Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas -

dani 12/07/2022

Ladeira abaixo
Nesse romance aterrorizante, acompanhamos a vida de um homem anônimo. Mesmo que seu nome não seja revelado, ao fim da leitura conhecemos a fundo sua alma atormentada. Diria que esse foi um dos livros mais sombrios que já li.

O romance apresenta a compilação de três diários que relatam em detalhes uma vida trágica. O escritor do diário começa por sua triste infância, já marcada por medos e traumas profundos. Seguindo para a juventude e vida adulta, sua vida vai "ladeira abaixo", como diz o ditado. O que não é spoiler, já está no título do livro.

Além do relato individual, o livro ainda revela um recorte socioeconômico da vida em áreas marginalizadas de Tóquio no começo do século passado.

Não sou especialista na área de saúde mental, mas é possível supor que o protagonista apresente sintomas depressivos ou até de sociopatia. É muito doloroso ver o personagem se afundando cada vez mais no decorrer das páginas. E mais doloroso ainda imaginar quantas pessoas passam por situações semelhantes no mundo real, nem sempre tendo acesso ao apoio necessário.

William LGZ 24/04/2022

Uma viagem pelo abismo de uma alma
Como um romance semi-autobiográfico de um autor que tirou sua vida com 38 anos, o livro trata de temas realmente pesados e é repleto de gatilhos; lê-lo não é uma experiência para todos.

Sua narrativa evolui de forma fluída e progressiva, enquanto o narrador transmite tudo de forma bem transparente e crua, e apesar do sentimento corrosivo que traz é uma obra de altíssima qualidade. E perfeito no que se propõe.

Eu o recomendo, mas, pelos motivos citados na introdução, apenas para quem buscasse tomá-lo como um estudo de caso e tenha segurança para consumi-lo sem se influenciar por suas palavras.

Xingmi 15/05/2023

Uau
É mais do que eu esperava. Em resumo, a história não tem parte boa, mas o livro é bom, leitura fácil que te prende do começo ao fim. O titulo descreve muito bem a história que é, no geral, deprimente. Acredito que seja comum se identificar com o personagem em certos momentos, mas é, sinceramente, preocupante. No jogo de palavras do livro, o personagem principal seria o único que caberia como cômico e trágico.

Andailson Lima 16/09/2023

"Já não há mais felicidade ou infelicidade para mim."
O livro é uma compilação de diários, que narram da infância à vida adulta de homem. E, assim como no título, o seu declínio.

É um livro bem curto, no entanto, bem denso. Os pensamentos, medos, angustias, traumas, dores e sofrimentos do personagem é fortemente expressado. Além, dos pensamentos autodestrutivos.

A leitura fluiu bem, mas fiz questão de ler aos poucos para poder absorver bem o que era dito e não terminar o livro rápido demais.

Me identifiquei em algumas com algumas questões expostas. Desde a dificuldade de expressar realmente o que sinto e penso até "A vida humana é algo que não consigo entender.".

lia 03/10/2021

bom
Muito difícil julgar um livro autobiográfico, tipo é a vida de alguém e nesse caso a mente também. É pesado, sincero e permite que você se identifique com alguns pensamentos, o problema pra mim foi que não fluiu como pensei e eu tinha muitas expectativas que não consegui controlar mas ok. Em geral um livro bom e com certeza valeu a leitura. Acho que no posfácio poderiam ter pesquisado e deixado mais claro o que aconteceu com o autor depois do fim dos cadernos, com mais detalhes porque eu real gostaria de saber.

.emii ;) 20/10/2023

Declínio de um homem
A nota que dei foi apenas de forma figurativa já que não consigo de maneira alguma dar nota para uma autobiografia tão íntima e pessoal.

Para ser sincera, ao terminar a leitura, precisei de dois dias para pensar em como iria escrever uma resenha ou se eu realmente ia escrever. O que eu direi aqui, serão apenas meus sentimentos e minha opinião sobre a leitura.

Foi uma leitura meio complicada e difícil de engolir, se eu pudesse descreve-lá em apenas uma palavra seria; amarga. O começo foi muito fluído e tive uma boa experiência em tentar desvendar a mente do "personagem". Ademais, a partir de certo ponto, tudo ficou muito confuso e não consegui aproveitar em quase nada. Apesar de dizer isso, eu entendo que o intuito é somente retratar as vivências e pensamentos do autor, e que são, de fato, muito pesado, triste, confuso e melancólico.

O livro se trata de um conjunto de diários, os quais mostram o mais íntimo e profundo da cabeça do autor. Eu li em uma resenha, que esse livro se trata da exposição mais crua possível da alma, e acho que concordo com isso. É nítido que Osamu tinha sérios problemas psicológicos, mas o final mudou totalmente a minha concepção sobre ele.

Enfim, essas são minhas considerações. Se você planeja ler esse livro tenha em mente os gatilhos e que têm assuntos sensíveis para alguns.
hey_fireheart 20/10/2023minha estante
????????

