Incal

Incal Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Incal

Pol 11/04/2024

Sci fi no Auge
Novamente mais uma história sobre desde sempre escutar falar de Incal da época em que comecei a ler quadrinhos, mas por ser algo que era antigo e a estética dos anos 80 em relação a hq não me chamava tanto atenção (por mais que conhecesse o trabalho do Moebius já), sempre fui deixando para lá?
Passado muito tempo começo a conhecer e consumir as obras do Jodorowsky e viciar em tudo que ele botava a mão, fato que aconteceu ao descobrir que ele era diretor de um projeto de Duna que foi engavetado por ser algo megalomaníaco e ele ter pego as ideias que tinha criado para o filme e ter transformado no Incal.
O começo da leitura é bem frenético, já começa no meio de uma perseguição sem introduzir nada da onde passa, personagens, etc simplesmente começa, mas com o passar das páginas de alguma maneira eles conseguiram passar tudo que o leitor precisa saber sem grandes momentos de explicações de como/por que. A trama se desenvolve bem demais e a arte do Moebius simplesmente surreal, tem páginas que dá pra entender porque essa HQ virou referência do que é ficção científica. Moebius conseguiu desenhar todo um universo surpreendente, mesmo que existam algumas diferenças entre uma página e outra (principalmente entre os capítulos por terem sido feitos meses após o outro), isso não afeta em a leitura.
Antes mesmo de terminar esse volume já estava comprando o outro pra engatar e é isso.

xx meus cria

Trindade 05/11/2023

Epopeia, Destino, Criação
"Incal" é uma extraordinária ópera espacial cósmica concebida pelo genial Alejandro Jodorowsky em colaboração com o talentoso Zoran Janjetov. Esta obra se destaca como uma criação singular no vasto repertório de Jodorowsky, incorporando, no entanto, os elementos que caracterizam a incontestável habilidade desse autor.

Nas páginas de "Incal", o elemento cósmico se entrelaça de maneira magistral com uma trama complexa que aborda tanto questões políticas quanto religiosas. O resultado é uma epopeia envolvente, marcada pela inexorabilidade do destino e a fascinante criação de um universo fictício ricamente detalhado. Jodorowsky e Janjetov exploram as profundezas da imaginação, guiando o leitor por uma jornada épica que transcende os limites do espaço e do tempo.

_lendogibi 17/10/2023

INCAL
John difool é um detetive particular de classe "R" e só quer saber de curtir a vida sem grandes responsabilidades, até até num belo dia (para john, um dia horrivel) ele toma posse de um artefato que vai mudar sua vida: o INCAL.

assim começa uma história psicodélica, cheia de aventuras e reviravoltas que te fazem querer virar as páginas sem parar.

falar que jodorowsky e moebius são incríveis é chover no molhado, assim como falar de incal.

universo com personagens únicos.
universo rico em detalhes, cada povo com suas características e particularidades.

arte lindíssima, roteiro afiado e um gostinho de quero mais.

Felipe HQs e Mais 02/10/2023

Ícone do Sci-fi
?A famosa obra de ficção científica de Jodorowsky e Moebius, 'Incal', fechou minha semana de leituras sci-fi!

??Considerada por muitos como a maior HQ de ficção já feita, 'Incal' narra as desventuras de John Difool e seu pássaro Deepo. A trama começa e te coloca já no meio da ação, com Difool sendo linchado e jogado de uma ponte, rumo à morte num mar de ácido. Mas John nem chega a cair nas águas mortais... E é aí que a mente mirabolante do chileno Jodorowsky te leva pra onde sua mente pode imaginar!

?Com desenhos estonteantes de Moebius, aliado a uma colorização incrível, 'Incal' é uma daquelas jornadas que vai abrindo parêntesis dentro de parêntesis, num desfile de conceitos habitualmente explorados por Jodorowsky, como religião, política e sexo.

??Este primeiro volume da trilogia apresenta uma enormidade de conceitos e personagens que te fazem especular como Moebius e Jodorowsky vão fechar tantos parêntesis abertos nas próximas edições. A conferir!

? E você, já leu essa edição da editora Pipoca & Nanquim? Achou a sina de Difool tão viajandona quanto eu? Conta aí! E siga meu perfil lá no Instagram: @hqsemais

Lucas1894 16/02/2023

Obra fenomenal!!
Recebe o título da maior ficção-científica dos Quadrinhos, me parece um título justo para uma obra de tal magnitude, porém, preciso ler mais obras deste gênero dentro dos quadrinhos para reafirmar minha opinião...
Uma obra para ser lida e relida

Elpidio 07/01/2023

Reli e achei bem melhor
Depois de ler ?Antes do Incal?, fui reler a obra principal ?Incal? e consegui ter uma experiência muito melhor do que na minha primeira leitura. Acho que conseguir entrar muito mais na onda da história e me deixar levar, precisei me desprender de certos preconceitos e o resultado foi muito bacana. É uma obra realmente muito grande, não no sentido de número de páginas, mas no sentido de profundidade. A arte do gênio Moebius é realmente fantástica, o ponto alto de fato, e a cada página, nessa segunda leitura, eu ficava minutos namorando. É? acho que consegui gostar de Incal.

Gustavo.Fliegner 28/12/2022

Não entendi tudo, que bom!!!
Uma delícia de leitura, divertido e instigante, misterioso e extravagante. Você não entende tudo, nem acredito que deva, senão não teria graça voltar para esse universo fantástico.

