Estórias Tétricas H Tavares

Resenhas - Estórias tétricas

Marlonbsan 30/03/2021

Estórias Tétricas
Estórias tétricas traz onze contos ambientados em terras paraenses, retratando a violência urbana, com toques de ironia e muito realismo, mostrando ainda a sociedade, na qual a selvageria humana está latente.

O livro é dividido em 11 contos, todos bem curtos, com uma linguagem bastante simples e leitura muito fluída.

Os contos retratam realidades muito comuns aqui no Brasil em vários contextos de violência e crimes que ocorrem. A ironia dos contos é bem divertida de analisar, só que depois de ler o segundo já entendemos como serão os próximos e os desfechos acabam ficando um pouco previsíveis, mas por conta da boa escrita, queremos ver isso com as palavras do autor.

Há relatos sobre diferentes formas de violência e contadas de maneira brutal e sem enrolação, o dinamismo dos contos é ótimo, o que contribui muito para a leitura. Os contos possuem histórias fechadas com desfechos bem pensados, mostrando que é possível trazer as mensagens, mesmo sem descrever detalhes, nossa imaginação vai preenchendo características dos personagens e ambientações e isso faz a gente imergir na história também, passamos a fazer parte como observador do que acontece.

Para quem procura uma leitura nacional e contemporânea sobre crimes e violência urbana, e que seja uma leitura rápida com toques de ironia, esse é um livro bem interessante.

Foto e resenha no meu ig @marlonbsan

Karini.Couto 01/02/2022

Está obra reúne onze contos que são ambientados em terras paranaenses, retratando a violência urbana de uma maneira visceral. A escrita de H. Tavares é realista e por vezes pode chocar leitores mais sensíveis e impressionar leitores que estão acostumados a ver temas realistas em outras obras ou em jornais e tv. De maneira intrínseca, Hugo Tavares, relata a realidade por vezes esquecida, ou deixada de lado, em um mundo caótico e tão cheio de violência urbana em situações cotidianas, daqueles que ouvimos falar, vemos, ou presenciamos; e na qual a grande maioria das pessoas, desvia o olhar.

Os contos são entitulados como: O último trago, A chácara, Zé Trindade, Botequim, O homem que copiava, Vira-Porco, Professor, Visagem, O Grand Hotel, Boato e Beira-Mar. Não tem como falar sobre todos os contos, mas vou falar sobre um deles, pois é algo que todo mundo já viu ou ouviu falar (violência doméstica).

"Pobre tem aversão à polícia. O cara elege um traficante como deputado e tem aversão a policial que recebe 1500 contos para consertar a cagada que esse mesmo traficante, agora deputado, fez."

No primeiro conto, temos o cenário de um policial em sua rotina, atendendo aos chamados, e que se depara com um de violência doméstica. Ao averiguar, como é de praxe, na maioria das vezes, a mulher não quis prestar queixa, e claro que situações assim, sempre voltam a acontecer. Lobo era um policial íntegro e que vivia lembrando ao seu parceiro "atuar dentro da lei". Os dia seguiram, e houve mais um chamado, para o mesmo local, e dessa vez, nosso policial bravo, deu mas "porradas" no Manoel, o colocou em uma viatura e ao ele se referir a mulher como puta, o levou para um local e ameaçou ele e baixou o cacete, porém o deixou vivo. No mês seguinte, Manoel matou Maria, que sempre se recusou a prestar queixa, e o policial prometeu que "não cometeria o mesmo erro duas vezes"..

"-Desce do carro.
- Me arruma um cigarro, Paulo. Tu sabes que as coisas não precisam ser desse jeito.
- Tá vendo a cruz ali na beira da estrada? Segue nessa direção"

Todos os contos são muito realistas, e a impressão é que estamos lendo uma notícia real. Hugo Tavares nos mostra o pior lado do ser humano, sem enfeites, sem medo de julgamento, ali, a disposição de qualquer um que se encorajar a ler e ver que o mundo não são flores e unicórnios.

A obra contém gatilhos e a violência relatada não e enfeitada, ela é literal e explícita! O autor usa uma linguagem de fácil compreensão, na verdade, exatamente a mesma usada nas ruas e dia a dia. Oa final de cada conto o leitor irá, refletir, se surpreender, ou pensar, exatamente isso que acontece!

