O mistério da Sala Secreta

O mistério da Sala Secreta Lavínia Rocha

Resenhas - O mistério da Sala Secreta

Queria Estar Lendo 15/03/2021

Resenha: O mistério da sala secreta
O primeiro lançamento da Editora Yellowfante, selo infanto-juvenil da Autêntica, foi escrito pela Lavínia Rocha, autora da coletânea Formas Reais de Amar - que foi um favorito meu. O mistério da sala secreta tem tudo que uma história juvenil precisa, e de quebra ainda acrescenta um segredo que envolve História e muitas investigações.

A editora Yellowfante enviou este livro em cortesia.

No livro, acompanhamos Júlia e Gabriel, estudantes da escola Maria Quitéria - que está prestes a ser fechada pela prefeitura. Indignados com o ocorrido e tentando correr contra o tempo para impedir esse absurdo, uma vez que é ali que construíram suas memórias e é ali que querem continuar aprendendo e vivendo, eles descobrem a lenda de uma sala misteriosa.

A Sala 7 parece guardar um segredo tão grandioso que vale a pena investigar - quem sabe o que exista dentro dela possa salvar a escola, não é mesmo? Através da amizade e de ideias sagazes e criativas, Júlia e Gabriel unem forças para entender o que existe atrás daquela porta, enquanto lutam pela resistência da sua escola.

O mistério da sala secreta é uma leitura rápida, muito divertida e cheia de carisma.

A narrativa da Lavínia é muito certeira para o público alvo do livro, mas também conversa bastante com quem está longe dele (a velhice chega para todos e está batendo à minha porta).

Júlia e Gabriel são personagens interessantes em suas personalidades; ela, cheia de energia e de audácia. Ele, mais centrado e cuidadoso. Eles formam uma dupla interessante, com uma amizade forte que, em meio aos acontecimentos, passa por algumas provações.

Eu gostei mais da Júlia por motivos de óbvio, eu adoro uma personagem teimosa e corajosa e determinada. Gostei de como ela tinha momentos de teimosia extrema e de como entendeu o quanto isso era ruim de ser expressado, especialmente nas situações que eles vivem.

A escola também tem outras figuras importantes, como a dona Vicentina - guardiã de todas as chaves - e outros alunos da turma deles e de outras turmas, todos lutando para impedir que a prefeitura desmonte seu espaço de estudo.

Toda a questão com a sala secreta te instiga a continuar lendo, entendendo, formulando ideias. E qual foi minha surpresa quando a resposta chegou! Eu me formei em História recentemente, então foi uma alegria encontrar um livro que fala dela tão abertamente - aquela parte da História que o contexto geral costuma ignorar, mas que fez parte de um todo. Que foi tão importante para o que passou.

A edição da Yellowfante ficou uma graça. É um livro pequeno, mas a diagramação e a revisão estão ótimas, o interior dele, com os detalhes de chave, é lindo demais! E as artes das páginas, ilustradas por Rubem Filho, são de encher os olhos.

Para quem busca um infanto-juvenil para indicar ou para ler, O mistério da sala secreta é uma ótima pedida. Esse livro celebra a História brasileira, a criatividade e inteligência de estudantes e sua garra para lutar e resistir em situações injustas. É um livro cheio de carisma e de mensagens bonitas que eu com certeza vou lembrar com muito carinho.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/03/resenha-o-misterio-da-sala-secreta.html

- giu 13/06/2022

livros aleatórios da escola (3/?)
Um livro nacional, simples e com uma leitura leve e rápida.
Uma história bem bobinha, ótima pra crianças de 9/11 anos, fala sobre assuntos importantes sobre a história do Brasil etc, com um "plot" leve, gostei bastante.

Clara 16/09/2021

Muito bom !
Li para a escola e não esperava nada demais ! Mas na verdade gostei de mais da história e como mistura com história!

Bruna 26/05/2021

Tempos de escola
Gostei bastante dos dois personagens durante a leitura, Júlia e Gabriel, ambos corajosos e inteligentes. Os dois são narradores personagens, pois o foco narrativo se alterna em cada capítulo, em um lemos a percepção de Júlia, e, no outro, a de Gabriel.
A amizade entre eles é bonita de ver e a iniciativa de lutar pela escola permanecer aberta é belíssima. Indico aos adolescentes esse livro, por lerem uma história com personagens da sua idade, mas talvez mais ainda indico aos que já passaram por esse momento da vida, para se deliciarem com uma volta ao passado, aos tempos de escola, amizade e aventura.

Carol 21/05/2022

QUE LIVRO INCRÍVEL!!!
Esse livro trata de coisas muito importantes, fala sobre a importância de acreditar em si mesmo, tem como protagonistas personagens negros, além de contar um pouco sobre a história de Maria Quitéria e os seus feitos.
Acho que muito provavelmente aprendi mais coisa sobre a história do Brasil nesse livro do que nas minhas aulas de história.
É um livro sensacional, uma obra prima!!

maria :) 05/06/2021

Ok
Li o livro pela a escola e gostei bastante!. Ele é muito chichê e ao mesmo tempo a Júlia é uma chata KKKKKK. Adorei os mistérios, e representatividade que o livro trás. Lavínia parabéns por esse livro, tive o prazer de te conhecer pessoalmente, imagino vc escrevendo cada palavra sua fofa? li em um dia e recomendo sim! É uma leitura bem vibes

nerito 03/12/2021

Aventura e humor na dose certa
Júlia e Gabriel são amigos inseparáveis. Ela é corajosa e extrovertida. Ele é bem humorado e estudioso. Esses dois jovens de 12 anos estudam na Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus, que está em vias de ser fechada. Júlia está inconformada, principalmente porque a escola em que estuda tem excelente qualidade no ensino e isso pode impactar seu futuro. Ela não teria condições financeiras para pagar passagem para uma escola no centro da cidade. Por isso, tudo indica que será transferida para a mal afamada "escola da pracinha".

