É assim que se perde a guerra do tempo

É assim que se perde a guerra do tempo Max Gladstone
Amal El-Mohtar

Resenhas - É assim que se perde a guerra do tempo

Leo Oliveira 18/03/2021

"É assim que se perde a guerra do tempo" é a coisa mais doida e bonita que já li em toda a minha vida, ainda preciso digerir mas gostei muito. No entanto, é um livro que infelizmente, não vai funcionar pra todo mundo.
Ísis 28/05/2021minha estante
É possível dizer o motivo do "não vai funcionar pra todo mundo" , sem soltar spoiler?rsrs

Tina.drls 09/08/2021minha estante
Qual é a classificação?

Lisa 17/11/2021minha estante
Ísis, caso ainda seja sua dúvida, acredito que seja pq no começo elas estão conversando através do espaço tempo.

gi0357 02/01/2022minha estante
Por mais confuso que seja, foi um dos melhores livro que li.

Talita 16/05/2022minha estante
resumiu tudo.
doido e lindo!

hellenâ 11/01/2023minha estante
infelizmente não funcionou comigo,eu ficava lendo e eu não conseguia absorver a história, sendo que em sí a relação que a Red e a Blue criaram foi mágica,maravilhosa.

bruna2308 27/04/2023minha estante
para os poetas, ele vai funcionar muito bem!

yelrdr 18/06/2023minha estante
de fato! No começo fiquei bem confusa doq se tratava ?

naninha12 05/10/2023minha estante
isso é muito realkkkkkkkk a maluquice que eu amei!!

Eduarda2449 20/10/2023minha estante
o mais confuso que já li. mas amei!

ane 10/11/2023minha estante
eu nao to entendendo nada desse livro tenho que ler o capitulo duas vezes prq mds é mt informaçao

Yohan 28/11/2023minha estante
"É um livro que não vai funcionar pra todo mundo". E não são todos assim?

Luluh222 28/02/2024minha estante
Sim,mais esse é outra história,porque ele é mais confuso

Queria Estar Lendo 12/02/2021

Resenha: É assim que se perde a guerra do tempo
É assim que se perde a guerra do tempo, dos autores Amar El-Mohtar e Max Gladstone, é uma das apostas da Editora Suma e com certeza uma aposta certeira. Através de cartas e relatos que acompanham uma guerra temporal sem fim, duas inimigas no campo de batalha se apaixonam perdidamente em meio ao cenário impossível.

O livro acompanha Blue e Red, agentes de dois lados de uma guerra infinita. Nessa guerra, a Agência e o Jardim estão lutando para perturbar o passado e futuro de diferentes filamentos de tempo e multiverso; é uma bagunça temporal completa, e elas são a causa e a consequência, a ordem e o problema, a resposta e a pergunta para tudo que acontece.

De repente, elas começam a se comunicar. Através de cartas que, a princípio, são provocações de uma inimiga para outra, Blue e Red se aproximam. Se apaixonam. E entendem os perigos em meio a esse sentimento tão grandioso que é o amor em meio a uma guerra temporal.

É assim que se perde a guerra do tempo é um livro bastante bizarro e por isso tão perfeito.

"Fico pensando em como somos um microcosmo da guerra como um todo, você e eu. Uma ação e uma reação oposta e igual."

Sem linearidade na trama, tudo que temos para entender o que está acontecendo está nos relatos das agentes. E, ainda assim, fica a sensação de perdição - o que é totalmente compreensível, uma vez que estamos acompanhando uma guerra temporal. Não tem que fazer sentido. Não tem que ser linear. A beleza dessa obra está justamente em ser tão inesperada, tão esquisita e tão belamente composta nessa bizarrice.

A narrativa de Amar e Max mescla tantas emoções tão bem que é fácil se afeiçoar a Blue, sua racionalidade e concisão, e a Red, o lado mais caótico e fervoroso de uma guerreira temporal. Aos poucos, suas personalidades se encontram e se moldam uma a outra; aos poucos, Blue se torna mais esperançosa e enérgica e Red, mais emotiva e viva.

"Mas quando penso em você, eu quero ficar sozinha junto. Eu quero lutar contra e a favor. Eu quero viver em contato. Quero ser um contexto para você, e que você seja para mim."

A guerra deixa de ser o centro dos seus universos para se tornar um palco em que elas podem cruzar cenas. Um espaço, sem espaço realmente, sem certeza, onde elas eventualmente vão se encontrar - seja no passado, enquanto uma tenta impedir uma ilha de afundar e a outra faz de tudo para causar essa catástrofe; seja num passado ainda mais longínquo, quando criaturas bizarras povoavam um espaço de terra estranho e enquanto uma das agentes precisa incentivar uma criatura a seguir em frente, a outra precisa atrapalhar.