Estórias Tétricas está disponível no Kindle Unlimited, e uma obra que eu recomendo para leitores que não tem problemas com gatilhos e violência explícita, e que nos dá um choque de realidade, nos colocando a refletir sobre a humanidade ou a falta dela em situações extremas e realistas!

Isadora1232 26/09/2021

O livro traz onze contos de suspense/policiais que têm em comum um tom crítico e irônico que muito me agradou. A marca da oralidade me fez sentir que estava ouvindo esses relatos pessoalmente dos narradores, numa mesa de bar ou na rua, sentada na porta de casa. É ambientado no Pará, em cidades e ruas que me são muito familiares - o que tornou a leitura ainda mais empolgante, mas poderia ser facilmente ambientado em outros subúrbios Brasil afora. Vale a pena a leitura.

Nicole Longhi 31/08/2021

Realista!
Estórias tétricas é um livro que reúne 11 contos ambientados no Pará, e retratam a violência urbana numa realidade cruel e que mostra o ser humano na sua verdade nua e crua.

Fui convidada pelo autor @htavares95 para ler seu novo livro, e com uma leitura fluída e uma escrita simples, foi uma leitura rápida, mas muito intensa. Os contos são extremamente realistas, e parece que estamos até lendo notícias de jornal, vendo a brutalidade humana dos dias atuais.

A linguagem usada pelo autor é uma linguagem que usamos no dia a dia e estamos acostumados, e os toque de ironia dão mais realidade ainda.

Resenha completa em She is a bookaholic

site: https://www.sheisabookaholic.com/2021/08/resenha-nacional-estorias-tetricas-h.html

Amanda.Lippi 07/04/2021

Maravilhoso ?
@resenhadaamanda

A escrita é super fluida e os contos são muito interessantes, eles tratam as realidades muito comuns aqui no Brasil em vários contextos de violência e crimes que ocorrem no dia a dia do dia no nosso país.
Os relatos são tão reais que parecem retirados do jornal, meus contos favoritos foi " O homem que copiava " e "Beira -mar ". O dinamismo dos contos faz você querer ler muito mais. Eles possuem histórias fechadas com desfechos bem pensados, mostrando que é possível trazer as mensagens, mesmo sem descrever detalhes, nossa imaginação vai preenchendo características dos personagens e a ambientação dos contos ajuda a sua imaginação a entrar na história, fazendo você ser o observador.

Para resenha completa
Me sigam @resenhadaamanda

Leticia_gg 21/09/2021

É um livro bom, que prende e traz boas reflexões. As histórias são curtas e a linguagem é simples, o que torna a leitura fluida e rápida

Vanessa.Papalardo 17/06/2021

Estórias Tétricas - H. Tavares

Sabe aquele compilado de contos instigantes que te faz não querer mais parar de ler? Lhe apresento agora!

Contos curtos e breves, porém, muito instigantes, que relatam casos policiais ocorridos no Pará.

Violência urbana, casos que acontecem diariamente em qualquer região não só do Pará, mas em todo o Brasil e possivelmente, em vários países.

Além de ser completamente instigante, investigativo, com uma pitada de suspense, os contos te permitem conhecer um pouco mais da região Paraense, visto que os contos são ambientados e relatados em seu território.

Leitura rápida, de fácil compreensão, perfeito para sair de uma ressaca literária ou até mesmo para distrair de leituras mais pesadas.

Autor nacional, de grande potencial com histórias abordadas de uma forma um tanto quanto necessária.

Recomendo a leitura!

