Menino de ouro

Menino de ouro Claire Adam

Resenhas - Menino de ouro

Queila 20/01/2024

O livro fala da dificuldade de um pai em garantir uma educação para seus dois filhos gêmeos, assim, como das muitas coisas que a família precisa abrir mão no presente para garantir um futuro melhor.
A história se passa em uma ilha da América Central, mas, é muito fácil pensar que se passa no Brasil, pois, as dificuldades enfrentadas pelo pai é exatamente a mesma por aqui.
A leitura deixa um gosto meio amargo ao final do livro, mas, deixa também reflexões sobre que tipo de sociedade nós somos.

Larissa 23/08/2023

Gosto de leituras que tenham como cenários lugares não muito falados em outros livros, durante a escrita é possível conhecer um pouco sobre a cultura de Trinidade e Tobago

A escrita do livro é bem descritiva, o que torna fácil imaginar os cenários!

Quanto ao enredo propriamente dito, achei que tem muito a ver com relações familiares, um tipo de leitura que me chama bastante atenção.

Não gostei do desenrolar da história, mas achei bem fiel ao que pode acontecer na vida real!

Bia 30/07/2023

O menino de ouro
Achei que pouco lento. Eu lia, lia e parecia que nunca acabava. Passei muito raiva e ver como o paul e peter sao tratados de forma difetente.

Joana 14/07/2023

É um bom livro, cruel e um pouco lento, mas é bom. Confesso que esperava cenas mais gráficas e um pouco mais de objetividade na escrita, mas gostei. Gostei também do fato da historia se passar num país que não seja Estados Unidos ou algum da Europa.

Camila Diniz 08/06/2023

Menino de ouro
Nunca tinha lido nada sobre Trinidad e tobago e nem de autores de lá. Gostei imensamente da escrita da autora e tbm de conhecer esse país sobre o qual não sabia nada. A história vai mostrando a vida de uma família local simples que tem suas vidas determinadas pela conjuntura social e econômica que os circunda.

romulorocha 04/06/2023

O meninos de ouro, de Claire Adam - 9/10

Editora: @todavialivros
País: Trinidade Tobago 🇹🇹
272 págs

Em uma vila na zona rural de Trinidade e Tobago, moram Clyde e sua família. Paul Peter são seus dois filhos, eles são gêmeos, mas bastante diferentes um do outro. Peter é tido como um menino de ouro, por ser muito inteligente, já Paul, é tido como retardado, e por vezes é desprezado na família. Mesmo com suas diferenças, a família de Clyde vive bem. Até o dia em que Paul some sem dar notícias. Teria sido ele vítima de um sequestro? havia ele tentado contra sua vida? Teria ele fugido? Estas perguntas ecoam na cabeça de Clyde e de nós, leitores, mas ao longo da narrativa algumas vão sendo respondidas. Contudo, nem todas serão suficientes.

Menino de ouro é um livro muito bem escrito. Pareceu-me lento no início, demorou um pouco para me prender, mas da metade em diante, a trama nos prende demais. É um livro sobre família e as expectativas que colocamos nos outros. Aborda também aspectos sociais de Trinidade Tobago, como a violência e as dificuldades na educação.

#resenhasdoromulo #meninodeouro #todavia #literaturatrinidadetobago

Gabi.Martins 30/04/2023

Quem era de fato o menino de ouro?!
Um livro triste, pesado e reflexivo.
A história gira em torno de uma família com filhos gêmeos completamente diferentes. de Um deles super inteligente, dado como o menino de ouro da família, que tirava notas excelentes na escola e tinha um futuro brilhante pela frente. O outro, desde cedo é condenado como um estranho, desacreditado, visto sempre como o gêmeo com retardo mental, devido à falta de oxigênio no cérebro que teve logo ao nascer.
Gira em torno de questões familiares, seus desafios e percalços, tendo em mente o sonho de melhores condições de vida acreditado no filho de ouro.
A narrativa é lenta e detalhada.
Seu desfecho é real, sufocante, fugindo da ideia de conto de fadas, onde tudo se encerra com o tal felizes para sempre. Pelo contrário, é triste e duro, real como a vida realmente é.

Natan 18/03/2023

Emocionante, real e angustiante.
Vi esse livro, me interessei pela capa e logo fui ler a sinopse. Na sinopse temos o texto enfatizando a diferença entre os gêmeos e o sumiço de um deles, que é apresentado logo no início do livro. Como a autora conseguiria sustentar essa história ao longo de todo livro? Pela escrita impecável! A autora consegue ambientar os momentos de tal forma que nos leva para cada situação do livro.

A história é muito boa e a forma como a autora traz os acontecimentos é muito fluida. De fato é um livro que da vontade de devorar inteiro. É emocionante, real e angustiante, principalmente pela forma em que os capítulos são apresentados.

O livro traz a realidade de Trinidad e Tobago tanto para dentro da família, quanto no desenvolvimentos de outros arcos. Além disso, os personagens são muito bem construídos.

