Terceiro Tempo

Terceiro Tempo Bruna Fontes

Resenhas - Terceiro Tempo

Mel @_escrevieagora 12/01/2021

Por favor não se assuste com as + de mil páginas
Pois o caminho que você vai trilhar apartir da primeira página será grandioso demais pra ficar escondido diante ao seu medo. Mas se você for corajoso(a) aaah querido leitor você terá a mais bela das experiências, sentirá a brisa refrescante das mais belas praias de Costa Malva, viverá em uma verdadeira novela mexicana. Você vai sorrir e chorar, vai viver essas páginas como se fossem suas e sentirá que as mil páginas que se passaram foram poucas por todos os sentimentos e ensinamentos que só foi possível porque você deu uma chance a esse Nacional. Saiba que nem tudo são flores e esse livro tem espinhos sim, os gatilhos presentes nessa obra como suicídio, transtornos psicológicos tem que ser avisados, porém o cheiro das rosas valem a pena se você se sentir confortável em embarcar nessa viagem. Eu sorri em cada página e tenho a absoluta certeza que vou sorrir outras mil vezes em que a saudade de Costa Malva apertar! Boa Viagem te encontro lá! Amém, Amados!

Sthellxs0 03/08/2021

Terceiro tempo
Senhor oq dizer desse livro.
Okay, esse livro é um dos livros mais perfeitos que eu ja li.
Você se conecta c os personagens; você chora; ri MUITO; é uma emoção diferente a cada pag
Não se assuste pelas pag, pode demorar um pouco mais para vc terminar de ler mas ele é tão absurdamente bom q vc nem percebe q ja leu 100 pag.
Eu realmente não sei como vou sobreviver sem a manu, o matheus, chris, vale, gina e o vicente.
LEIAM PLMR

03/agosto

Stefany 21/08/2021

Uma jornada
Essa é a palavra que pra mim define Terceiro Tempo: Jornada. Tanto para mim quanto para os personagens.
Durante a leitura acompanhei as vidas de jovens entre a adolescência e o início da vida adulta, vi suas dores, erros, inseguranças e corações partidos se transformarem em aprendizado e amadurecimento, vi suas conquistas e comemorei com eles.
Vi personagens indo e vindo, casais que pensei que seriam eternos se desfazendo e casais que nunca imaginei que fossem acontecer se formando. Essa foi a parte mais difícil para mim, pois todos tinham química e nunca sabia com quem shippar quem e quando estava me acostumando com um casal novo, aparecia outra pessoa que me fazia duvidar se estava shippando certo, mas felizmente acabei gostando de todos os casais que ficaram juntos no final.
Confesso que a quantidade de páginas me desanimou algumas vezes e quase me fez abandonar a leitura, mas fico feliz de ter insistido até o final porque valeu muito a pena ter passado por essa jornada e sigo com o coração quentinho, satisfeita e com a sensação de conforto, sabendo que vou morrer de saudade de Manu, Matheus, Chris, Regina, Davi, Vale, Vicente e Lea e viver eternamente com vontade de visitar Costa Malva, comer um hambúrguer de cangrejo e tomar um milkshake de banana no Crista da Onda e depois encher a cara de caxiquiri hahaha

