Contra mim

Resenhas - Contra Mim

1 | 2 | 3 | 4

Maria.Thereza 25/06/2021

Mto bom!
Sou suspeita pq amo os livros do autor. Mas esse eh bem pessoal, trazendo relatos da infância e adolescência de Valter Hugo! Amei amei amei

Isabelle Lopes 14/01/2021

A dança das palavras em busca de reinaugurar-se
Valter Hugo Mãe por si mesmo é um pouco de tudo que reverbera nos personagens de seus outros romances.

A brincadeira de colecionar palavras na infância se transformou no ofício de escrever que tanto emociona, resgata e faz refletir sobre o mundo em que vivemos (e que carregamos dentro de nós).

Presentei-se com a leitura!

Adriana1161 14/01/2021

Contra a infância
Meu primeiro livro do Valter Hugo Mãe, uma autobiografia.
Gostei bastante, virei fã!
O livro foi lido para um Encontro de Leitura do jornal Publico, de Portugal, em parceria co a Folha de SP. Participei de um encontro com o próprio autor e outros leitores, e ele pode falar mais sobre o processo de criação do livro. Ele é uma simpatia, agradável, educado, enfim, merece a fama!
O livro trata basicamente da infância do autor e sua passagem para a adolescência. Ele vai falando da família, dos amigos, de como se sentia, dos seus medos e do cenário histórico de Luanda, Angola, e de Portugal.
O livro é recheado de frases e passagens emocionantes, comoventes, e por vezes muito comuns a todos nós.
Adorei essa frase: "Que lástima termos de abdicar das pessoas passadas pela necessidade de caminharmos para a surpresa do futuro."
Personagens: o próprio autor, sua famíia (imensa!), seus amigos
Local: Angola - Luanda/Portugal - Paços de Ferreira - Vila do Conde 1971 a aproximadamente 1984
Rubya.Miranda 16/01/2021minha estante
Eu também participei desse encontro, Adriana! ? Foi uma ótima noite! Ler Valter Hugo Mãe é incrível, e ouvi-lo é maravilhoso também!!

Adriana1161 16/01/2021minha estante
Ah que legal! Até o próximo encontro!

Charlene.Ximenes 21/06/2021

"Deus era um livro"
"Se for contra os poemas, estarei contra mim."

Em janeiro de 2021 eu comecei a ler esse livro do Valter. De fato, mergulhei profundamente e parecia que ia transbordar. Entretanto, havia iniciado a leitura pelo Kindle enquanto aguardava minha edição física chegar. Chegou e continuei. Parei, retomei, fiz um caminho de quem busca conhecer o outro e obviamente sempre conhecendo a si mesmo de alguma forma. É junho e só ontem eu finalizei "Contra mim". Valter, ao final do livro, diz que escreve junho e é Paços de Ferreira junto a sua vizinhança mais rigorosa, o Brasil. Senti-me mais próxima, do autor, de sua infância, de sua escrita. E mais distante de mim, ali em janeiro.

Sempre há certa vergonha ao ler algo tão pessoal, pois aqui o autor nos traz sua infância e parte da adolescência, mostrando-nos que a vida é a literatura. O narrador solitário poetiza o real e substancia a memória, a família e o amor sempre presentes em sua obra e em sua vida. É de fato um mosaico impregnado de lirismo, uma das mais potentes memórias que agora faz parte de mim e que quero retomar.

"Não entender é também fundamental para a paixão. Explícitas ficam as coisas terminadas. O que conserva vida e movimento guarda sua vocação para nenhuma definição rigorosa. O rigor é dos que escolhem detalhes, ao invés da amplitude desmesurada da realidade. O detalhe é um opção, pode ser a absoluta mentira se medido com a completude." p. 219

raíssa. 10/01/2023

Este homem me sabe.
Como de costume, Valter Hugo com uma sensibilidade poética linda de morrer...
Me senti contemplada como se fizesse uma leitura da minha própria infância, não exatamente pelos episódios apresentados mas por essa sensação melancólica do crescer. É um sentimento esquisito de se reconhecer tímida, pequena, sonhadora e não importante num mundo onde adultos parecem ter tanto mais saberes interessantes. É desconcertante ir descobrindo as falhas e as contradições da fé que te fazem agora um ser não puro ou não ingênuo a medida que o tempo passa e o mundo se alarga aos olhos.
De certa forma essa leitura foi mesmo um espelho Contra mim. Mas que bom recordar que ainda haverá beleza e poemas. Apesar de.

Rubya.Miranda 16/01/2021

Intenso e belo!
Ler Valter Hugo Mãe sempre é uma experiência intensa, você termina a leitura, mas o livro não te abandona. E "Contra mim" é ainda mais especial por trazer relatos da infância e adolescência do autor.

Em 2020 eu assisti uma participação do Valter na Fliaraxá, e num dos momentos ele comentou sobre esse livro que ainda não tinha sido lançado. Uma das frases que ele citou no dia me marcou muito e despertou ainda mais o interesse por essa obra, foi algo como "quando temos 10 anos prometemos coisas ao mundo que depois não cumprimos". Imediatamente comecei a refletir e vi como isso é verdade!

Dito isso, "Contra mim" vai fazer esse resgate da vida do autor, as histórias vividas e as que foram prometidas. É um livro que gera muita identificação e uma proximidade com Valter Hugo Mãe, uma obra repleta de beleza e sensibilidade!

@freitas.fff 14/11/2021

O mundo do pequeno gigante Valter Hugo
Eu realmente não costumo gostar de ler biografias. Mas quando são elas romantizadas o autor torna-se personagem de si. Tive uma experiência semelhante na leitura de Ngügi em "Sonhos em Tempo de Guerra". É a observação e a descrição da infância que nos revela a mais pura cerne interior de cada autor, os porquê's de suas sensibilidades e visões.

