — assim como Mayra — descende de povos indígenas, a ancestralidade aparece de forma muito bonita em O Que Encontramos Nas Chamas, que também aborda sutilmente questões ligadas aos diferentes tipos de racismo.

Em linhas gerais, O Que Encontramos Nas Chamas foi uma leitura que me emocionou por seu conteúdo e me encantou pela forma. A história é poderosa e impactante, e certamente nos deixa querendo conhecer ainda outras facetas de Mayra Sigwalt como escritora, que também é booktuber no All About That Book.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/05/04/resenha-o-que-encontramos-nas-chamas-mayra-sigwalt/
Beca 11/02/2022minha estante
Mayra entregou o que se propôs. Esse livro é um ouro. Amém que ela escreva mais!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 30/11/2020

Difícil mas necessário
É a primeira vez que eu leio algo da Mayra, e posso dizer que me encantei pela escrita dela.
Mas não posso dizer o mesmo da história, não é uma história encantadora, tá mais pra um terror, mas na verdade é um relato muito cru, da maldade humana.
Vamos acompanhar a Camila uma menina de 12 anos que vai para a casa dos Tios enquanto a sua mãe vai resolver uns problemas em Portugal.
Ali ela vai viver momentos lindos ao lado da Michele, mas também vai passar por situações terríveis.
A beleza dessa história é quem conta, tudo é contado pela Camila, o que ela sentiu, o que ela via, e tudo o que ela fez pra conseguir fugir daquele lugar, antes que fosse tarde demais.
Mayra conseguiu fazer com que eu sentisse o que a Camila sentiu, que eu me indigna-se com o silêncio da única pessoa que poderia ajudar.
OS últimos capítulos dessa história foram dolorosos demais, mas vemos uma Camila já adulta tentando se reconciliar com o seu passado, e perdoar a criança que ela foi um dia!
Daniel1841 05/12/2020minha estante
Não tive como conter lágrimas com o final do livro.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 13/12/2020minha estante
Eu também não!

re 05/06/2021

Eu não estava preparada
Ainda processando tudo que estou sentindo após terminar esse livro...

Apenas uma única coisa me incomodou, eu fiquei perdida na oscilação entre presente e passado, talvez por eu estar ansiosa para saber o que estava acontecendo? Talvez!

Esse livro me trouxe sentimentos que estavam tão profundos dentro de mim, foi literalmente uma escavação do meu peito, ainda que meus sentimentos não se tratem de acontecimentos semelhantes a história. Eu só queria entrar no livro e dar um abraço apertado naquela garotinha inocente.

O começo é leve e despretensioso, mas com o passar dos capítulos uma tensão é criada e começamos a desconfiar do que está acontecendo, mas sem querer enxergar a verdade diante de nossos olhos. Eu terminei o livro sem fôlego e chorosa.

É um livro rápido, mas não é fácil.
Eu diria que é um livro necessário, então leiam! (Lembrando que toca em assuntos delicados, então fica o alerta de gatilho)

?Minha maior angústia era deixar as pessoas desconfortáveis, mesmo que isso fosse as custas do meu próprio conforto. Por isso eu tinha a teoria de que a Branca de Neve não era uma menina burra que aceitava comida de estranhos, e sim uma garota que se sentia na obrigação de agradar uma velinha gentil que tinha oferecido com tanto carinho uma maçã.?

Maria4556 22/03/2021

Nossa, eu perdi o fôlego lendo de tanto que prendi a respiração. Uma leitura rápida, fluída e bem marcante sobre uma realidade muito triste...

Lauraa Machado 07/12/2020

Excelente, doloroso e indispensável!
Eu tenho o hábito de só confiar e dar uma chance para um livro quando ele já tem pelo menos uma resenha bem crítica e até negativa. Se você é como eu, acredite e confie em todas as resenhas positivas de O Que Encontramos nas Chamas mesmo assim, porque é muito difícil imaginar alguém não gostando desse livro. Ele é despretensioso, mas inteligente, sensível e pesado ao mesmo tempo e é praticamente impossível não ficar revoltado e sentido junto com a protagonista, Camila.

Mayra escreve de forma simples, mas talentosa, e eu estou muito, mas muito interessada em tudo que ela for escrever daqui para a frente! Essa novela fala sobre traumas de um jeito muito importante, difícil e doloroso, mas que encaixa perfeitamente na linguagem da protagonista em cada idade sua. Amei o jeito que ela descreveu seu trauma, como ela conectou um capítulo do passado no do presente. É uma novela excelente e marcante, que eu não vou conseguir (ou querer) esquecer tão cedo!

Recomendo de todas as formas possíveis!
Barbara.Paiva 08/01/2021minha estante
O monstro é o tio dela?

Lauraa Machado 09/01/2021minha estante
Você já leu?

