Iracema (eBook)

Iracema (eBook) José de Alencar

Resenhas -

Danilo.Sousa 14/12/2020

Iracema, um grande clássico do autor José de Alencar. Essa é a minha primeira leitura de uma obra do autor José de Alencar, e que já me encantou. Mas falando a respeito do livro Iracema, posso afirmar que foi uma leitura agradabilíssima, pois o autor apresenta muito bem a lenda do surgimento do Ceará. O clássico que conta a história da índia Iracema, e o seu envolvimento com uma grande paixão. É uma obra que deixa aquele desejo de ler novamente. E para quem é do Ceará, ler esse livro é vivenciar a obra naquele momento, pois todos os locais citados e apresentados são bem conhecidos para quem é cearense.

Ranya.Fernandes 01/02/2023

Primeiro que eu acho fascinante leitura clássica nacional, mesmo eu não entendendo quase nada no começo, mas que no final da aquela virada de chave surpreendente onde tudo se encaixa e com Iracema não foi diferente. Podem me chamar de desatenta ou de desligada (que dá quase na mesma), mas não sabia inicialmente onde a história se passava, então quando comecei e ler e escutar os nomes dos locais, lagoas, fui me apropriando e percebendo que se tratava do meu país Ceará (aqui uma alusão a página do Instagram, mas a mais pura verdade haha). Ter o conhecimento tátil de que a descrição da narrativa se passa em um território que você conhece é surpreendente o que faz, pra mim pelo menos, você se identificar e ter mais noção de um geral, o que pra mim foi maravilhoso. Assim como o local descrito, a história também me foi cativante. Uma história de amor entre um colono Português e uma Indígena Brasileira, um romance improvável, mas que acontece, repleto de desafios e de batalhas para ir atrás do que se quer. Em meio a isso José de Alencar trás uma escrita um tanto complicada, tanto pelo tempo, porem também por conter palavras criadas e algumas locais.