Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Stephen Covey

Resenhas - Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Fernanda R 03/02/2015

Achei chato
Fala d+, repetitivo, só tem volume e sem objetivo.

Moitta 16/10/2014

4- Ganha/Ganha ou nada feito
5- Primeiro compreender para depois ser compreendido
6- Crie Sinergia
7- Renovação constante

É um livro de princípios. Princípios eternos e imutáveis, que não foram inventados, mas descobertos. Valorizar os princípios é a forma correta de se viver, pois são moralmente justos, focados na integridade, verdade, honestidade, caridade.
Mostra a diferença da ética da personalidade e da ética do caráter. Podemos investir em aspirinas e band-aids sociais, mas a longo prazo o que funciona é a ética do caráter. Não há atalhos.

O primeiro hábito nos mostra que somos os responsáveis, que podemos (e devemos) tomar atitude, decidir por nós mesmo, escrever o roteiro, ser proativos. Essa é a nossa natureza.

O segundo é muito importante, sobre ter uma constituição própria. O que eu considero como princípios mais importantes, em qualquer momento, o que deve ser imutável, quais princípios vou valorizar. Essa é a minha constituição, e a qualquer momento posso voltar a ela e me decido sobre que passo tomar.

Primeiro o mais importante ajuda a lembrar que há coisa urgentes e não urgentes, e importantes ou não. Devemos nos programar (semanalmente) de forma a priorizar o quadrante II, as coisa importantes mas não urgentes. Investir em CP (capacidade de produção), ou melhor, no equilíbrio P/CP.

Existem diversos paradigmas, formas de ver o mundo e analizá-lo, e muito comumente achamos qua a nossa forma é completa e traduz com perfeição a realidade. Há contratos ou relações Ganha/Perde, Perde/Ganha, Perde/Perde ou Ganha/Ganha. A sugestão aqui é para apenas aceitar as que forem do tipo Ganha/Ganha, ou nada feito; ou seja, se não for possível nesses termos, é melhor nem começar o que quer que seja.

Podemos ouvir pensando já na resposta, ou oferecer nossas soluções, o nosso óculos para o problema de vista do outro, o que em muitos casos é inadequado. Aprender a ouvir não nos é ensinado na escola, mas deveria. Primeiro compreender é algo que dá trabalho, mas também dá ar psicológico ao outro. Cada um tem necessidade de se sentir amado, compreendido, se afirmar. Ouvir de verdade é uma forma de alimentar essa pessoa. Só depois, mas igualmente importante, deve se esforçar para se fazer compreendido.
Compreender com os dois lados do cérebro, não apenas o lógico, mas o emocional, perceber que emoções a pessoa está expondo, conscientemente ou não, e responder a elas. De fato se por no lugar do outro.

A Sinergia é aquilo que faz o todo ser mais que a soma das partes. É o que leva a conversa ou interação a um outro nível, libera a criatividade, permite que se encontre uma terceira opção em geral superior as duas primeiras, é o "elevar o nível".

Renovação constante, do físico, mental, emocional/social e espiritual. Se exercitar, alongamento, força e resistência, estimular a mente, se relacionar mais profunda e honestamente, ter seu centro espiritual, trabalhar para servir.

The Character Ethic taught that there are basic principles of effective living, and that people can only experience true success and enduring happiness as they learn and integrate these principles into their basic character.

Search your own heart with all diligence for out of it flow the issues of life.

The more aware we are of our basic paradigms, maps, or assumptions, and the extent to which we have been influenced by our experience, the more we can take responsibility for those paradigms, examine them, test them against reality, listen to others and be open to their perceptions, thereby getting a larger picture and a far more objective view.

Principles are not values. A gang of thieves can share values, but they are in violation of the fundamental principles were talking about. Principles are the territory. Values are maps. When we value correct principles, we have trutha knowledge of things as they are.

Correct maps will infinitely impact our personal and interpersonal effectiveness far more than any amount of effort expended on changing our attitudes and behaviors.

How can we remember our ignorance, which our growth requires, when we are using our knowledge all the time?

Perhaps a sense of possessing needs to come before a sense of genuine sharing.

The significant problems we face cannot be solved at the same level of thinking we were at when we created them.

