PACHINKO

PACHINKO Min Jin Lee

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Haack1 02/04/2024

Acompanhar as reviravoltas de uma vida inteira foi emocionante. O drama das consequências das ações das personagens que repercutem durante gerações e de como isso tudo interage com o contexto historico e social precário dos coreanos no Japão. Ver como tudo foge do controle das personagens e mesmo assim entender perfeitamente as ações de todas elas oferece uma humanidade e verossimilhança impecável. Tudo isso trouxe uma profundidade gigante para a leitura. Absolutamente perfeito!!!

Ari 31/03/2024

Perfeito
Pachinko é o tipo de livro que todas as pessoas deveriam, essa obra deveria integrar nas leituras mais básicas, pois seu conteúdo é extremamente essencial para tudo.
eu amei e com certeza indico.

kindle0 28/03/2024

Pachinko
Um dos melhores livros que eu já li na vida.
Maravilhoso, bem escrito, os personagens são bem elaborados, envolventes. Mesmo sendo um livro grande, passa muito rápido e no final eu queria mais.
Nota mil para a autora, me fez sentir por completo o livro e as histórias, cada capítulo é uma lágrima.
O livro conta a história de sunja, seus filhos e netos, começando pela Coreia e terminando no Japão, e enfrentando a segunda guerra mundial.
Como algumas escolhas diferentes dos personagens poderia ter mudado tudo.

Perfeito!

Ana Val 23/03/2024

Perfeito
Livros que contam uma trajetória através de gerações sempre me pegam.. Pachinko é uma dessas obras que quem não gostou simplesmente não entendeu ou não tem sensibilidade para compreender. Um livro extremamente profundo na construção das relações, mesmo que às vezes consiga atingir isso de maneira breve. Consegue te manter interessado e cativado pelos personagens, pelo avanço do tempo e das diferenças geracionais. O grande conteúdo histórico é de impressionar, de fato dá para notar que foi um livro escrito em anos de pesquisa. As histórias são genuínas, não parecem inventadas. A autora foi muito bem sucedida no retrato das injustiças e das minúcias que existem na vida do povo coreano que imigrou para o Japão, e de seus descendentes. Verdadeiro, comovente, livro 5 estrelas para recomendar em toda ocasião.

MelissaDestez 14/03/2024

O livro me fez perceber que precisamos aproveitar os bons momentos com aqueles que amamos, que a vida não é nem um pouco justa mas que nem tudo que dá errado é exatamente ruim. A vida tem muitas consequências, viver é sofrer, mas também é amar e ser amado.

Lizandra.Mirelle 07/03/2024

As escolhas e suas consequências
Posso dizer que esse é o meu primeiro livro de ambientado no Japão que li e fiquei maravilhada com a escrita. Autora consegue fazer o leitor se ambientada na história e imaginar o japão pelas descrições do seu livro.
Essa história é sobre uma familia e suas gerações, onde inicia na Coréia do Sul e termina no Japão. Onde através dos anos vamos vendo o desenvolver das gerações e os enlaçes que eles passam durante sua vida, principalmente durante a segunda guerra mundial.
Essa história me lembrou muito uma série americana chamada This Is Us, onde você acompanha a vida dessa familia e todos os acontecimentos que os acercam.
Várias das reviravoltas me pegaram de jeito e mexeram demais com as minhas emoções. Gostei demais de todos dos personagens e forma como foram retratada suas vidas, trás aquela sensação de está lendo algo real mesmo sendo uma ficção.
Leitura excelente, gostei demais.
GustavoDC 09/03/2024minha estante
Adoro esse livro. Eu o coloco entre os meus top 5 favoritos.

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 09/03/2024minha estante
Parabéns pela leitura amiga eu tbm adorei esse livro

Lizandra.Mirelle 09/03/2024minha estante
Eu amei esse livro, ficará na top dos que mais gostei de ler esse ano

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 10/03/2024minha estante
Na minha lista eu favoritei tbm amiga só que esse livro eu li ano passado e tbm adorei

valentina 04/02/2024

Me emocionei muito com esse livro. É uma história sobre como acontecimentos políticos de grande escala afetam a vida de cidadãos comuns, e é também uma história sobre família e identidade.

O livro nos faz refletir sobre como nossa história começa antes de nós mesmos, com o caminho que outras pessoas fizeram para que tivéssemos oportunidades e mínima qualidade de vida, é sobre respeitar o que veio antes, ao mesmo tempo em que valoriza os conflitos internos e externos vividos pelas novas gerações.

Mesmo vivendo uma realidade bastante diferente dos personagens, me senti parte da família, torcendo pelo sucesso de minha mãe e irmãos, e também me identificando com algumas dificuldades e sentimentos que marcam suas vidas.

Minha maior crítica não vai para a história em si, mas para a falta de um glossário na edição. O livro ter diversos temros em coreano e japonês, alguns que podem ser compreendidos pelo contexto, mas outros não, e muitos fazem referência a conceitos políticos importantes para entender as situações enfrentadas pelos personagens.

