Desenhando letras

Desenhando letras Juliana Moore

Resenhas - Desenhando letras

Natalia.Goncalves 05/07/2021

Esperava mais
O livro é muito bonito, mas o conteúdo é superficial. Meu interesse principal era na parte de lettering que começa a ser tratado apenas a partir da página 100. Além disso, várias das dicas descritas são comentadas em vídeos sobre o assunto no YouTube não acrescentando novidades. Recomendaria esse livro para quem deseja uma documentação ou enfeitar a estante.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Bem legal para quem quer desenhar letras e se jogar nesse mundo de escrita
Assim que recebi DESENHANDO LETRAS já mergulhei na leitura para conhecer seu conteúdo na íntegra, ou seja, ainda não fiz todas as atividades propostas no livro (somente as primeiras), meu objetivo com essa primeira leitura foi conhecer o conteúdo do livro e vir aqui resenhar para vocês.

Então, posso afirmar que DESENHANDO LETRAS é um livro bem didático, pois além da teoria, e das palavras motivacionais de Juliana Moore temos as partes - no próprio livro - onde podemos exercitar passo a passo o que a autora fala, afinal uma coisa que ela frisa desde o começo ao fim deste volume é que a prática leva a perfeição e que independente de nossa letra ser bonita ou feia.

Juliana Moore diz que quando pensamos na caligrafia, no lettering e na escrita temos que ver a letra como algo desenhado, ou seja, vamos desenhar letras e, no começo, pode ser um processo lento e difícil de observar todos os detalhes, mas que com a prática vai se tornar algo em natural.

Vale ressaltar que DESENHANDO LETRAS é dividido em três capítulos: 1- Escrita, 2- Caligrafia e 3- Lettering e o mais legal é que nesse passo a passo vamos compreender as diferenças de cada um desses estilos e também como melhorar cada um deles, também vamos ter neste livro várias demonstrações de alfabetos e como trabalhar para aprender a desenvolvê-los e utilizar os estilos para fazer composições de lettering.
Para completar em DESENHANDO LETRAS a autora ainda dá várias dicas de materiais acessíveis para utilizarmos quando estivermos "estudando" e colocando em prática o que vemos no livro. Eu achei isso perfeito, porque o material utilizado conta muito no resultado final.

Não tenho nem palavras para dizer o quanto amei DESENHANDO LETRAS e que mal terminei a leitura, vou voltar suas páginas para colocar em práticas os ensinamentos que ainda não fiz. Então, se você tem interesse em desenvolver mais habilidades em escrita manuscrita esse volume é estupendo, estou morrendo de amores por ele. Vamos desenhar letras juntos?

site: www.delivroemlivro.com.br

Hildeberto 13/07/2021

Muito bom!
A autora, Juliana Moore, dá dicas fantásticas para aprimorar a caligrafia e o desenho de letras (lettering). O conteúdo é rico e abrangente sem ser cansativo, permitindo que o leito comece a entender o assunto para pô-lo em prática e exercitar sua criatividade. Tudo no livro é muito bem feito, em uma edição linda! Com as lições do livro e a prática, acho que dá para criar coisas interessantes...

Isadora Silva 17/06/2023

Belíssimo e direto
Desenhando letras é um livro de Juliana Morrone que eu estava querendo ler há bastante tempo. No universo do lettering temos poucas obras brasileiras e essa me surpreendeu. Antes mesmo do texto em si, quero trazer o quanto o livro é bonito, bem diagramado e extremamente visual, muito do lettering é prática e visualizar os exercícios e processos ajuda muito.

Quanto ao texto em si, eu achei a leitura fluida e acessível, as explicações são diretas e poucas dúvidas surgem ao longo da leitura. Senti falta de mais conteúdo sobre lettering já que teve muita coisa sobre caligrafia, mas entendo que por ser um livro inicial não dá para colocar tudo. Também acho que poderia ter alguns espaços para criar dentro do próprio livro, mas já é uma sugestão para os próximos.

Min 08/10/2021

pra quem tá começando...
... é excelente!
fala sobre tudo, e não apenas lettering
além de ter alguns alfabetos para exercício

Escuta Essa 29/06/2021

Resenha Literária - Desenhando Letras
Desenhando Letras: Um guia prático para dominar a arte de escrever à mão, da Juliana Moore publicado pela Editora Sextante.

