O grande divórcio

O grande divórcio C.S. Lewis

Resenhas -

Mariana113 28/09/2022

O grande divórcio
Uma leitura bastante complicada. Pela quantidade de páginas, menos de 150, imaginei que seria algo rápido, mas me enganei profundamente.

Os capítulos são repletos de reflexões, o que acaba levando o dobro do tempo para serem concluídos. Muitas das passagens me causaram um impacto profundo e mesmo dias após concluir a leitura ainda me fazem refletir sobre as mensagens que o autor pretendia passar.

Basicamente na viagem do ?inferno? ao ?céu? muitos dos personagens relutam em se livrar de características que acreditam serem imutáveis. Mesmo característica consideradas positivas, passam a atrapalhar a transição. O livro fala sobre orgulho, generosidade, vaidade, amor, obsessão, idolatria, são tantas mensagens internalizadas em cada capítulo tornando o livro uma leitura bastante densa e reflexiva.
Jessica 28/09/2022minha estante
Esse livro se tornou um dos meus favoritos. Algumas partes foram impactantes e sempre me pego refletindo sobre ele. A temática do livro é muito pertinente.

Mariana113 28/09/2022minha estante
Jessica, também achei a temática pertinente e todas as reflexões que me levaram foram marcantes.

LuaTeresa 25/06/2023

O título me chamou atenção e me interessei para ler outro livro do Lewis.
Não imaginava que seria uma leitura densa. O livro não é longo mas demorei a ler mais do que gostaria.
Admito que entendi algumas partes e outras não. Só persisti na leitura porque era o livro do mês do clube de leitura católico que estou participando.

Gui Fernandes 28/03/2021

Uma viagem do inferno ao céu
" Se insistirmos em manter o inferno ( ou mesmo a terra), não veremos o céu, se aceitarmos o céu, não seremos capazes de reter nem mesmo as menores e mais intimas lembranças do inferno. "

Mais uma grande obra de C.S.Lewis. Nesse livro o autor se encontra no inferno entrando em um ônibus com destino ao paraíso. E a grande oportunidade é que quem quiser tem o direito de ficar lá.

Lord well 28/11/2021

Prefeito
Bom... foi uma leitura que mecheu muito com a alma, faz você pensar em como ai ser depois da morte. E em como tudo o que você faz aqui, depois da morte isso deve morrer junto quem você amou o que conquistou não deve levar. Perfeito.

Alasca Young 09/04/2024

Lindíssimo
Essa foi a primeira fantasia de Lewis que eu li e é fascinante a imaginação desse grande autor! E é de uma sabedoria indescritível toda sua percepção sobre o céu e o inferno.
gentilvete 09/04/2024minha estante
C.S Lewis é realmente magnifico!!!

Marcio 22/10/2022

Grande Lewis
Uma história emocionante e cheia de significados. Lewis nos leva a uma viagem por caminhos que são desconhecidos, mas ao mesmo tempo tão íntimo da experiência humana: o que vem depois da morte. Usando de simbolismos e alegorias o autor discorre sobre o tema com diálogos, acontecimentos e encontros que com grande delicadeza nos fazem refletir sobre essa realidade da qual ninguém escapa e suscita reflexões.

Rebeka.Hiramatsu 17/01/2023

O Grande Divórcio- C.S Lewis
ele é meio complicadinho de entender, e tem algumas palavras muito formais que eu mesma nem sei o significado? mas fora isso, ele é simplesmente muito bom!
o livro trata-se do céu e do inferno? e fala também da vida espiritual com Cristo!

? não tem uma classificação ao certo, porquê varia muito de pessoa pra pessoa? mas se você quer ingressar na vida espiritual, recomendo muito!

Ka_ 28/09/2023

O tempo é a própria lente através da qual você vê
Pois cada tentativa de completar os contornos da eternidade, exceto pelas lentes do tempo , destrói o seu conhecimento da liberdade.

"O Grande Divórcio" de C.S. Lewis é um daqueles livros que te fazem pensar, mas de um jeito bem doido. A história não é como um romance normal; é mais como uma jornada maluca pelo Céu e pelo Inferno.

Basicamente, um narrador meio confuso dá uma voltinha no Céu e no Inferno e encontra todo tipo de personagem estranho pelo caminho. Tem o Anão Trágico, que só quer se lamentar, e a Senhora Alta, que é toda metida. E tem o George MacDonald, que é uma espécie de guia espiritual legal.

A parte legal é que o livro faz você pensar sobre como a gente encara a vida e a espiritualidade. Fala sobre deixar pra lá a autopiedade e os ressentimentos e enxergar as coisas de um jeito mais claro.

Mas olha, não é um livro pra todo mundo. Tem partes que podem ser bem filosóficas e meio confusas. Às vezes, parece que você tá dentro de um sonho maluco.

No final das contas, "O Grande Divórcio" é um daqueles livros que vai te deixar pensando por um tempo. Se você gosta de filosofia e metáforas esquisitas, pode ser sua praia. Senão, pode ser meio bizarro. Mas uma coisa é certa, não é uma leitura chata!

Liwes sempre vai ter o meu coração, quase ia desistindo dele ( pq nn tenho brio)!!!

Stefany.Cristina 01/08/2021

em contraproposta ao livro O Casamento do Céu e do Inferno, Lewis consegue misturar a realidade e a fantasia de forma sensacional, para mostrar a impossibilidade de ter, nem que seja apenas uma faísca, do inferno no céu

Ny 20/04/2022

"Vc poderia, apenas por um momento, pensar em qualquer outra coisa além de si mesma?.." fiquei de boca aberta nessa parte do livro, amo todos os livros do c.s lewis

Amanda 12/03/2023

Profundo
Lewis sempre trás uma grande profundidade em suas palavras, e nesse livro não foi diferente.

Uma série de reflexões em uma história instigante, eu constantemente me vi querendo parar para pensar sobre o que li e ao mesmo querendo dar continuidade na leitura.

Um livro muito bom!

ana b 16/03/2023

C. S. Lewis arrasa demais!
Começo essa resenha ressaltando que sou um pouco suspeita para falar sobre os livros do C.S. Lewis pois amei absolutamente todos os que li. Gosto de tudo que ele escreve, mas principalmente das ficções, esse cara é um mestre das analogias e figuras de linguagem, e esta leitura não é uma excessão.
Admito que no começo, até entender exatamente sobre o que se trataria o livro e entender o universo, fiquei um pouco perdida, e este foi o único motivo para O Grande Divórcio não ter recebido cinco estrelas. A partir do momento em que me adaptei a estrutura do livro, a cada página este livro se tornou mais e mais especial. Lewis trouxe reflexões importantissimas, que, como sempre, nos incomodam a sermos cristãos melhores. A analogia construida por essa história foi simplesmente sensacional, sem sombra de dúvidas uma das melhores que já li.

thalesrafhael 19/07/2022

Reflexivo, confrontador e profundo!
Esse livro só me fez refletir que nós mostramos nosso desejo ou repulsão pelo Céu aqui mesmo, na Terra, por meio das nossas atitudes, nossos sentimentos, nossos apegos... Não há como esperar algo novo daquilo que você já viu, o Céu é a continuidade de algo que começa aqui! Existe um clichê universal, mas que parece que nós esquecemos ele a todo instante: o apego as coisas terrenas nos impede de acessar as coisas celestiais! Não queremos abrir mão das cosias terrenas por julgar as coisas celestiais (e eternas) distantes e irreais demais, mas é em Cristo e em suas promessas que devemos nos apegar, pois Ele nos deu a chance de conhecer de forma íntima o Criador e nos mostrou que Ele é mais do que real!!!!!!