Odeio os indiferentes

Odeio os indiferentes Antonio Gramsci

Resenhas - Odeio os indiferentes

jhagmolina 08/08/2020

Uma bela coletânea do jovem Gramsci
Este livro traz uma bela coletânea de artigos de Antonio Gramsci publicados no ano de 1917, ano da Revolução Russa de Outubro.
Apresenta artigos extremamente ricos nos quais destaco o "Odeio os indiferentes" que dá nome à coletânea da Editora Boitempo.
Como as ingormações sobre a Revolução Russa tardavam a chegar à Itália e muitas vezes chegavam com várias incorreções, Gramsci acaba por escrever algumas informações imprecisas sobre a Revolução no Leste, mas que são todas analisadas dentro do contexto da época no prefácio e nas notas de rodapé.
Jornais como o Avanti, Il Grido del Popolo e a Nova Cidade foram de onde foram extraídos a maioria dos artigos.
Recomendo a leitura destes artigos, uma vez que o jovem Gramsci traz uma vivacidade e análises críticas e motivadoras para o pensamento revolucionário socialista.
Mia 08/08/2020minha estante
Ja fiquei curiosa ?

jhagmolina 08/08/2020minha estante
Acabei agorinha, li em 03 dias, vale muito à pena!!!

debroua 13/10/2021

Valeu, Gramsci
A maneira como ele escreve é incrível. É perceptível o quanto ele acredita no socialismo. Só achei o capítulo "A revolução contra o Capital" meio ???.

natalia 12/11/2020

Essa coletânea de escritos no contexto do início da Revolução Russa é ainda relevante atualmente, principalmente por conta da noção pós-política dos que dizem "não sou de esquerda nem de direita". Isso não existe. Ser indiferente não torna alguém isento de consequências. Viver é tomar partido.

IgorX96 31/12/2020

Um bom apanhado
É um bom apanhado de artigos da época.
Muitos infelizmente envelheceram com a época, mas muitos são excelentes textos socialistas, incluindo o clássico "Odeio os indiferentes".

KKbarros82 22/05/2021

"A revolução continua, e continuará."
Ler Antonio Gramsci é alimentar o espírito revolucionário de qualquer adepto ao pensamento Socialista. A vivacidade em que o italiano escreve em "Odeio os Indiferentes" resgata toda a dimensão de uma revolução.

Sua frase famosa: "Vivo, tomo partido. Por isso odeio quem não o faz, odeio os indiferentes.? expressa bem o espírito do livro. Gramsci é tudo, menos indiferente. E ele deseja o mesmo de seu leitor. Sair da inércia, ir a luta, pois..." a indiferença é o peso morto da história."

Não há meias-palavras para o revolucionário Gramsci. O jovem revolucionária deve agir, pensar e viver para a coletividade e a partir dela inciar o estopim da revolução proletária. O jovem, não em idade, mas o espírito jovem que deseja viver o socialismo pleno. Como o próprio Gramsci afirma: "...a vida é sempre revolução." Seja a revolução! Viva Antonio Gramsci!

TalesVR 19/09/2022

Viver é tomar partido
''Odeio os indiferentes'' é uma coleção de artigos publicados em jornais socialistas locais pelo jovem Gramsci em 1917, antes de sua prisão e escrita dos famosos ''Cadernos do Cárcere''.

Nesses artigos Gramsci ensina que viver é um ato revolucionário contínuo, forjado no cotidiano. Nota-se como o italiano acreditava no socialismo, sendo o destaque do livro o artigo que dá o seu nome. Viver é tomar partido, odeio os indiferentes!

Sssa_silvia 09/08/2020

Vivo, tomo partido!
Por isso odeio quem não o faz... odeio os indiferentes!

So em pensar que em 1917, tais palavras foram publicadas, é até revoltante perceber que nada mudou. Gramsci poderia ter sido o profeta das eleições 2018. E tais escritos revelam como essa classe que se considera isenta dos benefícios ou malefício causados no desenvolvimento da sociedade, domina e posterga o movimento revolucionário!

Que tenhamos força e não descansemos, porque se depender dos indiferentes, nosso futuro será nadar sem nunca alcançar a praia que todos dizem que morreremos ao alcançá-la!