Esse é um livro maravilhoso de lettering, no início temos os agradecimentos e o sumário onde podemos ver que o livro se divide em três maravilhosos capítulos: Escrita, Caligrafia e Lettering, e vou falar um pouquinho sobre cada um deles.

Escrita: Tem uma introdução contando sobre a história da escrita, porque as pessoas se comunicam através dela e ao final do primeiro capítulo um breve exercício de autocrítica – onde posso melhorar, onde Juliana fala sobre fazer as pazes com a nossa própria letra.

Caligrafia: Esse capítulo, como o título mesmo já diz, será todo sobre caligrafia, com temas de Escrita x Caligrafia, com a evolução da escrita com o passar do tempo, informações básicas, nomenclaturas, anatomia das letras. Vemos muito bem a diferença entre escrita, caligrafia, lettering e tipografia. Esse capítulo possui também uma parte bem interessante chamada Não faça confusão onde a autora explica sobre fake calligraphy, brush lettering, fake lettering e handmade font. Em seguida temos a classificação das letras com os principais modelos de letras e seguindo para a próxima etapa de Como usar esse livro.

Também é abordado o alfabeto, com as letras minúsculas, maiúsculas, sem serifa, cursiva itálica e cursiva inglesa. A autora fala sobre a caligrafia de ponta quadrada, ponta flexível, dá dicas de exercícios muito bons e ensina a fazer as pautas também.

Lettering: Nesse capítulo a autora faz uma introdução explicando o que é lettering, com alguns exemplos de trabalhos ilustrando, aborda as Técnicas de Desenho como hachura e contorno; seguindo para os Princípios Fundamentais do Lettering, com excelentes informações sobre contraste, peso, eixo, ajuste óptico, espessura de letra, espaçamento, sombra e volume, elementos decorativos, ornamentos, composições de como arrumar o layout do seu lettering e muito mais!
Todo esse capítulo é muito completo e rico em informações para quem quer fazer lettering!
Esse livro é praticamente um curso.

O livro é todo em papel couchê (para quem não sabe, é aquele papel brilhante de revista), repleto de ilustrações, exemplos, imagens, informações e explicações teóricas também.

Todo o livro tem exemplos de lettering prontos, que são um charme, dá até vontade de destacar e colocar em um quadro.

Super recomendo esse livro que é belíssimo, com um excelente conteúdo e com um preço pra lá de maravilhoso!

Se você quer aprender sobre lettering, recomendo muito esse livro.

site: https://escutaessa.blogspot.com/2021/06/resenha-literaria-desenhando-letras-de.html

Ju 13/07/2021

Muito bom. Comprei para aprender mais sobre caligrafia e lettering porque amo fazer bullet journal. O livro mostra vários alfabetos, o passo a passo e a diferença entre caligrafia e lettering.

Heloisa Motoki 08/07/2023

Um guia completo
O livro é bem completo possui informações de escrita, caligrafia e Lettering, possui exemplos de alfabetos completo para prática.

Pucca.Farion 27/01/2022

Nota referente à minha experiência com o livro.

A autora trata da escrita, da caligrafia e do lettering. Meu problema é que achei que o livro traria mais sobre lettering, mas 2/3 dele são dedicados a caligrafia. O fato de ter que imprimir do site da autora os exercícios também me incomodou.

Em relação à parte do lettering, achei o conteúdo avançadom, para quem já está no nível intermediário. Como estou começando agora, faltou um pouco mais de explicações e exemplos.

"Quando foi a última vez que você escreveu em vez de digitar? Você gosta da sua letra? E se pudesse aprimorá-la de forma divertida e criativa?

Em Desenhando Letras, você vai resgatar o prazer de escrever à mão e aprender diferentes técnicas de es­crita, caligrafia e lettering.

Com uma linguagem acessível, a designer Juliana Moore nos leva a uma jornada de conhecimento e prática dessas técnicas, ensinando como aplicá-las para criar composições incrí­veis. Tudo explicado em detalhes para deixar sua agenda, seus ca­dernos e até suas paredes ainda mais coloridas!"

Carol 16/07/2022

Sensacional ...
Um dos melhores livros em português sobre o assunto.
O trabalho da Juliana Moore nesse livro é incrível!
O livro passa por diversos pontos importantes para a criação de um bom lettering, é um ótimo livro pra quem quer aprender mais ou iniciou faz pouco tempo nesse universo das letras.