O Último Magnata

O Último Magnata F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Último Magnata

03/11/2020

Uma pena que não foi finalizado
Eu sinto uma certa dose de tristeza toda vez que termino um livro não finalizado por um autor, principalmente um livro que tinha tudo para ser maravilhoso se fosse devidamente completado. Senti isso com Sanditon de Austem, Esposas e Filhas de Gaskell e agora com o O Último Magnata.
Nesse livro Fitzgerald nos apresenta a Hollywood - mas não a Hollywood que vemos em filmes, que é glamurosa, luxosa e brilhante. Ele nos apresenta Hollywood como é: Uma local de pessoas que só pensam no que é bom para si próprio e uma cidade cheia de hipocrisias. O personagem principal - Monroe Stahr- é uma personagem bastante complexo, que apesar de ser o 'chefão' dentro da produção de filmes, também tem um lado romântico e até mesmo de certa maneira obsessivo com seu objeto de afeição.
Gosto muito da narradora que se chama Cecília. Apesar de o livro ser narrado em primeira pessoa por ela, é interessante o modo como Fitzgerald constrói a narrativa de tal forma que a protagonista fique sabendo de coisas que aconteceram dentro e fora do estúdio sem estar lá. Existe algumas partes que fica um pouco confuso e você se pergunta como Cecília ficou sabendo daquilo mas acredito que se a obra tivesse sido finalizada e revisada como provavelmente Fitzgerald faria, esses problemas iriam sumir,
Finalizo esse texto gigante dizendo que se você for fã de Fitzgerald essa obra vale muito a pena. Ou se você está querendo escrever algum tipo de romance acho que esse livro é válido também. Afinal de contas, aqui vemos a construção de um ótimo romance que infelizmente não foi finalizado.
Bianca 03/11/2020minha estante
Que resenha incrível! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já fiquei instigada! Imagino que, por não ter sido finalizada, o final fique meio sem nexo ou não?

03/11/2020minha estante
Sim, o final fica bem sem nexo, você sente que falta mais. Contudo essa edição da obra, além de ser linda, também contém um texto de como Fitzgerald provavelmente teria terminado a obra, com base nas cartas que ele escreveu e em alguns outros rascunhos que ele fez.

Marlonbsan 16/03/2021

O Último Magnata
O último romance de F. Scott Fitzgerald, porém lançado de forma inacabada. Passa nos anos 1930 e desvenda o universo da indústria cinematográfica, no qual acompanhamos Monroe Stahr um bem-sucedido produtor, contado por Cecília Brady, filha de um renomado produtor de cinema.

No livro há mudança de narrador, em algumas partes é em primeira pessoa, por Cecilia e outros é narrado em terceira pessoa, acompanhando Stahr. A linguagem é simples, mas possui uma densidade considerável, os capítulos são bem longos e o fato de os diálogos serem por aspas, não ajuda muito.

Creio que o fato de o livro não ter sido terminado contribuiu para que o interesse pela história diminuísse um pouco. Só a partir da metade, quando foca mais no relacionamento entre Stahr e Kethlen que comecei a gostar da história. A relação deles é muito inusitada e bem montada, os diálogos bem interessantes e que instigam. Já o contexto sobre cinema e produção de filmes, é interessante, mas não flui tão bem.

As trocas entre narradores nem sempre são tão claras, o que pode causar uma confusão inicial, ou, por conta da falta de interesse, me passou despercebido. Parece que, mesmo nos capítulos apresentados, faltou lapidar um pouco a parte escrita e como o autor morreu antes de terminar o livro, fica nítida a falta de uma revisão mais minuciosa para encaixar os contextos.

Ao final, há um resumo do que o autor gostaria de ter feito e como terminaria a história, mas não há como comparar ao que realmente teria sido caso ele tivesse concluído o livro. Afinal, para interligar os fatos, um ou outro detalhe poderia ter sido alterado. E a própria contextualização do autor para com sua obra forneceria mais informações.

Uma pena essa obra não ter tido o seu desfecho, ainda mais por conta da morte do autor, só fico me perguntado se ele teria gostado de sua obra ter sido publica de forma incompleta...

