Eu e a Supremacia Branca

Eu e a Supremacia Branca Layla F. Saad

Resenhas - Eu e a Supremacia Branca

Lucas Leite 18/12/2023

Importante para olhar a branquitude
Aqueles que se interessam na branquitude enquanto conceito, ideologia e prática vão achar o livro bastante interessante. Mais que uma discussão, trata-se de proposta prática para que pessoas brancas possam finalmente se colocar como sujeito racializado.

Daniel 21/12/2022

Há muito a ser feito
A cada capítulo um soco na boca do estômago. O racismo vai muito além da violência explicita de pessoas que odeiam a humanidade, há uma estrutura a ser combatida e não é fácil enxergar como somos colocados e criados para alimentar essa estrutura.

DebyCCruz 21/12/2022

Leitura extremamente importante, principalmente para o engajamento de pessoas brancas nas causas antiracistas.

Roberta 02/12/2022

Desconfortável, mas necessário
Este livro é muito especial pra mim, porque nele eu descobri coisas que não sabia a meu respeito. Não foram coisas boas, mas essas descobertas fizeram aflorar em mim um forte desejo de mudança. Não só uma mudança pessoal, mas poder contribuir para a mudança das pessoas a minha volta, principalmente meus filhos.
Este livro propõe que seja feito um diário onde nós possamos escrever o que pensamos sobre vários temas abordados nele. Não é uma leitura rápida, mas se você se entregar, com certeza, fará uma grande diferença na sua vida e, consequentemente, nas futuras gerações.

Séfora 10/10/2022

Esse livro é um tapa na cara em cada página. Reconhecer-se racista e perceber a supremacia branca a qual somos envolvidos desde que nascemos não é fácil. É um exercício diário, que não merece nem reconhecimento, mas que precisa ser feito. Aprendi muito e ainda tenho muito com que aprender.

Alinde 12/03/2022

Fiz parte de um grupo ótimo discutindo esse livro aqui. Todas mulheres brancas, a última discussão foi ontem. O que se fala muito é: "sou branco(a), o que posso fazer?"Esse livro é uma compilação de muito do que já li a respeito. A leitura é fluida, mas não é fácil. Mas não há mudança social possível mantendo-se o conforto de quem se beneficia de alguma situação injusta. Recomendo especialmente para quem não sabe como se aliar. Seja em leitura conjunta ou individual.
Amanda693 11/03/2023minha estante
Oi Alinde, moro no Canadá, mas vivi minha vida toda no Brasil. Procurei amigos brasileiros, mas infelizmente não encontrei alguém para conversar sobre esse livro. Como posso entrar nesses grupos?

Alinde 14/01/2024minha estante
Bom, comentando muitos meses depois porque fiquei esse tempo todo sem usar o skoob. Esse grupo em específico entrei porque a mediadora é minha amiga, mas essa discussão foi única. Mas no Instagram tem várias contas dedicadas a leituras coletivas do tipo, e pra encontrá-los basta buscar pelos temas. É procurar as contas e ver em qual vai valer a pena se engajar.

Pipoca Nerd 12/06/2021

〚PIPOQUINHA NERD〛Eu e a supremacia branca
Quando eu vi esse livro, entendi que era dele que eu precisava. A indicação da @vicentejuliana veio apenas para corroborar minha decisão.

Eu e a supremacia branca não é um livro de leitura simples. É tapa da cara, é dor. E também é um livro de estudo. Conforme seguimos as instruções dele, é necessário uma rotina, um passo a passo diário para se entender o previlégio branco e como podemos quebrá-lo. E é realmente isso, um diário. O livro é dividido em atividades diárias para se entender e se aceitar. Além de quebrar vários pensamentos enraizados e que a gente nem se dá conta.

Eu nunca tinha pensado em mim como uma pessoa racista, até perceber que eu era/sou. Os pequenos pensamentos ou o fato de reforçar dentro de mim que eu tenho previlégios e não fazer nada para mudar isso, acabou me dando um choque de realidade.

E se você ai, que está lendo, acha que já leu tudo sobre racismo e é completamente isentão, saiba que isso também é uma característica desse racismo estrutural. Pensar, como branco, que não há nada para ouvir, te coloca na excepcionalidade branca, onde você acha que não precisa fazer mais nada sobre isso ou pensar tanto assim sobre isso.

"A excepcionalidade branca é a resposta magoada do "mas nem todo branco", quando uma pessoa não branca fala do comportamento das pessoas brancas"

Eu realmente queria que todo mundo tivesse esse livro de cabeceira, ele bagunça a nossa cabeça e nos faz repensar muito. Eu estou com ele na cabeceira, seguindo os dias, um a um. E indico.

Além da supremacia branca, o livro debate sobre feminismo branco, líderes brancos e mais.

Texto: @nidees

site: https://www.instagram.com/p/CPojfkJjxD8/