Histórias Primordiais

Histórias Primordiais Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Primordiais

Samukk 22/08/2023

Histórias primordiais ???
Esperava mais ! Eu só gostei de 2 contos , que no caso foram O gato preto, que é sem dúvida o melhor, e A máscara da morte vermelha. O restante ou foi mediano ou foi ruim :(

1) A queda da casa usher : 6/10

2) A máscara da morte vermelha : 7/10

3) O gato preto : 9/10

4) Pequena conversa com a múmia: 1/10

5) A verdade sobre o caso do Sr. Valdemar: 5/10

6) O barril de amontillado : 6/10

7) O corvo : 5/10

É importante ressaltar que o único conto de terror é o gato preto. Recomendo a leitura para os fãs de suspense clássico.
Gih 06/09/2023minha estante
Pensei que era só eu kkkkkkkk, também só gostei desses dois

Samukk 06/09/2023minha estante
Sincronismo que fala né kkkkk

Laura.Kuhnen 04/01/2021

Adorei conhecer mais alguns contos do Poe, autor que eu gosto tanto.
Li em basicamente um dia esse livro porque as narrativas eram cativantes e fluídas, diferentes do livro Histórias extraordinárias, também do Poe, que li há uns meses atrás.
Não AMEI nenhum dos contos, mas gostei de todos.
Foi uma leitura rápida e agradável, o que eu procurava no momento. Além disso, amei o conto final "O corvo" em duas versos traduzidas por Fernando Pessoa e Machado de Assis. Assim podemos fazer uma comparação das diferentes traduções destes autores renomados.

Agatha 16/05/2021

Totalmente diferente do que eu imaginava, porém gostei
- Devo admitir que não foi um livro que me preendeu de primeira, eu até pensei em abandonar mas ainda bem que eu não fiz isso, eu adorei o final do primeiro conto, fiquei em choque com aquele final KKKK e depois eu sinto que foram contos mais parados. Eu estava esperando contos para eu ficar com medo mas não foi o que aconteceu, eles foram interessantes e macabros, mas como era para serem de terror foi um pouco decepcionante. Apesar disso foi incrível conhecer almas obras do autor, fiquei com vontade de ler mais, e para você que não sabe se vai gostar eu indicaria apesar de não ser o que eu esperava foram contos que me entrigaram:)

anaclaraleitegomes 19/06/2021

O mestre do horror
O livro contempla 7 histórias de horror escritas pelo mestre Edgar Allan Poe.
Gostei muito de todos os contos, em especial o gato preto, esse livro me fez ter vontade de ler mais do Poe

Bia 24/05/2021

Histórias Primordiais
Não é assustador eu entendo que na época dever ter sido. O meu preferido foi O gato preto, foi muito incomodo. Achei alguns engraçados , umas coisas doidas. No geral eu gostei.
Erika 24/05/2021minha estante
Nossa, pensei exatamente a mesma coisa!

Bia 24/05/2021minha estante
Não tem nada de terror, mas é bom.

Ericka 21/06/2020

Contos muito bem escritos e que conseguem transmitir uma atmosfera de suspense durante a leitura.
Destaque para os contos com temática mais mística, em especial "O Gato Preto" e "A Máscara da Morte Vermelha".

Luiza 28/09/2022

Creio que essa não seja o meu tipo de leitura, sinceramente a escrita de Poe é bastante carregada e cansativa, os contos não foram capazes de me prender nem sequer me deixar com medo, ou pelo menos me fazer sentir algum resquício de emoção.

O conto "O gato preto" foi o único que me causou uma boa impressão, ele foi de fato muito bem pensado, por mais que os outros não foram tão memoráveis, nem sequer interessantes são um tanto quanto curiosos.

Por Edgar Allan Poe ter o gênero terror como principal característica de sua escrita, eu esperava sentir medo, repulsa e ansiedade lendo sua obra, porém houve uma quebra de expectativas já que os contos presentes mal possuem elementos horripilantes.

Fiquei deveras decepcionada, lembrando que foi apenas o meu ponto de vista, acredito que podem ter pessoas que realmente possam se divertir lendo esses contos.
DANILÃO1505 28/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Camila663 04/03/2023

Foi um livro muito rapidinho de ler, são varios contos curtos de terror, gostei de todos muito bem explicado.

Sarah 31/08/2021

Eu já tinha lido algumas das histórias que estavam ali, mesmo assim foi muito bom! Adoro a escrita do Poe, adoro que ele tem um timing incrível para mistérios, sempre termina no ponto exato para te fornecer explicação suficiente e te deixar querendo mais informações - que você só terá lendo de novo, percebendo as entrelinhas.

E pela primeira vez li O Corvo e adorei. Pelo que entendi a tradução do Fernando Pessoa é a mais correta e próxima do conteúdo original, mas a tradução do Machado de Assis também é boa demais.

Lea.0 06/08/2022

Poe, novamente brilhante!
Nesta edição lindíssima da Novo Século temos a reunião das histórias primordiais de Poe. A edição em si é MUITO bonita! Tanto externamente quanto internamente.

