A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

lolaa 23/03/2024

OS CONTOS!
A noiva da caveira foi um conto bem curto e que não me prendeu muito. Por ja ter começado assim, achei que não iria gostar do livro, mas aí eu li a Cinderela Italiana e A amizade dos anões e nossa!
Os outros contos foram sensacionais e que me prenderam muito!
O livro não é grande e são poucos contos.
Além disso, achei a leitura bem fácil

Paulo.Diniz 03/03/2024

Muito bom. O livro traz vários contos de diferentes regiões, e no final traz uma espécie de "dicionário", explicando algumas lendas e mitos.

Pumps 14/02/2024

Bonzinho.
Livrinho com contos diversos,de autores diferentes.Contos curiosos e alguns interessantes que despertam reflexões.
Indico para uma leitura descompromissada.

indyr 13/02/2024

Notas de rodapé
Primeiro Livro de Contos lido esse ano. Segue a fio o que achei de cada história.

"A Noiva da Caveira", de Elphinstone Dayrel (1910 - Nigéria): esse é o conto mais diferente do livro, por ter aspectos além do mundo fantasioso dos contos que conhecemos - nota: 4,5/5.
"Cinderela Italiana", de Giambasttista Basile (1634 - Itália): esse é o típico conto que traz aquela lição no final da história, porém dado o contexto, é também misógeno - nota: 3/5.
"A Amizade dos Anões", de Marie Jeserich Timme (Villamria - 1877 - Alemanha): esse conto tem algumas partes triste, mas acredito que é o mais adorável do livro, além de ser bem desenvolvido e dividido em duas partes - nota: 4,5/5.
"A Fada do Mar", de Marie Jeserich Timme (Villamria - 1877 - Alemanha): definitivamente o meu favorito, bem desenvolvido e com um final surpreendente; os alemães estão com tudo na escrita de contos - nota: 5/5.
"O Caçador de Focas e o Sereiano", de Elizabeth W. Grierson (1910 - Escócia): não tem nada de muito surpreendente, mas é legal a lição de moral no final - nota: 3,5/5.
"Baba Yaga e Vasilissa, a Bela", de Alexander Afanasyev (1855 - Rússia): excelente história, bem desenvolvida e trazendo vários aspectos únicos da cultura russa - nota: 4,5/5
"A Lenda de Yara", de Affonso Arinos (1917 - Brasil): apesar de ser uma história até relativamente conhecida para nós, brasileiros, o que complica na história é a escrita muito rustica e densa, acredito que em cada frase eu tinha que parar uma ou duas vezes para buscar o significado de algum termo, e isso certamente torna mais difícil a fluídez do conto - nota: 4/5.
"Extra: Trolls, Elfos e Nokkens", de Sir William A. Craigie, Benjamin Thorpe e Hélène Adeline Guerber (1851 a 1909): essa parte se trata de um material informativa a respeito de criaturas nórdicas, como uma mini-enciclopédia; é um pouco confuso, mas bastante interessante, pois explora a possibilidade de como tais mitos podem ter surgido dado o contexto da época; agora sendo sincera, o que esse povo tem com quintas-feiras? kkkkkk - nota: 4/5.

No geral, material muito bem elaborado pela Editora Wish!

Nescaw 22/01/2024

Razoável
Eu gostei de uns 3 contos, os demais achei arrastados. Não são histórias tão interessantes e divertidas. Mas enfim, não sou fã de fantasia.

Ingrid1184 22/01/2024

A Noiva da Caveira é outras histórias antigas
Achei muito interessante reunir não apenas contos populares, mas também os de outras culturas europeias. A maioria dos enredos que conhecemos hoje em dia são releituras desses mitos espalhados durante décadas; por isso, achei interessantíssimo as explicações no final do livro, descrevendo as origens dos principais seres místicos da Noruega e da Alemanha (dá para perceber o quanto eles acreditam em sereias e um universo dentro da água).
Um conto que eu gostei bastante foi o da Vasilissa ? nunca tinha lido uma história russa, então foi legal conhecer um pouco da cultura e do "folclore" deles.

Leticia.Paula 18/01/2024

Até o último conto vai
Estava até curtindo as histórias. Porém essa última além de longa e repetitiva não explica quase nada sobre de fato os seres místicos. Se tivessem colocado mais em forma de história acho que seria mais interessante

Alvin.Hercules 31/12/2023

Não chega a ser envolvente, mas é um bom livro para passar o tempo.
Possui vários contos e mitos folclóricos de diversos países, abrangendo uma diversidade cultural enorme. São várias histórias separadas, e algumas adaptadas de contos já conhecidos.

Karine.Maco 16/12/2023

Bons contos
O livro tem sete bons contos, o meu preferido foi o da Noiva Caveira. Não me agradou o capítulo extra porque ele é muito extenso, ocupando boa parte do livro e tem um caráter de escrita informativo. Por isso, passei boa parte do livro me sentindo como se estivesse lendo uma síntese acadêmica ao invés de contos. No geral, foi bom conhecer uma reeleitura dos contos em outros locais do mundo, como o da cinderela, também foi bom ler o conto da Yara, que é brasileiro. O livro é bom porém, não impressiona.

@adriana_ lerlivros 17/11/2023

O livro, A Noiva da Caveira e outras histórias antigas, reúne sete "contos de fadas" de vários países como, Nigéria, Itália, Alemanha, inclusive Brasil. Algumas são histórias um tanto macabras, outras tem mensagem de cunho moral. As minhas preferidas foram, "BabaYaga e Vasilissa, a Bela" e "A Lenda da Yara", nosso conto amazônico.

? A Noiva da Caveira
? Cinderela Italiana
? A Amizade dos Anões
? A Fada do Mar
? O Caçador de Focas e o Sereiano
? BabaYaga e Vasilissa, a Bela
? A Lenda da Yara

Maíra 15/10/2023

São vários contos de vários lugares, alguns gostei mais do
que outros, principalmente os que falavam de mitologia nórdica.

Debora956 13/10/2023

Outras histórias
Leitura de um único dia, o livro tem apenas aproximadamente 100 páginas. São contos de alguns países, incluindo o Brasil, e são sete histórias pouco conhecidos. No final do livro tem um capítulo extra falando sobre o folclore e outras origens de algumas criaturas como sereias e tritões, elfos, lobisomem, gigantes e trolls, dragões, duendes, anões, fantasmas, origem das montanhas e do mundo, serpente do mar, basilico (bem diferente daquele que aparece em "Harry Potter e a câmera secreta"). A primeira história é da Nigéria e conta sobre uma moça que não queria casar com ninguém. A segunda história é uma "cinderela" da Itália. A terceira história foi a que mais gostei, é da Alemanha e sobre a amizade dos anões e uma criança mau tratada pela madastra. A quarta história é sobre um homem que vai viver no fundo mar, também é da Alemanha. A quinta história é escocesa e sobre um caçador de focas. A sexta história é da Rússia e sobre uma criança com uma bonequinha que realizava seus desejos. E por último, uma lenda brasileira é sobre a lenda da Yara. O capítulo extra aborda outras criaturas de origem norueguesa.

Rafaela.vAlmeida 28/08/2023

Recomendo para crianças
Não foi o meu estilo de leitura, mas diria que é mto bom para o público infantil. Levinho, vários contos mágicos. Só não foi muito o meu estilo

JAlia372 28/07/2023

Achei as histórias bem chatinhas e super lentas, demorei um tempão pra conseguir terminar pelo menos uma história
Isabelly 31/07/2023minha estante
Eu achei a mesma coisa quando li

JAlia372 01/08/2023minha estante
juro