A Floresta de Um Naturalista

A Floresta de Um Naturalista Ricardo Parrini

Resenhas - A Floresta de Um Naturalista

ArthurGomes 18/12/2021

Uma obra rara
A Floresta de um Naturalista, por Ricardo Parrini, é uma obra rara. Sua raridade não reside no fato de ser difícil de ser encontrada, pelo contrário, pode ser baixada em questão de minutos como eBook pela Amazon (talvez a única forma de obter, atualmente). A raridade em questão está na maneira única em que foi escrita e também pelo seu conteúdo.

Vamos nos começar com o primeiro ponto. Parrini (d)escreve o conteúdo de seu livro de maneira similar aos guias de campo. Em suas caminhadas pelas florestas cariocas mostra aos leitores pequenos detalhes que escapam aos olhos desatentos, mas que foram captados pelo autor durante anos de experiência trabalhando e contemplando o mesmo local. Talvez a melhor maneira de visualizar seu conteúdo seria pensar que o livro está em realidade aumentada. Sim, não significa que você apontará o seu celular e obterá a descrição do que está vendo, mas saberá para onde olhar para encontrar toda a riqueza de detalhes que o autor descreve. Nunca vi algo parecido.

Nos atentando ao conteúdo agora, o autor descreve as mudanças na floresta que ocorrem ao longo das estações do ano. Nessas descrições enquadram-se as espécies presentes em cada local e como se comportam, principalmente aves, primatas e plantas. Dessa forma, além de contextualizar interações ecológicas em capítulos breves, mostrará como e quando observar esses fenômenos in situ. Essa descrição pode ser confusa ou até inacreditável, mas de fato é o que a obra apresenta, e isso torna-a única. Acredite!

Por fim, é difícil demonstrar a importância dessa obra tão bem quanto o prefácio escrito por Marcos Raposo. O empirismo tem sido negligenciado pelas ciências e frequentemente descrito como "anedótico", de maneira quase pejorativa. Por isso, a obra de Parrini reacende a história natural brasileira e demonstra nitidamente que a ciência é muito mais do que testes de hipóteses e p menores que 0,05.