OBS.:Como já havia lido alguns dos contos aqui presentes,decidi ler apenas os contos que não havia lido ainda

eduardo20 14/04/2024

Melhor que do Conan Doyle
Ainda não acho que foi um bom investimento esse box, mas pelo menos a compilação dos contos do Edgar Allan Poe foi melhor que a tenebrosa compilação do Conan Doyle. E vamos de Lovecraft agora!

Leiaaguria 27/06/2021

Então que eu li o pai do terror?
Eu li o pai do terror, Edgar Allan Poe e a experiência? Foi boa! Não senti medo, não vou mentir, não dá medo, mas é interessante ver por onde ?começou? hahaha e que isso dava medo na época.
Minha história favorita foi ?A queda da casa de Usher ? pois foi a que mais me intrigou, e foi excelente conhecer contos famosos como ?o gato preto? e ?o corvo?.
Outro ponto relevante é que essa edição tá muito boa, tem as histórias primordiais numa tradução boa e fácil, o próximo desse box que vou ler é Lovecraft e não vejo a hora!

oguiantonior 23/05/2023

Para quem quer conhecer o Poe!
Adquirir o box de livros das histórias primordiais e este livro do Edgar Allan Poe veio junto. O livro ontem seis contos mais um bônus.
1 - A queda da casa de Usher.
2 - A máscara da morte vermelha.
3 - O Gato Preto.
4 - Pequena conversa com a múmia, considero um dos meus contos favoritos desse livro.
5- A verdade sobre o caso do senhor Valdemar, deixo esse? conto em segundo lugar.
6 - O barril de amontillado.
Bônus - O Corvo, com tradução de Machado de Assis e Fernando Pessoa, sendo duas versões do mesmo conto!
De início estranhei a escrita do Poe, esperava que suas histórias fossem algo com teor mais místico como Lovecraft, mas gostei bastante do seus contos e recomendo a leitura para alguém que deseja aumentar o seu acervo de contos!

Aialla 02/04/2021

Por que não me apresentaram antes?
Edgar Allan Poe. Quantas vezes você e eu não ouvimos esse nome? Já perdemos as contas neh? Pse.
Mas eu nunca tinha lido nem uma palavra escrita por ele. NUNCA. NENHUMA.

QUE ARREPENDIMENTO.

ok. Vamos começar do começo: eu não gostava de, praticamente, nenhum livro que não tivesse romance durante a minha adolescência (justamente o período em que comecei a ler). Porém, nos últimos anos, tenho procurado outros gêneros e me descoberto uma amante de romances policiais, suspense, economia, ciências sociais, psicologia, poesia.. Enfim, uma infinidade de outros temas tem me chamado mais atenção.
No meio dessas buscas.. finalmente tive o prazer de conhecer titio Poe ??.

Agora que entendemos pq eu ainda n tinha lido esse clássico, vamos ao que achei:

Dos 6 contos (+ 1 poesia), meus preferidos foram, sem dúvida: A máscara da Morte Vermelha: O gato preto; Pequena conversa com a múmia e, obviamente, O corvo.

?Ok ok. Mas o que eles tem de tão especial??
Difícil explicar mas vamos la:

Eu, sinceramente, não achei os enredos tão surpreendentes (apesar de interessantes). Mas isso não foi nenhum empecilho para que eu me apaixonasse pelas obras, porque, na minha opinião, Poe mostra todo seu talento na ESCRITA, ao desnudar as partes mais podres e tristes do ser-humano com uma naturalidade assustadora. Ele esbanja genialidade ao nos apresentar os pensamentos de um assassino (como no conto ?O gato preto?), o sofrimento de um homem solitário (?O corvo?).
Enfim.. Só lendo pra entender

PS: n preciso nem falar da genialidade dos editores com colocar as duas traduções de ?O corvo? (a de Machado de Assis e a de Fernando Pessoa) neh?

Os contos são curtos então recomendo que todos leiam para, ao menos, conhecer a obra de um dos ?Terríveis Mestres?.

Me segue la no insta pra mais resenhas ??: https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1ijjkrcrv1xjz&utm_content=lm7y0xe
(@ aiallalivros)

Tangerina 01/12/2020

Um livro rápido e delicioso, onde tive que me policiar para não o ler todo de uma vez.
Acho a escrita do Poe verdadeiramente fascinante.
O gato preto foi meu conto favorito.
Deixou um gostinho de quero mais...
ArnaldoTorres 20/12/2020minha estante
Poe é simplesmente magnífico! Recomendo que você leia tudo que puder do Poe e releia sempre que for possível. O conto "O Gato Preto" nos põe dentro da mente de uma pessoa com a mente perturbada que nos faz ficar bastante angustiado. Você gostou desse conto, então vai gostar do "Coração Denunciador" onde é construída uma atmosfera semelhante ao do "O Gato Preto".

Tangerina 20/12/2020minha estante
Com certeza. Obrigada pela recomendação!