Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Renata.g 12/10/2022

A busca pelo amor continua,mesmo diante das improbabilidades
É o segundo livro que leio da autora e estou cada vez mais encantada pela sua escrita e pela forma que ela escreve seus livros.
Com uma escrita fluida, ela consegue abordar temas polêmicos e falar sobre o amor com sabedoria nos relacionamentos entre família, amigos, companheiro e uma relação com nós mesmo, faz a gente refletir sobre o amor verdadeiro.
Este é uns dos melhores livro que li este ano. Recomendo a leitura.

"E não devemos confundir amor-próprio com egoísmo ou egocentrismo. O amor-próprio é a base de nossa prática amorosa, pois, ao dar amor a nós mesmos, concedemos ao nosso ser interior a oportunidade de ter amor incondicional."

Lido em 10/10/22

Rosangela Max 03/10/2022

O amor real, com todas as suas complexidades.
Desta vez, para nos levar a refletir sobre o amor e pensar além do amor romântico.
Refletir sobre o amor verdadeiro. Aquele que temos por nós mesmos, família, amigos, companheiros. Enfim, para com todos aqueles que escolhemos amar.
A escrita está maravilhosa como sempre.
Recomendo a leitura.
manu 08/03/2023minha estante
meu deus tu tá em todo lugar

Debora.Andrade 15/02/2021

Necessário
Melhor leitura do ano até agora, ?tudo sobre o amor: novas perspectivas? acabou de ser traduzido para o português e é um compilado de textos sobre o amor (na infância, na comunidade, no próprio ser e no outro).
Falar sobre amor nos coloca quase sempre numa perspectiva de ingenuidade, fraqueza. Mas tirar o amor do lugar sentimento e torná-lo uma ação, uma ética de vida é a proposta de bell hooks, uma das mais importantes intelectuais feministas da atualidade com a incrível capacidade de escrever coisas duras, com sensibilidade e doçura.
Muitas reflexões ficaram.
Muitas construções sobre o passado e futuro.
Eu quero mais bell hooks esse ano e depois também.
Gio 26/05/2021minha estante
De longe a Bell foi a autora que mais impactou meu ano, e minha vida também. Incrível!

Max 14/11/2023

Amor...
É um livro de altos e baixos.
Em sua primeira parte a autora consegue discorrer de forma muito especial sobre o amor, suas observações são inspiradoras e tocantes. Da metade ao final, ao lembrar de sua experiência religiosa dentro da fé cristã, discorre de forma não metafórica sobre a importância dos anjos e da elevação espiritual sob esta perspectiva. E ao vincular inúmeras vezes esta ética e este amor à sua crença, esquece que fora dela essa mesma ética e esse mesmo amor também existam, talvez mais intensamente e verdadeiramente por não estar sob o julgo do medo e da culpa próprios desta convicção.
Ainda sim, é um livro bem gostoso de ler.
Recomendo!

Jorisdana 17/12/2023

É bom. Faz uma análise sociológica do amor, como é demonstrado, como é reprimido etc. É um pouco repetitivo. Tem alguns insights interessantes.

Chu 03/12/2022

Gosto muito da escrita de bell hooks: ela consegue ser extremamente didática e faz uso de uma linguagem tranquila e, ao mesmo tempo, discute temas de grande profundidade. Nesse livro, ela se propõe a construir uma nova ética amorosa, repensando a noção de amor que muitas vezes nos parece já tão estabelecida. Ela parte das ideias clichês de amor bastante pertinentes ao capitalismo -como a de que é um sentimento arrebatador e incontrolável, cujo auge se encontra na relação romântica e na estruturação de uma família tradicional - de maneira a questioná-las, propondo nova definição.

Para bell hooks, amor e abuso jamais coexistem, o que nos ajuda a desmistificar as relações abusivas. O amor é então associado à ideia de nutrição: crescer espiritualmente e ajudar o outro a crescer também. Segundo a sua abordagem, poucos de nós têm a experiência de amar verdadeiramente, confundindo o amor com outros sentimentos.

