A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

agasbriela 16/12/2020

Muito bom!
O livro é repleto de contos de diversos países e autores diferentes, tem até conto do Brasil! Gostei muito e uma dica: esse ebook está disponível gratuitamente na amazonn pessoal

Lizzy 04/05/2021

Passa tempo
São breves contos de terror de outros países e faz mais sentido se conhecermos a cultura de origem.
Esperava mais terror mas dá pra passar o tempo.

Christiane.Sérgio 25/04/2021

Livro de contos folclóricos de vários países como Irlanda, Escócia, Alemanha, Nigéria, Itália e Brasil.

Gostei bastantes deles, principalmente dos contos A amizade dos anões, A fada do mar e o Caçador de focas e o sereiano.

Jessica Sena 22/03/2021

meio mais ou menos
Esse é um livro onde reuniram alguma contos beeem antigos, de outros países. Os contos são bem curtos e a maioria não tem desenvolvimento, o que é perdoável já que foram escritos há décadas atrás.
A última parte do livro eu achei arrastada e muito repetitiva. Até tem o aviso que isso acontece,as você não esperava que é tanto assim.

Deza 27/12/2020

A Noiva da Caveira e Outras Histórias Antigas
Esse livro reúne alguns contos de diversos países, suas superstições, folclore, etc... O final nos traz algumas informações a respeito dessas crenças (em sua maioria, nórdicas).

O livro tinha tudo pra ser um bom passatempo, nos trazendo maior conhecimento através desses contos, porém a narrativa é extremamente maçante, tornando a leitura, várias vezes, muito arrastada... Não recomendo.

Leila de Carvalho e Gonçalves 27/12/2021

Sete Histórias E Uma Mini-Enciclopédia
Publicado pela Editora Wish, este e-book reúne 7 histórias antigas, oriundas de distintos países, além de um texto extra, uma espécie de mini-enciclopédia de criaturas nórdicas. Eis a relação:

* A Noiva Da Caveira (Elphinstone Dayrell), 1910 - Nigéria.
* Cinderela Italiana (Giambattista Basile), 1634 - Itália.
* A Amizade Dos Anões (Marie Jeserich Timme), 1877 - Alemanha.
* A Fada Do Mar (Marie Jeserich Timme), 1877 - Alemanha.
* O Caçador De Focas E O Sereiano (Elizabeth W. Grierson), 1910 - Escócia.
* Baba Yaga E Vasilissa, A Bela (Alexander Afanasyev ), 1855 - Rússia.
* A Lenda De Yara (Afonso Arinos), 1917 - Brasil.
* Trolls, Elfos E Nokkens (Sir William A. Craigie, Benjamin Thorpe e Hélène Adeline Guerber), 1851 a 1909.

Confesso que meu interesse pelo livro surgiu do título sugestivo, entretanto a leitura extrapolou minhas expectativas. Afora a oportunidade de tomar contato com autores representativos mas pouco conhecidos em nosso país, o assunto que orientou a compilação das narrativas é instigante: as semelhanças e diferenças entre mitos e lendas de diferentes povos. Um material que, oriundo da transmissão oral, foi resgatado e transcrito, ganhando novas versões ao longo tempo, a ponto de, hoje em dia, as mais edulcoradas ou suavizadas são de amplo acesso ao público em geral.

Por exemplo, A Fada Do Mar é um reconto de A Pequena Sereia, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen que, publicado em 1837, relata a história de uma jovem sereia disposta a trocar a vida nos mares e a a própria identidade, a fim de obter uma alma e o amor de um príncipe humano. Desta feita, a escritora alemã inverteu os papéis: um jovem apaixona-se por uma fada do mar e para poder viver ao lado dela, é ele quem tem de fazer dolorosas escolhas.

