A formação das almas

A formação das almas José Murilo de Carvalho

Resenhas - A Formação das Almas

Igor13 13/04/2024

Leitura às vezes desagradável, mas necessária
Desagradável porque descreve as mentiras, e disputas de uma versão oficial da verdade. Que nunca existiu.

Necessária porque diz respeito a uma narrativa que ouvidos desde crianças, e ainda hoje, principalmente em época de eleições, e que precisamos entender melhor como adultos.

Kelso.EugAnio 26/03/2024

É incrível como esse livro aborda a política de Tiradentes e a abolição da escravidão no Brasil. É aquele tipo de livro que poderia ser obrigatório nas escolas.

Aline de Jesus 06/01/2024

Brilhante.
José Murilo de Carvalho dispensa comentários. Um dos maiores conhecedores de Brasil, no qual eu tive a oportunidade de ser aluna no Instituto de História do RJ, UFRJ. Brilhante. Descanse em paz, Mestre! ?

Japa 06/01/2024

É razoável/bom. Abaixo do esperado!
É um livro clássico da história do Brasil. José Murilo de Carvalho é um dos grandes intérpretes da história brasileira e deve ser lido.

Contudo, como todo clássico, merece ser julgado e avaliado: deveria ser um clássico?

O que faz desse autor e seus livros serem considerados clássicos é a maneira da escrita e seu desenvolvimento.

De forma introdutória, desenvolve sobre vários assuntos muito importantes da História nacional. Nesse caso específico, sobre os mitor originários da República Brasileira.

O problema é que, ao conjugar tanto assunto em apenas 160 páginas (temos que considerar que dessas 160, 15 são notas e bibliografia, além de cerca de outras 12 que são imagens ao longo do livro), englobando diversas teorias e históricos personagens do percurso da construção da República do Brasil, o autor peca por explicar tudo de forma muito rasa e simplista.

Então ao mesmo tempo que isso é um trunfo, por apresentar uma dinâmica ampla em poucas páginas, é um veneno, mesmo que seja um livro introdutório, pois apresenta mas não explica.

Além disso, demonstra os problemas do surgimento da República e suas contradições, mas através de seu falso apelo neutro, não apresenta nenhuma possível alternativa - não há nada pior, para a historiografia, do que a "História pela História".

Enfim, leiam. É importante, vale a pena pra conhecer. Mas duvidem, critiquem, e comparem com outras perspectivas.

Tiago Souza 10/03/2023

Como começou nossa república
Excelente livro, como não poderia ser diferente vindo do autor. A formação das almas fala sobre como se formaram, ou tentaram formar o início de nossa república na mente dos cidadãos.
Com um excelente texto, cheio de referências, imagens e citacoes de jornais e revistas da época, nos dando maior clareza dos fatos e proporcionam melhor entendimento do assunto proposto. Realmente um excelente livro para quem quer conhecer um pouco mais do início e como se deu nossa república.

Gustavo.Henrique 08/08/2022

A formação das almas nos introduz em um mundo de imaginários e representações riquíssimos sobre os espíritos, paixões e sonhos sobre o projeto de transformações políticas do fim do séc XIX. Carvalho nos aprofunda nos dilemas enfrentados por aqueles que estavam pensando em introduzir uma ?nova civilidade? neste brasil incivil, e aqui, uso o termo civilidade para fazer referência a prática da cidadania. Em um país onde somente uma minoria tinha participação política, as dificuldades de se introduzir um novo conceito se mostra um trabalho árduo, e o autor nos apresenta todos os percalços percorridos por esses aventureiros. Um livro indispensável para se entender a disputa de narrativas e visões a respeito da chegada da república, que veio, mas não sem arranhões e fraturas.

Edras 13/07/2022

A formação das almas, será?
O historiador aqui, já com o título, mostra como a história pode ser construída através das grandes... Aqui percebemos como a monarquia foi retirada e como a república no Brasil foi construída com base, principalmente, na escola positivista.

Deb 18/06/2022

Li esse livro para a disciplina de Brasil República esse semestre. É um livro muito bom, mas achei ele um pouco repetitivo, ou longo do texto comecei a ter a impressão que estava sempre lendo a mesma coisa. Fora isso, recomendo a leitura principalmente se você quer saber como se dá a transição de um regime político para o outro. Além disso o livro é fundamental para entender como a República aqui no Brasil começou com um golpe militar sem a participação do povo.
Vale ressaltar como o José Murilo de Carvalho faz uma discussão muito interessante sobre o panteão cívico. E como as imagens presentes no livro ajudam a refletir sobre o que esta sendo exposto.