O livro se organiza então em 13 temas: clareza, justiça, honestidade, compromisso, espiritualidade, valores, ganância, comunidade, reciprocidade, romance, perda, cura e destino. A partir dessas palavras-chave ela desenvolve os capítulos. E todos eles parecem apontar pra ideia de que o capitalismo nos impede de construir verdadeiros laços de amor e afeto. É preciso pensar em formas alternativas, que se respaldariam também em outros modos de vida.

Enfim, é um livro interessante, e sobretudo porque nos faz questionar algo que já é tão martelado na nossa cabeça pela cultura ocidental que muitas vezes nem consideramos ser questionável... E se o conceito de amar fosse outro?
jadebaezz 03/12/2022minha estante
meu sonho esse livro!! se quiser vender/trocar tenho interesse hehe

Geórgia 18/09/2023

O amor deve ser uma ação
Bell hooks nos chama a ter a coragem de definir o amor adequadamente como uma ação e ter a coragem de assumir uma postura amorosa diante do mundo. Amar como revolução!
É um livro bonito, interessante, inspirador? mas sinto que tudo que li nas 200 e poucas páginas não me acrescentou mais do que estava resumido no prefácio e introdução. O livro fica bem repetitivo depois de alguns capítulos e no final bem ?viajado?. Não me cativou tanto.

:)) 31/12/2021

bell hooks é bell hooks
já tinha um tempão que estava procrastinando essa leitura, mas finalmente comecei e que bom.
em alguns momentos, algumas frases eu pensava "isso é tão óbvio" e logo em seguida lembrava que às vezes (muitas vezes) o óbvio também precisa ser dito.
dani 31/12/2021minha estante
Eu amei esse livro!

Cristiane 02/09/2022

Tudo sobre o amor: novas perspectivas
Está foi a primeira obra de Bell Hooks que tive o prazer de ler.
Sua forma de escrever é simples, clara e poética. Nos dias atuais falar sobre o amor é cafona, brega, sem sentido, porque nossa preocupação é com o possuir e o poder. Bell mostra que o amor é o oposto disto. Apresenta conceitos tão óbvios que caíram no esquecimento.
O amor é uma prática exigente. Exige clareza, justiça, honestidade, compromisso, espiritualidade, ética amorosa, simplicidade (amar sem esperar nada em troca), comunhão amorosa (na falta de uma família amorosa, podemos nos apoiar numa comunidade amorosa), reciprocidade...
Muito interessante também a forma
como ela relaciona o amor e a morte.
Lembrou-me de de São Francisco Assis.
DANILÃO1505 02/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Natália 21/01/2023

Li pouco de bell hooks, mas tudo foi sempre absolutamente transformador. O livro é curto, mas poderoso. Cada capítulo traz reflexões profundas e, de vez em quando, uns socos no estômago. Amei. Recomendo demais para todo mundo. Sinto que é um divisor de águas para quem está disposto a encarar a vida e o amor, em todas as suas formas, de uma maneira mais aberta.

Dalila 09/08/2022

"O desamor atormenta!"
Eu nunca deixo de me surpreender como a releitura de um livro consegue ser uma experiencia familiar e ao mesmo tempo única. Esse livro especialmente é pra mim o tipo de leitura que me recoloca em locais que eu deveria permanecer, mas que acabo me deixando omitir. E como eu disse na primeira resenha: É rojão viu, não pq seja uma leitura difícil, a escrita é muito fluída, mas pq é dolorosa. É um exercício de autoconhecimento involuntário, cada capítulo coloca em evidência feridas que a gente sabe que carrega mas que prefere ignorar pq o ato de admitir tê-las dói.
Na primeira leitura em muitos momentos me peguei tentando me defender das críticas que ela fez, que não foram sequer direcionadas a mim, pq ela falou das próprias experiências, mas que me atingiram profundamente. E agora, sendo uma pessoa diferente de quem eu era na época, permiti abraçar as falas dela e absorver de uma forma menos revoltada (mas ainda dolorosa). É inegável que a bell sabe cutucar a ferida. E talvez por isso seja uma leitura incrível com reflexões extremamente certeiras sobre o amor como força comum de tudo que nos move do amadurecimento ao luto.
Acho que a maior lição desse livro é ensinar como amar é na verdade um ato revolucionário já que o desamor é a ordem do sistema. Não é sobre amor romântico é sobre entender o amor como uma construção e viver em constante processo de evoluir com esse sentimento. Amar requer esforços que vão além da paixão, do romance e da atração. É sobre respeito, autoestima, coragem e desejo de mudança. A bell elucida perfeitamente a forma como capitalismo usufruiu e permanece usufruindo do desamor e do vazio para gerar lucro. Somos constantemente ensinados a consumir para compensar. E enquanto o desamor for o motor do consumismo amar sempre será a fagulha da revolução. Recomendo tanto esse livro, e sigo achando que ele deve ser lido por todos. Não é um manual, mas é uma experiencia maravilhosa para mergulhar em si mesmo. bell hooks você sempre será famosa no meu coração.
Ps.: A experiencia de ler esse livro coletivamente foi MUITO melhor, é maravilhoso acompanhar outras pessoas assimilando junto com você tanta reflexões incríveis. Amei.