Anna3218 20/12/2021

"Pimenta nos olhos dos outros é refresco"
Eu li esse livro em exatas duas semanas. Por favor não se assuste com as mais de mil páginas desse livro, porque vai valer a pena. Foi uma experiência incrível para mim.
O livro é cheio de representatividade, tanto LGBTQIAP+ quanto de nacionalidade e afins. MARAVILHOSO!
Matheus, Manuela, Chris, Vale, Vicente, Lea, Gina, Davi, Esteban, Ivan e todos os outros personagens... EU AMO VOCÊS.
É impossível não se identificar com pelo menos um desses personagens, eu me identifiquei com todos em alguns aspectos (principalmente Matheus, Lea, Gina e Vicente)! Eles são personagens profundos, com suas próprias personalidades e carisma!
Os irmãos Pimenta e seus amigos trouxeram para mim uma experiência muito boa. Eu senti amor, raiva, felicidade, tristeza, identificação... Um misto de emoções.
Todos os personagens tiveram suas evoluções e descobertas e foi incrível acompanhar tudo.
Amei que aquele casal permaneceu do começo ao fim juntos, eles são meus favoritos. Amei que aquela personagem que eu não gostava muito teve aquela evolução boa. Amei que aquele casal inesperado que se formou na segunda temporada conseguiu terminar o livro juntos, foi incrível. Amei que aquela personagem conseguiu finalmente se encontrar/descobrir e se abrir para as oportunidades. Amei que aquele personagem conseguiu decidir um rumo da sua vida (todos conseguiram). Amei a Vale do Vale. Eu amei o Ivan. Amei todos!!
Matheus e Manuela, os irmãos Pimenta, viveram uma história estilo novela mexicana maravilhosa. A amizade do grupo é linda.
Amei que acontecimentos da terceira temporada fazem referência à acontecimentos de primeira e segunda (e vice versa).
Matheus, Chris e Vicente, vocês são os meus protegidos sempre.
E a amizade do grupo é uma das coisas mais lindas que há nesse livro.
O final foi lindo, do jeito q tinha que ser!
"Terceiro Tempo" é um livro nacional, cheio de representatividade. Me fez chorar com vários acontecimentos e com o final. Se tornou um dos meu favoritos sim. E tenho esperança que no futuro tenha pelo menos um conto mostrando como estão os personagens depois do final do livro.
Afinal, estou apaixonada por essa história!

"Amém, amados!"

Clara3203 01/11/2021

Amém, amados!
? Eu não sabia que precisava ler esse livro até realmente ler ele, é impossível não se indentificar com nenhum personagem (no meu caso o Matheus!).

? Nunca li um livro que definisse tão bem os problemas da adolescência quanto esse (acho que ser nacional influencia!).

? Escrita em terceira pessoa muito bem feita, não se assuste com as mais de mil páginas, juro, vale a pena.

???? Muita representatividade LGBTQIA+, acho que tem um personagem pra cada letra quase (mas bi é o que não falta!) Costa Malva é o próprio Vale. A autora fala com muita propriedade, principalmente com relação a auto-descoberta de alguns.

? Tem Nepalês, Indiana, Japonês, Brasileira, Marroquino, Francesa, Egípcia... todos os personagens com um pé em um lugar diferente, diversidade é o que não falta!

?? Tem dramas familiares, problemas com relacionamento, homofobia (de gatilho) e mais, tudo isso na mente confusa de adolescentes num país criado pela autora! Bem vinde a Costa Malva??

P.S. o hino do Jão, "Meninos e Meninas" encaixa direitinho com a série, principalmente com a gêmea Pimenta

Anna 28/06/2021

Peguei esse livro para ler achando que seria uma leitura rápida mas caí do cavalo! Não digo isso com uma conotação ruim, foi uma experiência de leitura muito enriquecedora para mim e não poderia querer que o livro fosse menor! Toda a trama é bem adolescente, com questões e conflitos que jovens reais vivem: o primeiro relacionamento, a descoberta e aceitação da própria sexualidade, corações partidos, decisões sobre o futuro, a vida sexual, a fofoca, uso de coisinhas lícitas e outras nem tanto.
Como a própria autora disse, esse livro funciona como uma grande série de TV, vários capítulos, temporadas e tramas, mas sempre acompanhando o mesmo grupo de pessoas. A narrativa dialogou comigo e com a minha experiência pessoa de um jeito que eu não esperava.
Foi uma surpresa muito agradável e espero que mais pessoas leiam terceiro tempo!

