Santo Tomás

Santo Tomás G. K. Chesterton

Resenhas - Santo Tomas

samucacn 04/02/2024

Este livro é uma introdução à vida e ao pensamento de um dos maiores santos católicos de toda a história do cristianismo, escrito por um dos maiores apologetas cristãos (senão o maior) dos tempos modernos. O que G. K. Chesterton diz sobre Santo Tomás de Aquino neste livro e o modo como o faz fizeram da obra leitura obrigatória, por muitos anos, nos seminários de formação católica de todo o mundo.

Éttiene Gilson, um dos maiores e mais aclamados tomistas do séc. XX, dizia não haver melhor síntese do espírito tomista do que a que Chesterton expõe neste livro, ao ponto de chegar a afirmar que ?daria um braço? para tê-lo escrito.

mariana.roque.73700 18/10/2023

Um livro que fala tão lindamente da vida do santo, a leitura em si é um pouco mais complexa, por ele ser filósofo, muitas vezes vc se sente em uma aula, mas muito bom.

Carolina 24/07/2023

Perante Deus, toda filosofia humana é sem valor, e somos suas criancinhas
O livro foca na biografia de Santo Tomás nos seguintes capítulos:

I) Os dois frades
II) O abade fujão
V) A vida real de Santo Tomás

Descreve o momento histórico e introduz a filosofia tomista nos seguintes capítulos:
III) A revolução aristotélica
IV) Meditação sobre os maniqueus
VI) Uma introdução ao tomismo
VII) A filosofia perene
VIII) O legado de Santo Tomás

Ainda que eu tenha chegado completamente crua ao início dessa leitura, foi possível absorver parte de seu conteúdo e reflexões filosóficas - as quais eu levarei comigo de agora em diante.

Mas a passagem que me impressionou foi o relato biográfico do final da vida e da morte de Santo Tomás. Deixo abaixo os trechos mais marcantes:

"E então aconteceu algo (dizem que foi enquanto celebrava a Missa), cujo verdadeiro sentido jamais será conhecido entre os homens mortais.

Seu amigo Reginaldo lhe pediu que retornasse a seus hábitos de leitura e escrita, seguindo as controvérsias do dia. Ele respondeu, com singular ênfase: 'Não consigo escrever mais'. Parece ter havido um silêncio. Então Reginaldo arriscou-se a abordar o assunto novamente. E Tomás respondeu com vigor ainda maior: 'Não consigo escrever mais; perto do que vi, tudo o que escrevi me parece palha'.

[...]

Acabou sendo levado a um mosteiro em Fossanuova, e seu misterioso fim chegou avançando a passos largos. Vale a pena lembrar, aos que pensam que ele fazia pouco do aspecto romântico ou emocional da verdade religiosa, que, segundo o seu desejo, foi lido ao seu leito o Cântico dos Cânticos, do começo ao fim. [...] Tomás confessou seus pecados e recebeu seu Deus; e podemos ter certeza de que o grande filósofo esquecera completamente a filosofia.

[...]

Deve ter havido um momento em que as pessoas perceberam que aquela troante usina de pensamentos tinha parado de súbito; que, após o choque de silêncio, aquela roda não mais sacudiria o mundo; e que não havia mais nada dentro daquela casa vazia, além de uma grande massa de escombros. E o confessor, que estivera com ele na câmara interna, saiu correndo aparentemente tomado pelo medo, e murmurou que sua confissão fora como a de uma criança de cinco anos."

Carolina 24/07/2023minha estante
Postei várias citações que selecionei deste livro no grupo Históricos de Leitura - CCR

Rodrigosotovia 30/04/2023

Pequena introdução ao tomismo
Chesterton narra um pouco da vida de Tomás de Aquino, pra demonstrar sua personalidade e sua realidade.

Junto à essa narração, Chesterton faz uma pequena introdução ao pensamento tomista, de maneira clara, simples e sem complicações.

Li como uma pré-leitura da Suma Teológica, acredito ser indispensável para esse objetivo.

Wilson 23/01/2023

Tomás, sabedoria pura
O livro nos é apresentado para termos um contato da história desse santo tão importante para a história da Igreja, mas também para a filosofia. Em algumas situações, quem não tem muito contato com textos filosóficos pode ficar um pouco perdido, mas nada que possa prejudicar a sua leitura. A história é riquíssima e vale muito a pena conhecer esse contexto histórico de Tomás de Aquino.

Sabrina 23/05/2022

Senso comum
Eu queria muito ser inteligente o suficiente para entender toda as referências que Chesterton faz ? mas algumas eu compreendi, pelo menos 5% do que ele queria transmitir. Que cara inteligente meo! A escrita dele é magnífica!!!

Eu queria muito ter uma boa base sobre filosofia para entender melhor o livro, e me aprofundar. Mas nem por isso foi uma leitura perdida. Chesterton conseguiu escrever de uma forma que um 'leigo' conseguisse entender, desde que lesse com muita atenção e com o Google aberto no celular.

Que grande homem foi Tomás de Aquino, e este livro só me foi de introdução sobre esse grande santo que eu quero conhecer ainda mais agora.

Na simplicidade do senso comum, Tomás nos trouxe uma filosofia com sentido, e um sentido que nos leva direto para Deus. Belíssimo! ??

Andre.S 05/02/2022

Um livro típico de G.K. Chesterton onde o autor divaga filosoficamente pelas suas 222 páginas e muito pouco é falado sobre Santo Tomas de Aquino. Não é meu tipo de livro, esperava bem mais uma biografia do Santo. Decididamente não gosto deste autor.

