A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

@ine.reads 31/10/2021

Esse é um e-book de contos da Editora Wish com diversas lendas antigas de vários lugares do mundo.
A Noiva da Caveira, 1910 - Nigéria.
Cinderela Italiana, 1634 - Itália.
A Amizade dos Anões, 1877 - Alemanha.
A Fada do Mar, 1877 - Alemanha.
O Caçador de Focas e o Sereiano, 1910 - Escócia.
Baba Yaga e Vasilissa, a Bela,1855 - Rússia.
A Lenda de Yara, 1917 - Brasil.
E um grande extra com diversas descrições sobre seres fantásticos: Trolls, Elfos e Nokkens.

Eu amo contos antigos, eles sempre nos trazem as referências mais antigas de diversas histórias que conhecemos hoje. Cada lugar do mundo tem uma versão para os contos de fadas que conhecemos hoje em dia.
Nesses contos encontramos muito mais da cultura do horror e terror do que a fantasia em si, por isso eu gosto tanto de procurar contos antigos.
De todos os contos, A Noiva da Caveira foi um dos mais simples e que menos gostei, apesar de ser muito interessante os outros são muito melhores.

Eu sempre amo as histórias da Rússia, portanto o conto da Baba Yaga e Vasilissa foi o meu preferido.

O Caçador de Focas e o Sereiano, é um dos contos mais longos e com um bom desfecho para a história.

Baba Yaga e Vasilissa, a Bela, é uma versão de Cinderela e tem alguns aspectos levemente macabros, mas ela passa por uma trajetória incrível e um final inesperado.

A Lenda de Yara, essa é uma versão um pouco diferente do que a do folclore que aprendemos na escola, o que achei muito interessante, pois mesmo no Brasil temos diferentes versões.

LuizaSH 30/10/2021

Pela capa e pelo título, pensei que fosse uma compilação com contos de terror, horror, enfim, peguei pra ler até pra aproveitar a proximidade do dia das bruxas, entrar no clima.
Mas na verdade não é isso. Mas foi interessante igual. São histórias, lendas, seja como for que definem, originárias de vários países, textos bem curtos, fáceis de ler. Não sei se são a inspiração ou foram inspirados, mas lembram esses contos de princesas, irmãos Grimm, essas coisas.

Carolina Del Puppo 29/10/2021

Distração
Na verdade, eu não consigo dar uma crítica negativa em um livro, mas tenha que confessar que essas foram horas entediantes.

28/10/2021

Livrinho bem bacana, com contos legais e uma "enciclopédia" de criaturas no final. Achei bem interessante. Para os fãs de fantasia é muito legal ler sobre os mitos e criaturas e entender de onde surgiram.

A.C.L. 25/10/2021

Temos histórias da Nigéria, Itália, Alemanha, Escócia, Rússia e "lenda" amazônica. Mas temos também uma parte de não ficção, que explica algumas criaturas fantasiosas.

Como todo conto de fadas temos as questões sobre comportamento feminino, a mulher boa x a ruim, assim como outras coisas meio problemáticas. Enfim... O meu conto favorito foi o da Escócia: "O caçador de focas e o sereiano"

Nath 22/10/2021

Muito bom! O livro trás contos antigos de vários países, como cultura africana, russa, inglesa e brasileira, a grande maioria eu já tinha escutado falar pelo menos, mas é bem legal.que É ótimo para conhecer mais sobre a diversidade cultural de vários países.

Tally 22/10/2021

Os contos são muitos bons, mas particularmente o ?conto extra? que não tem nada de conto eu achei bem chato e cansativo, pois é uma reunião de informações sobre seres místicos com base nas crenças norueguesas.

Cristine.MAller 15/10/2021

Bacana!
Uma leitura muito bacana e leve para descontrair. São vários contos bem curtinhos e no final tem um capítulo com uma explicação de alguns seres místicos.

Biaaa. 10/10/2021

Contos de fadas radicais
Moral da história: obedeça seus pais, se não será sequestrada para o mundo dos mortos haha me lembra de certa forma a chapéuzinho vermelho mas mais radical

Jenifer Tertuliano 07/10/2021

Razoável
Esse já é o segundo livro de contos que pego só essa semana que precisa de uma revisão. ??
Algumas histórias são legais e interessantes mas outras são bem chatas e monótonas que não parece ter muito sentido terem sido escolhidas.
A historia que dá nome a coletânea, A noiva da Caveira, por exemplo é uma das mais chatas.
Acho que não estou dando muita sorte.

Vinijgc12 26/09/2021

só conhecia s história da cinderela, yara e da mitologia nórdica. é um livro ótimo pra crianças e já vou recomendar pra minhas primas.
meu preferido foi sem dúvida o da mitologia nórdica

Camis 24/09/2021

Até que tinha começado bem
Este pequeno e-book possui uma coleção de contos de diversas regiões do mundo. Cada conto tem seus altos e baixos, e a maioria eu gostei muito, porém o livro se encerra com um glossário de monstros, que tem uma leitura muito arrastada e acaba tirando o brilho dos contos por encerrar o livro de maneira tão chata.

vica 22/09/2021

legal, mas precisa de revisão
algumas histórias são mais cativantes do que outras, mas é sempre interessante conhecer um pouco do folclore de diferentes culturas e povos. a última parte do livro é chatíssima e muito pedante, tanto que fiquei impaciente e pulei quase tudo kkkkk mas pelo menos é o capítulo final, então não chega a atrapalhar o ritmo de leitura do livro. o que mais me incomodou foi a falta de uma revisão mais minuciosa, o livro tem diversos erros de ortografia e a escrita tem problemas de coerência e fluidez. ainda assim, foi uma leitura divertida e enriquecedora.

histórias favoritas: a fada do mar (alemanha) e baba yaga e vasilissa, a bela (rússia).

Erika Xavier 19/09/2021

Que delícia de leitura!
Ao decorrer da leitura de todas as pequenas narrativas, via o quanto estava dentro das histórias.
Cada conto apresenta sua particularidade e originalidade, exigida a época de sua construção. E como é fascinante ler sobre as diferentes concepções criadas acerca de cada criatura.
Recomendo a leitura.

Júlia 16/09/2021

Achei interessante, gostei mais da "Cinderela" da Rússia. A parte das descrições foram meio chatas mas o resto é legal.