Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas

akali 05/04/2024

Coisa mais fofa, eu peguei pra ler pra sair da ressaca e é muito bom! mesmo sendo um clássico, a leitura é fluida e divertida!!

lucky5 04/04/2024

O livro é tão encantador quanto o filme, é uma leitura extremamente leve, a Alice é uma criança engraçada e questionadora com uma imaginação bastante fértil e nós apresenta um mundo encantador. Apesar de ser diferente do desenho em alguns momentos, conseguir me lembrar de cenas vivamente e olha que assistir pela última vez quando era criança (o que resultou comigo ignorando as artes do livro - os personagens estão feios demais - e visualizando os do filme de 1951). E que bom!

Books_da_evelyn 03/04/2024

Alice e suas curiosidades
Todas as versões de livros são diferentes do filme, gosto mais do filme do que gostei do conteúdo do livro. No entanto, aqui ela é apenas uma criança chata, irritante e curiosa.

Andressa1327 02/04/2024

Sem palavras
As vezes fico sem saber o que dizer desse livro. Ele é simplesmente meu livro preferido da vida (junto com O Mágico de Oz).

Mariana 02/04/2024

Alice no País das Maravilhas.
O livro é uma fantasia super legal, uma história muito fluída e super rapidinha.

Apesar do meu gênero favorito ser romance, achei que foi uma boa leitura.

A história em si se passa em um cenário divertido, com personagens super diferenciados e tudo mais, porém, achei o final bem chatinho, acredito que poderia ter sido MUITO melhor, contendo detalhes de uma aventura de verdade.

Decepção com o final? Sim.
Gostei muito do livro? Sim.

Ik4ren 02/04/2024

Surreal
Eu li o livro a pedido da professora de português para estudarmos o surrealismo e de fato foi surrealismo, o livro é totalmente fora do comum e é muito bom, coisa que eu não esperava que fosse ser, eu esperava não gostar nada da leitura e que ela não fosse fluída, mas me enganei totalmente.
Rayssa.Oliveira 02/04/2024minha estante
Muito louco né? Achei muito surreal também

Helda.Ramos 02/04/2024

Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.
A história é uma mistura única de humor, nonsense e crítica social, muitas vezes interpretada como uma sátira da sociedade vitoriana e uma reflexão sobre a infância, a identidade e o significado do absurdo. A linguagem inventiva e os jogos de palavras de Carroll acrescentam uma camada extra de encanto ao texto, tornando-o uma leitura cativante para leitores de todas as idades.

Biiancaw 02/04/2024

"O mundo onde o normal é ser anormal."
Alice no país das maravilhas é sem contestações uma obra complexa e ousada. O frequente uso do absurdo faz com que seu real valor seja subestimado, e constantemente tratado como apenas um livro infantil.
Entretanto, como uma amante da filosofia, não pude deixar de notar os diversos pontos, teses variadas e questões filosóficas que a obra retrata, como, por exemplo: As controvérsias sobre ética; as disputas de linguagem; a relação entre corpo-mente; e os diversos enigmas de identidade que Alice se depara no decorrer da trama. Outra grande questão que não escapou da minha concepção foi aquele "Olhar o mundo pela primeira vez", que lê lembrou bastante o livro "O mundo de Sofia" no qual o mesmo afirma que todas as coisas são um coelho, e nós, seres humanos, somos "carrapatos" que estão no fundo da pelagem do animal, totalmente desinteressados e acostumados com a realidade, não questionamos. Entretanto, os filósofos e crianças, são aqueles que estão na ponta dos pêlos do coelho, deslumbrados e indagados com tudo; e creio eu que isto se encaixa perfeitamente com o livro de Alice, que enxergo sua história de como uma criança tentando entender o mundo.
Outra disciplina que pode ser aplicada na obra, é a sociologia. A intolerância que a sociedade possui diante daqueles que não estão dentro dos seus padrões e normas, são loucos, "não são aquilo que pareciam ser". Pode-se notar que todos os personagens do livro são eles mesmo ?se expressam com sinceridade.
Opino eu que, a Rainha de Copas é uma representação da sociedade que te "executa", por cada erro que cometerá e cada maneira excêntrica de ser, tanto no sentido literal (pode-se encaixar perfeitamente com diversas situações de de pessoas "loucas" que acabam contundidas e até se auto-destruindo pelas mãos da sociedade) ou no sentido figurado (acabam deixando de ser quem realmente são, de certa forma, parte delas morre.) A Rainha de Copas também pode representar o poder absoluto de uma monarquia e nobreza, principalmente, na época e no local que se passa, Inglaterra, Era Vitoriana. Todavia, é possível encaixar perfeitamente seu poder de ter o que é quiser nos dias atuais, bastante hodiernamente ser da alta sociedade, para então fazer o que bem entender.
A Alice, protagonista da obra, foi baseada em uma das três filhas de um dos seus amigos, Alice Liddell, ela era tua predileta. O autor, Lewis Carroll, foi conhecido por suas diversas "amizades" com garotas mais novas, o mesmo, adorava levar brinquedos e doces em suas viagens para caso conhecesse alguma menina, e quisesse agrada-lá. Isso levantou diversas suspeitas sobre sua real inocência, fazendo com que diversas pessoas afirmem que ele cometeria pedófila. Trazendo um peso muito maior para a personagem e a obra. A garota foi conhecida como uma criança extremamente inteligente e articulada para a idade, ela acredita que já sabe quase tudo e procura agir como os adultos com os quais convive. A mesma é uma representando a imaginação própria da infância, ela se aventura num mundo onde tudo é diferente e desafia a racionalidade. Confrontada com os comportamentos absurdos dos habitantes do local, fica assustada, frustrada e até furiosa com a falta de ordem e normas sociais. Aos poucos, as suas perspectivas vão sendo confrontadas com as possibilidades irracionais daquele lugar. Assim, a menina precisa se transformar e questionar tudo que aprendeu até ali. No entanto, alguns dos seus valores se mantêm: ela luta até ao final para ser escutada e se revolta com as injustiças que assiste.
A Lagarta. Embora seja um dos personagens que mais tem gerado teorias, a sua simbologia mais evidente é a de um ser que nasceu para a metamorfose. Fumando de um narguilé, a Lagarta tem uma postura um pouco altiva e arrogante, como se não entendesse as aflições da visitante. Contudo, ela tenta ajudar Alice a se adaptar e lidar com os desafios do local, apontando o cogumelo que pode modificar o seu corpo, tornando-o maior ou menor. Esta pode ser entendida como uma metáfora para a vivência da puberdade e suas transformações sucessivas. A figura vem ensinar a protagonista que a mudança é uma coisa positiva que devemos encarar sem medo e com naturalidade, já que faz parte do processo de cada um.
A rumores de que o Chapeleiro Maluco, fosse inspirado no próprio autor, por ser um alguém que apesar de viver contestando Alice, também busca ajudá-la. E demonstra uma espécie de carinho pela garota. O mesmo também conta que brigou com o tempo, e afirma que o mesmo é muito mais que um "elemento" mas um ser, extremamente sagrado, pode ser por isto mesmo que celebre seus "desaniversários" na animação de 1951. O personagem representa uma sátira das normas de etiqueta britânicas e suas convenções sociais. Ele subverte o "chá das cinco", uma das tradições mais célebres e antigas do país, transformando-a numa celebração sem sentido.
O gato de Cheshire, astuto e confiante, é sem dúvidas uma das minhas personagens favoritas da obra. Apesar da forma como se comporta, o discurso do Gato demonstra alguma consciência: ele está tentando explicar o modo como o País das Maravilhas funciona. Para sobreviver ali, Alice precisa abandonar as regras e o pensamento lógico, aceitando aquilo que há de estranho e até insano em todo mundo. Assim, o Gato de Cheshire descreve aquela realidade como um local governado pela loucura, que acaba contagiando seus habitantes. Mesmo Alice, com o tempo vai esquecendo as suas lições e reproduzindo os comportamentos absurdos daquele local.
A educação moralista concedida às crianças, é outra crítica presente na obra. O livro em si, é uma verdadeira sátira, a todas as críticas que se propõe a fazer. E no final do livro não sentimos que temos uma real moral para a história de Alice, entretanto podemos tirar a moralidade analisando a obra com cuidado, e ainda temos a graça de poder ter diversos pontos de vista e entendimentos.
Dito isso, afirmo sem dúvidas que Alice deve ser lido, desde as criancinhas mais novas, até os velhos mais vividos, é um livro que tem o dever de ser apreciado e refletido.