.emii ;) 20/10/2023minha estante
???

04isac 19/05/2023

Uma sensação de vazio e indiferença, Porém sem tristeza
Relendo novamente, em um intervalo curto de tempo desde a última vez, preciso editar meus comentários acerca de Yozo

Yozo não se vê como humano, não consegue se classificar como um integrante dessa amedrontadora espécie. De maneira prática, ele se vê alheio de tudo isso, quase como se olhasse a "sociedade" em terceira pessoa.

Não entender e não ser entendido levam o protagonista por um caminho angustiante e deprimente. Para aqueles que, de maneira perfeita, se encaixam na tal "sociedade" descrita por yozo, pode ser impossível compreender suas ações e escolhas

Não sei se outras pessoas tiveram a mesma experiência e nem ao menos sei se recomendaria esse livro para meus amigos, mas esse foi definitivamente o livro que mais afetou. Do início ao fim, foi um verdadeiro declínio

Nilsonln 15/11/2022

Leitura pesada
Ler "Declínio de um homem" é complicado e nos cobra um preço. É impossível ficar indiferente durante e depois da leitura. Fiquei chocado com o sofrimento pelo qual passa o personagem principal. A saúde mental é algo que deveria ser cuidado por todos, mas muitas pessoas não levam a sério. O que é narrado neste livro é chocante, mas, infelizmente, acontece muito no mundo em que vivemos. Muitas pessoas passam por situações semelhantes (ou piores) deixam de ser tratadas como seres humanos e se perdem nos vícios, na depressão e na degradação. Viver em sociedade nem sempre é bom e justo para todos. Recomendo a leitura, observando que existem muitos gatilhos para assuntos sensíveis como: uso de drogas e de bebidas, abusos sexuais, suicídio, baixa estima, entre outros.

Yasmim 28/01/2022

divino
achei o livro muito bom, fácil de ler, mas não de interpretar? não sei.
Porém, é um livro perfeito, vc pode se complicar na hora de ler por ser simples e indigesto. (acho q deu pra entender)
O livro é autobiográfico.
É curto, direto e faz vc refletir bastante.

No geral eu amei, gostei de ler e chorei muito.

Só leiam se estiverem com um psicológico bom

Felipe 28/06/2022

Nunca lerei esse livro novamente
Um dos (se não O) melhores livros que já li
Osamu Dazai vomita todo o seu sofrimento e amargura em forma de diário fictício, ou não tão fictício assim.
Imagine um homem tão quebrado por dentro, que nem ele mesmo se reconhece como ser humano mais. Apenas um animal habitando a várzea.
Cada página, um soco no estômago, mas não da maneira que "Uma Vida Pequena" o faz. Não, é de uma maneira muito mais espiritual e íntima.
Não há nada nesse mundo que consiga detalhar melhor o véu que lhe assombra durante a depressão, ou a completa apatia que se desenvolve depois.
Esse livro quebra qualquer um que já esteja frágil, e ainda abala aqueles que estão sadios.

Apenas leia se tiver certeza do que está fazendo

Grazi 13/05/2022

Doloroso
Admito que me interessei por esse livro única e exclusivamente pela capa e pelo fato de sempre ter curiosidade de ler mais literatura japonesa.
Eu não estava esperando q a leitura fosse tão pesada. Eu podia desconfiar q seria triste, mas não q fosse TÃO triste como foi. Pensei q tudo ficaria bem no final, mas não chega nem perto disso.

Na vdd, queria poder dizer muitas coisas sobre esse livro.

A primeira delas é q eu queria poder dizer q esse livro me deixou ensinamentos e lições de vida, mas não, não deixou nada além de um profundo nó de melancolia na garganta, e a certeza de q a sociedade e os seres humanos q vivem nela são cruéis.

A segunda delas, é que queria poder dizer q não me identifiquei com o autor, mas sim, me identifiquei com todo seu medo, pânico, e fobia das relações humanas. A ansiedade, o medo de decepcionar; de ser jogado fora, o anseio e a devoção por agradar e fazer de tudo para participar...me deu uma sucessão de socos no estômago.

A terceira delas é q queria poder dizer q esse livro acabou comigo e q chorei, mas não, foi mais uma acidez corrosiva na consciência, o bolo de choro acumulado se formando, e as raízes do ressentimento subindo pelo peito: foi mais isso do q qualquer outra coisa. Toda vez q penso como tudo acabou, o bolo de choro sobe, mas não vaza.

Também queria poder dizer q superei, mas não, não superei. Assim como não consigo dar nota pra esse livro, me sinto incapaz de julgar uma história tão pessoal como esta, mas como o skoob não está me permitindo publicar resenha sem ter dado nota, então tive q dar. Por último, queria poder dizer q recomendo, mas não sei. Também não sei se não recomendo.

Enfim, se vc entendeu alguma coisa dessa resenha, por favor, fale comigo.

