Cigana

Cigana Ellen Lima

Resenhas - Cigana

Vivi 09/12/2020

APAIXONANTE!
Um livro apaixonante e cheio de magia. Em Cigana: Marada pelo destino, podemos ver o amadurecimento dos personagens, sentir as dores de cada um e o desejo. Temos os dois lado moeda, duas ciganas lindas envolventes que nos fazem questionar certas coisas. Não é um livro que onde podemos encontrar um vilão e uma mocinha indefesa, ao contrario, é um livro onde encontramos acima de tudo o poder do amor verdadeiro e da amizade.
Super recomendo. Uma leitura fluida e cativante.

Vereana0 20/12/2020

Um livro cultural
Um livro que nos conta um pouco sobre a cultura cigana e nos trás uma personagem forte e que luta pelos seus ideais, Estela é uma cigana que desde muito foi prometida em casamento mas que sempre adiou esse dia para poder estudar.

Mas o que ela não esperava era que tudo o que sempre sonhou mudaria quando se casasse.

Esse foi o primeiro contato que tive com a escrita da autora e devo dizer que curti, uma escrita fluida e deixa o leitor querendo saber mais sobre o que virar a seguir.

Um livro curtinho que poder ser lido em um dia mas mesmo sendo curtinho temos muitas emoções do início ao fim da leitura.

Leituras da Rafa 27/01/2021

Resenha do livro Cigana - IG Literário @leiturasdarafa
Nunca tinha lido algo com a temática cigana, tudo o que sei sobre o povo cigano vem de alguns programas que olhei na Sky como o "Meu grande casamento cigano", então foi bem interessante conhecer mais sobre os mesmos e seus costumes.

♥️ o livro fala de amor, obsessão, magia e batalhar por seu lugar no mundo. Estela é diferente das ciganas de seu clã, ela é estudiosa, independente e tem pais que a apoiam em seus sonhos, apoiam tanto que concordaram com a decisão dela de esperar se formar para casar com Diogo, seu prometido desde que nasceu. Seu jeito independente causa polêmica entre seu povo e sua sogra a odeia por não ser uma cigana modelo. Além de enfrentar esse preconceito por parte de seu povo, ela enfrenta a inveja e o desejo de sua "amiga" Yasmin de acabar com sua felicidade roubando Diogo para si.

♥️ Diogo é um idiota, na verdade, eu odiei ele logo no início do livro. Mesmo comprometido com Estela ele dava esperanças para Yasmin, virgindade é uma coisa sagrada e que pode custar a honra da família caso a moça não se casa virgem e Diogo desonrou Yasmin, além de iludi-la. Tratou sua esposa com desdém muitas vezes e até mesmo violência, fora a pressão para que Estela tenha filhos. Foi muito que bem feito o que ele passou, serviu para ele perceber que costumes podem ser mudados e que devemos seguir o nosso coração e não a opinião dos outros.

♥️ O livro tem magia, mas não das boas. No povo cigano a magia é levada a sério, existem as magias protetoras e boas, existem as magias ruins e de amarração. Nunca pensei em ler algo do tipo, que uma moça em sã consciência fizesse uma magia de amarração para segurar macho. Entendo que seja costumes, mas foi impactante pra eu ler isso. Mas assim como na vida, a magia negra cobra seu preço e Yasmin pagou caro.

♥️ O amor sempre vence, até as piores pessoas merecem ser felizes e esse livro mostrou bem isso. O destino ou seja lá o que você acredita uniu Estela e Wladmir, foi um encontro de almas e nem mesmo a tradição pode separar o que já estava traçado pelo destino.