Suas vidas se entrelaçaram assim, ao acaso, e de repente suas cartas e os sentimentos nela também.

Eu amei tanto essa leitura que é difícil me expressar, como sempre acontece com meus favoritos. As personagens são um completo pandemônio e são maravilhosas por isso. Eu me apaixonei pela Blue e pela Red conforme elas se apaixonavam, sofri com os percalços das jornadas e dos segredos entre as cartas, passei nervoso com o destino e as possibilidades.

"É incrível quanto azul há no mundo, quando se presta atenção."

Afinal de contas, quando a gente shippa enemies to lovers é uma sofrência só, né?

As cartas que elas trocam, a evolução da curiosidade pra simpatia pra amizade pra atração e flertes até finalmente o amor, é tudo tão, tão lindo. Tão emocionante. Você lê e se sente imersa dentro daquela realidade sem sentido em que elas vivem. Você quer que dê certo, mas não faz ideia de como isso pode funcionar.

O livro mescla bastante essa tensão do futuro desconhecido com a esperança que nasce do amor entre as duas. Um sentimento que nenhuma delas conhecia e que de repente se torna tão essencial.

Eu sofri, chorei e terminei esse livro querendo mais, mas sabendo que era o final perfeito que ele precisava ter. É o tipo de história que vai roubar seu fôlego e atenção e te manter com a atenção fixa em tudo que está acontecendo até o final.

E que final! Conforme vai se aproximando e as consequências das ações de cada uma delas desencadeiam em respostas e reviravoltas, eu só conseguia gritar e rolar pelo chão de tanto que estava sentindo ao mesmo tempo.

"Você precisa encontrar minha presença em seus pensamentos, enredada entre eles como a luz do sol na água."

Eu sinto que nunca vou falar o suficiente sobre esse livro, mas é difícil quando a beleza dele está justamente em ler. Falar não faz jus à poesia que é a narrativa, as personagens, esse universo de guerra e tempo que os autores criaram.

É assim que se perde a guerra do tempo entrou pra minha lista de favoritos do ano e da vida. O romance entre Blue e Red se divide em infinitas linhas temporais e mostra o poder desse sentimento, mesmo em meio a tanto caos e complicações. Eis uma história que vou indicar para todo mundo até o fim dos tempos - e além disso, quem sabe?

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/02/resenha-e-assim-que-se-perde-guerra-do.html

Amanda Vaz 14/07/2021

Romances epistolares me agradam muito mais do que eu imaginava, aparentemente. E esse aqui é, acima de tudo, sentimento. Quando nos desprendemos da necessidade de tentar entender tudo e nos deixamos fluir pelos sentimentos que o lirismo da narrativa transborda, a experiência torna-se muito maior.

A forma poética como é construída cada carta, cujos trechos seguem ecoando em mim, e cada momento em que Red e Blue as encontra, é lindíssima. "É Assim Que se Perde a Guerra do Tempo" é lindo, lindo, lindo, sinto-me arrebatada sobremaneira do melhor modo possível.
Joao 14/07/2021minha estante
Nossa!!! Com a sua resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro. Não o conhecia

Aryana 14/07/2021minha estante
Que lindo! Fiquei com vontade de ler.

Punyama 15/07/2021minha estante
Agora eu preciso ler esse livro! Ele acabou de entrar com o pé na porta na minha lista.

Amanda Vaz 18/07/2021minha estante
Pessoal, agora sinto-me ligeiramente pressionada, hahahahah. Espero que, se tiverem a oportunidade de o ler, sejam tão fisgados por ele quanto eu fui.

Aione 26/04/2021

É Assim Que Se Perde A Guerra do Tempo, de Amal El-Mohtar e Max Gladstone, foi vencedor do Prêmio BSFA de Melhor Ficção Curta, do Prêmio Nebula de Melhor Novela de 2019 e do Prêmio Hugo de 2020 de Melhor Novela. Em uma mescla de narrativa epistolar e ficção científica, retrata o amor de duas espiãs rivais através de diferentes linhas temporais.

Em um mundo futurístico em guerra, as espiãs Red e Blue passam a se corresponder por carta. O que começa como uma curiosa brincadeira se transforma pouco a pouco em algo mais, fazendo com que ambas arrisquem, além de suas posições — já que são rivais e programadas para combaterem uma a outra —, suas emoções e desejos mais profundos.