Barbara.Paiva 09/01/2021minha estante
Li sim. Só fiquei um pouco confusa por conta da metáfora. Mas logo depois compreendi. Obrigada! ?

Pedro.Anacleto 18/04/2021

Breve comentário sobre o livro "O que encontramos nas chamas"
Um livro com um tema bem pesado mas necessário demais!
A escrita, alternando entre passado e presente foi feita com maestria e é incrível de ler!
Mayra fez perfeitamente esse conto/novela!!!

Bia 25/05/2021

O que encontramos nas chamas é uma leitura bem difícil, por tratar de um assunto tão sério e delicado como esse. Eu fiquei bem impactada lendo essa história, e me dói muito pensar que esse tipo de coisa acontece com tantas pessoas. Mas tenho que dizer que gostei muito da leveza da escrita da Mayra, e admiro muito a sensibilidade que ela teve escrevendo esse livro.

Lucas 30/08/2022

Como matar um monstro que só vive na sua memória?
conheci essa história numa thread de autores indígenas no twitter e me interessei tanto que fui correndo comprar, mas com a rotina corrida, o livro ficou algum tempo esperando pra ser lido e eu acabei esquecendo do que se tratava. comecei a ler mesmo assim, e mesmo sem lembrar de mais nada da sinopse, no primeiro diálogo entre tio e sobrinha eu sabia o que aconteceria nas próximas páginas.

não foi sua culpa, nem minha. o aviso de gatilho nas primeiras páginas não me assustou, mas acho que eu não esperava que essa história me atingisse tanto da maneira que fez. as metáforas doloridas deixaram tudo mais sensível - eu realmente não esperava que a criatura fofinha do Berto tivesse um significado tão cruel, mas é assim que acontece quando a gente desmembra essa metáfora também. aparências enganam, nossos olhos e mentes contam mentiras tentando nos convencer sobre possíveis boas condutas, e tudo acaba de um jeito tão cruel que faz a cabeça arder.

eu precisava desse livro. nunca tive um diálogo 100% sincero sobre meu trauma com ninguém, e mesmo sem dizer uma palavra sequer em resposta a todas as que eu li nessas 75 páginas, pude me sentir mais leve nesse final. deixando a dor se transformar em cinzas, assim como camila fez. precisamos perdoar a criança do passado. obrigado pela leitura.

Maria4735 21/05/2021

d e s t r u í d a
Não sei o que dizer, apenas sentir...
Foi uma surpresa entrar nesse livro e saber que ele tem um pouco de realismo mágico, e a forma como isso acontece e se desenvolve é muito boa, principalmente quando levamos em conta de parte da história é contada pelo ponto de vista de uma criança.
É uma história necessária e me fez chorar litros.

Eduardo.Silva 16/01/2022

Um tema pesado tratado de maneira leve
Um livro curto com uma história com um tema bastante pesado, mas tratado de uma maneira incrivelmente leve. Com pequenas pistas, logo o leitor sabe o que realmente está acontecendo com a pequena Camila. A história se passa em dois tempos, na infância e a vida adulta de Camila. A transição entre um e outra ocorre da maneira mais natural possível. Recomendo bastante a leitura.

Anne Balbueno 18/05/2021

Quando fantasia e realidade se misturam
Minha primeira impressão foi confusa. Me perdia nas mudanças de tempo passado/presente e por um momento também achei que o narrador tinha mudado. Mas por incrível que pareça, nada disso prejudicou a qualidade do enredo.

Eu gostei da combinação da sutileza de temas sérios com a força da realidade. Conseguiu ser completo em menos de 100 páginas.
meumundinhodoslivr 18/05/2021minha estante
qual a classificação etária??

Anne Balbueno 18/05/2021minha estante
Para mim seria um +16 bia

meumundinhodoslivr 18/05/2021minha estante
ahhh viuu, muito obrigadaaa

Vanessa 03/04/2021

Resenha: O que encontramos nas chamas
Trata de um assunto bem pesado, mas de forma extremamente delicada e marcante. Fiquei muito impressionada com a escrita da Mayra

Bruna Domingos 26/01/2023

Leitura necessária!
É uma história forte, um livro que precisa ser lido com sensibilidade e atenção. Fiquei desesperada pela personagem e é terrível pensar que coisas assim acontecem na vida real. Mayra tem uma escrita muito marcante e acredito que todos deveriam conhecer essa obra!

olivkholin 09/11/2023

Esse é um livro difícil de ser lido, mas é muito necessário e a autora aborda um assunto pesado de forma tão responsável e com uma ótima escrita.

Não me arrependo nem um pouco de ter comprado esse ebook.

(O assunto pode despertar gatilhos em alguns leitores, então recomendo ver sobre o que se trata antes de iniciarem).