Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Alessandra 15/03/2021

Viva ao SUS
Livro cheio de relatos dos mais engraçados aos mais trágicos. Cada relato que eu li vinha um pensamento de como o SUS e profissionais como a Júlia, são importantes no nosso sistema. Muitas vezes os pacientes não precisam ser medicados, só precisam conversar e ter alguém que não os julgue.

?Cuidado é singular. Como as pessoas também são.? - p. 49
Heloisa.Agibert 15/12/2021minha estante
O melhor livro que li em 2021,relatos lindos, tristes, cheios de esperança de que podemos sim fazer o bem ao próximo.

Rubens.Memari 29/11/2022

Um anjo no SUS
Um livro sensível, não só por tratar do cotidiano de uma médica na rede pública da saúde, mas por permitir ao leitor conhecer uma pessoa que é bem mais que uma profissional, é um anjo que não cansa de salvar as vidas dos seus pacientes, tratando do corpo e cuidando do espírito. Recomendo fortemente!

Aline 01/02/2023

Para todo estudante de medicina
Terminei minha primeira leitura de 2023.
Não poderia ter escolhido melhor
Chorei do começo ao fim e me lembrei de todos os motivos que me fizeram querer medicina

Uma leitura pra ser revisitada de tempos em tempos pra reaflorar a humanidade que o tecnicismo da faculdade me tira.

Sylvia 29/06/2023

Quanta sensibilidade em um livro!!

Como é duro saber a realidade de uma enorme, gigante parcela da população, quanta tristeza, crueldade.

Mas como é bom saber que a humanidade persiste!

Lindo livro!

lubento 03/01/2021

Viva o SUS!
Um livro lindo no qual a Dra. Julia Rocha conta alguns encontros com pacientes ao longo de 10 anos como médica de família e comunidade no SUS. Um relato de amor, compaixão, empatia e olhar verdadeiro para as pessoas que acessam o sistema público de saúde.
Ao mesmo tempo que o livro nos estimula a enxergar a humanidade dessas pessoas e dos profissionais que trabalham no sistema, ele nos provoca a pensar porque nem todos nós temos acesso a um atendimento de saúde tão cuidadoso assim. Sem dúvida, ser ouvido e cuidado faz a diferença.
Além de tudo, a escrita de Julia é muito gostosa, são textos leves, por vezes divertidos e sempre emocionantes.
Nicole 15/03/2021minha estante
Comecei a ler motivada pela sua resenha, estou na metade do livro e estou adorando. É muito emocionando e reflexivo.

Samukk 18/05/2022

OK
Quando iniciei a leitura e li os primeiros relatos e achei que ia favoritar o livro , mas conforme fui progredindo me deparei com afirmações da autora que não me permito concordar. O livro teve esses problemas ,mas ignorando isso ,ele teve alguns relatos legais que realmente mostram a realidade de algumas pessoas em relação a saúde , familia entre outros assuntos .

Giovana 30/03/2021

Esse livro é muito importante. Simples. Conta a história do Brasil e suas pessoas.

Muito bonito. Fico muito feliz por conhecer uma médica desse tipo, humana, que olha para seus paciente com carinho e os acolhe.

jordana 23/01/2023

Pacientes que curam
Achei um livro ótimo, necessário e verdadeiro. Gostei da escritora, a maneira como ela contou as coisas e como dividiu as histórias. Porém, não gosto muito de ?crônicas?.

Paulinha 28/05/2023

O livro traz várias histórias de pacientes que a Dra Julia atende tanto em pronto socorro quanto em unidade básica de saúde.

Traz o sofrimento exposto sem bandagens, a luta que é simplesmente sobreviver.

Expõe que o adoecimento tem cor e classe social.

Aborda racismo, machismo e preconceito.

Super recomendo. Para todo mundo.
Leia.
LEIA.

Bia 30/04/2022

Perdi a conta de quantas vezes fui às lágrimas com cada história contada pela Júlia. Sou grata por ela ter compartilhado tanta emoção, cuidado, carinho e acima de tudo amor por meio de suas palavras. Seu livro traz uma imensidão de sentimentos bons mas também o leitor confrontar injustiças do dia a dia (racismo, misoginia, machismo) e enquanto deixa a garganta mais apertada por um lado, por outro traz um coração quentinho e a certeza de que ainda existe amor e pessoas dispostas a amar. Sinto que sou uma pessoa um pouquinho melhor do que eu era antes de ler essas histórias e espero levá-las sempre comigo, tanto para minha vida, como para minha profissão. ??