O primeiro ponto importante a se levantar sobre É Assim Que Se Perde A Guerra do Tempo é que, apesar do pano de fundo de ficção científica, esse não é o foco da história. Red e Blue vivem em um universo fantástico e em guerra, dividido entre Agência e Jardim, sendo parte humanas, parte máquinas e rivais. O cenário tem ares futuristas e de destruição, mas não há maiores explicações sobre o universo ou o motivo da guerra, todas as informações são dadas de forma indireta ao longo da narrativa e das cartas trocadas pelas personagens. Cada peça ajuda na construção desse mosaico indistinto, mas não o explica — isso porque a história não é sobre isso, mas sobre Red, Blue e o romance entre elas.

É Assim Que Se Perde A Guerra do Tempo é uma história de amor, escrita de maneira extremamente poética. A ligeira confusão que a leitura passa sobretudo no início é tanto pela ausência de explicações quanto pelo uso de linguagem figurada. Há diversas metáforas e símbolos ao longo da narrativa, que se intercala entre as narrativas de Red e Blue em terceira pessoa e entre as cartas que elas escrevem. A escrita é poderosa e profunda, especialmente pela forma como os autores conseguem extrair a beleza de cenários opostos ao que é belo, como se transformassem carvão em diamante por meio de palavras e ideias.

O tempo e sua ideia de infinitude aparece representado por fios longos, capazes de tanto se embolarem quanto de serem fluidos. Red e Blue viajam por diferentes cenários e momentos históricos, tornando o enredo mais dinâmico e interessante. É também no fator tempo que se dá a grande reviravolta da leitura, o que demonstra a habilidade dos autores em desenvolver uma história bem pensada, criativa e, acima de tudo, apaixonada. Foi um dos livros mais bonitos e românticos que li nos últimos tempos.

Para quem gosta de paixões proibidas, linguagem poética e diversos símbolos e camadas de significados, É Assim Que Se Perde A Guerra do Tempo é uma excelente pedida, destacando-se por fugir do convencional. A edição da Suma de Letras conta com a tradução de Natalia Borges Polesso — que realizou um excelente trabalho transpondo para o português a narrativa poética —, capa dura e uma belíssima diagramação ilustrada.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/04/06/resenha-e-assim-que-se-perde-a-guerra-do-tempo-amal-el-mohtar-max-gladstone/

auroras 08/10/2023

Queime antes de ler.
?Eu serei todos os poetas, vou matar todos eles e tomar seus lugares um a um, e a toda vez que o amor for escrito, em todos os filamentos, será para você.?

O livro traz a correspondência improvável entre Red e Blue, duas agentes de facções rivais, Agência e Jardim, que estão se caçando ao longo dos séculos, saltando através do tempo.

Alexa, play ?Timeless? by Taylor Swift.
Comecei a leitura crente de que seria um livro de ficção científica, depois mudei para fantasia até perceber tinha em mãos o romance mais poético que já li na minha vida.
Me surpreendi do começo ao fim e como sou uma grande entusiasta sobre viagem no tempo, fiquei completamente empolgada. Os autores trazem uma escrita tão poética, intensa e dolorosa que te arranca longos suspiros e lágrimas. As personagens são bem construídas, me identifiquei horrores com a Red logo no início e a Blue me cativou do começo ao fim. São duas personagens bem fortes e marcantes, Red e Blue são a mais pura poesia. Com elas descobri como é sentir fome, como é morrer de amor e como é lutar por um amor. Já vou deixar aqui que esse é o meu segundo livro sáfico favorito. Um ponto que atiçou fortemente a minha curiosidade foi a necessidade de saber mais sobre as facções, Agência e Jardim, faltou uma explorada nisso. A história acaba de uma forma que dá vontade de saber mais sobre o que aconteceu em seguida, isso não me gerou algum incomodo e nem nada do tipo, foi uma ótima finalização. Por mais curto que o livro seja ele deve ser lido com atenção ou você pode acabar se perdendo nos acontecimentos. É uma leitura intensamente poética, devo acrescentar que livros por meio de cartas são uma experiência maravilhosa, me senti dentro daquele cenário descrito de tão imersa que fiquei. A edição do livro é impecável! Tem algumas ilustrações e me encantei demais. Fica aqui a minha recomendação e espero que se encantem por essa história tanto quanto eu. Um obrigada ao pessoal do twitter que estavam comentando sobre esse livro e assim pude conhecê-lo. Sigo impactada e pensando na Red e na Blue. ???