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan
peltz 03/07/2021minha estante
precisa ler o grande gatsby ou suave é a noite para compreender esse livro ?

Marlonbsan 03/07/2021minha estante
Não não, são obras independentes ?

Julio.Argibay 30/01/2018

Scott
A primeira vez q ouvi falar deste escritor americano, foi assistindo Gatsy (depois conserto o nome). Há pouco também, assistindo um filme sobre um escritor novato muito competente e um produtor de escritores, que eu também esqueci o nome, mas tá na Netflix o nosso escritor também eh parte importante do roteiro e mostra uma parte da vida de Scott a loucura de sua mulher, depressão, etc. Bom, voltamos ao livro. Achei muito bom e o fato de não ter sido concluído o tornou ainda mais charmoso. Mais uma paradinha. Os últimos livros q li q não foram concluidos, terminaram abruptamente, sem nenhum material para orientação. O castelo p exemplo. Mas esse tem muito material, tem sinopse, ele só não foi escrito, mas foi citado e a ideia geral foi passada. Bom eh isso. Imperdível.

Pateta 28/12/2019

CURTI MAIS A EDIÇÃO DO QUE A HISTÓRIA
Talvez eu tenha criado uma expectativa exagerada mas o fato é que não consegui me conectar com a história e com seus personagens. Mas gostei muito desta edição da L&PM porque ela traz várias anotações do autor e inclusive um diagrama contendo o esboço da narrativa que o autor elaborou antes de escrever a história. Para quem deseja ser escritor, é um belo exemplo de como começar.

Estefani.Paula 26/02/2020

Ah, se tivesse sido terminado poderia ser ótimo, infelizmente o autor faleceu antes de concluir sua narrativa, mas o que temos disponível é bastante carismático e despretensioso.

Daniele.Couto 09/05/2020

Tinha tudo para ser um livro incrível, pena que o autor não teve tempo de terminar. Achei algumas similaridades com O Grande Gatsby.

Daniel Cândido 11/08/2020

A obra prima inacabada
Um extremo pesar que não tenha sido terminada está obra, muito mais madura, bem construída e fundamentada que o Grande Gatsby, com certeza até agora minha obra preferida do Fitzgerald, e com o resumo que se tornou o final se vê o incrível potencial, recomendo fortemente

Egídio Pizarro 19/09/2020

Interessante
Eu tenho um pouco de resistência a obras inacabadas (por isso nunca li "O Silmarillion", de Tolkien, por exemplo). Comprei "O último magnata" sem saber que Fitzgerald faleceu sem ter concluído a escrita, então comecei a leitura com muitas ressalvas.

Acabei surpreendido. A história é bastante boa e foi bem interessante ver técnicas de escrita e composição de personagens e enredos "na prática". Pra quem gosta de escrever, recomendo bastante.

Amanda 02/01/2021

ele tinha uma noite ? um começo, um meio e um fim.
em sua obra "Paris é uma festa", Ernest Hemingway diz:

'seu talento era tão espontâneo como o desenho que o pó faz nas asas de uma borboleta. houve uma época em que ele tinha tanta consciência disso quanto a borboleta, não ligando para o fato de que seu talento podia apagar-se ou desaparecer de todo. mais tarde começou a preocupar-se com as asas feridas e sua estrutura. aprendeu a refletir, mas já não conseguia voar porque o amor ao voo o abandonara. restava-lhe apenas a lembrança dos dias em que voar fora um ato natural.'

essas palavras referem-se ao seu grande amigo, Scott Fitzgerald.

O último magnata foi a obra inacabada pelo autor, que em 1940, faleceu.

o livro é uma espécie de biografia do M. Stahr, um magnata da indústria cinematográfica. o romance explora as áreas mais sensíveis dessa indústria, sendo um tipo de bastidor de Hollywood, que estampa os segredos, o negativismo e a exploração de famosos.