The inside-out approach says that private victories precede public victories, that making and keeping promises to ourselves precedes making and keeping promises to others. It says it is futile to put personality ahead of character, to try to improve relationships with others before improving ourselves.

We must not cease from exploration and the end of all our exploring will be to arrive where we began and to know the place for the first time.

Sow a thought, reap an action; sow an action, reap a habit; sow a habit, reap a character; sow a character, reap a destiny,

Breaking deeply imbedded habitual tendencies such as procrastination, impatience, criticalness, or selfishness that violate basic principles of human effectiveness involves more than a little willpower and a few minor changes in our lives. Lift off takes a tremendous effort, but once we break out of the gravity pull, our freedom takes on a whole new dimension.

The ability to subordinate an impulse to a value is the essence of the proactive person.

Rafael Garcia 03/08/2014

Exelente! Leitura obrigatória!
O livro é uma obra prima da gestão e desenvolvimento pessoal, escrito pelo renomado Stephen R. Covey. Todos que buscam trabalhar e desenvolver o crescimento pessoal e profissional, deveriam começar por este livro. É um daqueles livros que podem mudar "uma vida" quando seus conceitos e ensinamentos são colocados em prática no dia a dia. A leitura é muito agradável e acessível, as vezes parece recorrer alguns temas, mas reforça o entendimento. Leia sem pressa! Após ler o livro, fiquei extremamente motivado.

1- Seja Proativo
6- Crie Sinergia
7- Renovação constante

Ricardo 24/04/2014

De dentro pra fora
Esse livro é um poderoso manual de autogerenciamento,se você precisa disso, não perca mais tempo lendo resenhas. Leia o livro.

Rafael 14/01/2014

Não é tão poderoso assim
Massante, enfadonho; bate muito na mesma tecla e acaba se tornando muito do mesmo.

Teco 26/07/2013

Livro fantasticamente incrível, o cara é sensacional.

Willian 03/05/2013

Livro Fantástico..
Li poucos livros que me prendesse tanto a atenção quanto esse.. Leitura agradabilíssima e de fácil compreensão..

O autor consegue fazer com que qualquer pessoa consiga por esses hábitos em prática, basta querer..

Tanto que conheci uma escola particular em Ribeirão Pires-SP que estava ensinando os 7 hábitos para suas crianças. Achei isso fantástico, gostei do modo como o ensino pode ser reavaliado e evoluído, saindo dos tristes padrões das escolas brasileiras para um patamar mais alto.

Elcio 31/12/2012

Treinando o caráter
Não adianta ler o livro pra ver se ele ajuda a vencer a falta de caráter (caráter como o conjunto de hábitos que desenvolvemos pra nos comportarmos diante dos acontecimentos do dia á dia e não no sentido moral sobre ser honesto ou não, confiável ou não), mas como um encorajamento para a prática paulatina e factível da eficácia em nossos relacionamentos com o mundo á nossa volta.
Marcelo 21/03/2014minha estante
gostei do livro, pois fala sobre nos guiamos por princípios e a atenção a maturidade, o desenvolvimento emocional. Planejamento para a vida com foco no que importa. Focar nos fatores que podemos mudar

Elcio 22/03/2014minha estante
Olá Marcelo, que bom que gostou do livro e postou um comentário sobre isso, pois é dessa maneira, encorajando-nos, que vamos mudando para melhor; muito obrigado por seu comentário. Um abraço.

Gabriel 23/10/2012

Um livro fantástico! Apesar de fazer o estilo auto-ajuda... na verdade é alguns degraus na escala, é na verdade um livro de auto-gerência, com conceitos fundamentais para uma vida de sucesso, seja nos campos profissional, pessoal, social ou familiar... recomendo para todos!

Rui Alencar 28/03/2012

Livro que merece ser relido com cuidado... Muito bom:

Pag. 178...A extensão com que desenvolvemos nossa vontade soberana na vida cotidiana se mede por nossa integridade pessoal. A integridade é, fundamentalmente, o valor que damos a n’os mesmos. É a nossa capacidade de assumir compromissos sérios com nossa própria mente, e manter os assumidos com os outros, é “fazer o que dizemos”. Trata-se de respeitar a personalidade, uma parte fundamental da Ética do Caráter,...