Mais resenhas em : @futurodo.preterito

@jaliagoraesuavez 19/01/2021

Esta é a minha segunda experiência com a escrita do autor.
Em Estórias tétricas somos apresentados a onze contos ambientados em terras paraenses que retratam a violência urbana por lentes realistas, cruas e, por vezes, até irônicas.
São contos curtos, objetivos, violentos (alguns até parecem retirados de uma notícia de jornal de tão reais).
Eles trazem a dura realidade que estamos vivendo e esfregam na nossa cara histórias que ouvimos no dia a dia e que nos acostumamos a tratar como normal. Só que não é normal, entende? É chocante, é abusivo, é impactante, incomoda...
Fiquei pensando qual conto foi o meu preferido e acho que escolho Zé Trindade, pela simplicidade e realidade. Porque ele acontece a toda hora, com todo mundo... e a gente se acostumou tanto a ouvir que nem sente mais, sabe?
O autor é direto. Vai no ponto. Uma linguagem fácil. Que a gente usa. Frases curtas. Ambiente contemporâneo, real, com uma narrativa dinâmica. Você começa a ler esse livro e quando pisca ele acabou e você quer mais e, ao mesmo tempo, está afrontada com tanta violência... mas uma violência que acompanha você a todo momento e você finge que não existe, finge que não vê.
O Hugo é um cronista nato e traz o realismo para a sua escrita. Uma leitura que merece ser feita, não só pela qualidade, mas também pela reflexão que ela traz.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Manu 14/03/2022

Estórias Tetricas, é um livro sobre contos policiais, que fala sobre a realidade do mundo em que vivemos, cercado por violência. O autor narra a realidade, sem rodeios e com uma linguagem local e informal, trazendo para os leitores mais realidade.

São histórias que, de certa forma, é nossa realidade, como o primeiro conto que trata sobre violência doméstica. No conto, a mulher não quis denunciar, por medo do agressor.

Possui uma leitura fluida, e te faz devorar todos os contos rapidamente, e a leitura de prende desde os primeiros parágrafos.

Gabriela - @livrosdegab 27/05/2021

Diferente e Real
Estórias tétricas é o segundo livro do autor paraense Hugo Tavares.
O título já diz muito sobre a obra e a sinopse concisa e certeira nos mostra a ideia principal do autor:
“Estórias tétricas apresenta onze contos ambientados em terras paraenses que retratam a violência urbana por lentes realistas, cruas e, por vezes, até irônicas. A narrativa aguda e visceral escancara a sociedade na sarjeta, onde selvageria e condutas humanas se fundem.”
Os contos são tão realistas que nos fazem até sentir um incômodo. Me peguei querendo problematizar e contradizer o que li mas o nosso mundo não tá mesmo cheio de problemas e contradições? Hugo retrata muito disso em suas palavras, muitas vezes até com casos sem conclusão. E eu só consegui terminar pensando: “e não é que na maioria das vezes é que é isso mesmo que acontece?”
Leitura muito fluida e curta que eu classifiquei como uma mistura entre os livros Breganejo Blues e Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios.
Disponível no Kindle Unlimited.
Apoiem autores brasileiros contemporâneos!
Ps: ele de quebra é fã de Scracho. (Informação que peguei completamente por acaso, no meio do livro)

site: https://www.instagram.com/p/CPLq8rIj_e3/

MALU @amor_porleitura 26/03/2021

Estória tétrica temos 11 contos , ambientados no estado do Pará, onde o autor traz expressões que conhecemos e também nos mostra alguns fatos que acontecem de uma forma bem real e até irônica as vezes .

Lendo alguns contos nos fazem lembrar de notícias que vemos quase todos os dias .
Nos levam a refletir em temas como violência, corrupção, desigualdade social.

A forma como o autor escreve nos insere no contexto , o que me manteve cada vez mais com vontade e ler o próximo conto .

Para quem gosta de contos policiais, de história que conta um pouco da violência que vivemos , vai gostar desse livro .

Contém gatilhos.

Letícia - @letileitora 29/04/2021

Um livro que vai te causar incômodo!
A intenção desses contos é causar um certo incômodo e desconforto no leitor, e ele faz isso muito bem hahah

Os contos mostram o ser humano em sua forma crua, com seus defeitos e qualidades bem estampados.

Gostei bastante!

??ATENÇÃO: livro contém conteúdo sensível, violência bem explícita.

Ingrid 10/09/2021

Resenha - Estórias Tétricas
Estórias Tétricas é o segundo livro publicado pelo autor brasileiro H Tavares (@htavares95). É um livro de contos de literatura policial, e me lembrou demais os contos que li do Rubem Fonseca.

A pouco tempo falei da importância de buscar leituras nacionais e contemporâneas. Acho que muita gente já começou a se interessar mais pelos clássicos, assim como eu, então o próximo passo é ler autores atuais.

O H Tavares é um deles, e com certeza a leitura foi excelente e marcante. Os contos são em sua maioria sobre policiais e o dia-a-dia de trabalho, mas também passam por histórias com um toque de terror mais fantasioso.