Enquanto Júlia parece fadada a estudar em uma escola que não quer, Gabriel, aluno brilhante, tem chance e condições de estudar em uma instituição melhor. Por isso, não se sente tão afetado pelo fechamento do Maria Quitéria. Mas com isso ele será separado de sua grande amiga.

A aventura de ambos começa quando, numa feira da escola, Júlia e Gabriel ficam conhecendo quem foi Maria Quitéria de Jesus, a mulher que emprestou seu nome à escola. Ficam também sabendo da lenda de que a escola teria uma sala secreta, acessível apenas aos corajosos e merecedores.

Curiosa, Júlia arrasta Gabriel para uma busca pela verdade. Sem que saibam, essa aventura poderá mudar a vida não apenas deles, mas de todas as pessoas que estudam e trabalham na Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus.

Esse romance juvenil de mistério foi uma leitura agradável e gostosa. Júlia e Gabriel dividem o papel de narrar a trama em capítulos alternados. São jovens com suas personalidades distintas que influenciam suas atitudes na trama. Enquanto Júlia é mais assertiva, Gabriel é mais contido. Ela é leitora voraz, mas não muito estudiosa. Já ele é o primeiro da classe.

Outro ponto que me agradou muito foi a descrição das personagens. A cor da pele e os cabelos de Júlia e Gabriel ganham destaque, com os volumosos cachos dela e o black power dele. Suas características físicas são bem marcadas e evidenciadas, o que fortalece a questão da representatividade negra na literatura. Os desenhos de Rubem Filho são primorosos e fortalecem ainda mais essa representatividade.

Com uma trama cativante e um segredo a ser desvendado, O mistério da sala secreta é uma aventura gostosa e divertida, voltada para jovens leitores de todas as idades.

site: https://www.oguardiaodehistorias.com.br/2021/12/o-misterio-da-sala-secreta-aventura-e.html

Helena365 20/02/2022

O livro é bom, mas eu nao me apeguei muito aos personagens. Gostei de aprender sobre maria quiteria lendo, gostei da escrita e achei o livro satisfatorio

Day 26/12/2023

Bem...
Li este livro por causa da escola. Achei razoável, é legal.
Não faz muito meu gênero literário por isso não gostei.

Vic 31/07/2022

Compre para seu filho
Li exatamente por não ser algo que eu estava acostumada, não me arrependo. Mas realmente não foi muito do meu agradado.

Entretanto a história não deixa de ser boa, a gente se involve na ?investigação? da dupla.

Acho um ótimo presente para crianças que gostam de ler ou para aquelas que querem desenvolver esse gosto pela leitura, bem levinho e interessante.

Yasmim 21/08/2022

O mistério da sala secreta
Eu tive que ler esse livro para a escola.

Uma coisa que eu não gosto é de ter que ler livros para a escola ! Então fui reclamando logo de início sobre o livro , mas dei uma chance e acabei gostando .

Temos dois protagonistas :Júlia e Gabriel.

É um livro curtinho (176 páginas ) , e com uma leitura muito fluida . Nele vamos encontrar um mistério sobre uma sala secreta que "teria" na escola que está prestes a ser fechada pela prefeitura .

Ps: indico.

Sinopse:

Júlia e Gabriel estão no 7º ano e são amigos desde muito pequenos, quando formaram a dupla de espiões Juliel. Agora, a dupla tem que voltar à ativa para encontrar um jeito de desvendar um grande mistério, antes que a prefeitura feche a Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus, onde estudam.

isa 22/10/2023

O livro é incrivelmente bom, tem enigmas muito bem pensados, e referências históricas maravilhosas (acho incrível o fato da autora ser professora de história). Recomendo muito!

Ingrid897 08/11/2023

?Juliel: prontos para arrasar!?
Esse livro superou todas as minhas expectativas que eu tinha!

Eu amo histórias em que os protagonistas descobrem uma história por trás do lugar onde eles convivem. E tava na cara que eu ia gostar desse livro!
A matéria de história não é uma das minhas prediletas, mas depois desse livro eu tive mais interesse por essa matéria.
A história acompanha os personagens Júlia e Gabriel, que tem uma amizade tããão legaaaaaaal! Já cheguei a shippar os dois várias vezes.
É legal que cada capítulo é contado por um dos dois, mostrando o ponto de vista de cada um!
Eu me identifiquei tanto com o Gabriel! Acho que ele é meu personagem favorito!

Enfim, leiam!

kittyleitora 24/01/2024

Aquele em que uma lenda influencia dois amigos ?
Eu AMEI esse livro! A leitura foi super fluida, capítulos curtos e personagens principais que senti empatia. A junção da história brasileira com este livro foi muito sutil e me fez conhecer sobre algumas heroínas brasileiras como Maria Quitéria (que dá o nome da escola), Maria Felipa e Joana Angélica.

Nem tenho muito interesse por livros de mistério / suspense mas esse aqui me cativou bastante e ultrapassou as minhas expectativas!
Parabéns Lavínia Rocha por escrever essa obra prima!