Ventos de mudança

Ventos de mudança Beverly Jenkins

Resenhas -

Aione 17/12/2021

Ventos de Mudança é o título que inaugura a série de época Mulheres Pioneiras de Beverly Jenkins, um crossover com outra série da autora, a Família LeVeq, não disponível no Brasil. Originalmente lançado sob o título Rebel, conta com tradução de Isadora Sinay.

Valinda Lacy é uma professora preta que se mudou para Nova Orleans determinada a ajudar uma comunidade de ex-escravizados através da emancipação pelo estudo. Contudo, após ser atacada e ver a escola onde dá aulas ser depredada por bandidos supremacistas, ela recebe ajuda do sedutor capitão Drake LeVeq, de cuja família acaba se aproximando. Noiva de um homem que não ama e descrente de casamentos por amor, suas percepções começam a mudar ao conhecer casais tão diferentes dos que ela já tinha tido contato.

Em terceira pessoa, a prosa de Beverly Jenkins é tanto ágil quanto envolvente, sendo capaz de nos situar no período pós-Guerra Civil estadunidense e nas emoções tão intensas de seus personagens sem perder a leveza. O retrato da época é feito de maneira a não ser o foco da trama, mas ainda assim pontuado para chamar a atenção. As injustiças sofridas por ex-escravizados e pessoas negras em geral em decorrência da escravidão são demonstradas em diversas situações, o que serve como base para explicar as desigualdades sociais sentidas até os dias de hoje. Mas, mais do que isso, a autora coloca essas figuras na posição de protagonistas, fornecendo, acima de tudo, uma história de força, poder e romance como merecem ser representadas, para além da dor.

Algo que gostei muito foi como Ventos de Mudança tanto traz alguns dos clichês típicos dos romances de época quanto os subverte. Valinda é a mocinha em situação de perigo salva pelo heróico Drake — mas não tem nada de indefesa. Aliás, o título Rebel se aplica muito bem a ela, que não abaixa a cabeça e sabe defender a si mesma. Tanto ela quanto Drake são cativantes, e a interação dos dois é repleta de química, rendendo bons diálogos e passagens apaixonantes.

Uma das maiores surpresas para mim foi a relação entre Valinda e o noivo. Além de ter adorado a sólida amizade entre os dois, sem que um triângulo amoroso desnecessário tenha sido formado, amei a real motivação para ela ter aceitado firmar compromisso com ele, algo bastante inusitado em livros do gênero e que trouxe outra importante representação na leitura. Também, construiu o enredo e a personagem com mais solidez.

Em linhas gerais, Ventos de Mudança me proporcionou uma leitura gostosa, apesar das passagens dolorosas, e muito envolvente, que tanto tem ares de romances de época típicos — e que, portanto, entrega o conteúdo esperado nesse sentido — quanto vai além deles, rompendo padrões e trazendo uma representatividade extremamente necessária, com um pano de fundo histórico que não pode ser esquecido ou ignorado. Com certeza, estou curiosa pelos próximos títulos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/12/14/resenha-ventos-de-mudanca-beverly-jenkins/

Tacia7 22/01/2024

ENCANTADOR
Ventos de Mudança, 1° livro da série Mulheres Pioneiras, de Beverly Jenkins, é um daqueles livros que tem tudo que uma excelente leitura precisa ter. Primeiro contato com a escrita da autora, que me encantou com a mestria da sua escrita. Nesse primeiro livro, todo o enredo é muito bem desenvolvido, além de fluído, é um aprendizado! A história se passa, alguns anos, após a guerra civil. Como negra, ver o quanto de injustiça a minha raça passou, mesmo em outros contextos atuais, ainda passa, é revoltante! Faz-me querer ler mais histórias como esta. O título já diz tantas coisas, e principalmente a mensagem de que os ventos de mudança são necessários até hoje, até quando o racismo persistir no mundo. Todos os personagens, principais e secundários nos enriquecem tanto! É fascinante como a autora os desenvolvem durante toda a narrativa. Amei! Cinco estrelas! Espero que o segundo livro da série, Tempestade Selvagem sejam maravilhoso como esse foi para mim!

Dani 02/08/2023

Que delícia de livro. Acredito que seja o melhor romance de época que eu li, amei a personagem principal, chega dessas mulheres idiotas que não sabem o que e nada kkk. Val rainha e o resto nadinha ??
CammisFiggueiredo 02/08/2023minha estante
5 estrelassss?

Dani 03/08/2023minha estante
Uhuum

Monaliza.Moraes 10/08/2023minha estante
Aguardando meu presente de Natal ??

