O Enigma do Quarto 622

O Enigma do Quarto 622 Joël Dicker

Resenhas - O Enigma do Quarto 622

Mari 08/04/2022

Que leitura!!!
É o segundo livro que leio deste autor, e a escrita dele é impecável. Enquanto lia, me senti em Genebra no banco, me sentia como uma personagem do livro.
Esse livro tem tanto plot que meu Deus do céu, estou até agora boba, juro. Até o último capítulo foi um plot twist, que livro perfeito!!!! Errei todas as minhas hipóteses, o autor conseguiu me enganar direitinho, impecável!!!!

LucAlio.CAmara 25/01/2023

O enigma do quarto 622
Um livro que é bem desenvolvido e que têm vários reviravolta surpreendente e deixa o leitor curioso literalmente até o final pra descobrir o enigma do quarto 622...

AndrA314 20/01/2021

Joël Dicker é um mestre do thriller
Foi meu primeiro contato com a escrita do Joël e logo nas primeiras páginas me senti fisgado pela pergunta "o que vai acontecer?". O livro se desenrola bem fluido e é daqueles que, enquanto você não está lendo, está pensando nele.

O mistério é intrigante e, o tempo todo, você tenta adivinhar o final. Ainda bem que o Joël sabe manipular nossa cabeça e guarda o plot twist para os últimos capítulos, sem cansar a gente no caminho.

Uma das melhores leituras dos últimos tempos para mim.

Ana Cristina 26/02/2023

Enredo de novela mexicana com muita fofoca??!
"A morte do outro é como se lhe arrancassem o coração fora e depois lhe mandassem seguir vivendo.
Para onde vão os mortos?
Para todos os lugares onde possamos nos lembrar deles. Especialmente para as estrelas. Pois elas nunca param de nos seguir, elas dançam e brilham na noite, bem em cima de nós."

Terminei o livro agora e estou sem reação, confesso que no começo não gostei muito, era bem arrastado e tinha muito pov do Macaire e pouco do Joël. Mas depois da metade simplesmente não consegui larga.

Gosto muito dos livros do Joël Dicker, e esse foi um dos melhores, o enredo é bem fora do comum, e com muita fofoca.
Mesmo tendo o contato apenas através do livro com Bernard, ele conseguiu nos mostrar a pessoa incrível, e até nos fazer sentir a falta dele...

Recomendo o livro para quem gosta do gênero, tem um mistério sim, mas não somente esse o foco.
Scarlett tem um lugarzinho no meu coração.

Ana Claudia 24/08/2021

Nessa história o autor interpreta um dos personagens que, após romper um relacionamento amoroso, resolve viajar e se hospedar em um hotel nos Alpes Suíços. No bar do hotel, ele conhece Scarlet e juntos decidem desvendar um assassinato ocorrido no quarto 622, há 15 anos atrás. O crime ocorreu durante um evento anual de um banco suíço, quando seria anunciado o novo presidente do Banco. E ao longo da trama, conheceremos a homenagem que o autor fez a seu editor, falecido há pouco tempo.

Com uma escrita bastante inteligente e rica em detalhes, essa é uma história imersiva e complexa que faz com que o leitor preste bastante atenção aos acontecimentos. Os personagens são muito bem construídos e cheios de reviravoltas

Os capítulos são curtos o que trás uma fluidez à leitura. O autor nos apresenta uma trama de investigação com espionagem, conspiração, triângulo amoroso e sede pelo poder.

Essa foi a minha primeira experiência com a escrita de Joel Dicker e confesso que esse romance policial me fez criar várias teorias que, nem de perto, consegui acertar.

Simone MK 29/05/2021

?Quando queremos acreditar de verdade em alguma coisa, só vemos o que queremos.?

É incrível essa habilidade que Joël Dicker tem de nos enredar em sua trama! Simplesmente, assim como aconteceu ao ler seus livros anteriores, não consegui largar o livro até terminar!

O livro foi escrito como uma linda homenagem a seu editor, Bernard de Fallois, falecido em 2018, e em cima disso ele tratou de criar uma história surpreendente, em que ele próprio figura como personagem, e repleta daqueles ingredientes que já conhecemos tão bem, que são características da escrita do autor: Suspense, muitos personagens e todos complexos e multifacetados, várias reviravoltas surpreendentes (outras nem tanto, pelo menos no meu caso), e aquele tipo de enredo em que vamos descobrindo tudo juntamente com os personagens.

Joël Dicker sempre me surpreende por sua capacidade de entrelaçar histórias e personagens, de modo que no final tudo se interliga e não ficam pontas soltas.

