Santuário

Santuário Nella Larsen

Resenhas - Santuário

lorena 27/10/2021

Doloroso e surpreendente
Mesma autora do conto "O homem errado", Nella Larsen conduz brilhantemente a narrativa, com um suspense de apertar o coração e nos choca com o final, diferente de qualquer coisa que imaginávamos. Ainda não entendi a relação entre o título e conto, mas de qualquer forma surpreendente.

Rute31 11/08/2021

Santuário
A única parte ruim desse conto é que ele acaba muito rápido.
Jim Hammer é um homem negro que cometeu um crime e vai pedir abrigo na casa de uma velha senhora chamada Annie Poole.

A decisão de Annie no final do conto me deixou surpresa.

Luísa Anjos 10/06/2021

Como estudante de licenciatura, a primeira coisa que passou pela minha cabeça quando terminei essa leitura foi: é um texto perfeito para se analisar e discutir em sala de aula. Numa narrativa breve e impactante, a autora consegue criar uma atmosfera de aflição, ao mesmo tempo em que franzimos a sobrancelha querendo saber como a situação vai terminar. O final, como disse, é impactante, quase assombroso. E, claro, nos faz refletir sobre a identificação, defesa e preservação racial; quais os limites entre o pessoal e o social? Até onde se vai pelos seus? Eu gostei demais desse conto, mesmo que ainda esteja tentando entender com mais clareza o título, fiquei feliz por conhecer a escritora e essa história.

Karoline67 09/03/2021

Final surpreendente
O conto foi conduzido muito bem pela autora e o final me surpreendeu. Caixa Preta mandou bem novamente!

Emily Amaral @artesdeler 15/01/2021

Negros defendendo negros
Conto de dezembro de 2020 do Clube da Caixa Preta que é bem curtinho, mas permite inúmeras reflexões e discussões após sua leitura. Temos a vida de Jim Hammer após um acontecimento que ditará todo o conto. E depois de todas a revelações (que irei deixar para curiosidade de quem for ler) nos faz pensar na crueldade da raça branca com os negros, que leva ao ponto de negros defenderem negros até nas situações mais extremas, e apesar de todos seus sentimentos conflitantes. Mostra a união diante de uma herança de maus tratos e racismo. Recomento a leitura! Mais uma vez a curadoria do Clube é incrível nas escolhas.

Luciana Leitora 12/12/2020

Direto & Certeiro
A história tem um desfecho que me surpreendeu muito.
A difícil decisão de uma mãe ao encarar uma dor dilacerante e ainda estender a mão a um jovem por um questão de identificação racial, foi extremamente emocionante. A questão racial move demais as relações sociais, em muitos aspectos negativamente, a maneira que autora aborda o debate racial é magistral.
Mais um conto da Caixa Preta que agradou demais.

Lucas 11/12/2020

Impactante
A reação da personagem é forte e emocionante ao mesmo tempo, deixou-me estupefato. Fiquei curioso para conhecer outras obras da autora.

Clube da Caixa Preta - Dez/2020