site: https://www.instagram.com/p/CI4Jsy7DbXn/?utm_source=ig_web_copy_link

Gllauce Brandão - @vicialivros 17/12/2020

Cigana: marcada pelo destino conta a história de Estela, uma cigana de um clã bastante tradicional que gostava de seguir a vida conforme seus próprios planos. Ela fazia faculdade e trabalhava, mesmo sendo uma prática não aceita pela tradição cigana. Estava destinada a Diogo, um homem respeitável que buscava respeitar a tradição. Estela conhece Wladmir, oriundo de clã mais moderno e sente algo, porém casa-se com Diogo por amá-lo e precisar honrar o clã. Entre eles, existe Yasmin, ex-amiga de Estela, que sempre foi apaixonada por Diogo e promete que ele será seu sob qualquer circunstância. Assim, começa a história desses ciganos marcados por um destino conturbado e cheio de escolhas que os mudarão para sempre.
A história é leve e fluida, apesar de intensa em alguns momentos. Nos deparamos com diversos momentos de apreensão, dor e tristeza, mas também sentimos bastante entusiasmo e alegria.
Os personagens foram muito importantes para o desenrolar da história, deixando cada um a sua marca. Já os personagens secundários não foram muito bem construídos. Porém amei o altruísmo e a bondade da Estela e o amor e a dedicação do Wladmir. O final foi incrível e me tirou o fôlego.
A história é curta e envolvente. Acabamos mergulhando numa cultura totalmente machista e patriarcal, com preceitos e normas bastante arbitrários.
O livro foi bastante elucidador, pois me apresentou alguns aspectos da cultura cigana que eu não conhecia. Confesso que fiquei encantada com alguns detalhes dessa tradição e assustada com outros. A autora aborda muito bem, elementos importantes na cultura cigana, bem como, o preconceito e os mitos existentes em nossa cultura.
Adorei a experiência com a escrita da autora, como também, com o universo da cultura cigana. Nunca li nada sobre este tema. Espero ler mais, pois me interessei bastante.

Jessica.Millen 23/07/2021

Romance traçado pelo destino
Nesse romance nós conhecemos mais da cultura cigana e toda a sua tradição.
Estela é uma jovem independente e forte que ama seus pais e sua cultura, ela só quer que eles tenham estudo e as mulheres tenham o direito de trabalhar e ter voz.

A escrita é fluida e bem direta , quando vi já estava finalizando. Uma leitura interessante e envolvente. A personagem é cativante e os personagens secundários também tem voz e muito destaque.

Fran 25/07/2021

Disponível no IG @leituraincrivel
Estela foi prometida pelo seus pais ao cigano Diogo. Mas ela era um pouco diferente das mulheres  que a rodeavam. Ela queria estudar, se formar e trabalhar, não apenas ser a esposa de alguém, ser submissa e sustentada. Essa informação era abominada pela família do seu noivo, principalmente pela sua sogra Zulmira, que a criticava e humilhava sempre que podia.

Talvez por ser filha única, seus pais a apoiavam e adiaram seu casamento até que ela estivesse formada, obrigando Diogo a esperar mais que o tradicionalismo pedia.

No meio do caminho dos dois, estava Yasmin, melhor amiga de Estela, que também era apaixonada por Diogo. E para Zulmira, ela era a esposa ideal para Diogo. E Wlad, um cigano que compartilhava dos mesmos ideais que Estela e os dois tinham uma ligação inexplicável.

?? Achei o livro muito bacana. A Estela é uma mulher forte e determinada, que apesar de querer fazer o que outras mulheres do seu clã não fazem, não foge de suas tradições.

?? O enredo é muito original, criativo e foge dos clichês. O romance foi bem representado na narrativa e fluiu de maneira instigante. Apesar de não saber muito sobre a cultura, consegui acompanhar tudo sem nenhum problema, pois a Ellen e a Empoderar tiveram o cuidado de colocar textos explicativos sobre alguns termos.

?? A capa é bem viva, vibrante e chama bastante atenção, assim como o povo que é representado por ela.

? Foi muito bom ler uma história sobre a cultura cigana, que eu, particularmente, não conhecia nada. Fiquei encancantada com algumas tradições e me despertou o interesse para ler mais sobre essas pessoas incríveis.

? O livro é narrado, ora em terceira pessoa, ora em primeira, o que nos deixa um pouco confusa ao longo da narrativa. Provavelmente, algum erro de revisão, mas que não ofuscou o brilho da obra.

Priscílla 14/07/2021

QUE LIVRO INCRIVEL
resenha pelo ig: @resenhas_da_pri_

Eu Amei demais esse livro, nunca tinha lido um livro que retratava a cultura das ciganas, ou de algo do gênero, me vi envolvida demais na estória e terminei ele em um dia. Achei a leitura muito fluida e gostosa. Temos capitulos sendo narrados por varios personagens, nos dando assim, mais visão de tudo o que está acontecendo.