Nathalye 17/02/2021

Ânimo aos diferentes
Ser alheio aos acontecimentos do mundo é incompreensível e cruel. Ser indiferente não me cabe.
O livro traz reflexões de um momento histórico crucial aos que serem sede de justiça. Que dose de ânimo!!!
Palavras que dão uma luz, um respiro em meio a tempos tão obscuros.

Lucinha 07/04/2021

"Odeio os Indiferentes" de Gramsci é uma coletânea de textos publicados em 1917 no início da Revolução Russa, mas ainda muito relevantes na atualidade.

Uma das citações que marcaram a minha leitura foi "O bom coração cria o fanatismo, e o fanatismo move certamente montanhas, mesmo que seja uma montanha de despropósitos".

Assim, apegada aos ensinamentos de Gramsci, que a vida é sempre uma revolução, prossigamos em nossa própria reflexão do socialismo em meio ao mundo em que vivemos .

Mari 12/05/2021

Introdução ao pensamento gramsciano
Uma coletânea de artigos escritos por Gramsci em 1917, alguns inéditos em português e com partes censuradas quando na publicação. É um bom texto para começar a entender o pensamento gramsciano e a importância da luta de classes.

João Sales 18/09/2020

Gramsci
Meu primeiro contato com Gramsci. Foi amor a primeira leitura.

Luiz 19/08/2021

A Revolução por Antonio Gramsci
Livro: Eu Odeio os Indiferentes - Escritos de 1917
Autor: Antonio Gramsci

Primeira leitura de 2021, começando "quente" RS.

"[...] Os Jovens são como a infantaria ligeira do exército proletário, que assalta a velha cidade trêmula para fazer surgir de sua ruína a própria cidade."
(Gramsci, p. 20)

"Nos países em que não se desenrola os conflitos de rua, onde as leis fundamentais do Estado não são pisoteadas, e não é possível ver o arbítrio que domina, a luta de classes perde sua aspereza, o espírito revolucionário perde força e se deprime. [...] Onde existe uma ordem é mais difícil decidir substituí-la por uma nova ordem [...]. Os socialistas não devem substituir uma ordem por outra. Devem instaurar a ordem em si."
(Gramsci, p. 29)

"Os revolucionários russos abriram as prisões não apenas aos condenados políticos, mas também aos condenados por crimes comuns. [...] Os revolucionários não tiveram medo de colocar em circulação homens que a justiça burguesa havia catalogado nos vários tipos de criminosos delinquentes. Apenas em uma atmosfera de paixão socialista isso poderia acontecer, quando o costume mudou, quando a mentalidade predominante mudou."
(Gramsci, p. 56)

Ler Gramsci é esclarecedor, a forma como ler determinados autores pregavam realmente faz se ver o como a realidade é, e as consequências que certas ideias possuem no meio social, as citações falam por si.

Pretendo ler mais desse autor mais pra frente, afinal é um dos marxistas mais influentes no meio político atual.

Recomendo a leitura, principalmente pra quem curte livros de filosofia, ciência política, marxismo e etc.

gabimool 06/03/2024

?A indiferença é o peso morto da história.?
Os escritos Gramscianos são como uma luz no despertar da consciência coletiva e individual, sobretudo da juventude e da classe trabalhadora. Viver é um ato político. Tudo é política. Ser indiferente ao que nos atravessa é negar a nossa própria existência. Gramsci fala da educação e da cultura como princípios para a liberdade, mas que também é preciso ter vontade, amor e propósitos definidos. Para Gramsci, Lênin é uma força operante na história? Acredito que Gramsci tenha se tornado um pensamento operante na história, tão significativo para essa geração e para as futuras gerações.

Ramon 04/08/2021

A juventude de Gramsci
Sem dúvidas um ótimo livro. No entanto acredito que seja mais interessante para entender o pensamento inicial de Gramsci, umas vez que são seus primeiros escritos em sua guinada dentro do PSI. Traz boas referências sobre o momento vivido no período da revolução russa e seus impactos nos países que já discutiam o socialismo.

São textos separados que trazem as opiniões e visões de um Gramsci jovem e que ainda começa a desenvolver sua linha de pensamento.

Bcoutis 04/01/2022

Incendiário!
A obra retrata um Gramsci rebelde, audaz e revolucionário em escritos diretos e críticos a respeito da Revolução Russa e do desenvolvimento dos grupos socialistas italianos. Uma das coisas que aprendi com seus relatos, entre tantas outras, é que liberdade de pensamento não significa ser livre pra ser vacilão!