Incal

Incal Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Incal

Fabrício 05/02/2021

Sensacional
Antes de mais nada eu queria destacar a criatividade dos autores, é praticamente um conceito novo apresentado a cada página, cada um mais inventivo que o outro.

Na história, acompanhamos John Difool, que é levado a ser herói, mas que de herói não tem nada. Na grande maioria das vezes ele só quer fugir daquelas aventuras problemáticas e ficar chapado. Por coincidência do destino (ou não), ele toma posse daquilo que é chamado de incal: um pequeno objeto de formato triangular que tem poderes mágicos e que todo mundo está atrás. Com sua gaivota falante, ele tem que buscar uma forma de sobreviver a seus perseguidores. A partir daí as coisas vão tomando proporções gigantescas.

Se tratando de uma ficção científica, por vezes me fez lembrar de Duna e Star Wars. Não que as histórias sejam parecidas, Incal é muito mais viajado e psicodélico. Mas a criação de universo foi realmente algo que impressionou, de fato comparável a essas duas outras obras.

Incal é uma ficção científica de primeira qualidade, vale muito a leitura.

Lucas Lima 02/03/2021

aquela viagem subjetiva que eu gosto. muitos significados mas dessa vez eu não escrevi nada no bloquinho. não quero falar mais nada sobre o Incal aqui para não comprometer a experiência de ninguém. Jodorowsky é incrível e o primeiro contato com a arte de Moebius foi absurdamente foda.

Ricardo.Borges 20/09/2022

Moebius, + Jodorowski = sinônimo de fantástico.
Além das maravilhosas imagens ilustradas manualmente por Moebius (assinadas em praticamente todos os rodapés de cada página), o criativo e intenso roteiro de Jodorowski torna esta caprichosa edição da Pipoca&Nanquim uma obra de arte dos quadrinhos.
É uma ficção científica fantástica, com personagens divertidos e inusitados em uma aventura que percorre ambientes absolutamente surreais, composta pelos mais diversos absurdos, como a ?imperadoratriz?, o ?cara-de-cão?, os televiciados (telespectadores que passam o tempo todo vendo tv - qual a diferença para os dias atuais, a não ser a mudança da tv para o celular?), necrorrobô, floresta dos cristais, Vitavil H2O e, até mesmo o Solua, ser andrógino que contempla os opostos. São ingredientes que, inclusive, sintetizam a cuidadosa tradução do material.
Que pena eu não ter descoberto esse material uns 30 anos atrás. Mas, no entanto, há tanta informação que a história acaba rodando em círculos, não desenrola e, por isso, por mais que eu tente, não consigo incorporar a fantasia futurista que essa genial dupla propôs no início dos anos 80.

Gio 24/12/2021

In-call
Se você ver as palavras quadrinhos e ficção científica juntas, tem muita chance de ver Incal logo em seguida, ou ao menos teria todo o direito de estar ali junto também. Jodorowsky e Moebius se apoiaram no material que vinham produzindo para a adaptação cinematográfica de Duna (produção que não veio a termo devido às dificuldades relativas ao tamanho estrondoso do projeto) e criaram esta obra espetacular.

Seguindo aquela alquimia de ficção científica e espiritualidade, vista em obras de Arthur C. Clarke, por exemplo, os autores viajam desde o mais reles ser humano, um patético detetive de classe R (adoro essa nomenclatura), passando pela temida aniquilação do universo pela Treva, até a criação de um novo universo.

Desenhos deslumbrantes, referências a mitos, arquétipos, e uma história de tirar o fôlego. Isto tudo faz de Incal uma obra única, obrigatória tanto a amantes de quadrinhos quanto adoradores de ficção científica em geral.

Elpidio 07/01/2023

Reli e achei bem melhor
Depois de ler ?Antes do Incal?, fui reler a obra principal ?Incal? e consegui ter uma experiência muito melhor do que na minha primeira leitura. Acho que conseguir entrar muito mais na onda da história e me deixar levar, precisei me desprender de certos preconceitos e o resultado foi muito bacana. É uma obra realmente muito grande, não no sentido de número de páginas, mas no sentido de profundidade. A arte do gênio Moebius é realmente fantástica, o ponto alto de fato, e a cada página, nessa segunda leitura, eu ficava minutos namorando. É? acho que consegui gostar de Incal.

Kaiser 01/02/2021

Eu me lembro...
Poderia começar essa resenha dizendo que para mim,
INCAL é uma leitura memorável
pois é... e é mesmo.

Comecemos assim então.

Memorável, imprescindível, viajado, magnifico, divertido, coeso: Uma loucura total, coisa de LOUCO com proporções psicodélicas.

Aqui embarcamos em um universo distópico guiados por John Difool - ( Aquele típico personagem tonto e desleixado que te lembra muito algum amigo, né Fabricio?)
que de um fracassado detetive classe 'R' se vê envolto a uma alegoria conspiratória de proporções universais e ele sendo o centro de tudo tem de se virar para encarar o Governo, a Imperadoratriz, uma raça que até então era só um 'papo conspiratório' da TV, cultos religiosos e isso é só o começo dessa aventura sem precedentes!

Aventura que argumenta da politica à religião - da ficção científica a realidade tão atual em que vivemos de uma sociedade quebrada pelo sistema -

da espiritualidade e o esoterismo nos leva a realidades paralelas e à eterna luta entre luz e trevas enquanto também somos apresentados à personagens marcantes como o Metabarão e a heróis improváveis como Deepo.