Osório 11/05/2022

é muito interessante romper com esse ideal de proclamação de república perfeito e idealizado, entender como esse processo se estabeleceu de forma clara e confusa, com o povo assistindo bestializado.

Estersinha 23/02/2022

golpe
A dinâmica do Brasil atual pode ser muito bem compreendida quando analisada sob a ótica da sua formação. Alguns dinamismos originais da época da formação republicana ainda se encontram em prática na atualidade, assim como as influências ideológicas fundadas na época. O imaginário explica tudo, desde seu estabelecimento até o seu exercício, e principalmente o seu próprio caráter inexplicável.

Felipe.Camargo 19/02/2022

Ótimo livro de História do Brasil
33º Livro do ano: A formação das almas, José Murilo de Carvalho

Há muito tempo queria ler essa obra e aproveitei a semana do livro da USP para comprar direto com a editora.
No livro, o historiador brasileiro faz uma análise de como os positivistas que estavam envolvidos com a Proclamação da República, lutaram para assegurar a dominação ideológica do povo brasileiro.
Influenciados principalmente pelos franceses, os republicanos buscaram através de estátuas, símbolos e música, elaborar uma nação a expectativa dos escritos de August Comte, entretanto, o que se viu no Brasil, foi o quase nulo engajamento da população geral e uma disputa pela diretriz da nova república, que oscilava entre um retorno a monarquia, ao modelo americano e ao já citado teor revolucionário jacobino.
Os capítulos sobre Tiradentes e sobre a figura materna nas representações são primorosos e apesar de gerar muito debate, o autor é fundamental para entender como o Brasil foi construído!

Ogaiht 16/05/2021

O Mito da República Brasileira
José Murilo de Carvalho com seu texto leve e de fácil compreensão nos dá mais uma obra sobre o início do regime republicano no Brasil. Aqui nos são apresentados uma descrição e também desconstrução de alguns símbolos da nossa República. Por ter sido um movimento que não envolveu as massas, o novo regime e seus apoiadores tiverem muitos dificuldade em emplacar símbolos que reapresentassem os ideais republicanos. Isso explica o porquê da nossa bandeira ter mantido as cores da Casa Real de Bragança, o hino nacional monárquico, o fracasso em representar a República como uma figura feminina (diferente do que ocorreu na França). O único símbolo que teve relativo sucesso foi o de Tiradentes, mas mesmo assim teria ele tido um papel tão importante assim para ser considerado um herói nacional? O que ele realmente fez para receber esse título? Enfim, o livro nos ajuda a entender melhor nosso presente e as influências ideológicas que permearam nosso regime republicano e os militares, o que teria consequências mais para frente em outro período da nossa história.

Rachel 22/11/2020

Leitura essêncial para o entendimento da formação (ou tentativa) de uma identidade nacional nascida da República. Mais um pedacinho de conhecimento sobre a vastidão da rica história do Brasil. Recomendo!

CAMBARÃ 12/07/2020

Desmistificando a República
O livro apesar de curto é muito direto no que se propõe. Dos livros q li que falavam do Brasil esse foi o mais curto porém o mais claro e direto

Alipio 09/07/2020

A construção de mitos, herois e simbolos
A Formação das almas: O imaginário da República do Brasil, é uma obra fundamental para a compreensão de um momento importante da história política brasileira.
O cientista politíco e historiador José Murilo de Carvalho, nos oferece um curioso passeio pelo momento de implantação do regime republicano, através de imagens e signos a serem interpretados e como os mitos, os heróis, a bandeira verde-amarela, o hino nacional foram construidos para dar legitimação e identidade ao novo Regime que está surgindo.
O autor enfatiza que heróis são simbolos poderosos, encarnaçôes de ideias, pontos de referência, base de identificação coletiva e a luta para se construir esse herói para o novo regime.
A mitificação de Tiradentes, resgatado cono uma espécie de " Cristo cívico" figura de um herói para a República faz parte da narrativa do autor.

importante obra para a historiografia brasileira.