Gandhi

Gandhi Gandhi

Resenhas - Gandhi

Ricardo.Borges 24/03/2024

O viajante vegetariano em busca da verdade
Com um texto bastante pessoal e um tanto desorganizado ? já que ele mistura períodos diferentes em meio a (muitos) termos da cultura e sociedade indiana ? o livro traz narrações de alguns episódios que Gandhi vivenciou na Índia, na África do Sul e na Inglaterra, cujos contextos históricos e sociais do final do século XIX e início do século XX (até 1920) são fundamentais para que os relatos sobre suas experiências com a verdade façam sentido aos ocidentais, especialmente quanto a discriminação racial, a constituição de sua família, e à primeira guerra mundial, por exemplo.
Depois de formado em Direito na Inglaterra e ao longo do desenvolvimento de seu modo de vida como político pacifista (satyâgraha), sua marcante forma de alimentação e as questões que permeiam sua espiritualidade são relatadas em meio a uma série de viagens e encontros com outras personalidades em que ele acompanha de perto a pobre e nada higiênica (miserável) realidade da condição humana.
No livro, sem muitos detalhes, ele cita superficialmente os momentos em que foi para a prisão e a relação com sua família, ao contrário de algumas descrições complexas sobre algumas personalidades com as quais se relacionou neste período, por isso achei um pouco longo e repetitivo e, embora eu não estivesse procurando um livro de auto-ajuda, senti falta de algumas ?lições? que pudessem personificar melhor essa figura icônica.

Déa 20/10/2022

Conta sua história de forma pessoal e sincera, em busca da vida de acordo com a verdade. Narra os acontecimentos antes de se tornar uma figura pública.

Lucas1429 23/04/2022

O homem inteiramente público
Começando pelo único ponto negativo do livro: não é um livro bem escrito. A busca de Gandhi pela verdade resultou em um livro que é muito mais um documento do que uma obra de literatura. Essa sinceridade é admirável em muitos pontos, mas afasta quem for ler o livro esperando apenas uma boa história. Recomendo a obra muito mais para quem tiver curiosidade e quiser aprender sobre a vida de um dos líderes mais importantes do século XX.

O ponto mais interessante é como não há fronteiras entre o homem público e o privado para Gandhi. Tudo que ele busca ser em seu esforço para servir ao coletivo, ele busca ser em sua vida pessoal. Suas dietas e decisões quanto a educação e religião são parte do mesmo processo que o leva a se engajar pelo seu povo.

Sem esconder suas falhas e problemas, o livro acaba servindo como testemunho do que significa viver de acordo com o que você acredita.

Pc Rocha 13/10/2021

Excelente livro
Conhecer a vida de Gandhi é uma lição de vida. Aliás, as biografias em geral, são uma excelente forma de conhecer melhor esses seres incríveis que com seu exemplo nos incentiva a pensar, analisar e criticar positivamente nossas ações e ver que contribuição estou sendo para o mundo.

mrcs' 07/06/2018

Movimento de não cooperação.
Um dos maiores feitos deste Mahatma, foi o movimento de não cooperação política acerca de vários assuntos e práticas aos quais não concordava em seu país... Oferecia resistência ferrenha, com afinco, às práticas injustas da sociedade (...).

Adriana 12/11/2010

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita."

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."

"O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte."

"Olho por olho, e o mundo acabará cego."

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."

Não poderia começar a falar deste cara, sem citar algumas de suas célebres frases. Pois é, acima estão algumas da preciosidades de Gandhi compartilhadas para todos aqueles que tem ouvidos de OUVIR.

Quando penso em um homem iluminado, penso em Mohandas Karamchand Gandhi, também conhecido por Mahatma Gandhi ("Mahatma" - "grande alma").

Este livro nos traz a conhecer um pouco da vida pública de Gandhi e o que ele acrescentou à Humanidade com sua simples presença e postura através do "ahimsa" (não violência) e "satyagraha" (resistência passiva).

Neste mundo de tamanha violência contra a natureza e contra a humanidade, ler Gandhi é um consolo pra alma. Editora Martin Claret. Média de preço: R$ 10,00.

Marcelo #47 21/09/2009

"A Grande Alma" esquecida pelo Nobel
Sobre Gandhi, Albert Einstein disse que "as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra". O que mais pode ser dito?

O que posso dizer é que a leitura dessa autobiografia ajudou a aumentar a admiração que sinto pelo Mahatma indiano. Conhecer um pouco da história de Gandhi, por suas próprias palavras, revela-se uma grande fonte de inspiração para o desenvolvimento integral de todo e qualquer ser humano.

Para um tempo em que as nefastas complicações do cotidiano insistem em fomentar os conflitos interpessoais, seus valores - verdade e não-violência - representam a síntese daquilo que deve ser defendido e praticado para alcancarmos a tão sonhada paz. Como ele mesmo disse:

"Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!".

Esse grande lider pacifista deveria ser lembrado e imitado por todos que lutam pela diminuição das desigualdades no mundo.

Pris.rocha 25/08/2009

Me surpreendeu o relato pessoal de Gandhi. Pois verifiquei que ele foi muito ausente no que se refere a família. Tanto por não retribuir os sacrifícios do irmão, quando estava na Inglaterra, quanto com sua esposa e filhos, que mal são mencionados no livro. É parece que nada é realmente o que se pensa quando visto mais de perto!

Graça 17/01/2009

Um grande lider
Através deste livro tomei conhecimento de muita coisa que não conhecia. A influência da Inglaterra sobre a India, país de inúmeras religiões e crenças. A luta deste polêmico líder, pela liberdade de seu povo. A sua forma particular de protestar, as lutas de classes, suas prisões, atentados, enfim, um livro pra se ler até mais de uma vez.