Não esperava gostar tanto do livro!

Iza 22/11/2022

Gente do céu, que livro triste. Sinceramente, eu fechei essa leitura hoje com uma profunda sensação de mal estar. É estranho, gosto de livros que exploram esses aspectos sombrios da nossa humanidade, mas esse aqui, não sei? bateu errado pra mim. Achei que que ele foi construído de uma forma que estava na maior parte do tempo te preparando para o desfecho catastrófico do final, e talvez isso tenha sido o que mais me incomodou. Não voltaria nessa leitura e acho que teria dificuldade em conseguir recomendar para alguém.

liana22 11/06/2022

Leitura muito rápido e MUITO TRISTE, o livro te prepara pra uma tragédia que mesmo ja premeditada choca DEMAIS quando acontece, a quebra de expectativa no final é bem frustante mas faz todo sentido levando em consideração os outros acontecimentos do livro, mto bom sério

Lilian 10/05/2022

Boa leitura
O livro cresce à medida que a leitura avança e vamos ficando curiosos para saber que rumo a história irá tomar

Debora 09/05/2022

Uma das piores últimas frases da história
Claro que só a última frase ser ruim não faria do livro uma coisa qualquer...
É fato que desde o princípio senti um extremo medo de morar em Trinidad e Tobago com este livro e que o clima de thriller desperta curiosidade, na 1ª parte.
Em compensação, a 2ª parte poderia ter 5 páginas que já daria conta.
A 3ª volta a ser interessante, mas é tudo meio bobo, meio jogado, muita violência sem grande desenvolvimento.
No fim, achei uma perda de tempo esta leitura. Não recomendo.

Pandora 25/02/2022

Eu nunca havia lido nada de autores nascidos em Trinidad e Tobago. Sabia da existência do país desde cedo porque na infância assistia a concursos de miss (concurso de beleza contribui para a cultura geográfica, gente!). O que eu não sabia e descobri pesquisando paralelamente à leitura deste livro é que a população de T&T, de 1,2 milhão de habitantes (2015), “etnicamente, divide-se em dois grandes grupos: os afrodescendentes (43%) e os indianos (35%) –­ com expectativa de vida estimada em 71,3 anos (período 2000-2005)”. (1)

A família representada neste livro tem ascendência indiana e vive na área rural nos anos 80. Nem o pai, Clyde, nem a mãe, Joy, terminaram o ensino formal; ele trabalha como operário e ela cuida da casa e dos filhos gêmeos, Peter e Paul. Apesar de idênticos fisicamente, Peter é uma espécie de gênio: tem as melhores notas e um comportamento exemplar, enquanto Paul, que teve problemas ao nascer, foi sentenciado desde o nascimento como alguém que não conseguiria progredir muito intelectualmente.

Apesar de nunca ter sido feito um diagnóstico - que implicaria consultar um especialista na capital e provavelmente seguir algum tratamento para o qual a família não tinha recursos financeiros -, Paul sempre foi tratado de forma diferente de seu irmão, o “Menino de Ouro”, que poderia não só ter a oportunidade de estudar nos EUA, como ser aquele que alçaria sua família a um novo patamar, tanto em status, como também economicamente.

Aos 14 anos Paul desaparece, e em meio à busca pelo menino, várias questões familiares e locais vêm à tona, além de uma difícil decisão que precisa ser tomada.

Confesso que no início eu achei que talvez não gostasse da escrita neste livro porque a autora passou um bom tempo descrevendo a busca que o pai faz ao filho, percorrendo as cercanias… mas logo a história volta ao passado, para que possamos nos situar melhor, então a narrativa fica mais ágil e interessante, nos apresentando não só a vida desta família e de seus parentes, mas alguns aspectos da realidade de um lugar que vive as mazelas da pobreza: escassez de recursos, de estudo, machismo, violência, drogas, banditismo.

Acho que uma das coisas mais importantes para compreender e apreciar esta leitura é colocar-se dentro da realidade que ela apresenta. Entendo e aceito que Menino de Ouro tenha suas falhas e que agrade mais a uns do que a outros, mas li algumas críticas negativas baseadas numa pensamento simplista que ignora que o contexto é de extrema importância na dinâmica daquela família e no comportamento dos personagens e, especialmente, na escolha que o pai tem que fazer.

É uma história muito triste, como são tristes tantas histórias reais daqueles que parecem nascer condenados a iniciar a subida de uma montanha todos os dias, com muito esforço, e todos os dias ver que ainda estão no sopé.

“No fim das contas, qual dos dois era o menino de ouro?”

Notas: (1) Dados do Portal Enciclopédia Latinoamericana/Trinidad e Tobago.
Menino de Ouro ganhou o prêmio Desmond Elliott de melhor romance de estreia e foi incluído na lista da BBC de romances mais inspiradores de 2019. (Fonte: Wikipédia).
Maria Clara 18/09/2022minha estante
Muito boa a crítica! ??

Pandora 18/09/2022minha estante
Obrigada, Maria Clara! :)