Tamara 26/08/2021minha estante
Concordo, algumas soluções fáceis demais. Eu amei, amei o pano de fundo histórico, conhecer a cidade, a mudança de ambientação pois os romances de época sempre ficam ali em Londres e afins, mas o casal também foi um ponto que não me ganhou;

Alessandra 29/05/2022

Um romance de época diferente
Conheci o livro através de uma leitura coletiva e foi uma grata surpresa....

Valinda Lacy é uma mulher forte que sai da casa dos pais em Nova York para ensinar ex-escravizados, em Nova Orleans, a ler e escrever. Ao passar por uma situação de muito perigo, ela conhece Drake e a química entre os dois logo fica evidente.

Esse romance histórico traz nuances que fogem do convencional. Estava um tanto quanto cansada dos duques, condes, príncipes... comuns nos romances de época. Aqui temos um casal real, lutando pela liberdade e por direitos. Um casal que se apaixona não só pela aparência, mas por personalidades que convergem para a luta de direitos da população negra dos EUA logo após a Guerra Civil.

Gostaria de ter tido uma explicação melhor do lado histórico para compreender os conflitos, mas entendo que não era o foco da autora. Achei o final ótimooo, onde Valinda e a irmã colocaram o pai abusador no lugar dele. Muito embora, achei os dois capítulos finais corridos e a cena da carroça sem sentido.

Apesar das ressalvas (pequenas) eu gostei do livro e o indico àquelas que amam romances. Já quero ler o número dois da série.
Karina.Tertuliano 13/09/2022minha estante
Nem me fale, a cena da carroça não tem sentido algum. Mas o livro inteiro é maravilhoso.

Luana 07/04/2022

A autora tem uma escrita bastante fluida e envolvente. O tema nós faz refletir sobre o período pós escravidão e como as pessoas tratavam os negros após a "libertação" deles. Termo entre aspas porque na verdade eles seguiram escravos durante muito tempo. Como bem mostra no livro os trabalhadores negros eram obrigados a se submeter a trabalhos braçais pesadíssimos em troca de remunerações baixíssimas. Não tinham nenhum direito e se fossem vítima de crime ainda precisavam de testemunhas.
Quanto ao romance do livro, achei meio fraco. Gostei mais dos temas abordados do que do romance em si. Me cansa um pouco a repetição de termos e expressões em livros. O tempo todo falando sobre o sangue pirata, descendente de pirata, ele é não sei o que pirata tornou a leitura meio "AFF...de novo isso"... Mas no geral eu gostei do livro.
Silvia AC/DC 22/04/2022minha estante
Me tire 1 dúvida... este livro é tipo "romance Julia" de banca? rs

@thalittaferreira_ 28/08/2021

VENTOS DE MUDANÇA
?Se você ainda não conhece Beverly Jenkins, precisa conhecer imediatamente.? ? ShondaLandO primeiro volume da série Mulheres Pioneiras acompanha a trajetória de uma professora preta vivendo no Sul dos Estados Unidos durante o período caótico que se segue à Guerra Civil.A missão de Valinda Lacy na agitada e quente Nova Orleans é ajudar a comunidade de ex-escravizados a sobreviver e florescer através do estudo. Só que em pouco tempo ela descobre que, ali, a liberdade também pode ser sinônimo de perigo.Quando bandidos supremacistas destroem a escola que ela montou e tentam atacá-la, Valinda corre para salvar sua vida e vai parar nos braços do heroico capitão Drake LeVeq.Arquiteto nascido em uma família tradicional de Nova Orleans, Drake tem um profundo interesse pessoal na reconstrução da cidade. Criado por mulheres fortes, ele logo é conquistado pela determinação de Valinda. E não consegue parar de admirá-la ? nem de desejá-la.E quando o pai de Val exige que ela volte para casa, em outro estado, para se casar com um homem que ela não ama, seu espírito indomável atrairá Drake para uma disputa irresistível.

Coisas de Mineira 20/01/2022

Ventos de Mudança é o primeiro livro da série Mulheres Pioneiras, da autora estadunidense Beverly Jenkins, cujos romances históricos e contemporâneos têm com foco a vida afro-americana do século XIX, e que chega ao Brasil pelas mãos da Editora Arqueiro.

Estamos em Nova Orleans, 1867, ou seja, durante o período caótico que se segue à Guerra Civil. Valinda Lacy é de Nova York, mas acredita que seu sonho de ajudar os ex-escravizados está no Sul, onde a Guerra Civil deixou marcas mais profundas. Tudo o que ela quer é ensinar…

A situação dos pretos é realmente difícil: eles tinham pouca assistência, e precisavam de uma infraestrutura mínima, como um lugar para morar, empregos e escola. Val consegue dar aulas em um celeiro para jovens e adultos, com a ajuda do Convento de Freiras da Sagrada Família – uma das poucas ordens do país dirigidas por freiras pretas.

“Tudo o que Val queria era ensinar e, assim, fazer a diferença na vida das pessoas.”