Um livro delicioso de ler! Li todos os livros do autor numa tacada só! Acho que vou ter uma baita ressaca literária! Quando será que ele lança o próximo???

luiza lima 12/03/2021

longo, chato e sem graça
Mais um livro policial e sobre assassinatos no clube Intrínsecos... Eu me surpreendi muito positivamente com o livro anterior, mesmo não sendo meu gênero favorito. Mas esse livro... Achei insuportável, pra ser sincera. Me forcei a ler até o fim porque foi pra ler livros que normalmente não escolheria que entrei no clube e também fui motivada pela quantidade de reviews positivos aqui, esperando alguma reviravolta que fisgasse meu interesse.

Bem, não rolou. No começo me deparei com um self-insert do autor, o que é algo me gera certa aversão e, ainda por cima, eu tinha acabado de terminar um livro com self-insert também, o que me desmotivou bastante logo de cara. Superado isso, tenho que ler o lenga-lenga sobre cotidiano, vida amorosa e babaquices do autor que não me gerou empatia alguma. Aí o autor (que é personagem do livro) começa a investigar uma história, alternando a narrativa. História chata, personagens chatos (principalmente o Macaire, que é muito estúpido o tempo todo). Fiquei lendo e me perguntando "tá mas POR QUE eu quero saber disso?", tanto para as partes do autor, quanto para as partes do núcleo do banco.

Só lá pra página 200 eu comecei a achar um pouco mais interessante, mas nada que mudasse realmente minha opinião inicial. Um pouco antes das revelações todas o livro me prendeu mais, mas apenas pra ir tudo por ralo abaixo com as revelações em si, que achei super sem graça. Tenho certeza que dava pra diminuir muito bem número de páginas nesse livro também, não há motivo pra ter 500 páginas.

Veja bem, o livro é tecnicamente bem escrito, de fácil leitura e com uma construção de enredo bem redondinha, mas... Não me prendeu e achei bem maçante. Achei o final cômico de tão ruim, e apesar de não ter gostado do livro todo, não imaginei que o fim seria tão ridículo, usando um recurso narrativo tão bobinho. Além da história chata e final tedioso, tirando a desculpa que o livro é uma homenagem ao falecido editor (que as menções não vi sentido nenhum, me pareceram jogadas aleatoriamente ali na história), não vi alguma moral no livro, algo que fique com você no final e te faça refletir. Um livro assim, pra mim, é só um monte de palavras aglomeradas que até fazem sentido, mas não acrescentam em nada na vida.
Maria Clara 14/03/2021minha estante
Pronto! Você disse tudo que eu queria dizer a respeito do livro. Estou me obrigando a terminar porque, afinal, já li tantas páginas e são tantas resenhas positivas... Decepção.

Carolina.Mendes 16/03/2021minha estante
Nossa que bom que não sou a única que está achando esse livro chatooo! Vi um vídeo no YouTube falando super bem, pensei que era um livro mais sério sobre mistério e assassinato, mas ao meu ver, não passa de um romance com um assassinato no meio, fora que quando começa a ficar interessante sempre no outro capítulo tem a quebra do climax, falando sobre coisas de 15 anos atrás que só enche linguiça...

Mima 29/03/2021minha estante
Perfeito ?

Kelly108 18/09/2021minha estante
Graças a Deus achei alguém que pensa o mesmo que eu. Top 10 dos piores livros que já li.

Bella 07/01/2021

Agora vai, e não ia... Assim que me senti todo momento pensava agora vai dizer quem é o assassino e nunca ia, que agoniante rsrs. Mas foi bom embora algumas partes achei desnecessária e me recordou muito ao filme um contratempo ( não vou dizer pq pra não deixar spoiler).
joedsonfrl 07/01/2021minha estante
Gostei da associação com o filme! Realmente faz sentido! Dei 5 estrelas pelo final, porque em nenhum momento suspeitei de que era aquilo!

Bella 07/01/2021minha estante
Foi surpreendente!

Jéssica | @jehbreda 03/09/2022

Suspense de reviravoltas
Confesso que esse não foi o livro que mais me cativou do autor, entretanto haja criatividade para essas idas e vindas desse livro!

A gente chega até o fim sem saber se agora entendeu ou ainda tem mais supresa. Mas, achei bem arrastada a leitura. Para mim não fluiu. O que não quer dizer que não me surpreendi!

NancYamada 30/03/2023

Uma linda homenagem
Romance? Saudosismo? Mistério? Plot Twist? Tudo isso e mais um pouco nessa obra de Joël Dicker!
Cheio de enigmas que vão de Assassinato, passando pela inteligência russa e a vida de um editor, essse livro irá prender a atenção e instigar de forma que não irá querer parar até descobrir tudo.
Joël traz também uma linda homenagem a seu editor recém falecido Bernard de Fallois (um jeito bem diferente de dedicar sua obra)
Os personagens sao cativantes e a trama envolvente e, como sempre na escrita de Dicker, plots surpreendentes!
Se busca um livro de suspense e que também dê um quentinho no coração, essa é sua leitura!
CPF1964 30/03/2023minha estante
Parabéns pela resenha. ???