Isabella 22/04/2022

A depressão em sua forma mais crua?
essa é uma história onde literalmente acompanhamos o declínio de um homem.
O personagem em questão, desde bem pequeno se sentira inadequado, fora de eixo ou, para ser mais exata, ele não se sentia como um ser humano de verdade. Ele usou então um meio para ?camuflar? sua verdadeira natureza, ele virou um ?piadista?, um ?gaiato?, usando o linguajar cearense. Ele achava que, se sempre fizesse as pessoas rir, se servisse como alívio cômico para qualquer situação, as pessoas o veriam como alguém normal.

É bizarro o quanto ele tem medo de revelar sua verdadeira natureza, sempre fazendo tudo o que se espera dele, como na ocasião em q seu pai lhe pergunta o q ele gostaria de ganhar de presente, e ele, q não queria nada, sujeitou-se a responder o q seu pai queria lhe dar.
A medida q foi crescendo - eu citei q esta é uma história q se passa no Japão?, bom, o personagem embarca para Tóquio, para uma escola de jovens garotos. Lá, ele conhece Horachi, um ?amigo? q lhe apresenta todos os prazeres disponíveis para alguém q busca a distração ébria da carne.
E assim, ele torna-se um viciado em álcool e envolve-se em vários casos com mulheres por quem não sente uma fagulha de amor. Aliás, ele nunca conhecera de fato o amor, o afeto ou qualquer sentimento genuíno q nasce no coração. Mesmo experimentando tais distrações, ele continuou sendo uma ?não pessoa?, ainda com medo das pessoas e com um pesar profundo e infundado na alma. Quando perde a proteção do pai - q se desgosta por tudo q ele vêm fazendo - ele cai ainda mais numa melancolia movediça, chegando cada vez mais perto de uma escuridão permanente.
Depois de tantas mulheres, álcool - e até morfina, nosso personagem deixa de uma vez por todas de existir (no sentido simbólico ?vida?, ele não mais sente qualquer estímulo -antes já escasso - de um ser humano.

Com pouca pesquisa, descobri que Osamu Dazai suicidou-se aos 38 anos, junto com sua esposa. É triste saber que ?Declínio de um Homem? é na verdade um reflexo puramente biográfico de sua vida.

A depressão do personagem - bem como a de Osamu Dazai, provavelmente - é algo evidente e claríssimo em toda narrativa. A natureza ?anti humana? do personagem é, na verdade, a incapacidade de sentir qualquer coisa, característica principal da depressão, o vazio que consome tudo e reduz o ser humano a um ?não humano.?

naelzinhocomputacao 03/10/2022

Declinio de um homem é uma leitura rapida e interessante demais, é um tanto quanto confortavel ver as experiencias de vida de um homem miseravel, que não luta por e não corre atras de seus proprios direitos. A questão existencialista no livro, que é apresentada como os questionamentos do escritor quanto a vida, ate o momento onde ele decide dar um fim na existencia com base na morte, é expressada de forma tão interessante e profunda.
Provavelmente um dos meus livros e escritores favoritos

Belle137 24/05/2022

Leia esse livro e fique triste
eu estou furiosa, como alguém pode ter vivido assim??? que vida triste, sozinho, sem amor, carinho nada, a maior parte do tempo acredito que ele se sentiu sozinho, mesmo tendo o ho e o linguado com ele.

haylla.with.an.h 21/09/2022

Quando um ser humano chega nesse estado não tem mais jeito
"É que os covardes temem até mesmo a felicidade"

O título já nos diz o que podemos esperar: o declínio de um homem. Nele acompanhamos a história de Yozo desde a sua infância e mesmo tão pequeno ele já percebe a sua excentricidade e tenta (em vão) entender a vida humana.

Ao invés de acolher as suas particularidades e pensar nelas como algo especial, ele passa a fingir ser alguém que não é para assim se encaixar melhor. Dói ver a maneira como ele "desperdiça" a sua vida e potencial.

Ele cresce com esses questionamentos latentes: "será que sou feliz?" e "será que sou o único que se destoa dos demais?"... Ler isso faz com que a gente se idenfique com ele e se compadeça com seu progressivo sofrimento.

Yozo está sempre com medo de atrapalhar os outros e de frustar as expectativas alheias, então guarda tudo para si. Guarda tanto que em um determinado momento, nem ele mesmo é mais capaz de saber seus reais sentimentos e reconhecer seu verdadeiro eu.

A sua mente é inquieta e está sempre recorberta de reflexões e preocupações. Infelizmente, sua falta de autoconfiança e excesso de medo o fizeram aos poucos sucumbir. Ele se afunda nos seus vícios, paranoias, desânimo e melancolia e assim vai se esvaindo rumo à sua própria queda.

Enfim, é uma leitura profunda, angustiante e extremamente triste. Possui também alguns gatilhos, então não é pra todos. Recomendo a quem se dispõe a conhecer histórias comoventes e que são capazes de formar nosso caráter como humanos empáticos.