Fabi 20/07/2021

Ser adulto, no fim das contas, significava saber dizer adeus
Esse livro se tornou o meu favorito da vida! Sério, o tanto que eu amei esse livro é indescritível. A quantidade de páginas pode assustar um pouco mas a história é muito bem dividida em 3 temporadas, o que deixa tudo menos cansativo e bem melhor de ler. Em ?Terceiro tempo? é contada a história de diversos personagens que vivem em um país fictício chamado Costa Malva, a escrita da autora é tão SURREAL que eu sofri com o fim da história como se tivesse perdido um parente, juro que em todas as minhas leituras nunca tinha lido algo nesse estilo e me encontro muito apaixonada. Esse é o livro perfeito para aqueles que ?amam o amor? pois você lê sobre o crescimento desses personagens, sobre seus relacionamentos, conflitos internos e pela busca da felicidade de cada um. Eu amei muito esse livro e indico MUITO!!! Além disso, ler autores nacionais é uma delícia e nada melhor do que entender referências unicamente brasileiras.

eu_sou_fake 28/12/2021

LEIAM ESSA OBRA PRIMA DE MILHOES
meu deus esse livro mudou minha vida e passou a ser um traço de personalidade, FAVORITO DA VIDAAA AAAAA, me fez entender e perceber muita coisa sobre mim e fez perceber que costa malva é meu lar também assim como dos Pimentas, Vale, Lea, Gina, Vicente, Chris, Davi e Ivan.

triz 15/01/2022

amém, amados!!!
sinceramente, não sei como me sentir depois de passar por essas mais de mil páginas.

pessoalmente, eu tenho um amor muito grande com as histórias da bruna fontes (leria até a lista de compras dessa mulher). me lembro de passar uma boa parte da minha pré-adolescência acompanhando religiosamente "terceiro tempo". por anos, os gêmeos pimenta e companhia foram amigos que encontrava toda sexta a tarde no wattpad.

foi um imenso prazer poder reencontrar esse refúgio. adorei todas as alterações feitas da versão original: trouxeram um ar mais maduro para a história

sempre vou carregar costa malva no meu coração e essa ilha está mais brilhante do nunca!!

Agatha - @emmeufoco 30/03/2021

Se ainda não leu tá esperando o que para ler esse hino?
Depois de meses, sim, eu comecei Terceiro Tempo em dezembro e tô terminando só agora, eu finalmente sinto que posso respirar.

Foi uma jornada essa leitura, você não acompanha um grupo de amigos por milhares de páginas, ao longo de meses e vendo-os crescer ao longos de anos sem se sentir como parte da turma e reinvindicar a guarda de seus novos filhos. Apesar que sendo honesta eu quero todos como amigos isso sim.

Não vou falar muito sobre a trama em si para não trazer spoilers e perder a emoção da coisa mas eu quero dizer algumas coisas MUITO importantes então por favor se você não gosta de spoilers que não são bem spoilers não continue depois daqui...
1 - Eu simplesmente AMO como todos são protagonistas, Terceiro Tempo mostra que nós somos os protagonistas de nossas próprias histórias enquanto atuamos como protagonistas e coadjuvantes da história dos outros e que isso não diminui em nada a importância de cada um. Ao acompanhar essa tribo você se frusta, apaixona, quer matar, gritar, chorar e rir, mas o mais importante de tudo. Você entende e percebe que ser humano é isso, acertar e errar e seguir em frente, que cada história tem dois lados e às vezes tem um certo e um errado mas às vezes é só questão de pontos de vista mesmo, que nem sempre um amor que não deu certo precisa continuar sendo um amor que não deu certo.

2 - A representatividade desse livro é surreal e é TÃO incrível como todos tem seu tempo, suas questões e que tá tudo bem se descobrir aos poucos, de uma vez ou ainda estar se entendendo.

3 - Depressão, abuso parental e relacionamentos tóxicos, outros temas muitoooo importantes a serem discutidos e trazidos à luz, pois ocorrem de diversas maneiras em diferentes intensidades mas que nada disso muda o fato de que existem e ocorrem e que PRECISAR de ajuda não é o fim do mundo.

4 - Sobre ser jovem e se descobrir no mundo e em si mesmo.

