As 29 poetas hoje

As 29 poetas hoje Heloisa Buarque de Hollanda

Resenhas - As 29 poetas hoje

thamyrescas 21/05/2021

Sobre o livro
Ganhei de uma amiga e fiquei encantada. Muito bom preencher minha estante com obras escritas por mulheres

Manuscrito Literário 25/03/2021

Bem, nunca fiz resenha de coletânea de poemas. Então possuo um pouco de dificuldade de me expressar. Na verdade, não sei nem por onde começar. rs

Nunca tive muito contato com poemas. O contato veio mesmo depois que entrei para faculdade e cursei uma disciplina chamada Introdução aos estudos literários. Nessa cadeira, descobri a riqueza desse veículo de comunicação e expressão: a poesia.

Desde então, venho nutrindo curiosidade para me inserir no mundo dos poemas. Quando surgiu a oportunidade de ler esse livro com poemas escritos exclusivamente por mulheres eu pensei: “esse é o momento”.

Gente, as autoras desses textos sabem muito bem fazer com que passemos as horas seguintes a leitura de cada poema, refletindo a respeito. Alguns deles são um tapa na cara de toda a sociedade em que vimemos e, até mesmo, em nossas próprias.
De início, pensei que leria só alguns textos por dia, ir com calma já que não estou tão acostumado com esse tipo de literatura. Porém, para minha surpresa, acabei terminando em poucos dias.

Minha avaliação foi de 4 estrelas, só não dei um pouco mais pois houveram alguns poemas que não consegui entender, por mais que eles tenham gerado muitas discussões e reflexões com meu irmão e cunhada sobre o que se trataria. No geral, gostei muito da leitura.

Leia a resenha completa no blog Manuscrito Literário

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-366-as-29-poetas-hoje-org-heloisa-buarque-de-hollanda-cialetras/

Andreina 08/04/2021

As 29 Poetas Hoje
Um livro muito bom, com assuntos importantíssimos e fundamentais alguns considerados tabus, adorei que o livro reúne várias escritoras Então você vai lendo e percebendo a diferença das escritas algumas escrituras não tem papas na língua kkkkkk gostei de como algumas retratam os assuntos de uma forma mais leve mas que você compreende a importância do que aquilo tá retratando. Racismo, escravidão, sexualidade, bullying isso são alguns dos muitos assuntos que vocês podem achar nesse livro. ??????????

Mariana Dal Chico 22/04/2022

Em 1976, em meio à censura e repressão, Holoisa Buarque de Hollanda publicou a antologia “26 poetas hoje”, amplificando a voz de poetas que produziam seus próprios livros e plaquetes. Para comemorar os 45 anos dessa publicação em 2021, a organizadora reuniu 29 poetas nacionais, publicadas ou inéditas.

Estou sempre à procura de novas vozes da poesia nacional e a antologia “As 29 poetas hoje” me proporcionou uma “experimentação” de 29 vozes diferentes num mesmo livro, mas com muitos temas comuns: corpo feminino, machismo, desigualdade, escravidão, colonialismo, política e Brasil.

Eu já conhecia a poesia de duas autoras: Jarid Arraes e Luiza Romão. Outras eu gostei muito desse primeiro contato e quero ler mais criações suas: Elizandra Souza, Renata Machado Tupinambá, Luz Ribeiro, Danielle Magalhães, Mel Duarte, Bell Puã e Yasmin Nigri.

“(…)
é preciso dizer assim como quem desiste
começar é um exercício de desistência
como se desiste de desistir
vamos como quem desiste.” p.110
Danielle Magalhães - depois do fim

Essa edição tem um recurso interessante: QRCode para ver/ouvir as próprias autoras recitando suas poesias. Essa experiência enriqueceu demais minha leitura e gostaria de ver mais em livros de poesia…

Livro mais que indicado para quem quer conhecer mais sobre a poesia nacional escrita por mulheres que ainda não chegaram nos holofotes do grande público.

site: https://www.instagram.com/p/CcWBc0mthm_/

Claudio 24/04/2021

Vamos ler Mulheres!
Muito importante antologia de poetas mulheres, com um espectro de autoras super variado: brancas, negras, periféricas ou não, hetero ou lgbt... os temas vão do amor à crítica social, da ancestralidade ao cotidiano. Há muitas peças muito boas, mas em um espectro tão grande, é difícil todos os poemas agradarem a todos os leitores.
Recomendo!

Tamires 19/06/2021

As 29 poetas hoje
29 vozes potentes que fazem uma poesia híbrida, feminina, feminista, diversa, ancestral, de aconchego e de protesto. Duvido muito que alguma mulher saia desta leitura sem ter sentido, pelo menos uma única vez, a sensação de ‘nossa, comigo também!’.

Um recurso interessante do livro é que, para várias autoras, temos também um link de acesso para o Youtube, onde podemos ver e ouvir os textos na voz e interpretação das poetas. Esse recurso fez toda a diferença na minha experiência de leitura!

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-as-29-poetas-hoje-de-heloisa-buarque-de-hollanda-org/

luli 21/06/2021

29 poetas hoje - versão 2021
em 70, a heloísa buarque de holanda tinha organizado uma versão com poetas da geração mimeógrafo (ana cristina césar, cacaso, chacal, leminski e por aí vai), a galera da poesia marginal.
em 21, temos uma antologia com 29 poetas mulheres, emergentes dessa década e cada uma com sua particularidade
além disso, muitos temas atuais e delicados são tratados pelas autoras!
enfim, virou um dos meus favoritos de poesia
recomendo demais pra quem quer ampliar seu círculo de poetas

Giselle 23/06/2022

@intrinseco1.blog
O título do livro claramente faz alusão à obra lançada em 1970, intitulada "26 poetas hoje". Inclusive, a própria Heloísa Buarque de Hollanda, organizadora da obra, comenta isto. Achei ótimo porque mostra uma geração de escritoras que chega com influência direta de Ana Cristina César e é possível notar isso, principalmente, no ritmo dos poemas.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/08/2023

Ao se dar conta da surpreendente presença das mulheres, cada uma com sua dicção e seu estilo, Heloisa reuniu vozes de uma geração pulsante e combativa, que impressiona pela força, pela coragem e pelo talento. As 29 poetas hoje é uma antologia que fala sobre identidade, sexo, amor, fúria, política e o Brasil de agora.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535934373

biacs 17/07/2021

Poesia na cara
Excelente a coletânea! Livro cheio de diferentes tipos de poesia, mas todos claramente por mulheres (o que é sempre uma boa coisa, pelo menos para mim).
Além de nomes chamativos, a maioria conta com um QRcode no final do seu ?capítulo? para ouvir a própria poeta declamando seus versos, um adendo incrível e que deveria existir em outros livros.
Uma ótima leitura para aqueles que querem começar a ler poesia, mas não sabem por onde começar. Eu garanto que sairá de lá com mais de uma poeta que gostaria de ler mais (eu com certeza sai).

Marina 23/09/2021

Bom demais conhecer nossas poetas braseiras
Eu adorei o livro, foi uma experiência incrível ler tantas poesias de poetas, mulheres e brasileiras da atualidade! E sem dúvida o fato de ter o qrcode pra ouvir as próprias poetas declamando, foi sensacional.
Quem nao tem o costume de ler poesia, de uma chance para esse livro!!!!!

amandapteix 13/10/2023

Livro muito bom pra conhecer mais das nossas artistas brasileiras e do quanto a nossa escrita pode ser profunda e própria.
Não costumo ler poesia mas sinto que de tempos em tempos é necessário pra se reconectar e refletir.