Outra curiosidade é o livro apresentar duas versões da história de Cinderela: Cinderela Italiana e Baba Yaga E Vassilina, A Bela. Enquanto a primeira é anterior às duas narrativas mais conhecidas ? Charles Perrault (1697) e Irmãos Grimm (1812) ? a segunda é posterior. Entretanto, a versão mais antiga documentada é chinesa (860) e a existência destas e de de outras tantas versões para a história, de acordo com psicanalistas, revela muito mais do que a realização de uma bela historia de amor aparentemente impossível. Sua frequência e atemporalidade reporta ?a uma espécie de arquétipo fundamental, que pode ser compreendido como um anseio natural da psiquê humana em ser reconhecida de forma especial e alçada a uma existência superior?. (Wikipédia)

Todavia, a circunstância mais intrigante pode ser observada em A Noiva da Caveira que dá título ao e-book e também encabeça a lista das narrativas. Sua história é a transcrição de uma antiga lenda nigeriana que exibe similaridade com o mito grego de Perséfone e com Frankenstein Ou O Prometeu Moderno, romance de Mary Shelley, escrito em 1817, na Inglaterra. Tais correlações, que podem ate parecer incidentais, são objeto de estudo da Mitologia e uma boa porta de entrada para compreender melhor o assunto, é a obra de Joseph Campbell e de Michael Witzel, infelizmente, esta última indisponível em português.

Boa leitura!

Ana Monique Souza 10/03/2021

Necessitada de revisão
Alguns contos são excelentes, outros faltam revisão ortográfica, outros de coerência.

Os contos bons valem muito a pena.

Outros valem por nós fazerem refletir como essas histórias influenciam nossas vidas contemporâneas. Vale a reflexão.

Jey Canavezes 07/01/2021

Material Impecável
Mais uma vez a editoria Wish não deixou a desejar, mesmo já tendo lido a maioria dos contos presentes nesse compilado, valeu a pena adquirir pois o glossário de mitologia nórdica apresentado no final é maravilhoso e rico. Uma trabalho, mais uma vez, impecável da editora.

Julinho 09/05/2021

Contos de fadas de todo o mundo
Gostei bastante dos contos - variados em nacionalidade: Rússia, Brasil, Itália, Islândia - mas confesso que eles não receberam um bom tratamento literário, falta qualidade narrativa a obra.

B.norte 09/11/2021

Recomendo!
É um livro realmente interessante... achei que ia ser chato lê-lo, mas me enganei. Foi um pouco cansativo, demorei um certo tempo para finalizar, mas ele carrega histórias de fantasia que nunca tinha escutado e que foram, de certa forma, interessantes.

Natie Porto 01/05/2021

Diferente
Um livrinho curto com vários contos de países diferente...

Li mais por causa dos contos da Baba Yaga e da Yara, mas não tem nada muito supreendentemente...

Byannca.VerAssimo 21/03/2021

Vários contos
Esse livro reúne vários contos antigos dos países Europeus, e 1 conto do Brasil, conto da Yara.

Adorei todos, confesso que o conto Brasileiro foi mais difícil a leitura, pois são muitos nomes da região desconhecidos para mim, mas adorei, apresentamos varias culturas aqui.

Beto | @beto_anderson 30/04/2021

Pensei que fosse outra coisa
São histórias bobinhas. Algumas até que interessantes. A última parte do livro não me empolgou muito, apesar de parecer um tanto interessante. talvez se fosse uma história me agradaria mais.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Sthefani Hilário 25/06/2021

Começou bem, terminou mal.
É uma coletânea de contos típicos de diversos países. Começou prendendo muito minha atenção e fiquei muito interessada por todos os contos. Mas depois começaram a vir contos medianos e com um trabalho de escrita muito amador.
O extra completamente sem sentido e tirou toda a essência do livro.
Mas é bom para passar o tempo e entender melhor sobre os contos de outras culturas. Gostei muito do conto Russo e o da Alemanha.

"Em tuas veias flui o sangue de uma raça desleal, mas nossa natureza é distinta. Punimos a ingratidão e a infidelidade severamente, e nosso coração não conhece piedade por aqueles que despertam nossa ira."