A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

Ingrid1184 22/01/2024

A Noiva da Caveira é outras histórias antigas
Achei muito interessante reunir não apenas contos populares, mas também os de outras culturas europeias. A maioria dos enredos que conhecemos hoje em dia são releituras desses mitos espalhados durante décadas; por isso, achei interessantíssimo as explicações no final do livro, descrevendo as origens dos principais seres místicos da Noruega e da Alemanha (dá para perceber o quanto eles acreditam em sereias e um universo dentro da água).
Um conto que eu gostei bastante foi o da Vasilissa ? nunca tinha lido uma história russa, então foi legal conhecer um pouco da cultura e do "folclore" deles.

Feh (@library.of.the.witch) 22/04/2021

Sempre gostei de contos de fadas e lendas, e poder ler todos esses contos de vários lugares do mundo, foi muito bom.

Maria.Eduarda 23/02/2021

O livro é composto por alguns contos de vários lugares diferentes.
Ele é bom pra se ler para passar o tempo, alguns contos são um pouco maçantes, demorei a terminar o livro por esse motivo.
Ele vale a pena ler se você se interessa ou quer conhecer contos de várias culturas diferentes.

Priscila 11/04/2021

Razoável
Uma coletânea de histórias regionais de vários países, algumas bem estranhas (talvez faça sentido para um nativo), outras bacaninhas.

Silvana 14/08/2022

Outros contos
A primeira história da noiva da caveira, já chama atenção para algumas coisas relacionada ao gostar pensando somente na aparência. Querer demonstrar para o outro só as melhores partes(impossível).
Este conto e outros podem trazer muitas reflexões e restratos de um época não tão distante. Pois, hoje estamos quase voltando a acreditar em fenômenos sobrenaturais para explicar fatos científicos, e validar preconceitos.
Bom ler, o melhor é sair transformado da leitura.

JAlia372 28/07/2023

Achei as histórias bem chatinhas e super lentas, demorei um tempão pra conseguir terminar pelo menos uma história
Isabelly 31/07/2023minha estante
Eu achei a mesma coisa quando li

JAlia372 01/08/2023minha estante
juro

Debora956 13/10/2023

Outras histórias
Leitura de um único dia, o livro tem apenas aproximadamente 100 páginas. São contos de alguns países, incluindo o Brasil, e são sete histórias pouco conhecidos. No final do livro tem um capítulo extra falando sobre o folclore e outras origens de algumas criaturas como sereias e tritões, elfos, lobisomem, gigantes e trolls, dragões, duendes, anões, fantasmas, origem das montanhas e do mundo, serpente do mar, basilico (bem diferente daquele que aparece em "Harry Potter e a câmera secreta"). A primeira história é da Nigéria e conta sobre uma moça que não queria casar com ninguém. A segunda história é uma "cinderela" da Itália. A terceira história foi a que mais gostei, é da Alemanha e sobre a amizade dos anões e uma criança mau tratada pela madastra. A quarta história é sobre um homem que vai viver no fundo mar, também é da Alemanha. A quinta história é escocesa e sobre um caçador de focas. A sexta história é da Rússia e sobre uma criança com uma bonequinha que realizava seus desejos. E por último, uma lenda brasileira é sobre a lenda da Yara. O capítulo extra aborda outras criaturas de origem norueguesa.

Estela 07/04/2021

Autor fez o livro sob pesquisa, leitura agradável, recomendo
Gostei muito do livro, o autor muda a forma de contar a história de acordo com a origem de cada uma delas. O que é muito interessante e mostra que houve realmente uma grande pesquisa para se fazer cada um dos textos, começando pela forma de se contar a história e passando pela descrição de vestimentas, dialetos, jargões e inclusive o cuidado de não traduzir determinadas palavras para não serem confundidas com palavras ou traduções semelhantes (tudo sempre sendo observado).

Nem todas as histórias me agradaram, mas o grande trunfo, pra mim, foi o capítulo final. O e-book está disponível gratuitamente no aplicativo do Kindle (pelo menos até está data de vos falo RS).

@Mihleituras 02/04/2021

É um livro de contos de vários países e de épocas diferentes. Gostei muito que cada conto tem um ensinamento.

Everton.Paulo 03/04/2023

Boa coletânea
Contos antigos de várias regiões do mundo. Interesa para conhecer outras histórias e um pouco mais da cultura de contos populares de outros eixos literários.
A parte final do livro, um glossário sobre seres míticos, é legal, mas achei um pouco desnecessário. O que não tira a grandeza dessa coletânea.

Csbarreto 15/05/2022

Interessante...
É um livro curtinho, uma coletânea de contos, uma espécie de "a origem" dos contos de fadas modernos, que trás um toque bem interessante às histórias, uma vontade de descobrir quais outras qur foram derivadas. Porém pensei que as histórias iam ter uma conexão entre si, mas são de diferentes países e línguas que vão pulando de uma pra outra aleatoriamente. Acho que vale a pena a leitura pela curiosade. O final muito arrastado com as "cenas" extras. História favorita foi a da Baba Yaga e Vassilssa.

Amanda.Oliveira 07/07/2021

Adorei cada conto li em poucas horinhas.
História super fantásticas que nunca ouvi fala. Foi muito bom conhecer essas histórias.

Giuliane.Souza 05/07/2021

Legal
São histórias antigas de vários lugares do mundo, nada muito surpreendente apenas o velho e bom conto de fadas.

Tamiris Durigan 06/04/2022

Chato
Esse livro reúne vários contos de fadas de diversos países e tinha tudo para ser mais interessante. No entanto, os contos são extremamente rasos e alguns são bem parecidos, mudando alguns elementos. O conto da Baba Yaga e dos Anões foi o melhor, na minha opinião, e o Extra é entediante.