Midian Damazio 31/01/2024

Muito bom!
Leitura prazerosa e rica em detalhes, foi muito interessante saber sobre tudo que foi abordado, o período, a cultura.. Me apeguei a várias personagens e as histórias deles, o que me deixou curioso sobre o que aconteceu com eles após alguns acontecimentos.

Gabms 31/01/2024

Impactante
"Pachinko" conta a história de quatro gerações de uma família coreana em meio ao contexto da colonização japonesa no território coreano e da Segunda Guerra Mundial.

Sunja é uma menina humilde e trabalhadora que ajuda sua mãe, Yangjin, a cuidar da pousada da família após o falecimento do pai. Ao conhecer o misterioso e poderoso HanSu, Sunja se apaixona e acaba engravidando. A partir daí, a vida de Sunja passa por diversas mudanças e reviravoltas.

A história é envolvente, bem desenvolvida e bastante intensa, marcada por várias reviravoltas que surpreendem o leitor. Por diversas vezes me vi boquiaberta após finalizar certos capítulos.

"Pachinko" é incrível e despensa comentários. Sem dúvidas é um dos melhores livros que li em 2024, e até mesmo na vida!

Davi 08/01/2024

Este livro é um sentimento!
Cada página vale a pena. Tudo escrito nele é singelo e sentimental, mostrando o quanto a guerra afetou os cidadãos da Coreia e seu destino. Espetacular e recomendo demais demais.

Samantha 08/01/2024

Esse livro é simplesmente perfeito!
Tudo nele me encantou: desde os personagens, as narrativas históricas e as peculiaridades da Coreia na época da colonização, dos imigrantes coreanos no Japão e de tudo isso durante a Guerra e o Pós-Guerra.
Ensina muito sobre xenofobia, mas também sobre o peso que as mulheres tiveram, têm e sempre terão na construção de uma nação.

YAyA 31/12/2023

Esse livro é tão intrigante e tão reflexivo, é de uma complexidade que aborda uma história tão triste do período colonial na Ásia. E de uma mulher guerreira que é a Sunja. Uma frase que me marcou dos personagens me deixou pensando sobre a vida é Deus e até nosso corpo. "
mas precisamos proteger nossa virtude, que é mais valiosa do que qualquer dinheiro. O corpo é um templo sagrado onde habita o Espírito Santo ." nossa virtude sempre tem que ser protegida

Rafael2130 26/11/2023

Leitura obrigatória
O melhor livro que li esse ano, não acredito que demorei tanto para ler ele, agora que terminei sinto que estou orfão dessa história incrível ???

Isabel.Costa 22/11/2023

Boa leitura!
O livro é bem interessante pelo contexto histórico e social, porém, achei muito longo e por vezes confuso pelo grande número de personagens.
Interessante como somos acostumados com os nomes americanos, e ao nos depararmos com os nomes e costumes japoneses e coreanos causa um estranhamento!
Fiquei satisfeita por ter acompanhado a história de 3 gerações dessa família cheia de perdas, encontros e desencontros!

Ryan103 02/11/2023

A trama se inicia no início do século XX, quando uma jovem coreana chamada Sunja se apaixona por um homem casado, resultando em uma gravidez indesejada. Ela acaba casando com um cristão pastor coreano chamado Isak, que a leva para viver no Japão. A partir daí, acompanhamos a jornada dessa família através de décadas de eventos históricos e mudanças sociais.

A habilidade de Min Jin Lee em criar personagens complexos e cativantes é notável. Ela explora suas experiências e sentimentos com profundidade, mergulhando nas suas histórias pessoais, desafios e lutas. Sunja, em particular, se destaca como uma heroína silenciosa e resiliente, enfrentando adversidades e superando as expectativas impostas pela sociedade em todas as fases da sua vida.

Além disso, o livro oferece uma visão rica e detalhada da história da Coreia e do Japão, explorando temas como a ocupação japonesa, a discriminação enfrentada pelos coreanos no Japão e a busca por uma identidade cultural. A autora apresenta com maestria as tensões e os conflitos que surgem da interação entre essas duas culturas e retrata as consequências duradouras desses eventos históricos nas vidas das personagens.

A escrita de Min Jin Lee é fluida e envolvente, transportando o leitor para a atmosfera vibrante e às vezes sombria do Japão e da Coreia. Através de sua narrativa de múltiplas perspectivas, a autora cria uma teia complexa de relacionamentos e emoções, mostrando como as ações de uma geração afetam as futuras.

Em suma, "Pachinko" é um livro poderoso e comovente, que retrata com sensibilidade as complexidades da vida e da experiência humana. Min Jin Lee nos presenteia com uma saga familiar envolvente, repleta de personagens inesquecíveis e uma narrativa histórica ricamente detalhada. É uma leitura obrigatória para aqueles interessados em explorar temas como identidade, imigração e as consequências de eventos históricos nas vidas pessoais

1 | 2 | 3 | 4