Algoritmos de Destruição em Massa

Resenhas - Algoritmos de Destruição em Massa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Francyelli0 14/04/2024

Algoritmos
Exemplifica o mundo atual dos algoritmos. Considero um livro informativo, com a capacidade de enriquecer o conhecimento sobre essa nova era de tecnologia, movida pelos índice de algoritmos e como esses dados influencia o nosso dia a dia

Serpassan 20/03/2024

Um perigo oculto
Desde a sua concepção o computador mudou a lógica matemática de várias maneiras e ao ser criado pelo homem e sucessivamente aperfeiçoado vem alterando o cotidiano humano ao longo da metade do século XX no atual momento sua presença ubíqua nos faz reféns do seu poder computacional de uma forma jamais imaginada nas melhores ou piores utopias, uma leitura fácil sobre uma temática complexa e necessária aos dias da atualidade.

Gi 13/02/2024

Bom livro introdutório ao assunto
Embora o livro dê exemplos principalmente estadunidenses, o livro faz um excelente trabalho em dar uma introdução ao tema e criar uma visão crítica a respeito de algoritmos de aprendizado. ela trata dos temas sem entrar em detalhes matemáticos, o que faz com o que o livro seja mais palatável pra quem não setá acostumado.

recomendo pra quem está começando a navegar ou tem curiosidade em temas como racismo algorítmico, justiça e derivados.

Luiz 28/01/2024

Necessário
Leitura obrigatória para entender como os donos do poder, sejam eles públicos ou privados, operam os algoritmos em prol de seus próprios benefícios e ideologias. Para quem trabalha com isto, uma verdadeira explosão! Será que seus algoritmos são justos ou estão realmente ajudando a sociedade, como você acredita estar?

pedro.cezar.142 27/12/2023

Muito bom!
Cathy aborda diversas questões sobre o uso ético ou não de dados no modelo Big Data e o impacto geral destes em uma série de eventos comuns a todos nós, desde testes de seleção para vagas de empregos ou preço do plano de saúde particular. Não é necessário nenhum conhecimento prévio de programação ou matemática, a linguagem simples e didática coloca qualquer um dentro da discussão que se faz urgente: como podemos regular os algoritmos e evitar que aprofundem a desigualdade social? Recomendo!

Cah Neris 24/12/2023

Adms podem nos destruir
A leitura me trouxa muita reflexão a respeito de como nossos dados são tratados e como isso pode ser usado contra nós e para aumentar e favorecer ainda mais a desigualdade na sociedade.
É preciso ter cuidado com a nova era digital. Precisamos discutir e criar formas de regulamentar como as Big techs usam nossos dados.

Vivian Yamassaki 10/12/2023

Gostei!
Gostei bastante! É um livro importante para se ler, principalmente quem trabalha com ciência ou análise de dados. A autora apresenta vários exemplos de modelos que estão sendo utilizados de formas bem problemáticas em áreas diversas e prejudicando muitas pessoas, principalmente as mais necessitadas. Por isso, acho que foi interessante ler esse livro para poder refletir sobre como muitos modelos de inteligência artificial são criados e as implicações que elas podem ter na nossa sociedade, ainda mais agora com a explosão do uso de modelos de IA generativa.

Só achei que o último capítulo foi demasiado utópico e acho muito difícil que os problemas citados ao longo do livro sejam resolvidos com as soluções apresentadas pela autora. De qualquer forma, recomendo bastante a leitura.

RickardoMoura 17/11/2023

Assustador
Um excelente livro para entender de maneira simples como os algoritmos estão regulando sua vida. Mas regulando para pior, muito pior!
Mais voltado para os EUA mas o Brasil não fica de fora e cada vez mais seremos submetidos a esse tipo de regulação social que se não combatido irá segregar ainda mais a sociedade.

bellee 28/09/2023

O lado sombrio do Big data...

Inteligência artificial, big data, algoritmos… Tópicos que estão cada vez mais comuns no nosso dia a dia e que parecem nos ajudar, mas e se pararmos para olhar para o outro lado, será que as coisas são realmente tão boas quanto imaginamos? Foi o que a autora Cathy O'Neil fez…

Somos apresentados neste livro a diversos perigos que corremos em relação ao big data. Conseguimos ver como essa seleção de dados pode ser prejudicial tanto para nós, como indivíduos, como para nossa sociedade, chegando até mesmo a ameaçar a democracia.

Eu gostei muito do modo como a autora nos transmitiu essas informações apresentando casos diferentes. O jeito que ela nos mostra realmente é de deixar qualquer um assustado, mas acho que ela está certa em ser tão direta assim. Estamos vivendo na era dos dados, onde nosso bem mais precioso são as informações, devemos sim ficar com medo do que é feito com esses dados e como somos analisados e julgados…

benmarrttins 28/08/2023

É um livro muito centrado que traz a conhecimento publico que a tecnologia nao é as mil maravilhas, mostra de uma maneira compreensível através de vários exemplos como alguns algoritmos são elitistas e presam os fundamentos do capitalismo, ignorando cegamente as necessidades sociais

Beatriz2029 02/07/2023

Razoável
Livro com um tema de extrema importância. O livro apresenta inúmeros exemplos de como os algoritmos podem ser utilizados para ampliar a desigualdade social. Acredito que o livro deve ser lido com cautela e cada um tirar suas próprias conclusões. Também achei o livro um pouco repetitivo do meio para frente, a autora começa a ser muito apocalíptica em certos pontos. Os dois primeiros e o penúltimo capítulo na minha opinião são os melhores.

pedro villar 29/06/2023

Pra alguém já desconfiado de algoritmos, redes sociais e afins, essa leitura vem apenas amplificar tais desconfianças. O otimismo da conclusão, embora importante para mostrar alguma saída, ainda não me pega pq estamos no início do que ela chama de uma nova "revolução industrial".

