Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis

Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis Jarid Arraes

Resenhas -

sarah 05/04/2024

A escritora faz um trabalho incrível levando o nome dessas mulheres para a literatura e fazendo jus a sua história e o que elas representam para o povo brasileiro. Cordéis muito bem feitos, deixando claro como o racismo e preconceito fazem com que figuras tão importantes sejam apagadas da história. Eu mesma, das 15 mulheres citadas, só conhecia 2, e era um conhecimento superficial, mas lendo os cordéis descobri coisas que nunca cruzaram ou que posterior ente cruzariam a minha mente.

Soraia 25/02/2024

Leitura maravilhosa!
Uma leitura leve e riquíssima detalhes e pesquisa.
Uma obra que deveria ser incluída como leitura obrigatória na educação básica.

Lucas.Amorim 14/02/2024

As heroínas negras
Nossa! Fazia tempo que um livro não mexia tanto comigo. Esses cordéis é rico em história e cultura, como isso não é ensinado nas escolas a pesar de existir lei que exige que seja ensinado. Eu estou maravilhado com as histórias dessas mulheres tão recolucionarias e destemidas. Recomendo muito que todos um dia possa ler esse livro.

Faluz 04/02/2024

Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis - Jarid Arraes
Esse livro nos apresenta 15 mulheres negras com expressão no Brasil e que nem sempre são lembradas.
Jarid Arraes nos conta a história delas em formato de cordel que são ilustrados por Gabriela Pires. Quantas histórias silenciadas nesse Brasil tão imenso. Muito a conhecer e identificar.
Thays184 04/02/2024minha estante
Oii, me chamo Thays e comecei um insta literário em 2023, ficaria muito feliz se você desse uma passadinha lá ??
@books_thatasds

Faluz 04/02/2024minha estante
Oi Thays vou olhar, sim. ?

Victornastos 23/01/2024

Da mulher viemos, à mulher voltaremos.
Em um compilado de cordeis envolventes, Jarid Arraes nos demonstra como a história oficial do nosso país silencia a vida e a voz de mulheres negras. Com perfis variados, as mulheres retratadas por Jarid assumem papel de centralidsde nas suas reapectivas narrativas e, também, na construção de historias coletivas - dado que muitas delas tiveram papel de destaque na sociedade em que viviam.

Além dos cordeis, o livro contém xilogravuras das personagens retratadas nos cordeis, com altissima qualidade.

De bônus, existe um espaco reservado para que nós, leitores/as, possamos escrever a historia de uma mulher negra importante na (nossa) história.

É um excelente livro, sobretudo para profissionais da edudacao que querem trabalhar os recorte de raça e gênero em sala de aula, recorrendo ao ludico e com o suporte de uma pesquisa histórica.

Leitura recomendada!

annikav.a 09/01/2024

Elas contam a verdade sobre a história da nação
Com esses belíssimos cordéis autoafirmadores, Jarid Arraes faz um resgate muito acessível e sensível de memórias individuais e coletivas. Elas revelam vidas e trajetórias que os governos, instituições de ensino e de memória (bem como a historiografia oficial) primeiro agridem violentamente e depois fazem questão de apagar em vistas do então dito progresso republicano, não mais compatível com a escravização de pessoas pretas, até pouquíssimo tempo. Se algo mudou, foi graças à vida e a luta de Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos Melo (a Frente Negra Brasileira, o Teatro Experimental do Negro, o Partido Comunista, o Baile Pérola Negra, O Sindicato das Empregadas Domésticas e mil outros), Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontiné, Tereza de Benguela, Tia Ciata, Zacimba Gaba, e muitas outras, como a própria Jarid. Enfim, leitura obrigatória.

clarakairos 03/01/2024

Leitura obrigatória
Como professora, se eu trabalhasse com literatura (ou história!), esse livro seria obrigatório para meus alunos. Traz, de forma leve e melódica, mas sem tirar a dureza da realidade, a história que, como a própria autora diz, muitas vezes é esquecida ou lembrada apenas em partes.
As 4 estrelas são devido à arte do cordel; muitas vezes achei as rimas repetitivas e semelhantes entre as mulheres retratadas. Mas, tirando isso, é um livro maravilhoso para começar a entender um pouco mais sobre mulheres negras tão importantes no Brasil.

maryelli0 22/12/2023

Adorei a experiência de leitura, gostei muito da proposta e ser escrito em cordel deixou mais didático e mais rápido a leitura.
Muito interessante e importante, recomendo!!

maria | mariaclarasb 11/12/2023

Interessante o livro, lindas ilustrações, li com minha família
É legal saber mais sobre mulheres negras tão fortes

Laryssa48 19/11/2023

Amei esse livro!

Quando bati o olho já pensei em várias propostas de aulas interessantes com ele.
bmottr 19/11/2023minha estante
é um ótimo livro! meu professor de literatura já utilizou dele durante o semestre :)

edwarda79 05/08/2023

"Numa era onde a voz da mulher não era ouvida."
Jarid é a minha autora nacional favorita. Ela exprime sentimentos e histórias de uma maneira clara e precisa, transmitindo para o leitor tudo o que pensa e acha através da escrita.

"Cordelizar" histórias de mulheres tão importantes é um modo de fazer a sociedade conhecê-las e entender suas histórias com mais clareza. A escrita da cordelista flui que é uma beleza, enriquecendo o enredo com detalhes minuciosos, que se encaixam em coesão e rimas.

Heroínas Brasileiras é um livro que merece ser lido por grande parte da nossa população, porque nos traz uma mensagem importante: valorizar a cultura preta do/no nosso país e dar palco e espaço para as nossas mulheres.

Lara 26/07/2023

Leiam
Esse livro é sensacional, não é complicado de ler, então não precisa ter medo dele ser em cordéis. É uma obra que eu com toda certeza vou ler várias vezes pra não esquecer dessas mulheres e de suas histórias, porque elas são incríveis e resilientes e demonstraram uma força e inteligência inimagináveis, portanto deviam ser mais (re)conhecidas. É uma leitura muito importante especialmente pra brasileiros, é importante conhecer a nossa própria história.

Leticia 12/07/2023

Figuras que tentaram apagar de nossa história...
O trabalho que escritores como Jarid Arraes faz é magnífico, pois ela conta as histórias daqueles que tiveram suas atuações apagadas da História que nos é contada na escola. Eu conhecia pouquissimo das mulheres retratadas nos cordéis do livro e a cada cordel lido ficava mais claro o porquê de haver um movimento para que essas mulheres fossem esquecidas. Um livro magnífico, o trabalho de Arraes foi impecável não só na escrita, mas na pesquisa em busca da história de todas as mulheres apresentadas em seus cordéis.

veroaragao 27/05/2023

Importantíssimo
Uma obra poética e muito relevante para conhecer as vidas de 15 mulheres negras, heroínas, apagadas pela História racista que aprendemos na escola.

Todos deveriam conhecê-las.