Pag. 188...O inimigo do ótimo com frequência é o bom...”Se você quer que uma coisa seja feita, procure alguém que não tem tempo.”

Pag.193...Muita gente parece pensar que o sucesso em uma área pode compensar o fracassobem outras áreas da vida...A verdadeira eficácia exige equilíbrio...

Pag.240...”É mais nobre se entregar completamente a um indivíduo do que trabalhar diligentemente pela salvação das massas.”

Pag. 251...Um sentimento reprimido nunca morre. É enterrado vivo, e retorna mais tarde, muito pior.

Pag. 290...Apenas as necessidades insatisfeitas motivam as pessoas. Depois de sobrevivência física, a maior necessidade humana é a sobrevivência psicológica – ser compreendido, se afirmar, receber incentivo, ser amado.

Pag. 355...O grande reformador Martinho Lutero teria dito: “Tenho tantas coisas para fazer hoje que precisarei passar mais uma hora ajoelhado”. Para ele, a oraçãobnão era uma tarefa mecânica, e sim a fonte do poder que libertava e multiplicava as energias.

Pag. 357...Não existe melhor maneira de instruir e expandir sua mente de modo sistemático do que o hábito de ler boa literatura...Você pode entrar em contato com as mentes mais aguçadas que existe hoje, ou que passaram pela face da terra. Recomendo que se inicie com o objetivo de se ler um livro por mês, depois um a cada duas semanas, depois um por semana. “A pessoa que não lê não está em melhor condição do que a pessoa que não sabe ler”.

Pag. 378...Avós que demonstrem grande interesse pelos netos estão entre as pessoas mais preciosas da face da terra.

Pag. 379...Uma família com vínculos fortes entre as gerações é potencialmente um dos relacionamentos interdependentes mais proveitosos, valiosos e satisfatórios...Cada um de nós tem suas raízes...A motivação mais poderosa e nobre para tanto não se encontra em nós, mas na posteridade de toda a humanidade. Como já foi dito: “Existem só duas heranças duradouras que podemos deixar para os filhos – raízes e asas”.

Pag. 396... A alta tecnologia sem uma alta qualificação não funciona, e quanto maior a influência da tecnologia, mais importante torna-se o fator humano que a controla...
Rafaela 11/06/2014minha estante
Tem uma outra que eu gosto também, mas não sei a página:

Agir em função dos valores, não dos sentimentos.

Magnator 04/01/2012

Eficácia é tudo
Trata de mais do mesmo. Quem nunca leu nada sobre liderança, motivação ou atitudes vai gostar, quem já leu qualquer livro de auto-ajuda não vai encontrar grandes novidades.

Flavinha 20/12/2011

Os 7 hábitos - www.chatadoslivros.blogspot.com
Já fazia muito tempo que eu queria ler este livro, pelo simples fato de achar que toda e qualquer dica para melhoria de nossa condição de vida, de trabalho ou mesmo de ser humano, são muito válidas e mau não podem fazer.

Posso dizer que todas as expectativas que eu tinha em relação a ele foram supridas à altura, ele é realmente muito bom, mas tem que ser lido com tempo e tranqüilidade, pois cada capítulo é tão recheado de informações, dicas e exemplos, que fica difícil assimilar tudo isso com uma leitura num ambiente que não nos permite concentração.

Durante a leitura, aprendemos como realizar as mudanças significativas de dentro pra fora, aprendemos a primeiro compreender o ponto de vista alheio pra depois ser compreendido, aprendemos a como ser proativos tanto no trabalho como no ambiente familiar e o mais importante, aprendemos através do 7º hábito (Renovação), como melhorar a nossa qualidade de vida.

Devido à grande quantidade de ensinamentos que este livro contém, eu recomendo ler duas, até três vezes, ir grifando, fazendo anotações e realmente ter a força de vontade necessária para colocar em prática pelo menos alguns dos métodos descritos nele, porque realmente vale a pena tentar uma inversão de paradigmas.

Gostei muito e recomendo! Cinco estrelinhas pra este aqui!

www.chatadoslivros.blogspot.com