P.S. Ao ler essa história me veio a música Timeless da Taylor Swift. Escutem ela antes ou depois da leitura.
Fernanda Augusta 10/10/2023minha estante
Qualquer livro + Taylor Swift = ??

Maria17758 12/10/2023minha estante
amooo esse livro!!!

gracireis 14/05/2021

Não foi pra mim.
Fiquei muito incomodada lendo esse livro, cometi o erro de insistir na leitura mesmo não gostando porque estava lendo com uma amiga e ao me forçar a ler algo que eu não estava gostando, o livro acabou se tornando uma experiência ainda mais negativa.

Não gostei da escrita, achei excessivamente poética e eu não sou chegada em poesia, em determinados momentos fiquei confusa e cansada por causa de tanto floreio. O sci-fi da história é meramente ilustrativo, apenas para dar um pano de fundo muito vago e mal explicado. O romance é forçado e acontece meio que do nada, o que não me levou a acreditar em todo aquele amor entre as personagens.

É um livro que vai funcionar para algumas pessoas mas infelizmente eu não fui uma delas. Detestei.
Nany 04/05/2022minha estante
Tive a mesma experiência, mas abandonei.

Erica408 27/07/2023minha estante
Super entendo. Tive a mesma sensação, cheguei a cochilar em algumas partes ?

Helane.Araujo 19/04/2024minha estante
Iniciei hoje e me sentir do mesmo jeito kkkkk vim até pra ver se não era a única!

duck 19/06/2021

eu te amo enemies to lovers safico eu te amo
já tinha lido esse livro em inglês antes da tradução sair, mas quando eu soube que iriam lançar a versão capa dura eu não aguentei, precisava ter essa história incrível na minha estante e revisitar as personagens incríveis agora em português. a escrita é feita de uma forma tão linda que não tem como se apaixonar por tudo desse livro.

Sens0 28/03/2022

O maior do mundo sim!
A primeira vez que li não tinha skoob, então vai minha resenha após uma releitura: RELEIAM ESSE LIVRO!

Principalmente se você, assim como eu, amou essa obra, vai amar mais ainda após reler. Cada detalhe nele, cada pequena dica, cada descrição, fica tudo tão claro que a leitura se torna 100% melhor.

Após a releitura entendi muito mais coisas do universo que ficaram confusas para mim da primeira vez. E foi doloroso e lindo se apaixonar novamente pela red e pela blue.

E incrivelmente eu chorei novamente mesmo já sabendo tudo que ia acontecer, simplesmente emocionante demais.
vee 28/03/2022minha estante
amo amo amo

Larissa771 26/04/2022minha estante
A releitura dessa obra é perfeita amg??

lana!¡ 14/02/2023

Cartas são um tipo de viagem no tempo, não é?
Eu terminei esse livro da mesma maneira que eu comecei: sem entender muito das coisas que aconteceu, mas apesar de eu ter ficado perdida na maioria das vezes, eu até que gostei

A escrita é aquela maneira mais poética de escrever, não fiquei surpresa pois já li outras vezes então não foi incômodo em nenhum momento. red e blue lindas, amei acompanhar elas principalmente a parte das cartas, que são a minha parte favorita de tudo

É um livro bem bonito, talvez não funcione totalmente com todo mundo, mas vale a pena uma chance

"Mas talvez seja assim que nós vencemos, Red. Você e eu. É assim que vencemos."

Bia.Ribeiro 30/05/2021

``cartas são estruturas,não eventos. As suas me dão um lugar onde viver. Minhas memórias de você se espalham pelos milênios ,e todas te destacam em movimentos´´
8/10
É um livro para ser lido com o coração e não com a razão. É confuso, as coisas não fazem sentido , mas creio que a beleza dessa obra está na sua não linearidade. As escritas das autoras são muito poéticas. As passagens são metafóricas ,profundas e lindas. Acho que nunca fiz tantas marcações em um livro como fiz neste.

Peguei o embalo da leitura só depois dos 40% e antes disso pensei várias e várias vezes em abandonar. Eu poderia até ter relevado ,mas senti que ainda faltou uma coisa, um tempero. Recomendo pelo fato de ser rápido e ter me provocado sensações muito conflitantes .Blue e Red me trouxeram uma sensação de nostalgia que foi ao mesmo tempo boa e inquietante. O amor entre elas é uma coisa tão linda e tão forte que ultrapassa qualquer barreira de espaço-tempo.

