Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Faline.Ferreira 24/03/2024

Pacientes que curam
Um livro com várias histórias de pacientes e evolução de uma médica que aprendeu o significado de ser médica.
Que prazer ler esse livro .
Li aos poucos, pois a cada página um olhar um ensinamento para ser aprendido.
E assim que deveriam ser os médicos.

gabriela 04/03/2024

Lindo
Melhor leitura do ano até agora, recomendo pra todos os profissionais e futuros profissionais da saúde ? coração quentinho e um maior amor e gratidão pelo meu trabalho.
5 estrelas pela sensação que me deu e pela fluidez da leitura
viva o SUS!

melzbtz 02/03/2024

Pacientes que curam
Sensacional. Dra Júlia Rocha se mostrou um anjo na vida das pessoas e uma ótima profissional? indico pra qualquer pessoa, principalmente pra quem segue na área da saúde para compreender a importância da humanidade em nosso profissionalismo e como ela cura tudo.

Léo 21/02/2024

Não apenas se colocar no lugar do outro, mas procurar entender a situação que o seu paciente se encontra e como melhorá-la. Isso é empatia para Júlia Rocha e assim deve ser!
Suas experiências como médica de família retratadas em contos, ora emocionantes, ora engraçados. A escolha acertada para um bom hábito que traz uma lição de vida junto!

Dáila 16/02/2024

Maravilhoso!
Devorei o livro inteiro em um dia! Quanta sensibilidade nas palavras e no olhar da Dra Júlia para com as pessoas! Quantas mazelas da sociedade escancaradas nas suas narrativas!
Quantas vezes enxerguei entes queridos nas histórias! Quantas vezes me identifiquei por algumas experiências tidas atendendo no SUS!
Recomendo a leitura a todo profissional de saúde!

Gi 11/02/2024

Esse livro não é apenas um livro, é uma experiência, é ensinamento, é vida!
Há tempos venho me cobrando a ler mais livros relacionados com a área de atuação que escolhi, e ao ver o título e a sinopse escolhi como primeira opção, e Graças a Deus por isso.
Esse livro me atingiu de maneiras inimagináveis. Julia, médica do SUS, conta relatos de casos que recebeu em toda sua jornada como médica da família. São tantas histórias, tantos enredos familiares, tantos percursos de vida, e incrivelmente todos eles são um retrato fiel do que é o Brasil. É impossível separar o relado da mãe de família cansada procurando um remédio para dar conta de tudo, do machismo encarnado da nossa sociedade. É impossível separar o trabalhador que não tem tempo para nada e precisa de remédios para dor no corpo, da pobreza que assola nosso país de tantas maneiras.
Esse livro é o mais fiel retrato da nossa sociedade e das batalhas diárias que enfrentamos num sistema de saúde que tem tantas demandas além de cuidar da saúde do paciente, porque como a própria escritora diz, saúde não é apenas a ausência de doenças, ela vai além e depende, acima de tudo, do
contexto social da qual se vive.
Júlia é a personificação da médica que não só ouve o paciente, mas o escuta e o interpreta de maneira a cuidar da raiz de toda problemática. Finalizo a leitura desejando ser, um dia, uma médica como Júlia.

Mariana 10/02/2024

Livro fácil de ler, com histórias curtas muito inspiradoras mostrabdo difeferentes realidades. Vale a pena!

Naiara Heres 05/02/2024

Livro realista e inspirador
A médica, cantora e escritora Júlia Rocha é pura inspiração. Neste livro, ela traz sua realidade e a dos seus pacientes de uma maneira única, que sente vontade de conversar profundamente com ela sobre tudo que ela escreve. Recomendo muuuito!

Lili 03/02/2024

A cura!
?Embora eu sonhasse com a medicina desde pequena, não era confortável estar lá. Não era natural. Não era fácil.? Esse pequeno trecho resume tudo o que eu penso sobre ser médica.
A medicina não é fácil. Dói muito. A dor física e literal, a dor psicológica, a dor do sistema, do desemprego, do machismo, racismo e da fome. É se questionar se esse é o caminho certo, se é o emprego certo, se tu vai dar conta de tudo o que estar por vir? Mas também achar refúgio em livros e médicos como a Julia, ver que nem tudo são trevas e que com as poucas armas que temos podemos lutar para uma medicina (e um mundo) melhor.
Julia Rocha foi perfeita nesse livro cheio de dores, mas também cheio de soluções. Livro essencial e obrigatório para todos trabalhadores da área da saúde!

Pedro.Neto 28/01/2024

Livro de linguagem fácil que permite uma leitura bem fluida e rápida, mas em cada relato de filas de esperam incessantes reforçam a importância do cuidado humano perante o outro.

Jamilla_mickelly 22/01/2024

Eu amo re-visitar as linhas dos livros que eu gosto! E pacientes que curam não seria diferente.
É um livro pra se emocionar,para rir. É diversão e é alimento para a luta. É um livro para as pessoas que sentem muito pelas injustiças e que teimam em mudar o mundo.
Fica á indicação! ??

jujubinha5 21/01/2024

Pacientes que curam
Que livro sensacional. Sinto um misto de sensações ao terminar essa leitura. Consegui refletir não apenas durante a leitura, mas depois também. Dei risadas, me peguei emotiva em quase todas as partes porque é um livro tão real e tão cru.
O livro aborda não somente a saúde da família, há também outros contextos. A pobreza, a fome, desigualdade, fome, machismo e o racismo e a favelização dessas pessoas. Aborda de forma crua questões sobre a saúde mental, que eu como estudante de psicologia fico muito feliz em ler esse livro que retrata a saúde mental de maneira sensível e respeitável, como sempre deveria ser.
Diante de tantas questões que me chamaram atenção, uma delas foi a abordagem da médica, júlia. Que se dedica de verdade a escutar seus pacientes. Ao decorrer da leitura, é perceptível que o livro ressalta muito isso, ouvir o outro! sem preconceitos, e convenhamos, é raro encontrar alguém que realmente se preocupa em apenas ouvir.
Sabe, ás vezes, estamos tão imersos em nossas próprias questões que nos esquecemos da importância de simplesmente ouvir ouvir o outro. Esse livro me fez refletir não sobre essas questões que falei anteriormente, mas também me fez refletir sobre essa escassez desse gesto de simplesmente ouvir o outro. me fez perceber também que pessoa eu quero ser e que profissional eu quero me tornar.

Micha 17/01/2024

Emocionante
Achei o livro tão profundo. A escritora retrata diversos casos de pacientes que foram atendidos por ela de forma tão empática, com equidade e uma sensibilidade linda de se ler.
É lindo ver um médico que atende o paciente pelo todo e não apenas para tratar o momento.
Fiquei emocionada com os relatos.

Nicoli76 16/01/2024

Chorei em cada história desse livro
Que todos nós possamos em nossa vida encontrar alguém assim que nos olhe com esse cuidado e empatia como a Júlia

Min 16/01/2024

Humanidade
QUE LIVRO
A melhor palavra pra descrever esse livro é humanidade!
Cada capítulo, linha, palavra e vírgula exala humanidade.
Esse livro me fez ter esperança na humanidade e perceber que pessoa eu quero ser e que profissional eu quero me tornar.
Se eu pudesse estar na frente da Júlia, a primeira coisa que eu faria seria agradecê-la por ter tanta humildade e empatia com essas pessoas que precisavam demais!
LEIAM
Esse livro forma pessoas mais humanas!!