Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial

Rodrigo Ortiz Vinholo

Resenhas - Arquivos Secretos da Segunda Guerra Mundial

Camily61 31/08/2023

Fantasioso ou Real?
Eu gostei bastante possui sim alguns registros e informações históricas. Porém em muitas partes achei fantasioso e místico, não que alguns acredito que seja de propósito pois possui um contexto implícito de mensagem, porém muitos são indiretamente místicos demais, em geral gostei! Bem fluída, traços são lindos e possui muitas histórias. Em relação a esse ponto, nem todas as histórias são cativantes ou interessantes porém grande parte sim!

Douglas 25/09/2021

Uma ótima edição, com capa bem trabalhada e páginas em ótima gramatura, essa é uma coletânea de pequenas histórias quem têm bom conflito da segurança nada guerra mundial como seu ponto central.

Ótimos artistas, e roteiros bem diversificados, realizando diferentes tipos de abordagem acerca da segunda guerra (alguns sendo sob o ponto de vista brasileiro), podendo ser sob o enfoque do sofrimento e separação que uma guerra traz ou mesmo evidenciando as pequenas vitórias (ou derrotas) pessoais que são inerentes a períodos como esse.

Na média, foi uma boa leitura, com seus altos e baixos, como toda coletânea, mas que nem por isso perdeu seu mérito.

Recomendo sua leitura, sendo essa mais uma boa evidência da alta dos quadrinhos nacionais que venho percebendo ultimamente (ou será que é porque passei a dar mais atenção a esse mercado? não sei qual é causa e qual é consequência).
Eduardo Kasse 27/09/2021minha estante
Muito obrigado pela sua avaliação, Douglas! Feliz que curtiu as histórias. Abraços e fica bem.

Carlos.Bonin 27/02/2022

Como um livro de contos...
Podemos ver estes quadrinhos como uma revista de contos em forma de quadrinhos. Contos, estes, escritos e desenhados (e coloridos) por autores diferentes. Como todo livro de contos (especialmente os vários autores), algumas destas estórias são boas, outras não.
Eduardo Kasse 30/03/2022minha estante
Obrigado por avaliar a nossa coletânea.

Adilson Neves 31/01/2021

Segunda Guerra Mundial, Sobrenatural ?
A graphic novel possui ótima qualidade gráfica, como capa com letras em auto relevo, arte muito boa – principalmente na história de abertura da obra. Os prefácio e posfácio foram redigidos por conhecedores do tema (Igles Rodrigues e Júlio César Guedes, respectivamente).
Das dez histórias, duas envolvem a FEB (Ligeiro e Retrospectiva do Futuro) e são fundamentadas dentro do contexto histórico da Segunda Guerra Mundial, incluindo amizade ficcional do escritor Stefan Zweig com um futuro pracinha. Nos outros enredos há a impressão de conhecimento superficial do tema abordado e, em sua maioria, a intenção foi criar histórias de terror - onde forças sobrenaturais influenciam atitudes nefastas em campos de concentração e por toda a Alemanha; médiuns são usados pelas forças armadas brasileiras; alemã é obrigada a trabalhar próxima a Hitler, mesmo tendo relação sentimental com judeu; sniper alemão cego e seu lobo gigante, entre outros personagens como deuses hindus e fantasma de náufragos.
Se a intenção era criar, em sua maioria, histórias sobrenaturais, a sociedade Toller foi esquecida durante a elaboração dos roteiros.

Tupã 14/02/2021

Quadrinho nacional pulsante!
Excelente edição que reúne diversos autores para falar de um tema tão explorado da história da humanidade, mas como o próprio prefácio diz, ainda tem muito a ser explorado.
Diversas HQs dentro de uma só que vale muito a pena!
Eduardo Kasse 23/02/2021minha estante
Fico feliz que você curtiu a HQ, Tupã! Obrigado por avaliar.

Tupã 03/03/2021minha estante
Boa demais! Eu não estou com ela aqui comigo...qual foi a sua história?

Eduardo Kasse 05/03/2021minha estante
A minha é "Eu vi a face do Anjo do Senhor", a que narra o cotidiano de enfermeiras durante a Blitz em Londres.

Guibauer 07/03/2021

Interessante, mas confuso
É um bom compilado de histórias curtas tendo como pano de fundo a Segunda Guerra mundial. As artes de todas as histórias são boas, mas eu esperava mais histórias realistas e menos histórias fantasiosas ou com foco em influências sobrenaturais e de fantasmas.
Na minha opinião a melhor história do livro é a primeira que é também a mais realista.

Giordano.Sereno 12/08/2021

Bom quadrinho, mas esperava mais...
Tratar-se de uma coletânea de histórias curtas. Achei até que algumas foram curtas demais. Mereciam maior desenvolvimento, mais detalhes, para as coisas fazerem mais sentido.
No geral, é um bom quadrinho. Mas esperava mais, muito mais. A promessa era uma mistura de histórias reais e ficcionais tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Mas havia apenas uma história real (pelo menos é o que está indicado). Muitas histórias de terror, com uma pegada sobrenatural muito forte. Esperava algo mais realista.
A arte de algumas histórias é muita boa. Em outras, não chega a atrapalhar. Mas em duas histórias é muito abstrata para o meu gosto.

Jacinhaxz 10/07/2022

Arquivos Secretos Da Segunda Guerra Mundial
É um Excelente HQ, que possuí um conjunto de histórias sobre a segunda guerra, em diferentes lugares e data.
Sou viciada em livro sobre a segunda guerra mundial, então não poderia deixar de lê-lo. A primeira história me deixou muito sensível, já que se trata de Hiroshima.
Cidades destruídas, as crianças mortas, pessoas capturadas, jovens tendo que lutar, mas sem esperança alguma que voltarão para casa, mulheres tendo que comer as comidas antes de Hitler, já que poderia haver algum veneno. Isso tudo por causa de uma maldita guerra, por causa de PODER.
Esse livro é tão importante, que irei recomendar por meu professor de história.