Incal Final

Incal Final Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Inca Final

Elpidio 09/04/2024

O fim da saga!
Achei uma aventura bem de boa, nada de mais. Não me empolgou e também não tive ódio. O que valeu mesmo foi o livro que está como extra na edição, ?os mistérios do incal?, que trás um panorama bem completo da obra, com comentários dos autores e propondo interpretações. Achei legal, trouxe um maior entendimento e me fez gostar mais da obra principal ?Incal?.

PedroTOS Ribeiro 25/03/2024

Ciclos tem limites?
É um raciocínio que pesa quando levamos em consideração toda a trajetória de incal no entanto é em incal final em que essa questão mais pesa, enquanto incal me fez pensar muito no maniqueísmo e antes de incal me levou a discussão do peso do amor ante a uma humanidade desumana, essa última Leva do grande universo de jodorosky é apenas uma sombra muito bem desenhada daquilo que foi feita anteriormente dando um ar mais cansativo e menos trabalhado. No entanto os para textos são fantásticos, a idealização através da ideia de produção de duna, os personagens e eventos só aumentam a dimensão do provável melhor conjunto de obras de ficção científica dos quadrinhos nos levando a consideração sobre até quando ignoramos tudo q é cíclico em nossas vidas, horas anos estações que insistimos em viver como se não tivéssemos vivido o anterior ou ao menos como se a sua influência não pensasse nos ciclos futuros.

Caso queira ler mais sobre análises literárias me segue no insta @pedrotosribeiro

Trindade 09/11/2023

Final perfeito?
Não sei se foi o final perfeito, mas, certamente, foi um final condizente com toda a obra. O capítulo final de incal foi viciante.

_lendogibi 31/10/2023

INCAL FINAL?
Esse volume está bem abaixo dos dois primeiros, o próprio jodorowsky assume que a ideia inicial não era boa.

mas apesar disso, incal final é uma boa leitura porque expande o universo de incal, traz algumas respostas (deixa outras perguntas), e finaliza esse arco principal deixando possibilidades de continuação.

a arte do landronn faz jus ao universo e o roteiro do jodorowsky, apesar de apressado, continuam muito bom.

o ponto alto desse volume são "os mistérios do incal", nada mais nada menos que um enciclopédia desse universo.

Marcelo Leite 23/03/2023

Poderia ter sido melhor
A obra Incal é realmente impressionante! A criatividade para juntar tantos elementos e conceitos na mesma história dá aos leitores a sensação de testemunhar a genialidade dos autores.

Com uma trama de tirar o fôlego, Jodorowsky e Moebius reúnem muita ação com críticas sociais dentro de uma ópera espacial com cenários futuristas, naves espaciais incríveis, planetas e espécies dos mais diversos, somados a eventos místicos, transmite a sensação de curiosidade ao imaginar como os leitores recepcionaram a obra em sua primeira publicação. Já que em 1980, muito disso tudo era novidade.

Mas, ao contrário da obra principal, Incal Final perde um pouco a energia de outros momentos. E a sugestão apresentada para explicar os eventos passados pareceu meio precipitada e anticlímax.

O ponto positivo é que mesmo mudando o autor da arte, os desenhos continuaram a altura de Moebius.

Lucas1894 25/02/2023

Fechou com chave de ouro
História sem enrolação, jodorowsky já tendo seu mundo e seus personagens estabelecidos para a finalização da história com muitos conceitos malucos porém brilhantes kkkk.

_Jorgeft 09/02/2023

Trilogia que mudou a minha percepção de mundo!
Incal é uma experiência inigualável, cada página dos 3 volumes é uma experiência, cada balão de diálogo é uma sensação, cada conceito é uma loucura.... Isso daqui é perfeito! Tudo isso daqui é perfeito!

Guilherme Duarte 31/01/2023

Continuação desnecessária?
Jodorowski é um gênio. Isso posto, Incal Final está bem abaixo das histórias predecessoras; não somente porque Antes de Incal e Incal sejam excelentes histórias, mas também porque essa parte final é por si só fraca.

Diferentemente do restante da trilogia, Incal Final foge do núcleo da história anterior, criando uma nova trama que pouco está relacionada ao que já fora trabalhado. Os personagens acabam sendo pouco explorados e aquilo que brilha antes, falta agora: aquele humor genial, os cenários ricos e os personagens cativantes.

Jodorowski mesmo admite que a ideia original para a última parte de Incal era ruim. Por mais que tenha tomado um novo rumo com a reelaboração da história, o problema criativo continua ali.

Incal Final ainda é uma leitura prazerosa por nos permitir viver mais uma vez naquele mundo, mas é aquela nova visita longe de despertar em nós o que vivenciamos no passado.

Cristiano.Cruz 24/01/2023

Ficção Raiz?!
Uma baita ficção científica em que temas importantes transbordam.

Neste volume se sobressai "Os Mistérios do Incal", livro que complementa de maneira soberba o terceiro e último volume de Incal.

Por mais extras desse naipe que apenas engrandece as obras.

NandoFilter 31/12/2022

Poderia ter mais
O final de Incal é bom mas um pouco confuso por ser rápido demais. No início deveria ter uma transição melhor já que, seguindo a ordem de publicação, deixamos a história principal de lado para conhecer mais sobre o passado de John Difool. A arte é fenomenal, de tirar fôlego e Os Mistérios do Incal são interessantes para conhecer um pouco mais das mentes por trás da obra

Dango Yoshio 07/12/2022

O final do Incal
Incal foi uma viagem psicodélica, Antes do Incal foi construção de mundo. Incal Final é uma mistura dos dois, o que foi muito bom! E a arte de Ladrönn combinou perfeitamente com o momento da história apresentado!

A história retoma elementos dos dois volumes anteriores e os aprofunda, criando um clima mais épico, principalmente durante a guerra. Teve um final maneiro, que fecha o arco mas também dá espaço pra imaginação rolar.

Mas o que dizer de Depois do Incal...fico muito feliz que a versão final foi a de Ladrönn, porque o que fizeram com a arte do Moebius devia ser crime. Que colorização horrorosa! E o roteiro também ficou bem melhor na nova versão.

A edição da Pipoca & Nanquim está belíssima e conta com textos sobre todo o universo de Incal pra aprofundar ainda mais a experiência!

Jon 20/03/2022

Arrebatador
Uma conclusão inconclusiva, imoralmente, paradoxal e múltipla que nos apresenta uma variedades de visões e aparições do mundo da fantasia. Ou do real? Já não sei mais...

Ricardo.Rincon 13/03/2022

Como comentar esse título?
Com certeza Incal já é uma das melhores sagas que eu já li.
Falando especificamente desse volume, fiquei muito feliz com os dois finais propostos por Jodorowsky.
Gostei ainda mais da enciclopédia de Incal que esse volume possui, onde posso conhecer mais sobre os autores e suas ideias do que é a obra.
Simplesmente sensacional.

Matheus.Bandeira 03/03/2022

Muito fraco
Apesar de ter gostado muito de incal e antes de incal, isso não acontece com incal final.
Acredito que a tomada de decisão de contar uma continuação de antes de incal com a presisa de Incal se passar em dimensões diferentes e ser um ciclo fechado, tenha feito a obra cair de qualidade.
A trama é suas subtramas firam simplificados, personagens foram mal aproveitado ou nem apareceram.
Enfim Incal final poderia ter sido ainda melhor que Incal, mas ficou longe de ser. Já o acabamento da HQ está impecável como seus anteriores.