Mas os supremacistas brancos se incomodam com a presença da professora, invadem e destroem todo o material de estudo de Val. Ela é surpreendida pelos homens, é agredida e quase violentada, quando Drake LeVeq chega.
Drake é um Arquiteto nascido em uma família tradicional de Nova Orleans, que prosperaram graças a inteligência e tenacidade. Capitão da guarda da Louisiana, também é voluntário da Agência de Libertos, criada para ajudar os ex-escravizados. Vindo de uma família de mulheres fortes, logo é arrebatado pela determinação de Val.

Acontece que Val está noiva, e pretende retornar para Nova York quando o noivo chegar da viagem para a Europa, onde está à procura de um patrocinador para o jornal que pretende criar.

Drake entende que não deve desejar a mulher de outro homem, mas é difícil resistir… o sangue pirata do avô ruge por um desafio. Ele quer proteger Val, mas ela deixa bem claro que não precisa de proteção.
Quer embate melhor que esse?

“Eu culpo você e seus parentes piratas. Eu estava bem até conhecer sua família e todo esse amor, toda essa paixão de vocês.”

Sou fã de romances de época, história perfeitas para acalentar o coração. Mas a vida nos salões de baile londrinos estava sendo mais do mesmo, e foi com entusiasmo que encontrei uma mudança de ares tão radical.

Além disso, o panorama político era uma atração à parte: tinha muita curiosidade para entender um pouco como se deu todo esse momento da abolição e de recebimento aos ex-escravizados – afinal, a experiência brasileira foi um fiasco.

Descobri que a Agência de Libertos (The Freedmen’s Bureau) retratada em Ventos de Mudança realmente existiu. Ela foi estabelecida em forma de lei em março de 1865, tendo a responsabilidade de cuidar dos libertos, refugiados e terras abandonadas. Com sede em Washington D.C., era liderada pelo Major General Oliver O. Howard e tinha como objetivo auxiliar os estados do Sul na reconstrução e, principalmente, dar assistência médica, educação e justiça para os negros.

Claro que tinham limites – mesmo porque, algumas delas eram dirigidas por homens brancos não necessariamente alinhados com as causas pretas, e durou pouco mais de 10 anos. Outro problema foi que não houve reforma agrária, o que limitou a possibilidade dos negros de se emanciparem de fato.

A frase dita pelo ex-general confederado Robert V. Richard ilustra bem a situação dos libertos: “os escravos emancipados não têm nada porque nada além da liberdade foi lhes dado” … Ou seja, temos um cenário desolador.

“Val lembrou que, nas conversas que tinha com seus alunos no antigo celeiro, eles diziam que queriam três coisas da Liberdade: que suas famílias deixassem de ser separadas à força, não trabalhar mais embaixo do chicote e terem acesso à educação para eles e seus filhos.”

Nesse cenário, conhecer a família do Drake é um sopro de vida. A começar pela matriarca, Juliana, uma mulher forte, que teve a felicidade de encontrar dois amores, o marido que faleceu, e um novo casamento, todos os dois recheados de plenitude. Val se assusta com tanto amor, já que vem de uma família construída por um casamento arranjado, e cuja irmã foi dada em casamento à um homem muito mais velho, por interesse de seu pai.

Os irmãos do Drake também são maravilhosos, com diálogos rápidos e divertidos. Daquelas famílias que a gente se apaixona e quer acompanhar para sempre.

Val é forte, destemida, sabe o que quer e o que precisa fazer para alcançar seus objetivos. Só não acredita no amor… ah, como eu adoro essas certezas quando caem por terra. Adoro a relação que ela estabelece com Juliana, duas mulheres fortes que se reconhecem, lindas e inspiradoras.

Os dois são um casal interessante, porque estamos acostumadas a ver as mocinhas sendo as primeiras a suspirar e entregar o coração – com poucas e bem-vindas exceções. Aqui Drake é o primeiro a se entregar. Ele não poupa na sedução, e joga as frases mais divertidas e picantes. É um homem lindo, disputado, que tem uma amante – aliás, outra cena impagável em Ventos de Mudança… a autora deu uma aula sobre ser mulher e escolher o que quer – e o que não quer mais. Além disso, é um homem ético e decidido.

“-Não existe um homem no mundo que não goste de ouvir o prazer de uma mulher.”

Ainda assim, achei que o romance em si não me convenceu muito. Ela é resistente – é noiva, mas a autora traz uma resolução óbvia para esse impasse, e relutante ao amor de Drake até as últimas páginas. Mas, de repente, enfrenta o pai por esse amor. Achei pouco explorado e aprofundado do lado dela.

A situação com os supremacistas também é meio confusa, e uma das cenas finais pareceu inverossímil – uma fuga tresloucada de Val, mais uma vez com uma resolução rápida.

