Duas viagens ao Brasil

Duas viagens ao Brasil Hans Staden

Resenhas -

Kat 16/06/2021

Uma delícia
Que Hans Staden me perdoe, mas realmente não há melhor adjetivo para descrever essa obra do que fazendo uma piada com antropofagia, haha.

Eu descobri esse livro graças ao ensino médio e fiquei OBCECADA, mas tanto na época como nos anos que se seguiram, ou eu não tinha dinheiro, ou não achava livro. Felizmente o Kindle Unlimited me proporcionou essa experiência incrível de imersão histórica que é esse livro.

Pessoalmente, eu não acho que todo o conteúdo é fictício, mas que no máximo ele tenha sido levemente alterado.

Preciso falar das descrições da geografia (fauna, flora, etc) e dos costumes dos que habitavam aqui... que coisa mais fascinante! Eu nasci no Rio Grande do Norte e ele chegou a citar, por exemplo, a Paraíba! Minha mãe foi criada no litoral de São Paulo, e é justamente alí onde as tramas da segunda viagem ocorrem! Foi como uma máquina do tempo me levando para acontecimentos em lugares que eu conheço, mas há muito tempo atrás! Foi como olhar em uma pequena brecha do espaço-tempo!

É triste demais que o brasileiro não valorize a própria história; a gente só vai seguindo em frente sem se importar com o que veio antes... e quem não conhece o seu passado, não tem futuro.