NancYamada 30/03/2023minha estante
Obrigada!

Vanessa 24/06/2021

Perfeito!
Sou suspeita em falar já que é um dos meus gêneros favoritos? Mas O Enigma do quarto 622 vai muito além de um suspense policial, o livro passa por vários gêneros literários e isso foi o que mais me surpreendeu durante a narrativa. Temos uma história de amor, uma história de dor, luto, vingança... Tudo se mescla em uma forma que poucos autores conseguem fazer! Certamente, como era de se esperar, o autor já nos insere nas suas tramas rapidamente. Essa é uma história que já começa com os enigmas e mistérios, o que já ajuda a te colocar em perspectiva ao romance e te instiga a seguir com a leitura. O autor consegue te envolver de uma maneira incrível na história. Mas, depois que terminei a leitura, posso dizer que ele faz isso melhor com a trama envolvendo o banco suíço e sua presidência de que a investigação do assassinato. Me parece que ele dá mais atenção a isso do que de fato à investigação em si. Então, quando as duas coisas se misturam, é possível ter uma ideia da inteligência de Joël Dicker. Aliás, parece que o autor reservou os últimos capítulos exatamente pra jogar todas as mentiras e mistérios no ventilador e a gente vai descobrindo várias coisas, uma mais impensável que a outra, uma mais surpreendente que a outra. São nesses momentos, quando ele parece revelar algo que, na verdade, não é bem assim, que eu fiquei pensando exatamente isso: ?meu Deus, que livro bom!!!!?. Não tem outra descrição. Com certeza foi um dos melhores livros que li, não apenas de 2021. De fato um livro pra ser devorado!
@literaltour 24/06/2021minha estante
Tua resenha me fez querer muito ler esse livro. Já coloquei na estante. Obrigada ?

Vanessa 24/06/2021minha estante
Não vai se arrepender?

Nanda.Marques 19/07/2021

Fui trouxa?
Aiai? me falaram q não gostaram do livro. Eu meio q não acreditei. Qnd tava lendo, pensei: COMO NÃO GOSTARAM?
Qnd terminei, pensei: MEU DEUS, SE NÃO GOSTOU, LÊ NOVAMENTE!

Aiai, vou nem falar da história, tá na sinopse. Só sei q fui feita de trouxa algumas vezes. Achei q tinha entendido? aí tudo mudou. Aí achei q tinha entendido, e tudo mudou. Aí descobri quem fez o negócio lá.. e ok, eu tava certa. E no fim o autor me fez de trouxa novamente. Eh isso. Leiam.
Érico 22/09/2021minha estante
Prezada, também acho INCRIVEL alguém não gostar desse livro, mas Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra"... É a única explicação que encontro!

Livs 28/12/2021

Impressionante
Não nego que comecei a ler esse livro por pura influencia de terceiros e pelo fato que a capa me chamou a atenção.

Sempre gostei de ler Agatha Christie, Raphael Montes, e outros autores do suspense/policial. Mas de fato, nunca havia ouvido falar deste autor.

O livro é longo, o que me deu uma pequena desmotivação (pequena mesmo), porque eu já pensava que deveria ter capítulos enormes, que eu particularmente não gosto muito. Pois bem, me surpreendi.

São vários capítulos, com tamanhos normais e o volume do livro acaba passando despercebido enquanto você lê, quando menos esperar já está no meio do livro.

Como primeira experiência de uma obra do Joël, posso dizer com sinceridade que não estou decepcionada, sinceramente? Estou encantada.

Não vou entrar em muitos detalhes sobre o livro, para não dar spoiler, mas posso dizer com clareza que vocês vão se surpreender do começo ao fim, as reviravoltas, os plots, as confissões, tudo.

Única coisa que tenho a reclamar, e é mínima comparada a obra ao todo, é que existe sim muito vai e vem temporal (digamos assim), e isso para mim me deixou um pouco confusa, mas nada tão absurdo. O meu medo seria parar no meio do livro (por exemplo) e ficar um ou dois meses sem lê-lo (por "ene" motivos), porquê provavelmente seria mais complicado de lembrar o que aconteceu e os detalhes, vai por mim, lembrem dos detalhes!!

Minha nora claramente é: ?????
Julia1317 28/12/2021minha estante
Não sou de ler muito suspense/policial, mas vou ler esse só pelo que você escreveu

Rogério Carlos 16/12/2020

Melhor livro do ano!
Com toda certeza foi o melhor livro que li nesse ano. Um livro muitíssimo bem construído, personagens profundas e muito bem trabalhadas; história que te envolve profundamente. Narrativa refinada, sofisticada e elegante.
carmesiabooks 26/12/2020minha estante
olha quem tá aqui no skoob