As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

As 999 primeiras mulheres de Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - As 999 primeiras mulheres de Auschwitz

freitaskoober 27/02/2024

?????
?Milhares de livros poderiam ser escritos sobre o desastre chamado Holocausto, mas ele nunca será totalmente descrito. Nunca.?

Jose213 25/02/2024

Um trabalho histórico! Através de relatos de mulheres sobreviventes de Auschwitz-Bikernau o livro conta com aquelas 999 primeiras mulheres viveram no terror do extermínio, lutando incansavelmente para sobreviver. Livro forte e triste, mas essencial para que essa memória não seja apagada, e jamais se repita.

Wilza.Alves 16/01/2024

Nesse livro temos uma boa noção de como eram as vidas das jovens judias antes, durante e depois da segunda guerra. Infelizmente, após a libertação dos campos de concentração, as jovens tiveram que lidar com o medo de serem estupradas pelos soldados inimigos da Alemanha e com a dor da perda de seus entes queridos, várias se viam sozinhas ou apenas com parentes distantes. Como todas as outras leituras que já fiz sobre o holocausto, esta foi devastadora e necessária, recomendo a leitura.
Cecília 16/01/2024minha estante
Nossa, não sei se conseguiria lê-lo

Larissa1391 30/11/2023

O holocausto foi verdadeiramente o inferno na terra e sem dúvidas esse livro conseguiu transmitir o tanto que essas meninas sofreram quando foram tiradas de suas famílias e levadas para os campos de concentração e principalmente, após isso tudo, onde a maioria lidou com a perda de suas famílias, traumas, dores, sozinhas e sem ter onde morar. Muito, muito, muito triste.. dá aquele aperto no peito e nó na garganta ao ler ??
Deise.Maria 30/11/2023minha estante
Um livro maravilhoso

Julia Tristão 23/11/2023

Fornece um vasto panorama sobre as mulheres em Auschwitz fazendo jus à importância que tiveram nesse período da história, no qual muitas vezes são esquecidas ou postas em segundo plano.

Ju 11/08/2023

Para não esquecer
Eu não consigo imaginar nem com todo conhecimento sobre o que foi o holocausto, como seria uma hora lá dentro. Cada história única, intensa, chocante que deve ser passada de geração em geração por todo o mundo.
Wesley - @quemleganhamais 12/08/2023minha estante
O tipo de evento que seria bom todo mundo ter conhecimento para evitar se repetir.

Ligia 30/06/2023

Duro, cruel, real?
Um livro de não-ficção que documenta de forma cronológica a chegada do primeiro trem com mulheres a Auschwitz e a libertação das sobreviventes.
Já havia lido alguns livros sobre esse período dantesco da nossa história, mas este livro superou todos.
Descreve, com base em depoimentos e documentos, de forma clara, real e dura um pouco do que aconteceu neste campo de concentração nazista.
O livro toca, entriste, revolta o leitor com tanto terror, humilhação e dor que essas mulheres passaram.

Lizandra.Mirelle 27/06/2023

Relatos fortes, intensos e verdadeiros
Esse livro pode ser descrito como um documentário sobre o primeiro transporte de mulheres judias deportadas para Auschwitz.
Somos inteirados sobre toda a barbaridade que essas mulheres sofreram durante a segunda guerra e como foram praticamente apagadas dos registros históricos dessa época.
Porém, muitas sobreviventes ainda estão vivas e nisso, podemos conhecer suas histórias, suas dores, tristezas, sobrevivência e a força de vida que tinham.
Seres sobreviventes de uns dos piores períodos da história desse planeta, nos dias o quanto essas mulheres foram fortes, corajosas e determinadas em suas vidas, criando laços de amizade e de amor, ajudando umas as outras e sendo guia para tantas.
História muito envolvente, forte, intensa e inesquecível.

Marcelle 04/06/2023

Difícil explicar o misto de sentimentos que esse livro proporciona. São relatos de várias meninas que passaram por Auschwitz e outros campos de concentração, desde a sua vida quando foram selecionadas para ?trabalhar? até o pós-guerra. Ler sobre tudo que passaram, tudo que sofreram, as atrocidades que o ser humano é capaz de fazer? é para ficar na memória e não permitir que algo assim ocorra novamente.

Jefe 01/06/2023

Tristeza.
Não tem outro como sentir outra coisa além de tristeza. Eu tento imaginar a vida dessas mulheres durante o período e é impossível se colocar no lugar delas. É inaceitável saber que pessoas se sentem superiores a outras pra chegar a este ponto de extermínio.
O livro conta a história real, de mulheres reais. E até aquelas que sobreviveram no final da guerra sabem o quanto perderam. Triste. Triste. Triste.

Natysan 24/04/2023

Um livro com vários relatos, de mulheres que estavam naquele primeiro vagão? Mulheres que não podemos esquecer.

milly 17/01/2023

Com certeza um livro que recomendaria a qualquer um disposto a saber mais sobre essa infeliz mas real parte da história, compreender a gravidade e o horror desumano e inimaginável que foi o holocausto, além de conhecer as diversas mulheres que como o próprio livro cita "abriram e fecharam os portões de Auschwitz", que tiveram suas vidas transformadas da pior maneira e sobreviveram, para dar voz a todos os aprisionados e continuar passando sua história a frente, apesar das diversas tentativas de serem apagadas, esquecidas e não mencionadas com o devido respeito, todos os materiais sobre a época do holocausto devem ser relembrados e conhecidos por todas as próximas gerações.
Pois quem não conhece a história está fadado a repeti-lá.

Roberta.Rozin 17/12/2022

Leitura obrigatória
Todo ser humano deveria ler esse e tantos outros livros que contam as experiências monstruosas que os sobreviventes passaram no Holocausto.

Precisamos ter em mente o quanto o ser humano pode ser cruel, desumano e cometer atos horripilantes contra outro ser humano indefeso e vulnerável.

Aqui a autora desnuda as almas sofridas das primeiras meninas e mulheres judias que foram enviadas para Auschwitz, achando que iriam trabalha numa fábrica de sapatos do governo.

É uma leitura muro pesada, crua e que me causou ânsia em muitos momentos, mas foi uma leitura importante.

Tentei, vejam bem, tentei me colocar no lugar dessas meninas que foram abusadas, assassinadas e violentadas nesse período sombrio da humanidade, e posso garantir que do meu olhar através do livro, afirmo o quanto me doeu e rasgou a minha alma ler sobre o que essas meninas passaram.

Ellie 13/07/2022

Reflexivo
Onde a humanidade pode chegar! Por várias vezes tive que interromper a leitura por me sentir perplexa e emocionada com as situações que se apresentavam. Fico me perguntando como algumas mulheres enviadas no primeiro momento conseguiram sobreviver. Força, Fé, Coragem, Determinação !! Como relata Edith Friedman Grosman, sobrevivente: ??Não há vencedores em uma guerra ?.?

Duda 03/06/2022

Mais um livro que merece ser estudado. Os relatos, naturalmente, chocantes. Mas esse foi um livro que mais uma vez me fez agradecer por estar aquecida, sem fome, e com a minha família. Não dá pra acreditar que muitas delas sobreviveram por volta de 3 anos e meio a Auschwitz. Eu fui tocada em muitas partes, mas a última parte escrita pela Edith, falando sobre a guerra e como nunca haverá um livro que descreva bem o holocausto, foi a que eu mais fiquei emocionada. Já havia lido irmãs em Auschwitz mas esse aqui pra mim foi melhor, mesmo recomendando os 2.