Dango Yoshio 22/11/2022

Um sonho psicodélico
Primeiramente quero dizer que a arte desse quadrinho é simplesmente excepcional! A grandiosidade dos cenários, as cores, as diversas naves e construções...cada virada de página era um "mas não é possível" diferente.

A história é uma maluquice! Principalmente na primeira metade, vão sendo jogados inúmeros conceitos e situações, sem muita explicação, então você tem que encaixa-los no contexto da cena pra tentar entender, e muitas vezes os problemas são resolvidos de um jeito fácil e até absurdo, deixando a narrativa um tanto corrida.

Mas não tem como não amar a engenhosidade e criatividade da dupla. Você entra de cabeça no universo criado por eles e fica deslumbrado. Uma leitura muito divertida e um deleite para os sentidos.

Ricardo.Borges 20/09/2022

Moebius, + Jodorowski = sinônimo de fantástico.
Além das maravilhosas imagens ilustradas manualmente por Moebius (assinadas em praticamente todos os rodapés de cada página), o criativo e intenso roteiro de Jodorowski torna esta caprichosa edição da Pipoca&Nanquim uma obra de arte dos quadrinhos.
É uma ficção científica fantástica, com personagens divertidos e inusitados em uma aventura que percorre ambientes absolutamente surreais, composta pelos mais diversos absurdos, como a ?imperadoratriz?, o ?cara-de-cão?, os televiciados (telespectadores que passam o tempo todo vendo tv - qual a diferença para os dias atuais, a não ser a mudança da tv para o celular?), necrorrobô, floresta dos cristais, Vitavil H2O e, até mesmo o Solua, ser andrógino que contempla os opostos. São ingredientes que, inclusive, sintetizam a cuidadosa tradução do material.
Que pena eu não ter descoberto esse material uns 30 anos atrás. Mas, no entanto, há tanta informação que a história acaba rodando em círculos, não desenrola e, por isso, por mais que eu tente, não consigo incorporar a fantasia futurista que essa genial dupla propôs no início dos anos 80.

Rayssa 09/09/2022

Incal é um sonho estranho
Uma viagem futurística intergaláctica mística com algumas críticas sociais.
Quando parecia que estava começando a me familiarizar com o universo criado, virava a página e encarava novos conceitos, armas e seres. Muitos neologismos. Muitas referências. Durante a leitura, também me senti em uma corrida e tive que recuperar o fôlego para não ficar para trás. Isso pode ser um ritmo instigante ou cansativo, depende de cada um.
Alguns pontos negativos na minha visão: utiliza por diversas vezes recursos como deus ex machina, o que não é muito interessante; o protagonista não é cativante, o que achei um pouco desestimulante; os outros personagens que compõem o núcleo principal se unem de forma improvável e apressada, por isso não considerei muito convincente.
Mas aí é que está: você não vai gostar de Incal se não adotar fortemente a suspensão da descrença. E aí há também outro desafio: discernir o que é necessário questionar e aprofundar para captar as nuances da obra do que é apenas fruto de mentes criativas livres.
Os desenhos são sensacionais e fiquei curiosa imaginando como será a adaptação estética no longa metragem que será dirigido pelo Taika Waititi; o enredo para funcionar em um filme vai precisar de muitos ajustes. No fim, gostei de conhecer essa obra tão célebre, mas como é comum acontecer, o hype mais atrapalha do que ajuda. Não virou um favorito, mas valeu a primeira viagem no Jodoverse.
PS: Edição caprichada do pessoal do PN!

Myke 28/07/2022

Moebius + Jodorowsky
Antes de mais nada agradecer a Pipoca e Nanquim por trazer essa obra primorosa em uma edição e box com uma qualidade ímpar!
Moebius fundamenta a arte da Ficção científica, essa arte incrível te prende nas páginas por um longo tempo.
Jodorowsky coloca elementos de magia, hermetismo e misticismo apresentando pra o leigo, o Louco, JdF!
Trazendo camadas de conhecimento para a obra.
Não é uma HQ pra todos, mas já estou com vontade de reler!

Miguel 07/07/2022

Ficção científica de primeira!
Uma coisa que resume Incal: criatividade! O universo criado é sensacional, os personagens são interessantes, a mitologia por trás de toda a história também é muito bem desenvolvida! Tem algumas falhas? Sim, acredito que em alguns tomos a história se arrasta demais, mas nada que tire o brilho do quadrinho.
Em breve começando o volume 2, Antes do Incal :)

Fernando 16/06/2022

Incal
Todo mundo tem um pouco de John Difool, personagem que é a personificação de um cara que sempre vai prevalecer a sua vontade e seu desejo de se sair ileso sem muito esforço.

Nessa obra tudo é TECNO, tudo é HIPER, tudo é MEGA e mais outros desses adjetivos. E a arte de Moebius (inquestionável) dá muito essa sensação de grandiosidade.

Durante a leitura, fiquei com a impressão de que a obra dava prioridade mais pra viagem do que para o destino. Por isso a ironia, a aventura, a diversão e a loucura tomam frente nessa experiência. Então, pra melhor aproveitar a história é bom ler sem grandes prendimentos na narrativa ou na espera de grandes reviravoltas.

Destaque pro metabarão, meu personagem favorito.