Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

Maryana.Pyterson 23/03/2024

Superestimado.
Apesar de já entender um pouco sobre o gênero horror cósmico e achar muito interessante, esse livro foi o meu primeiro contato com o autor e em se tratando da escrita de Lovecraft em si me surpreendi com o quão renomado ele é. Sendo muito honesta, além da escrita lenta, descrições exageradamente extensas e vários "o que vou descrever a seguir" e não dizia nada que me deram sono, o autor ainda deixa bastante evidente os pensamentos racistas e xenofóbicos que carregava consigo, tão evidente que chegaram a me incomodar e causar náusea principalmente no quarto conto, que apesar do enredo muito interessante, não indico a ninguém.
As histórias no geral não são ruins (exceto o primeiro conto que é muito fraco), o único conto que me cativou e causou as reações que eu esperava do livro como um todo foi o segundo, mas como um todo ao menos para mim não é uma leitura que valha a pena.

Avaliação de contos individualmente:
Os Ratos nas paredes - 1 estrela
A cor que caiu do céu - 5 estrelas (o melhor e único que de fato indico)
O chamado de Cthulho - 3 estrelas
O horror de Dunwich -1,5 estrelas (enredo interessante, mas extremamente racista)
Nas montanhas da loucura - 3 estrelas
A Sombra de Innsmouth - 2 estrelas

Isabella887 14/03/2024

Clássico
Ouso dizer que não me senti encantada por página alguma do livro, foi uma leitura relativamente tediosa e um dos poucos livros que pensei em abandonar, realmente alguns clássicos não continuam bons com o tempo

irene.marilia 12/03/2024

Ainda não tankei nas montanhas da loucura
Como é um livro de contos, tem essa questão que ter contos melhores do que outros.

No geral eu gostei de todos, menos "Nas Montanhas da Loucura", nesse conto Lovecraft estava tão apegado a mostrar que sabe das coisas que esqueceu que uma história precisava ser bom de entender para o leitor, e não por questão de linguagem da época, até porque os outros mesmo com um esforço eu conseguia entender.

NMDL quase me fez abandonar o livro, nem cheguei a terminar na verdade esse conto, talvez eu vá escutar o audiobook ou pegar um resumo na Internet mesmo.

Gisa Souza 16/02/2024

Sofrível, mas consegui!!
Comecei esse livro em janeiro do ano passado e só vim concluir agora. Já havia abandonado antes no infame Montanhas da loucura. Foi o conto mais horrível de ler, porém decidi desbravar esse livro novamente. Dei 3 estrelas porque teve contos que realmente gostei e li rápido, esse último por exemplo foi muito bom e tenso, com um plot que me pegou. Lovecraft nem tão cedo para uma próxima leitura.

Larissa4014 02/02/2024

O cara sabe como fazer uma história de terror, mas a estrutura não é a minha favorita definitivamente

Cunha21 09/01/2024

Lovecraft tem um jeitinho peculiar (e muito bom) de abordar a temática do horror, fiquei louca com os contos do início ao fim (tirando o penúltimo ?nas montanhas da loucura?, achei massivo demais, li apenas 3 capítulos e desisti), os detalhamentos e a narração são feitos de modo extremamente fluidos, o que deixa a leitura muito gostosinha e fácil.
Não posso negar também que, o racismo ESCANCARADO dele me incomodou em níveis absurdos, e incomoda muito mesmo, mas tentei ???relevar??? (morrendo e o xingando por dentro) para dar chance para o clássico do terror.
Acho que é isso, recomendo pularem esse conto chato, pq de resto é tudo sensacional.

PS.: achei MUITO intrigante como todos os contos se relacionam de alguma maneira, muito genial

Isa 31/12/2023

Realmente essa cara é bizarramente genial. Alguns contos (principalmente o penúltimo dessa coletânea) ficam maçantes pelo nível descritivo, tudo MUITO detalhado. Mas ao mesmo tempo que isso cansa, também é inevitável não notar a criatividade bizarra desse homem. É quase impossível acreditar que ele não vivenciou de verdade essas coisas.
Tirando uma estrela pq realmente o histório racista dele é muito mas muito nítido na obra pra qualquer pessoa que tenha o mínimo de noção. Infelizmente isso não é algo que dá pra ignorar e sem dúvida foi a única coisa que realmente me incomodou durante a leitura. Criativo e genial na escrita na mesma medida que tem ideais horríveis, mesmo que fruto do seu tempo.

Doug Santos 21/12/2023

Me surpreendeu
Um livro repleto de contos magníficos, comprei o box com má vontade, demorei quase 2 anos para iniciar a leitura do box, porém quando comecei, devorei todos os livros em meses.
São contos que te prendem, a leitura flui que quando percebi, já havia devorado o livro todo.
Enfim, recomendo a quem quer se aventurar em algo sobre-humano.

hell 03/12/2023

Lendo Lovecraft pela primeira vez notei um padrão nas histórias, são sempre longas, com muita enrolação e muita misticidade, monstros irreais, algo que não me agrada muito. além disso, diversas expressões racistas, o que me incomodou, mas apesar disso, tem algumas histórias intrigantes com plots muito bons.

me_mel 24/11/2023

é...
Eu achei MT legal o lance de trazer os contos dos ditos "terríveis mestres". No entanto, esse de Lovecraft tá MT maçante!!
Tem 6 contos, mas eles são MT grandes!!
Eu consegui ler os 4 primeiros contos, são até que legais até, só demorei uma vida pra ler. E esses 4 contos não chegaram nem na metade do livro
Eu não gosto de abandonar livros, mas esse não tava mais dando! Li até a página 172. Tive que abandonar pq não tava me fazendo ter vontade de ler!

Ray 06/11/2023

06/11/2023

Já tinha lido alguns contos desse livro.
Eu gosto muito da maneira em que o Lovecraft descreve as coisas.

Matheus656 03/11/2023

Loucuras Inomináveis
Inominável. Essa é uma palavra recorrente nesse livro kkkk
Enfim, esse foi meu primeiro contato com a obra de Lovecraft e honestamente, a forma como ele usa os nossos medos mais primitivos em suas histórias é brilhante! Faz com que nos sintamos pequenos em nossa existência e nos faz pensar que não fazemos a menor ideia do que pode estar lá fora.

raigabrielg 16/10/2023

Contos lovecraftianos ??
?Onde termina a loucura e onde começa a realidade? Será possível que esse meu recente pavor seja pura ilusão?"

Eu amei cada conceito desses contos - fora o penúltimo que detestei e nem dei continuidade - pois o autor construiu uma narrativa e seguiu com ela até o fim; conduzindo-nos em seu universo literário vasto e multiforme entre os contos, assim conectando eles entre si.

Ps: não recomendo o livro para quem sofre com talassafobia visto que muitos de suas monstros e criaturas vem do mar, e até alguns contos se passam em meio ao litoral.

Em todo caso, eu espero que vocês possam desfrutar tanto quanto eu. Boa leitura.

nacarolinga0 06/10/2023

Gosto muito de Lovecraft, e já havia lido alguns dos contos apresentados no livro. Só não dei uma nota maior porque achei alguns contos meio enrolados, porém continuam sendo bons e todos tem um plot twist incrível.