Entretanto, todo o conjunto da trama vale muito. Traz esse cenário político, um novo ambiente, e mulheres realmente decididas, que não se demovem com facilidade e colocam mãos à obra. Quero continuar lendo os livros da série, acredito que, com tantos elogios, a editora Arqueiro não demore a trazer.

“Obrigada por me amar. Você provou que o amor existe e isso mudou minha vida.”

São muitos temas debatidos, como o preconceito, a segregação, empoderamento, representatividade, tudo amarrado com um amor lindo e forte! É fã de romances de época? Ouse experimentar Ventos de Mudança!

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2021/12/ventos-de-mudanca-beverly-jenkins-resenha/
Silvia AC/DC 22/04/2022minha estante
Me tire 1 dúvida... este livro é tipo "romance Julia" de banca? rs

Christianne.Cintra 21/03/2023

Adoro séries
Como já disse várias vezes, adoro séries que vão contando histórias de família ou que tenham o mesmo tema. Esta série e sobre pioneiras e o primeiro livro me conquistou. Gostaria de saber mais sobre a família Le Veq, mas os livros não saíram no Brasil.
A história da professora que saiu de NY para dar aula em New Orleans me conquistou tanto na sua coragem quanto no relacionamento com seus familiares e com o noivo.
Indico a leitura.

yas 23/05/2022

impecável
não há defeitos nesse livro e se você duvida então leia.
foi o primeiro livro que li da Bervely e já estou ansiosa para ler outros livros dela. em Ventos de Mudança, conhecemos Drake e Valinda, dois personagens de personalidades fortes que se envolvem em um romance delicioso de ler. o livro se passa em 1867 e ao decorrer da narrativa, a autora mostra bastante o contexto histórico da época, mostrando como viviam as pessoas pretas nesse período cheio de esperança e amarguras.
simplesmente amei, uma leitura incrível.

Karina Q. Belin 15/10/2021

Comprei Ventos De Mudança pela capa e ele foi me surpreendendo a cada página! Um livro que trata de mulheres forte e da segregação que os negros enfrentaram, mas com um romance que arrebatou meu coração! Já estou na expectativa pelo próximo livro da série que será Tempestade Selvagem ???

Teff 23/04/2023

Drake Gostoso
Que livro gostosinho, um contexto um tanto pesado porém eu amei demais, que personagem forte, gosto de personagens rebeldes que desafiam o sistema, e o Drake que homem gostoso em vários sentidos, dei algumas risadas com a parte hot mas adorei mesmo assim, livros assim fazem eu pensar que deveria ler mais romances de época.
E acho importante mostrar como era realmente a situação de pessoas recém libertas e que tinha diferentes até entre pessoas da mesma cor por conta de dinheiro e status social.

Claudia. 04/06/2022

VALINDA E DRAKE
É um romance forte, em uma época pouco retratada nos livros. Com o protagonismo negro, sendo o racismo, o preconceito e as injustiças sociais os pontos centrais.
Drake é um principe desde o inicio, e mesmo estando noiva quando se conhecem, Valinda não teria como resistir.

Jackie! 24/02/2022

Provando que o amor existe!
Esse foi meu primeiro romance de época, não só escrito, mas também protagonizado por uma mulher preta. Comecei a lê-lo com várias expectativas e creio que a maioria delas foram atingidas! É um romance com representatividade (em diversas formas), com ardor e amor, mas também com um "q de aventura"!
A história de Val é inspiradora e o Drake e sua família são incríveis!!! Gostei do humor e da química entre o casal principal, que são muito sinceros e diretos um com o outro. Gostei também de ver como a autora trabalhou a inserção de fatos históricos e discussão de pauta racial dentro do livro, usando isso como um apoio ao desenvolvimento dos personagens e da história.
A única coisa que não gostei muito foi o final, que é um pouco abrupto e tudo se resolve muito rápido!
PS: queria muito um livro sobre o Cole!!!

mirianbezerra 26/08/2023

Eu simplesmente amei com todo meu coração!
Ventos de Mudança é o livro mais bem escrito que eu já li na minha vida!
Eu não esperava gostar tanto desse livro. Comecei sem nenhuma expectativa (detalhe: estava saindo de uma ressaca literária) mas no primeiro capítulo já fiquei apaixonada pelos personagens e pela história.
O livro abordou muito bem o tema racismo. Além de ter um fundo histórico, também temos o romance que entregou tudo! Toda interação da Valinda e o Drake, desde o início do livro, foi perfeita. Eles ganharam meu coração.
Nunca tinha lido um romance de época tão bom, e preciso dizer que nenhum romance que li em toda a minha vida foi tão perfeito quanto esse aqui. Acho que já deu para perceber o quanto amei essa história.
Por favor leiam esse livro, vocês não vão se arrepender!