O Menino dos Livros

O Menino dos Livros Suetônio Júnior

Resenhas - O Menino dos Livros

Kelly.Mura 25/06/2021

Livros
Um livro rápido, mas que conta a história de Suetônio Junior, um rapaz do interior de Pernambuco que nuca desistiu do seu sonho, o de construir uma biblioteca e ensinar as pessoas a lerem.
História linda!

Evy 16/05/2021

Este livro de poucas páginas conta a grande história de um jovem que se apaixonou pela leitura muito cedo e decidiu compartilhar desse amor com outras crianças e jovens e ajudando a mudar a vida deles para sempre.

Seu nome é Suetônio Júnior e apesar de todas as dificuldades e com a ajuda de alguns anjos ao longo do caminho e da venda de seu livro, fundou a Biblioteca Cantinho da Alegria na área rural de Buíque em Pernambuco, onde faz leituras e dá aulas voluntárias para crianças, jovens e adultos que muitas vezes precisam deixar os estudos para ajudar no sustento da família.

Vencendo as dificuldades e muitas críticas e obstáculos, tornou-se professor licenciado em Biologia e agente comunitário de saúde na Prefeitura de Buíque e através de seu projeto auxilia muitas outras crianças e jovens a trilharem um melhor caminho pavimentado pelo conhecimento e cultura.

Demonstrando sua empatia e amor ao próximo, sua trajetória é emocionante e reforça a esperança num futuro melhor, apesar dos tempos difíceis que temos vivenciado. Conhecer sua história e ajudar na compra de seu livro é uma forma de apoiar esta iniciativa tão bonita e necessária, e que pode mudar vidas através da leitura!

IG do autor para maiores informações sobre o livro e o projeto: @suetoniojrs.

Ane 16/02/2021

O menino dos Livros
É 5 estrelas pela história de vida e 1000 pela atitude!
Podemos fazer muito com o pouco que temos, e gestos simples podem transformar a vida de alguém.
Quem tiver interesse em ajudar o projeto, entrem em contato com o Suetônio Júnior pelo Instagram e contribua com o que puder!
Vale muito a pena!
Segue o perfil: @suetoniojrs

Kath 01/02/2021

Tocante e inspirador!
"Infelizmente muitas pessoas pensam que os moradores da zona rural não precisam de biblioteca, que quem mora na roça não precisa ler e ter acesso a livros. Sempre discordei disso. Acredito que a leitura é direito de todos, independentemente do local onde a pessoa mora."

Quando vocês ouvirem que "Tamanho não é documento" acreditem nisso, esse livrinho tão pequeno é tão profundo e toca tão dentro do seu coração que você termina e fica refletindo o que fez com a sua vida até então.

Como dizem que antes tarde que mais tarde ainda, eis que finalmente trago a resenha desse presente que ganhei do autor no finalzinho do ano passado e que me proporcionou vinte e quatro minutos de muitos sentimentos.

É um livro biográfico sobre a jornada emocionante de Suetônio Júnior para construir seu Cantinho da Alegria, uma biblioteca comunitária na zona rural do sertão pernambucano. Mesmo sendo conterrâneos e tendo frequentado a mesma faculdade, não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas fiquei realmente tocada com a sua história.

Enquanto lia, percebia muito do meu próprio amor pelos livros que começou tão cedo, esse livro, inclusive, me fez lembrar do motivo de eu amar tanto ler e da importância que isso tem na minha vida. É maravilhoso ver como esse anjinho está levando essa magia para outras pessoas, incutindo no coração de crianças a chance de sonhar alto, de conhecer mundos através das páginas e de aprender lições que podem mudar as suas realidades.

Não foram poucos os percalços que esse jovem professor enfrentou para ver o seu sonho de disseminar a cultura realizado e todos os frutos conquistados com seu suor e perseverança foram mais que merecidos e abençoados pelo Deus que cuida dos seus anjos na terra enviados para fazer o bem a quem mais precisa.

Há um padre aqui na cidade que diz "se não vivemos para servir, não servimos para viver", lendo esse livro percebi que é mesmo verdade. Não importa o número de bens que se acumulam, quão rico você é capaz de se tornar, o que realmente fica aqui é o bem que você faz. Aquilo que você consegue despertar no coração das pessoas. E ajudar é mais que dar esmola na rua.

"A biblioteca é mantida exclusivamente de doações, pois não recebemos incentivos do governo. Infelizmente, para o governo, educação e cultura não são importantes, (...)"

Essa é uma verdade que eu sinto na pele. Enquanto voluntária na biblioteca da fundação terra, frequentadora do SESC da minha cidade, mesmo que caladinha tentando não chamar atenção, vi a luta diária das pessoas para abrir os olhos da população para a cultura. Minha cidade tem um patrimônio cultural que é valorizado em vários países, menos em casa. Existem pessoas como Suetônio que brigam diariamente para mudar a realidade de pessoas esquecidas por uma sociedade cada dia mais egoísta e um governo corrupto para quem não é interessante uma massa pensante.