Maria20903 23/11/2021

A vida do Doutor Angélico
Nessa obra, Chesterton nos apresenta, de maneira resumida, mas completa, a vida de Tomás de Aquino. É um ótimo começo pra quem quer conhecer a vida desse célebre santo e estudar sua filosofia, que é tão verdadeira e necessária, principalmente nos tempos de hoje, que bate diretamente contra as heresias modernas.
O livro mostra os principais feitos de Aquino, em relação às outras filosofias e principalmente a filosofia Aristotélica, que Tomás pôde resgatar graças ao seu conhecimento.
Essa leitura me proporcionou muitos ensinamentos, e sei que será de bastante ajuda durante minha vida, tanto para responder minhas dúvidas, quanto para aprofundar meus pensamentos.

Lucas.Silva 16/10/2021

Ótimo
Esse livro apresenta uma biografia de uma das mentes mais geniais da história. Não com o intuito de falar de toda a vida do santo, mas sim de tratar sobre o contexto histórico e filosófico de Santo Tomás de Aquino, trazendo ótimas reflexões sobre o pensamento do teólogo e como pode haver influência dele nos dias atuais

Ir.Vivian.CMES 14/10/2021

Difícil mas vale a pena
Cansativo mas bom, demorei bastante para conseguir ler ele inteiro, Chesterton foi bem maçante e não chega a ser uma biografia completa de Tomás de Aquino, mas esclarece muitos pontos de sua vida. A pesar de ter sido uma leitura um pouco pesada eu gostei.

Gabriela2248 25/05/2021

Gostei
O livro serve mais como introdução à filosofia tomista, do que como biografia propriamente dita. É interessante acompanhar o pensamento do Chesterton, que vai explicando desde a ligação entre a filosofia medieval e a grega, até a superioridade de São Tomás frente a tantos filósofos modernos pretensiosos.
Pouco a pouco, o autor vai mostrando que o santo não ensinava coisas complicadíssimas, mas um tanto simples, por mais que a linguagem antiga possa nos assustar. Por outro lado, nos últimos séculos tantos pensadores têm surgido dizendo coisas absurdas, negando até mesmo a própria existência, e nós podemos acabar caindo em ideias tolas sem parar para refletir verdadeiramente acerca delas.
Enfim, gostei do livro, que inclusive foi o primeiro que li do Chesterton. Achei sim um pouco difícil em certas partes, mas me deixou com bastante vontade de conhecer outras obras dele. Além disso, serviu para quebrar um pouquinho do “medo” que eu tinha a respeito de São Tomás, porque o considerava extremamente distante da minha capacidade de compreensão, e agora vejo que não é exatamente assim.
Vicky.Regina 25/05/2021minha estante
São Tomás de Aquino? (Existe outro São Tomás?)

Eu me lembro que a professora de português falava muito dele na aula de literatura (o comentário genuíno de gente leiga querendo se fazer de estudada)

Gabriela2248 25/05/2021minha estante
Ele mesmo :)
Hahah soa chique falar de personalidades assim, né? A filosofia dele é interessantíssima para quem se dispõe a estudar.

Vicky.Regina 25/05/2021minha estante
Mais chique que falar é ler sobre, e ler de verdade, não ler a página da Wikipedia kkkkk

Gabriela2248 25/05/2021minha estante
Certamente.
Ai que legal, agora a gente pode conversar mais sobre nossas leituras! Eu não te disse que o skoob era legal?! Hahah

Vicky.Regina 25/05/2021minha estante
Kkkkkkkkk me curvei, finalmente.

Eu adorei que posso marcar aqui tudo bonitinho os livros que eu quero ler, sem ter que tentar lembrar de cabeça ou anotar em um lugar qualquer que depois não vou achar kkkkk

Renata 16/05/2021

Não é só uma bio, é uma introdução instigante ao tomismo
O melhor livro para se iniciar Chesterton. Uma escrita bela, inteligente, audaciosa com pitadas de sarcasmo e bom humor. O autor começa contrastando dois grandes frades, São Francisco e Santo Tomás, e termina de maneira desconfortante colocando lado a lado de Santo Tomás e outro monge agostiniano (o qual prefiro não citar para não causar um spoiler desnecessário).

Não é só uma biografia, é uma introdução instigante ao tomismo

carolmureb 13/05/2021

Provavelmente, este não foi o melhor meio de conhecer Chesterton, nem para conhecer melhor o grande São Tomás de Aquino, mas está valendo. O autor apresentou o fundamental, sem preocupação em apresentar datas e fatos biográficos. Demonstrou grande admiração pelo Doutor e defesa ferrenha contra seus críticos, sem contar suas próprias críticas aos "modernos".
"Todo santo é um homem antes de ser santo; e pode-se produzir um santo a partir de qualquer tipo humano; e a maioria de nós escolherá entre esses diferentes tipos, segunfo os nossos variados gostos" p. 6.
"O santo é um antídoto por ser um remédio. Nós geralmente o encontramos a restaurar a sanidade do mundo, a chamar a atenção de forma enfática para aquilo que o mundo despreza - o que não é sempre a mesma coisa nas diferentes épocas. Porém, cada geração procura seu santo por instinto; e ele não é o que as pessoas querem, mas o que elas precisam" p. 7.
"Eis, portanto, o paradoxo da história: que cada geração seja convertida pelo santo que mais a contradiz" p. 8.
"Um santo é alguém que já deixou para trás o desejo de se destacar; é o único homem superior que jamais quis ser superior" p.124.

Jean.Carlos 08/05/2021

Livro Complexo
Por ser um livro de filosofia achei-o difícil de entender completamente em somente uma leitura completa, porém é possível conhecer um pouco da história desse Santo e a importância dele na Filosofia e Teologia.