Lixo - Tratamento E Biorremediaçao

Lixo - Tratamento E Biorremediaçao Luiz Mário Queiroz Lima

Resenhas - Lixo - Tratamento E Biorremediaçao

Gi 25/07/2010

Livro faz conscientização sobre nosso lixo poluidor
Durante uma pesquisa realizada para a disciplina Jornalismo Investigativo, tema lixo, um dos livros que li e chamou a minha atenção foi “Lixo, tratamento e biorremediação”, onde o autor Luiz Mário Queiroz Lima dá ênfase à maneira como é feita coleta seletiva, tratamento, gás de aterro, sistema beccari, compostagem, aterros, da cidade de São Paulo. Não mostra somente problemas, mas sim alguns já solucionados e também dicas para possíveis soluções como, por exemplo, as inúmeras vantagens do aterro sanitário e o relativo baixo custo que envolve esta prática é o que a torna interessante. Algumas vantagens, além desta, são: disposição do lixo de forma adequada; capacidade de absorção de grande quantidade de resíduos; condições especiais para a decomposição biológica da matéria orgânica presente no lixo.

O autor em um trecho explica que “o lixo urbano resulta da atividade diária do homem em sociedade e que os fatores principais que regem sua origem e produção são, basicamente, dois: o aumento populacional e a intensidade da industrialização”.

Ele aborda também a crescente preocupação com os problemas de poluição do meio ambiente, associada à escassez de recursos naturais que têm levado o homem a pensar mais seriamente sobre reciclagem do lixo.

É uma ótima pedida que todos - principalmente os moradores da cidade de São Paulo - leiam esse livro que possui grande rigor científico, porque além de informar ele também consegue conscientizar e quem sabe até incentivar que todos nós tomemos providências para tentar amenizar a péssima situação da poluição de rios, ar, etc.

twitter @giselesantos_