Ray 10/07/2021

Viva o SUS!
Excepcional! Os relatos são muito humanos. Claro que me incomoda o fato de algumas histórias não terem um "fim", mas eu entendi a proposta. Necessário ler esse livro!

@varaomichel 04/06/2021

Peleumonia
Que livro incrível. Que inspirador! São 77 relatos de encontros que Julia teve com seus pacientes. Os textos são curtinhos, me lembrou postagens no facebook. Que, aliás, foi onde Julia ficou famosa, se não me engano, ao responder o comentário de um companheiro médico que achou por bem ridicularizar num grupo de whatsapp seu paciente por falar "peleumonia". Comecei achando que o livro poderia ser muito mais caudaloso, que Julia poderia ter desenvolvido mais as histórias, contado mais, mas ao longo do livro eu fui tão tocado pelo esforço e pela força e habilidade da Julia em não deixar desbotar a vontade de acolher e entender, resolver e diminuir as dores dos seus pacientes, que eu só pude ficar grato por ela ter compartilhado essas histórias lindas, "pode falar do seu jeitinho". Esse livro engrandece a nossa humanidade. Leiam!

Ricarda Caiafa 14/06/2021

Quentinho no coração
Conheci o perfil de Julia Rocha, médica e cantora, no Facebook. E desde então me encanto com suas histórias. Médica de família e comunidade, atuante no SUS, ela tem muitas histórias pra contar, histórias de sofrimento, dor, mas também histórias de cura. Histórias em que ela parava para escutar seus pacientes e não apenas renovar uma receita aqui e outra ali. E assim, foi mudando vidas. Foi trazendo qualidade de vida a pessoas, por vezes tão sofridas.

Ler esse livro num momento tão difícil politicamente em que a saúde não é levada a sério pelo desgoverno que vivemos, é uma forma me fazer acreditar, que sim, ainda estamos ai! Ainda tem gente, como Julia Rocha, e como tantas e tantos outros que lutam por um SUS de qualidade, de dignidade, e que apesar das dificuldades não desiste da lida diária.

Obrigada Júlia Rocha! Seus pacientes e nós, seus leitores e admiradores só temos a agradecer pelo seu trabalho e por compartilhar conosco essas histórias de vida, cura, emoções, trocas.... Termino essa leitura colocando esse livro entre meus favoritos!
Ana 14/06/2021minha estante
Adorei a sua resenha! Esse livro deve ser maravilhoso, quero muito ler :)

Ricarda Caiafa 15/06/2021minha estante
Ahhh é maravilhoso mesmo!!! Leia sim!!!

Gabms 06/03/2022

"Cuidado é singular. Como as pessoas também são"
Julia Rocha, uma médica Belo-horizontina que trabalha no SUS traz neste livro a história das pessoas por trás das doenças. Como é de conhecimento de todos, o Brasil é um país com uma desigualdade social gritante. Nesse livro, Julia deixa isso muito claro: o quanto milhares de pessoas sofrem e são massacradas por um sistema que foi pensado para perpetuar a pobreza.

Tanto em sua narrativa quanto em seu trabalho, Julia transmite humanidade. Se preocupa não apenas em remediar e curar doenças, mas em ouvir e cuidar de pessoas.

Recomendo essa leitura para todos que trabalham ou que tem vontade de trabalhar na saúde.

Mirella 26/02/2022

bonito e confortante
São histórias reais, algumas bonitas, outras nem tanto, contadas de maneira bem superficial, porém histórias reais, pessoas reais que usufruem de um sistema único de saúde sucateado, que poderia ser melhor.. que tem tanto pra melhorar.
Que bom que possuímos profissionais de saúde humanos no sistema ainda, é bonito ver como conseguem transformar vidas, como o acolhimento é essencial, é tão bonito, particularmente, quero tanto ser assim.
Leitura leve, as histórias são curtinhas e bem diretas, não demorei muito pra terminar. Recomendo.