A experiência dessa leitura é absolutamente diferente de seus romances e contos, no entanto sem perder sua poéticidade e sensibilidade que já lhe são tão características. Tornando a sensação de ler sua vida de uma forma mais encantada, sob os olhos amedrontado e o coração ingênuo de uma criança diferente, uma com a peculiaridade de fazer coleções de palavras.

Em diversas passagens consegui me identificar e me conectar profundamente com a infância de Hugo Mãe, que assim tão bem descritas tornam os mais banais acontecimentos em grandes questões e revelações de sua vida e processo de construção artística.

Fiquei absolutamente encantando, e me estimulou a escrever mais. Hugo me mostrou a possibilidade de ser e viver a arte independente de todos os obstáculos na minha jornada que se prostaram sob e 'Contra Mim'.

Não tenho palavras para agradecer minha amiga Dayana por me presentear com algo tão lindo e intenso. Tão parecido comigo, com meus medos e perigos, gritos e sorrisos, profundas tristezas e eufóricas alegrias, mas sobretudo pela oportunidade de retornar o meu olhar ao passado e me prover enxergar melhor o meu hoje. Obrigado Valter por ter sido, por ser e por ainda estar. ??
Katia Rodrigues 14/11/2021minha estante
Eu tbm não costumo gostar de biografias, mas depois da sua ótima resenha, vou dar uma chance a essa, até pq gosto muito do VHM.

@freitas.fff 14/11/2021minha estante
Obrigado! Vale muito a pena, Katia. A princípio parece arrasto porque é uma escrita completamente diferente das quais já estamos acostumados dele. Leia-o mesmo como fosse um romance, que ele flui lindamente. Como também recomendo a biografia do Queniano Ngügi que citei na resenha, seu livro "Sonhos em Tempo de Guerra" foge da biografia e nos abre um mundo completamente novo que pulsa, resiste e não enxergamos.

Katia Rodrigues 14/11/2021minha estante
Valeu pelas dicas ?

Dayana.Trajano 14/11/2021minha estante
Você escreve muito bem as resenhas! Não tem quem não fique curioso, parabéns. E não tem o que agradecer, voce me deu coisas tão grande. Inclusive comecei a ler um que você me deu de presente ??

Veri 05/07/2022

Doce sabor de infância
Que livro tão doce, não pelas memórias de Valter Hugo Mãe mas pela forma como ele nos conta suas recordações, com inocência e humildade.

?No sonho, como nos livros,
é fácil crescer pessegueiros e rostos novamente vivos e não há razão para sonharmos pequeno
ou escrevermos o que nos desimporta.?

Amei!

patriciagguimaraes 11/03/2021

Impecável
É o primeiro livro do autor que leio e estou encantada, ele escreve com uma delicadeza ímpar. Recomendo demais!

asnmendes 30/10/2021

É regra! Ler os livros de VHM é pedir para se emocionar em cada página!
Em Contra Mim, o autor reconstrói as memórias de sua infância com graça e sinceridade. Os textos foram escritos ao longo de quinze anos e refletem o desejo de VHM de lembrar da criança que foi.

O livro é narrado da perspectiva do VHM menino e conta sobre o primeiro beijo, as descobertas do sexo, a importância da família e vários outros temas que construíram sua personalidade. Os capítulos que falam do amor pelas palavras e de grandes nomes brasileiros, como Sônia Braga e Jô Soares, são os melhores!

Contra Mim deixa de ser um conjunto de relatos quando ecoa no dia a dia e nos faz pensar e sentir como uma criança. Depois que concluí a leitura, passei a me observar com mais frequência e analisar a minha maneira de estar no mundo.

Como em qualquer outro livro do autor, saímos da leitura emocionados, meio chorosos e com MUITAS reflexões sobre a vida

Rosana 09/07/2021

Íntimo
É assim que vi este livro. Amo os livros do VHM, mas este, apesar da pegada poética que ele tem, é entrar em sua infância e adolescência, ou seja, muito diferente de tudo que já li dele.
É um caminhar por suas descobertas, medos e conquistas. Vale a pena conhecer.

akasaori 09/08/2022

Mais um livro lindo do maioral. Aqui VHM vai falar sobre sua infância e adolescência da maneira mais linda e tocante possível. Ele relatando a relação dele com a mãe...... é gatas, teve choro

Marina 04/08/2022

Não foi meu preferido do Valter Hugo Mãe, senti que o formato de contos soltos não me prendeu tanto quando nos romances dele. Ainda assim, amo o jeito que ele escreve e coloca poesia nos detalhes mais cotidianos e até nos mais dolorosos.

João 13/04/2022

Trechos . :)
Estamos sempre à procura das nossas grandes crianças. Essas que começámos por ser e que se tornam paulatinamente inacessíveis, como irreais e até proibidas.

E eu, apenas ostentando o brio de haver protestado contra o pouco da vida e conservando a memória de que, por um tempo, em menino, fui a genuína promessa de uma boa pessoa.

Se não havia modo de crescer para ser um bom homem, coisa que agora entendia muito bem, haveria por todas as forças de conservar a memória de ter sido bom menino um dia.

Não sou mais o menino de belíssimas intenções que fui, essa criança de uma pureza que me inspira, mas quero muito ser ao menos a memória dela. Repeti mil vezes que já não sou boa pessoa, mas quero muito ser a memória de uma boa pessoa.

Joana 14/04/2022minha estante
bonitos trechos