A desigualdade não começa com uma divisão de bens errada, gente, ela começa quando se nega educação de qualidade seja pelo próprio indivíduo a si mesmo, seja pelo sistema que acredita não precisar instruir a população. O Brasil é um país com baixíssimo índice de leitura, surpreendentemente o estado que mais lê é o nordeste de onde esse anjo dos livros é. E lendo sua história me senti ainda mais orgulhosa de ter nascido aqui.

Meus avós e meus pais cresceram nessa dura realidade que ele conhece. Fui uma das primeiras da minha família a me formar no ensino superior. Ao contrário de Suetônio, tive a graça de ter muitos privilégios no meu percurso e perceber isso só tornou sua história ainda mais intensa para mim, levando-me quase às lágrimas.

Quero parabenizar esse autor e professor guerreiro, uma andorinha só realmente não faz verão, mas é preciso que haja a primeira a alçar voos que as outras não tiveram coragem antes. Já há muitas pessoas à sua volta e sei que muitas mais virão. E espero de coração que os frutos desse trabalho incrível que você faz só cresçam e floresçam em uma sociedade mais justa, inteligente e capaz de mudanças significativas.

O livro está à venda em formato físico e digital e parte dos direitos autorais é doado para projetos sociais. Se você pode ajudar a biblioteca doando livros, materiais escolares ou de qualquer outra maneira, entre em contato com o autor.

Fabiana 25/12/2020

O menino dos livros
Livro biográfico de Suetônio Júnior que conta um pouco dos desafios que o ativista social enfrentou para construir uma biblioteca no agreste de Pernambuco. Parte dos direitos autorais será doado para projetos sociais .

Junior.Rodrigues 12/12/2020

1 vida mudando centenas
Conheça a história deste jovem que contra o preconceito, as críticas e até a cultura local tem feito a diferença na zona Rural da cidade de Buíque onde em 2010, mais de 40% da população era analfabeta.
Suetônio Junior, com o apoio de compradores deste livro e doadores montou uma biblioteca onde ele mesmo lê para crianças e as ensina. Aumentando o desempenho escolar e alfabetizando jovens que chegaram a abandonar a escola para trabalhar pelo sustento de suas famílias.
O Menino dos Livros não se cansa de melhorar e criar mais projetos como este e para saber mais leia e ao mesmo tempo que ajude crianças, jovens e até idosos do projeto. Você também pode acompanhar seus projetos nas redes sociais.
Daniele-B-N-Rodrigues 16/12/2020minha estante
Uauuu que resenha poderosa!

Daniele-B-N-Rodrigues 27/11/2020

Anjo dos Livros
São apenas 40 páginas, e meu coração já anseia por mais! Uma história de vida real, que inspira e emociona! Sim, eu li em prantos pois este livro me tocou profundamente. O amor pelos livros, a resiliência de um rapaz tão jovem que nunca desistiu de seus sonhos, inspira coragem, perseverança e determinação. Ele teve muita bravura ao iniciar o projeto da Biblioteca Comunitária, ou o Cantinho da Alegria, como é conhecida por crianças e adultos que entram tristes no recinto, mas ao saírem estão alegres, sorrindo e sonhando. O amor, abnegação e dedicação demonstrado ao ensinar seus conterrâneos trocarem a digital pela assinatura é algo extraordinário. Não é em vão que o chamam de "ANJO DOS LIVROS!". De fato, ele usa o poder de união e transformação que os livros proporcionam, ultrapassando barreiras e fronteiras. Suetônio Júnior foi aplaudido de pé e com muito mérito! Ele venceu na vida, apesar de viver sob condições desfavoráveis ele soube construir sua felicidade e fazer a diferença para um mundo melhor. Um livro para ler e reler atentamente e com profundidade! Um livro que inspira gratidão por todos os Mestres, nossos verdadeiros heróis. Um livro para você leitor doador de livros que acredita no poder da leitura!
Maíra @mairacoelhof 12/12/2020minha estante
Falou tudo! Li hoje e fiquei ainda mais encantada pelo projeto.

Daniele-B-N-Rodrigues 12/12/2020minha estante
Olá Maíra fico muito feliz que vc tenha lido o livro e a minha resenha também!
Nos ajude a compartilhar esse projeto lindo e esse livro maravilhoso nas redes sociais! Quanto maior a venda dos livros maior o financiamento para a Brinquedoteca :)
Se puder faça uma resenha aqui no skoob também para gerar maior engajamento!

Maíra @mairacoelhof 20/12/2020minha estante
fiz uma publicação no meu insta pessoal e de consultora Natura, e também fiz uma doação de livros para a biblioteca.

Daniele-B-N-Rodrigues 24/12/2020minha estante
Que lindo Maíra! Que seja abençoada sua generosidade!