É o tipo de livro que muita gente não vai gostar , de qualquer modo recomendo a experiência.

Rohmutantx 08/08/2023

No início parece bem confuso, mas depois você entra na trama e ela te prende e você acaba se apegando às personagens. Uma linda história de amor.
julia 08/08/2023minha estante
Simmmmmm ele é muito lindo

julia 08/08/2023minha estante
No final ele deveria ser mais grande

Rohmutantx 11/08/2023minha estante
Eu gostei a jornada foi grande e o final deixou elas cheias de possibilidades

An 10/01/2022

Muito bom, mas só depois da metade
Acho que esse tipo de livro mais filosófico não é muito para mim, então eu demorei muito até conseguir engatar na leitura do livro e gostar.

Só depois da metade que eu comecei a gostar de ler e fui surtando pela as coisas. O livro tem frases incríveis, amei o final do livro porque para mim se fosse algo muito diferente daquilo acabaria estragando, foi mostrado o suficiente.

O livro é bem curtinho, se eu gostasse mais desse tipo de livro com toda certeza teria lido em dois dias! Mas isso não impediu de me dar uma nota alta, porque eu realmente gostei do livro e fiquei meia hora encarando o teto depois de terminar de ler, me sentindo feliz e de coração quentinho.
yasmin 10/01/2022minha estante
eu bem abandonei ele, será que volto??

Nâna 30/03/2024

É assim que se acaba com a guerra do tempo - ???
No começo do livro "É assim que se acaba com a guerra do tempo" eu senti MUITA dificuldade em entender o que estava acontecendo e de me concentrar. É uma leitura que exige muita atenção e persistência, tem um vocabulário muito bem trabalhado, mas as cenas são bem detalhadas. Para eu não me perder na leitura precisei começar a ler em voz alta e foi aí que, de fato, eu mergulhei de cabeça nesse livro. As cartas trocadas entre Blue e Red são de uma complexidade extrema, são lindas, profundas e carregadas de sentimentos. No começo tais cartas tinham o objetivo de apenas trocar provocações com a inimiga, mas conforme elas iam escrevendo, lendo, escrevendo e lendo ia crescendo dentro delas aquele desejo de conhecer uma à outra melhor! Eu amei o desenvolvimento delas, as cartas se tornando profundas e complexas a cada capítulo. Com certeza, a Red se apaixonou primeiro. De onde eu tirei isso? As cartas dela são absurdas. Acompanhar esse desenvolvimento delas, essa paixão, elas se apaixonando uma pela outra através de CARTAS é a coisa mais linda que eu pude ler até o momento.

Para contextualizar, elas são agentes de facções inimigas, onde elas viajam no tempo para alterar coisas em acontecimentos históricos. Teoria do caos! Efeito borboleta! Então elas têm tais missões para deixar o presente como ele é, e é preciso ter um EXTREMO cuidado ao enviarem as cartas para não alterar em nada o nosso presente. Porém, quando eu estava terminando o mesmo me senti meio perdida, não dá para entender se elas são pessoas de carne e osso ou "espíritos" que se passam por pessoas para fazer tais viagens no tempo. Ou eu que tenho um QI baixo pra ter entendido. O final é positivo, por assim dizer. É isso, dei 3 estrelas por essas questões de leitura e que acontece muita coisa ao mesmo tempo, precisa ter atenção. Eu achei um livro bom e bacana, mas não achei TUDO aquilo que já ouvi por aí falando dele.
Little Mary 30/03/2024minha estante
Eu amo como a relação delas é intensa e honesta, como elas não poupam palavras e conseguem traduzir exatamente o que sentem uma pra outra. Eu queria poder transmitir meu amor da mesma forma que elas.

Nâna 30/03/2024minha estante
Siim, eu concordo plenamente, as cartas foram o ponto alto desse livro

Jess 06/05/2022

Eu me encontro totalmente encantada por essa história, seus personagens e esse universo, mesmo que nesse último eu não ache que tenha entendido muita coisa.

Não demorei muito para estar envolvida na história, para saber como tudo funcionava e também saber mais sobre as duas personagens principais. Eu fui me apegando muito nelas conforme lia.

Realmente não sabia o que esperar do livro quando o comecei. E achei que seria algo monótono, uma troca de cartas aqui e li, uma rivalidade boba da qual todo mundo está acostumado... mas me enganei completamente e que bom que isso aconteceu. Tudo me pegou muito de surpresa e O PLOT do livro é sensacional!

Eu só queria ler mais sobre elas...