02/04/2024

Um dos livros mais lindos (esteticamente) que já li. Bem maluquinho também.
????????

Assisti a animação de 1951 pra refrescar e tinha me esquecido o quão lindo são os traços e as músicas?

deardean 01/04/2024

Leitura leve, cheia de estranhices que são bem legaizinhas de ler, terminei bem rápido e, mesmo não sendo muito parecido com os filmes, consegue transmitir os mesmos sentimentos que me enchem de nostalgia.

Thiago César 31/03/2024

"Todos somos loucos aqui"
Cada indivíduo tem seu País das Maravilhas, e é bem simples descer pela toca do coelho, basta abrir um livro e deixar a imaginação fluir.

pedrolucasmr 31/03/2024

Um clássico non sense
Cheio de nonsense e de bizarrices, do jeitinho que eu gosto. Vale bastante a leitura. A edição tá boa demais, como sempre esperamos da darkside.

david andriotto 31/03/2024

Como bois e bois são quatro!
Minha opinião pode ser das mais conservadoras possíveis, apoiadas por personagens como a Irmã de Alice. Mas fato é que não aprecio esta obra. É um clássico que tive contato quando criança a partir das artes adjacentes, do teatro e do cinema. Adaptações que sempre maltrataram esta obra de Lewis Caroll. Em especificidade, me senti fortemente impulsionado a comprar esta edição da editora Antofágica, do box “Alice”, que inclui também “Alice Através do Espelho”. Posso dizer que foi, no mais, decepcionante. É um grande escarcéu por pouquíssima novidade. Assim como todas as outras, é mais uma opinião pessoal.

whyrbk 31/03/2024

ALICE!!
A leitura de Alice no País das Maravilhas foi extremamente fluida, engoli esse livro em um dia! Me apaixonei pelos desenhos ao longo do livro e voltava várias vezes pra rever.
O gato de cheshire definitivamente ainda é um personagem favorito!Amei descobri coisas meio suspeitas sobre o autor e a história dele com a verdadeira Alice (a inspiração). Recomendo 10/10!

JoAo409 30/03/2024

No País das Maravilhas de Alice,
Um mundo de sonho e fantasia.
Onde a lógica se torna um jogo,
E a imaginação ganha vida e alegria.

Lá, em meio a personagens insanos,
Alice se aventura em busca de respostas.
O Chapeleiro Maluco com seu chá encantado,
A Rainha de Copas com suas ordens impostas.

Entre enigmas e charadas, Alice vai seguindo,
Questionadora e curiosa em sua jornada.
Descobrindo que a loucura tem sua própria razão,
E que os sonhos podem trazer a esperada mudança.

Em cada página desse conto encantador,
Encontramos reflexões sobre a vida e sua essência.
"Alice no País das Maravilhas", um clássico eterno,
Que nos cativa com sua magia e sapiência.