Josilaine 21/01/2023

Um abraço literário
Esse livro é magnífico.
Bell Hooks escreve um jornalismo literário que se parece muito com um ensaio, o qual ela expõe suas vivências, experiências e opiniões sobre o amor, tudo baseado em algo que ela leu. Cada capítulo se dispõe a falar sobre uma área diferente da vida onde o amor se faz presente ou não.
Através de uma escrita admirável, a autora traça uma colcha de retalhos que abraça o leitor, trazendo perspetivas que trazem identificação. Bell Hooks aborda também como a estrutura social distorce a nossa visão acerca do amor, e como não sabemos exatamente defini-lo em vista da desfuncionalidade das nossas relações e percepções, propondo inúmeras reflexões sobre isso.
Com tantas perspectivas cobertas por uma sensibilidade imensa, eu me senti em uma mesa de bar conversando com a Bell, e principalmente abraçada por ela.
Definitivamente se trata de um dos melhores livros que já li na minha vida, e que com certeza irá me marcar enquanto pessoa e leitora.
Bell Hooks conseguiu demonstrar o amor de inúmeras maneiras, entregando principalmente ele a que a lê, se trata de um continuo abraço literário.

yessa1 28/03/2023

Clareza: pôr o amor em palavras.
O livro mostra os diversos significados do amor.
Mostra que o amor é dedicados por ações e não formados por falácia ou catexia, como muitos amores hoje são. Mais também o amor deve ser demonstrado com carinho, afeição, respeito, confiança e etc... assim como se comunicar bem.
Quando nos decepcionamos jovem no amor se torna muito difícil tentar acreditar nele quando nos tornamos mais maduros. Por isso muitas pessoas não sabe demonstrar amor quando se torna adulto, e acaba reproduzindo maldade e achando que faz o certo. A maioria das mulheres são vítimas de violência tanto física como sexual, e muitas das reaçãoes são ficar para sí e tentar viver como se nada estivesse acontecido, outras aceitão as agressão físicas por que muitas das vezes são dependente emocionais.
A questão é observarmos a forma como estão nos demonstrando amor se é com palavras ou ações, e fazer com que a pessoa se comprometa e tenha responsabilidade.
eriel0 28/03/2023minha estante
CONCORDO PLENAMENTE!

gabiomg 13/10/2022

O amor vai muito além de um sentimento, eu escolho amar!
Este livro é extremamente especial por vários motivos. Fala sobre a potência do amor em todos os âmbitos da nossa vida e o quanto ele é necessário para desenvolvermos uma sociedade mais genuína e mais humana, além disso, a escrita é muito acessível, trazendo esse conhecimento não somente para quem possui um conhecimento linguístico aprimorado, mas para todos os públicos que realmente querem buscar mais sobre esse tema. A autora aborda com clareza os mais diversos aspectos do amor, trás exemplos práticos e busca expor como na prática o amor aparece em nossas vidas e nem fazemos questão de perceber.
Mari 13/10/2022minha estante
Oi td bem? Vc sabe a idade recomendada?

gabiomg 13/10/2022minha estante
Infelizmente não consegui achar essa informação, mas acredito não ser um livro que aborde assuntos extremamente delicados, ou obscenos, é mais um livro informativo e de reflexão sobre qual valor nós damos ao amor em nosso cotidiano.