Scott é realmente muito talentoso, ele consegue criar cenários tão reais e bem detalhados que chega a ser espantoso. é incrível perceber como ele escreveu as cenas em que os roteiristas e produtores debatiam sobre determinado filme, tudo era muito rápido e o dinamismo nas falas nos insere totalmente na narrativa.

achei bem interessante a construção do livro. a cecília (filha de um renomado produtor de cinema) é uma das narradoras e em determinado momento surgem frases como:
aqui é cecília retomando a narrativa.

claro que no começo estranhei, mas tudo tem que ser relevado, já que a obra não foi concluída e cada autor escreve da forma que lhe convém.

outro ponto super bacana é a presença de importantes contextos históricos, muitas referências são encontradas e o próprio background do livro demonstra um cenário político específico.

uma pena que não foi concluída. mas, realmente, não tem como dizer que Fitzgerald não é um gênio.

Gabriela Gonçalves 05/02/2021

Infelizmente não foi uma boa leitura
Já li dois livros do Fitzgerald (Suave é a Noite e O Grande Gatsby). Tenho lembranças muito boas dessas duas leituras e por isso acabei criando muita expectativa com O último Magnata. A sinopse me interessou bastante e cheguei até a lembrar de Evelyn Hugo. Só quando comecei a ler a obra foi que descobri que ela não havia sido finalizada, uma pena. Mesmo assim, achei a leitura muito aquém das outras obras do autor que eu li. Achei o ritmo arrastado e nenhum personagem me cativou. Alguns momentos parece que a história vai fluir (os momentos entre Stahr e Kathleen), mas no fim não dá em lugar nenhum. Demorei dias para terminar a leitura porque simplesmente estava achando um saco a história. Não sei se o fato "obra inacabada" possui muita influência no que eu achei. Achei bem chato, na verdade. Não entendia aonde a história queria chegar, algumas partes são bem confusas. Enfim, fiquei um pouco decepcionada e não aconselho esse livro para quem quer começar a ler Fitzgerald. Quero reler esse ano O Grande Gatsby para saber se continuo com a mesma opinião.

bobbie 07/02/2021

Tem sempre a primeira vez
Sempre vemos obras inacabadas sendo comercializadas por aí. Nunca quis ler, afinal, quem vai se contentar com uma história que não chegou ao final? Precisa de muita paz de espírito como leitor para aceitar uma verdadeira história sem fim, concordam? Mas não pude deixar de ler O último magnata, livro inacabado do consagrado F. Scott Fitzgerald, autor de O grande Gatsby. A trama conta a história de um grande produtor de filmes em Hollywood. O livro termina abruptamente, pois o autor morreu sem terminá-lo, o que deixa um gosto estranho na boca de quem lê. É impossível não chegar ao "final" e não ser afetado pelo sentimento de "aqui morreu a mente de quem estava escrevendo isso". A sensação é meio surreal, especialmente quando pensamos no final que ele estava planejando para seu personagem principal. Bizarro. De qualquer maneira, esta edição contém anotações detalhadas do planejamento do autor para a escrita do livro. Uma verdadeira aula de como escrever e planejar a fundo a alma de personagens de papel, transformando-os em verdadeiras personalidades em três dimensões. Mesmo sem o final da história, vale muito a pena.

sofiaa 07/06/2021

uau??
não gostei muito de o grande gatsby, então esse livro me surpreendeu (positivamente). uma pena que ele não tenha conseguido terminar

Paskally | @booksdapaska 17/06/2021

@booksdapaska
O último magnata - F. Scott Fitzgerald

O livro desvenda os bastidores do cinema na Hollywood dos anos 30, contando a história do produtor Monroe Stahr, que literalmente viva para o trabalho, após perder um grande amor.

E apesar de todos os detalhes do mundo do cinema com armações e polêmicas, o que rouba a cena é o romance entre Stahr e Kathleen.

Fitzgerald faleceu antes de concluir o livro, vítima de um infarto, mas deixou anotações sobre os destinos dos personagens. Um resumo feito pelo seu editor nos ajuda a entender o desenrolar da história.

Além do filme O último magnata de 1976, o livro também inspirou a série The Last Tycoon, disponível no Amazon Prime.

Para quem não o conhece, Fitzgerald também é o autor de O grande Gatsby e O curioso caso de Benjamim Bottom!

13° de 2021 ??????