Tudo isso sem perder o ritmo alucinante que a HQ está disposta a apresentar.

Me diverti do começo ao fim e pode ser uma mania ruim que adquiri durante essa pandemia mas não consegui desgrudar desse PETARDO até termina-lo, aquele dia inteiro dedicado a leitura.

A edição do Pipoca e Nanquim está linda pra variar e a arte é do Moebius então (!) dispensa elogios.

Em cada passada de página a ideia de que essa obra veio a luz (hehe) durante os anos 80, 1981 para ser mais exato, me aturdia. Aja criatividade Alejandro Jodorowsky!!

No mais, recomendo demais essa leitura! vale totalmente o tempo e dinheiro gastos e quem ler também se lembrará!

Mr.Sandman 06/02/2022

Lembre-se
Incal é uma obra prima. Possuindo um dos roteiros mais criativos, inventivos e densos que já tive a chance de me deparar, ainda une tudo isso a uma das artes que mais gosto dos quadrinhos, a arte de Moebius. Incal é gigantesco... Em todos os sentidos.
A história de Incal pode parecer bastante confusa para um leitor desatento ou pouco investido na trama que Jodo e Moebius querem vender aqui. Mas só nesse caso. Se você investir na obra, você vai entendê-la, mesmo que não consiga explicar depois para alguém, mas no fundo, você saberá. Dito isso, a trama de Incal basicamente é um combate entre o bem e o mal em um plano ontológico de caráter sagrado e milenar que acaba envolvendo meros mortais em um jogo de poder em um galáxia plural e decadente [isso sendo bem simplista, só para dar uma ideia geralzona do que Incal(talvez) seja]. Temos um grupo de 7 personagens centrais, 8 se você considerar o Incal como um personagem. Os 7 tem a missão de lutar contra essa entidade chamada Treva, e proteger o Incal de outras ameaças enquanto isso, ao mesmo que tenta desvendar os inúmeros mistérios dessa luta. Não vou me adentrar em aspectos profundos da trama, nem sobre as inúmeras críticas que Jodo faz, nem nada dos conceitos que ele integra na sua história. Vou deixar para que todos aqueles que não leram, tenham a surpresa magnífica de adentrar nesse universo e pensar : "UAU... Eu nunca pensaria em algo assim".
Incal já é pra mim um queridinho dentro das Hqs e da ficção científica. Consegue ser um clássico em ambos e nos dois juntos. É um clássico das hqs. Um clássico da ficção científica. E um clássico das Hqs de ficção científica. Leia Incal e lembre-se... Lembre-se.

Jonas.Rodrigues 23/04/2021

Poderia ser melhor
Acho que fui mais pelo tema achando que seria um sci-fi porém não é bem isso. É verdade que tem espaço e cosias assim, mas a história é básicamente misticismo, mágica , deus e coisas assim. Batalhas pouco desenvolvidas, soluções para os problemas bem simples dependendo apenas da força mágica/ divina. Sinceramente eu esperava mais.

Vicius 27/05/2021

Fantástico, simplesmente.
Não sei se conseguiria definir tão bem como o universo do Moebius é fantástico, psicodélico e espetacular.

Flavio - @geekcorp303 08/02/2021

Ok
História boa, cheia de reviravoltas, pra mim se arrasta um pouco em alguns momentos, mas tem bizarrices, cores impecáveis, arte bonita.

Manezera 04/12/2021

John Difool é um detetive classe R.
Um dia seu caminho se encontra com uma raça alienígena chamada Berg e um artefato conhecido como INCAL.
Esse encontro vira sua vida do avesso e o coloca numa aventura sem precedentes.

Miguel 07/07/2022

Ficção científica de primeira!
Uma coisa que resume Incal: criatividade! O universo criado é sensacional, os personagens são interessantes, a mitologia por trás de toda a história também é muito bem desenvolvida! Tem algumas falhas? Sim, acredito que em alguns tomos a história se arrasta demais, mas nada que tire o brilho do quadrinho.
Em breve começando o volume 2, Antes do Incal :)

Jon 07/11/2021

Um clássico
Jodorowsky é simplesmente genial na trama e no traço. Sua obra se assemelha muito ao humor ácido de Douglas Adams com o guia do mochileiro das galáxias. Realmente profundo e de difícil compreensão. É pra quem gosta de pensar e rir ao mesmo tempo.

Greice 13/06/2021

Uma história muito alucinante
Esse livro é um dos, se não for o maior clássico das ficções científicas em quadrinhos. Uma obra de grande importância histórica, que foge completamente da minha zona de conforto de leituras. Embora tenha sido escrito na década de 80, o estilo da narrativa e as cores psicodélicas fazem a história ter um aspecto bastante anos 70. O protagonista, John Difool é engraçado, mas muito antipático. Há muitos elementos confusos e um certo excesso de personagens acabam não sendo desenvolvidos. Não é uma história acessível... A arte me causou bastante estranhamento, apesar da originalidade dos designs e lindas cores. Uma leitura bastante interessante e única, mas que não despertou meu interesse pelas outras histórias desse universo.

Ju 05/08/2021

Uma história densa, cheia de referências místicas, mas também com toques de humor. É estranho ter o primeiro contato com Incal a essa altura, quando já consumi tantas obras que foram inspiradas por ele. Me veio claramente lembranças de Druuna e Promethea.
Quanto aos personagens, Jdf é bem pentelho, e Deepo foi meu personagem favorito, seguido do Metabarão. Sua história extra é muito boa, e acrescenta à história principal.