Até o entendimento social, e por consequência as leis, conseguirem alcançar um patamar aceitável em relação à influência de tais algoritmos para uma democracia minimamente saudável, muita coisa ainda vai acontecer.

Enfim, espero estar errado.

Beatriz Ita 24/06/2023

Cirúrgica e necessária
Mesmo que pela perspectiva dos EUA, Cathy O?Neil apresenta os riscos das ADMs, as armas de destruição em massa, por meio de uma linguagem extremamente cativante e fácil.
a autora abre nossos olhos para a necessidade de que modeladores e reguladores tenham mais responsabilidade ao desenvolverem seus modelos matemáticos.
recomendo demais!!

Hono 22/06/2023

Qual o antídoto para aquilo que é invisível?
Digamos o seguinte, como impedimos a infecção dum vírus? Com vacinas, proteções que antecedem a causa. Mas, e se já estiver contaminado? Remédios, ajustes para impedir maiores danos. E se a infeção acontecer numa cidade toda? Isolamento, análise e respostas sanitárias a altura.

Como lidamos com a pobreza, a injustiça e a desigualdade? O método científico é eficiente: causa, análise, efeito e resultado. Mas, se a colheitadeira analítica recolher os dados errados? Ou pior, se os dados estão certos, mas foram colhidos por um algoritmo descalibrado?

Em Algoritmos de Destruição em Massa, a autora e pesquisadora busca iluminar algumas das questões relativas aos modelos de programação que foram criados para ser a resposta para algumas dessas questões. Empresas & Big Techs criaram guardiões invisíveis para um tanto de problemas sociais, econômicos e morais. Como é possível que nós, em pleno século XXI, acreditemos em modelos invisíveis que medem, classificam e julgam milhões de pessoas?

Ninguém sabe como os algoritmos funcionam direito, como a Meta ou o Twitter modula nossos humores, desejos de compra ou opiniões. Essa é a principal conclusão da autora, contudo, ela aponta uma luz ao fim do túnel, uma barreira com rosto, história e profissão: cabe ao jornalismo investigar & desvendar a mística dos algoritmos.

Comentário sobre ADM: uma obra interessante, com várias inspirações & exemplos riquíssimos ? que acabam deixando a obra meio cansativa. Leigos vão amar.

Jefferson Nóbrega 12/06/2023

Armas de Destruição Matemáticas
Se você tem um pé atras de entrar nessa leitura por achar que é técnica, fique tranquilo, nesse Best-Seller Cathy O'Neil destrincha os algoritmos que ditam nossas vidas de uma forma simples de entender. Sim, sua vida é ditada por algoritmos a todo instante, seja na sua decisão de compra um pão, seja na sua hora de dormir ou o filme que escolhe para assistir, ou mesmo onde você mora, a todo momento seus dados se juntam a milhões de outros onde são moldados, vendidos e usados para tomadas de decisões ou criação de campanhas de marketing, política e etc.

Até aqui nada de novo no fronte, o problema é quando os algoritmos se tornam o que a autora chama de ADM (Armas de Destruição Matemáticas), aí a modelagem de dados pode te colocar na cadeia, por você ser negro e morar em um bairro pobre, te impedir de pegar um empréstimo mesmo você tendo a intenção de pagar, impedir sua entrada na universidade e outros vários problemas. Os algoritmos que se tornam ADMs normalmente prejudicam os menos favorecidos visando lucro.

Mas antes de tudo o que é um algoritmo?

No contexto do Big Data, um algoritmo refere-se a uma sequência de etapas ou processos computacionais que são aplicados para analisar e extrair informações de conjuntos de dados massivos. Esses algoritmos são projetados para lidar com a complexidade e o volume dos dados, permitindo a descoberta de padrões, a tomada de decisões e a obtenção de insights relevantes a partir dessas informações em larga escala.

O livro apresenta exemplos vívidos e convincentes de como algoritmos estão enraizados em diversos setores, como educação, justiça criminal, mercado financeiro e contratação de funcionários. O'Neil demonstra como essas fórmulas ocultas, frequentemente criadas sem supervisão adequada, podem perpetuar vieses raciais, de gênero e socioeconômicos.

O ponto forte do livro é a forma como a autora equilibra análises técnicas com histórias humanas, tornando a leitura envolvente tanto para especialistas em tecnologia quanto para leigos no assunto. Ela destaca os perigos das "caixas-pretas", sistemas algorítmicos complexos que tomam decisões que afetam a vida das pessoas sem que elas possam entender ou questionar seus critérios.

Algoritmos de Destruição em Massa levanta importantes questões éticas e nos chama à ação. O'Neil argumenta convincentemente que precisamos urgentemente de regulamentações mais rigorosas e éticas para controlar o uso indiscriminado dos algoritmos. O livro nos instiga a refletir sobre nossa responsabilidade coletiva em relação ao uso dessas tecnologias, enfatizando a necessidade de transparência, responsabilidade e equidade.

No geral, Algoritmos de Destruição em Massa é uma leitura essencial para quem se preocupa com a ética e o impacto social da tecnologia. O livro oferece uma perspectiva provocativa e nos motiva a repensar a forma como usamos e regulamentamos os algoritmos, visando um futuro mais justo e equitativo para todos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6