5 - Sobre amar e ser amado por quem você é e como é e tratar de forma real amores e términos e como eles são importantes em construir quem somos.

6 - Manu e Math, que lindos vocês. Math e Chris, eu AMOOOO vocês. Toda tribo de Coralina, obrigada pelo passeio alucinante, foi uma honra.

Eu chorei, eu surtei, eu ri, eu me vi ali, eu vi meus amigos, eu me entendi em palavras, eu me vi representada, eu me senti exposta e foi ótimo. De verdade, que honra poder terminar esse livro.

Rose 08/04/2021

Tudo pra mim
Lindo maravilhoso tudo pra mim
Comecei a ler esse livro no wattpad e meu amor por Bruna Fontes só aumenta.
Não tenho o que dizer, só sentir
Chorei horrores
Ri até ter dor na barriga
Esse livro me tirou de uma depressão pós livro complicada
Ele consegue ser leve e importante, nos fazer pensar e espairecer...

Cecylia3 10/03/2022

pimenta valley
QUE JORNADA, MEUS AMIGOS.

Sinceramente, demorei pra terminar porque tenho dificuldade em ter compromisso com livro grande, mas esse me prendeu muito e teve um tempo que dei ate uma largadinha, deixei pra terminar depois, mas... concluido com sucesso. E ainda bem, né?

Me apeguei a todos personagens principais. Sofri com eles, sorri com eles e ate senti RAIVA deles em alguns momentos, mas tava sempre aqui torcendo por cada um.

Virou um favorito da vida, o fato de ser um livro nacional só me dá mais orgulho. Enfim, adorei essa novelinha obrigado Bruna Fontes ?? Vou sentir saudades de Costa Malva.

ALERTA SPOILER:

ainda me proporcionou um slow burn saboroso da gina com davi, meu casal favorito sem duvidas!!!

jessicanaasc 29/05/2023

A Bruna conseguiu novamente me conquistar através da escrita dela, confesso que sempre fugia de ler esse livro porque o tamanho assusta demais, mas a verdade é que você vai se envolvendo na história e quando vê já acabou o livro. Com muitos altos e baixos no enredo, eu senti todas as emoções possíveis ao ver o desenvolvimento dos personagens, assim como amei cada um deles. Me senti representada ali, senti vontade de pegar as minhas coisas e partir pro outro lado do Atlântico para virar uma dos Peppers Friends, de ser adotada pelos meus pais Chriseus (aliás, já quero entrar nesse fã-clube). O livro me prendeu de uma forma que nunca imaginei que faria, sem contar que você nunca conseguia descobrir qual seria o próximo passo dado por eles. Eu amei cada pedacinho dessa história e se tivesse mais 50 temporadas eu com certeza estaria aqui ansiosa pra ler, afinal "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"!

leticia1280 05/07/2021

uau
eu tô completamente sem reação, mesmo acabando de terminar agora, eu já sinto uma saudade imensa de todos. é inexplicável a forma como você consegue se indentificar com os personagens, a forma como a leitura é fluída, eu amei tudo! com certeza virou um dos meus favoritos.

vitoria209 31/03/2022

favorito DA VIDA
todo mundo PRECISA ler TT!!! foi incrível acompanhar a jornada não só romântica dos personagens, mas pessoal também. o livro tem três fases e justamente por isso é possível estabelecer uma amizade com os personagens, acompanhá-los em situações inusitadas e nas cotidianas também. acho que TT reflete muito os dilemas e descobertas que todas as pessoas têm em algum momento da vida, e é incrível quando você lê um livro e sente uma identificação tão grande.
não sei nem o que falar sobre, de tanto que gostei! é uma leitura super divertida e leve e, apesar de ser grande, é fluida. já li a maior parte dos livros da autora e tenho certeza que lerei todos a partir de agora. ela cria personagens humanos e amizades maravilhosas como ninguém!
sério, meu favorito da vida. leiam terceiro tempo!!