O conto que mais gostei foi o último do livro, “Beira-mar”, que se dividia em quatro capítulos curtos. Como a história teve mais espaço para desenvolvimento, foi mais fácil haver uma conexão com os personagens. O que aconteceu no final foi surpreendente na medida certa, o autor usa recursos que já tinha adicionado na história anteriormente.

Nos contos policiais, podemos sentir de uma forma bem realista o que acontece nas ruas do nosso país. Desde policiais um pouco ou muito corruptos, até as barbaridades que eles têm que ver em seus dias de trabalho. A escrita é crua e sem rodeios.

Ressalto também os contos com um terror mais fantasioso. Foram meus preferidos logo depois do último conto do livro. É interessante como em poucas páginas as imagens ficaram tão nítidas na minha mente e realmente me deixaram com medo.

Em um desses contos, “Vira-porco”, eu lia cada linha dizendo pro protagonista: “não faz isso, não entra aí, seja mais sensato e não faça como nos filmes de terror”. Eu me desesperei lendo, e é muito bom quando uma história te deixa tão imersa que você consegue sentir o clima do lugar.

Enfim, recomendo demais que vocês conheçam o escritor, H Tavares, e tenham a possibilidade de ler esses contos. É um livro curto, que você consegue ler em um dia, e te garanto que vai valer a pena.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Keg 11/04/2022

Contos urbanos de tirar o folego
Na obra são apresentados contos, todos ambientados em Belém, Pará, ou sobre alguém de lá.

São contos bem curtinhos, o livro pode ser lido em uma tarde e a escrita é muito fluída. A sensação que o autor deixa é que você está sentado de frente para o personagem e ele está te contando as coisas.
Todos os contos tem um final impactante, seja ele voltado a assalto, espíritos, e deve até uma investigação no último conto (um dos meus preferidos do livro todo!).
Vou deixar aqui, uma breve resenha sobre dois contos, para que vocês possam ter uma ideia do que encontrar na obra.

📚O Último Trago
Nesse conto conhecemos Paulo, um policial civil. Ele e seu parceiro haviam recebido uma denuncia de violência doméstica e foram averiguar a situação. Ao chegar no local, a moça da casa afirmou que tudo não passou de um mal entendido. Paulo e seu parceiro foram embora frustrados, pois sabiam o que havia acontecido mas não poderiam agir sem que a moça prestasse queixa. “Nos dias que se seguiram depois dessa ocorrência, a rotina seguiu o mesmo padrão.”(trecho do livro). Novamente foi preciso que Paulo fosse até o local, mas agora sozinho, pois seu parceiro estava de atestado. Ao entrar ele derrubou o sujeito e o algemou, levando-o para a delegacia, mas a moça se recusou a prestar queixa novamente, alegando que iria embora. No mês seguinte, Paulo recebe uma outra notícia pior que as denúncias anteriores.

📚Beira-mar
Aqui conhecemos um ex detetive que deixou a vida de policial para seguir como corretor de imóveis.
Seria um dia comum no trabalho, se um casal transtornado não tivesse entrado em seu escritório, solicitando seus serviços como detetive para encontrar a filha que estava desaparecida a alguns dias.
O autor desesvolve muito bem o rumo desse conto, e nos trás descobertas e um plot de deixar o queixo caído.

site: https://www.instagram.com/p/CcN3s3VrXFC/

@leiturasdadudis 15/12/2021

"Deixa eu te contar o que aconteceu comigo..."
"Estorias Tétricas" traz uma coleção de onze contos que, de forma geral, mostra a violência humana. Na maior parte dos contos, há a presença de um policial ou a citação dele.

Passando por violência doméstica, assalto à ônibus, desigualdade social e até um empréstimo com agiota mal sucedido, somos apresentados a diversos vieses, ambientalizado em solo brasileiro, nos fazendo pensar e refletir sobre essas perspectivas.

Os contos são curtos e a coletânea pode ser lida facilmente em um dia. A escrita é do tipo que prende do início ao fim e te leva a seguir para a próxima história.

Por causa do tema, é comum encontrar em grande parte do livro violência, linguagem imprópria e gatilhos.

Com as problemáticas trazidas, junto ao desenvolvimento criado pelo autor, posso dizer que as histórias parecem mais um relato da realidade que uma ficção.